Estou pensando em encomendar um bass de luthier

    Autor Mensagem
    bass_player
    Veterano
    # dez/04


    Bom, já estou a um bom tempo com essa ideia e estou seriamente interessado em realiza-la... não poderei fazer isso agora, e sim la pelo meio do ano que vem(2005). Mas já queria algumas opiniões de vcs.
    Andei pesquisando na net e estou na duvida entre o Josino da Cast, e o Ladessa.

    Estava pensando em mandar fazer um bass assim:

    Construção:
    5 cordas
    Corpo em Cedro, com talvez algum top tipo Imbuia ou Mogno
    Braço colado ao corpo com construção identica a inteiriço (a tocabilidade é exatamente igual), em marfim
    Escala em Jacarandá sem marcações
    Acabamento em tom natural

    Eletronica:
    Caps Seymour Duncan BassLines ativos Humbuckers SoapBar (ainda não sei exatamente qual é o modelo)
    Cirquito com controles de Vol., Vol. e Tone; ou Vol. Balance e Tone
    Ativo/Passivo
    Compartimento separado pra bateria 9v atras do baixo

    Hardwere:
    Ponte de algum modelo da Gotoh
    Tarraxas Gotoh
    24 Trastes Medio-Jumbo ou Jumbo


    Basicamente é isso... oq vcs acham?

    To na duvida em por caps EMG 40J tb... mas ouvi dizer que eles não tem tanto punch qto os humbuckers...


    E to pensando tbm em encomendar um Ladessa, inteiriço com madeiras boas tb... hardwere, peças em geral e captaçao dele.

    Mas to meio na duvida se vale a pena... to meio com o pe atras... acho que eh meio loteria.

    Falem ai oq vcs acham e deem sugestoes... valeu.

    Gabriel Simões
    Veterano
    # dez/04 · Editado por: Gabriel Simões
    · votar


    Existem alguns detalhes no seu projeto ....
    Os captadores da duncan são passivos ... o preamp da duncan que é ativo .. porém você so citou circuitos passivos na sua lista acima , sendo assim não seria necessário usar bateria ... pois nao existe circuito algum pra ser alimentado ...
    Corpo com base em cedro tende a puxar pro médio .... e com captadores humbucking tende/pode ficar um tanto quanto embolado ... você ja tocou em algum baixo assim :??? ou fez so de cabeça ????
    Por que braço colado como nas guitarras ??por que não usar braço inteiriço ????? o sustain é muito maior .... e é uma construção clássica (já testada e aprovadíssima!) pra baixo ... na verdade eu nunca vi nenhum baixo com braço colado .... (semi inteiriço) ... achava que isso nem podia existir devido a tensão das cordas ....

    O Ladessa faz baixos maravilhosos ... pra mim tendo como unico problema o peso e o tempo pra entrega ....
    Alem disso o preço eh muito bom porque ele usa hardware e elétrica dele (apenas as tarrachas não sãod e fabricação própria).

    Espero ter ajudado,

    Gabriel Simões

    bass_player
    Veterano
    # dez/04 · Editado por: bass_player
    · votar


    Gabriel Simões
    Cara, eu ja toquei em um Cast parecido com o que eu te falei... com o braço colado, corpo em cedro e captaçao seymour basslines... porem com um pre da seymour tb. E gostei muito, muito mesmo... a construção do Josino é fenomenal.

    Tb ja toquei em um Ladessa inteiriço com caps Seymour. Esse ai tbm so tinha 3 knobs mas precisava de bateria... mas tinha uma chave seletora pra ativo/passivo; pelo oq eu saiba os caps seymour basslines são ativos sim. Alias eu já vi vários baixos nesse esquema com caps Seymour Duncan basslines, apenas 3 knobs (vol, vol e tone)... e que precisam de bateria sim. Como por exemplo um outro Cast, 4 cordas e parafusado.
    Então eu imagino que esse esquema de vol, vol e tone. seja sim um ´´prezinho`` porem bem simples.
    Estava pensando em fazer isso, pois um pré mais sofisticado tipo EMG ou Seymour Duncan custa mto caro, mas eu poderia colocar um pré melhor depois...
    Oq vc acha?

    bass_player
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Acabei de conferir no site da S.Duncan; tem captadores ativos e passivos... depende do modelo. Esse tipo de captador que eu quero (SoapBar Humbucker) é ativo.

    clubdome
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    bass_player
    Cara, recebi um telefonema da M.Laghus lamentando o mau entendido que ocorreu comigo.

    Vai fazer +/- um mês que fiz um contato com eles para encomendar um contrabaixo e não obtive retorno(relatei no tópico anterior com mesmo título), foi quando recebi uma ligação essa semana da M.Laghus propondo a construção do instrumento, marquei uma reunião na própria M.Laghus com o Osmundo onde esclareceu a falha da comunicação por motivos tecnologicos. Eles tiveram um problema na abertura e leitura dos mails, incluindo os meus. Fui muito bem recebido, tanto por ele como pelo Jacimário, e fechamos uma parceria para 2005 com a construção do meu contrabaixo.

    Younger

    Corpo: Semi-Hollow em mogno, laminas de marfim e ébano.
    Top e Back: Gonçalo Alves
    Braço: Inteiriço em marfim, massaranduba e roxinho
    Escala: Jacarandá da Bahia
    Marcação: Laterais com leds vermelhos
    Ponte: Individual
    Tarrachas: Gotoh GB70
    Captação: Bartolini soapbar passiva
    Circuito: Ativo 4 bandas eq, volume individual por captador, chaves comutadoras single/humbucker

    Batemos um papo descontraido sobre todo o processo de manufatura, tipo de madeira (seleção) e captação com relação ao meu tipo de som, fiquei impressionado com o acabamento e qualidade dos cortes, conferir o baixo do PJ (Jota Quest) que é endorser e está top!

    Eu realmente sugiro que vc entre em contato com a M.Laghus através do site www.mlaghus.com.

    Aquele abraço

    bass_player
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    clubdome
    Po valeu, mais eu não posso pagar 5 mil num baixo hehehe...
    Esse que eu to planejando vai custar entre 2500 e 3000.

    clubdome
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    bass_player
    Velhão, eu não falei em valores, mas percebi no meu bate papo com os responsáveis, no caso o Osmundo e o Jacimário, que eles são super flexíveis nessa questão.

    Um contato não custa nada, como um bom brasileiro é melhor pesquisar!

    Boa sorte.

    Gabriel Simões
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Por isso eu adoro esses foruns ...
    Eu realmente não sabia que a duncan tinha captadores ativos .... o que é bom pois eles mantém um ótimo padrão de qualidade ... e existem saidas para não ficarmos so nos captadores emg ...
    Quanto a MLaghus os caras tem feito realmente um trabalho fenomenal ... tanto visual (putz ... de onde será que vem aqueles cortes pra tampo hehehe?) quando sonoro .....
    Abraço

    bass_player
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    clubdome
    É verdade, vo ve se eu mando um email pra eles então, valeu.

    leandro caobelli
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Eu tenho um cast a venda se interessar. é O PDL6II, o top do Josino. O baixo tá novo, só vendo pois vou embora do BR e não tenho como levar. O Josino cobra 7 mil por ele, pra vender rápido eu to pedindo só 50% desse valor.
    qq coisa me manda um email:
    leocaobelli@uol.com.br

    Sérgio Melo
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    bass_player
    Olá, acho que já respondi a um outro tópico seu. Certamente você já deve ter lido sobre os baixos de Oliveira por aqui. Comprei um e estou divulgando. Escreva pro site da fábrica e diga como você quer o seu baixo novo, eles lhe darão todas as informações técnicas. www.deoliveirabass.com

    Ninja2005
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Fiz um contrabaixo de 5 cordas em 1999 com o Ladessa. O instrumento ficou simplesmente excelente !! Pena que minha casa foi assaltada e levaram o instrumento. Mas, pode confiar no Ladessa em competência e principalmente honestidade. E se voce fizer seu instrumento com ele, não o apresse. Se ele te disser que ficará pronto em 3 meses, depois de uns 2 meses, voce pode começar a ir na oficina ver como está o intrumento.

    Ladessa: (11) 9980-8831

    Ta dado a dica !

    allexcosta
    Veterano
    # out/07
    · votar


    A maioria dos Foderas, Ken Smiths, Warrior, Nordstrand, Benavente e outros baixos de luthier sao set neck. Inclusive o baixo do Wooten eh set neck. Braco inteirico eh coisa de 15 anos atras. Os grandes fabricantes quase nao usam mais porque tira muito o punch do instrumento.

    eltonbass
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Se não me engano já foi discutido no forum de guita se braço interiço tem menos punch.
    Disseram que não.

    ClaudioBass
    Veterano
    # out/07
    · votar


    allexcosta
    Os grandes fabricantes quase nao usam mais porque tira muito o punch do instrumento.

    Desculpe Allex, mas quem disse isso está bem equivocado... eu tenho um baixo feito por Luthier que é inteiriço, e tem um punch barra pesada, etilo "treme terra". Todos os Luthiers que conheço dizem que o corpo inteiriço dá muito mais punch, e na prática sempre pude comprovar isso. Vide o próprio Zaganin que tem preferência por construir instrumentos inteiriços.

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    Gui
    Veterano
    # out/07
    · votar


    allexcosta
    cacete...o cara me ressucita um topico que a ultima resposta foi a dois anos atras pra falar uma merda dessas???

    acho que as escolas deveriam incentivar a pratica da leitura!!¬¬

    allexcosta
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Ok, soh aqui no meu quarto na minha frente, eu tenho 2 Sadowsky NYC, 3 Fodera, 2 Celinder (se nao conhece, pesquise), 2 Fender Jazz da decada de 60, 3 da decada de 70, 2 Lakland Skyline, 2 Lakland USA, 1 Precision 76, 1 Music Man Stingray 1979, 1 Ken Smith de 5 cordas set neck, um amp GK2001RB, um GK1001, um Genz Benz e 3 caixas Bergantino.
    Jah fui na Fodera varias vezes e na Sadowsky mais algumas. Trabalhei numa luthieria quase 2 anos...
    E nao sei o q to falando neh? Massa...
    Continua aih, galera, tocando baixo neck-thru de luthier q nao tem a minima ideia de nada que vcs vao ver qdo q cs vao tirar um som decente.
    Hahahahahaa...

    Abracos.

    allexcosta
    Veterano
    # out/07 · Editado por: allexcosta
    · votar


    Desculpe Allex, mas quem disse isso está bem equivocado...

    Caro Claudio,

    Baixos neck-thru tem mais sustain e dependendo das madeiras e captadores/circuito podem ter bastante grave pra o efeito q vc mencionou.
    "Punch" estah relacionado ao ataque, a rapidez de resposta q o instrumento te dah quando eh tocado. Os parafusados sao assim, pense Fender, Sadowsky, Marcus Miller, etc...
    O set neck eh considerado o melhor dos dois mundos, apesar de nao ser minha preferencia particular, motivo pelo qual geralmente uso os Celinders pra tocar ao vivo e deixo o Fodera mais pra estudio. Se vc parar pra pensar, sao poucos os baixistas conhecidos q usam construcao neck-thru. Wooten, Bona, Miller, Randy Jackson, Laboriel, Fima Ephron, Meshell N'Degeocello, Tom Kennedy, Victor Bailey, Rocco, quase todos usam baixos parafusados e alguns usam set neck. Por favor releia o q eu escrevi e veja q eu estava me referindo aos grandes fabricantes, que realmente fazem diferenca no mercado.

    Atenciosamente,

    Alex.

    allexcosta
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Se não me engano já foi discutido no forum de guita se braço interiço tem menos punch.
    Disseram que não.


    Caro Elton, quem disse que nao estah equivocado.

    allexcosta
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Gui.

    cacete...o cara me ressucita um topico que a ultima resposta foi a dois anos atras pra falar uma merda dessas???

    acho que as escolas deveriam incentivar a pratica da leitura!!¬¬


    Caro Gui!

    Pra comecar, ressuScita tem um "s" entre o "u" e o "c", portanto eh notavel q quem precisa de escola eh vc. Alem disso algumas aulas de cidadania lhe fariam bem, pois numa frase vc conseguiu colocar 2 palavras de baixo calao, o q obviamente nao eh apropriado pra um forum como este. Li as regras do forum e nao vi nada contra responder um topico antigo, portanto se alguem se incomodar com isso, deve ser um dos moderadores, concorda?
    Falando mais uma vez em leitura, existe ampla literatura sobre o assunto em questao e hoje em dia jah estao mais q provadas as diferencas entre tipos de construcao. Nao custa nada dar uma pesquisada.

    Atenciosamente,

    Alex.

    ClaudioBass
    Veterano
    # out/07
    · votar


    allexcosta
    Ok, soh aqui no meu quarto na minha frente, eu tenho (...)

    OK, com todo esse arsenal que tens em vosso quarto, e com toda essa experiência internacional que descrevestes, percebo que trata-se de um Doutor no assunto, com o qual, um relis mortal como eu não tem a menor condição de argumentar. Parabéns pela expertise e, acima de tudo, pela sensibilidade.

    Faço severos votos que de eu não tenha cometido nenhum erro de Português que possa ser de vosso desagrado!

    Cordialmente.

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    ClaudioBass
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Gui
    cacete...o cara me ressucita um topico que a ultima resposta foi a dois anos atras pra falar uma merda dessas???

    Meu amigo Gui... bom veterano... existem determinadas coisas que as vezes são necessárias... pra bom entendedor principalmente :-)

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    allexcosta
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Faço severos votos que de eu não tenha cometido nenhum erro de Português que possa ser de vosso desagrado!


    Acho q ficou bastante claro q o meu comentario sobre erro de Portugues teve como alvo nosso amigo q falou em escola e instrucao quando ele mesmo precisa de ambos.
    O Sr. nao foi em nenhum momento mal-educado e agradeco por isso.
    Soh uma observacao: A ironia eh uma das mais baixas formas de humor...

    Abraco,

    Alex.

    FCLBass
    Veterano
    # out/07
    · votar


    allexcosta
    ClaudioBass
    Gui
    Perdemos o foco no assunto do fórum... ping-pong de conflitos só fecha a porta de um pequeno espaço/momento de trocarmos idéias. Não sou moderador e nao quero dar sermão, mas apenas tentar mostrar que a proposta do fórum não é essa. Digo isso por experiência própria...

    Um abraço,
    Fabricio.

    allexcosta
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Fabricio

    Vc estah certo e peco desculpas, soh respondi aos "posts" porque um dos comentarios foi ofensivo. Alem disso, o topico de braco colado ou inteirico vem de lah de cima, antes mesmo de eu ter me inscrito no forum.

    Alex.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Estou pensando em encomendar um bass de luthier