Levei meu bass num luthier pra trocar os caps

    Autor Mensagem
    jrcintra
    Veterano
    # ago/04


    Bom , vou busca-lo na sexta , e quando o fizer , vou gravar algo para a galera ver como é que ficou ; pois eu sei que tem muita gente q tem vontade de fazer algo parecido só que nao tem muita coragem.
    Meu baixo é um tagima TG 550 , mandei fazer as seguintes modificações:

    -trocar o nut que era de plástico por um de osso(10 reais)
    -cortar um acabamentozinho tosco no final da escala , que me prejudica muito na hora de fazer slaps , pois deixa o braço grudado com os captadores.(nao cobrou nada)
    -Encordoamento D'addario 5 cordas(BEADG) 0,40 (105 reais)
    -Geral(inclui também a regulagem) (50 reais)
    -2x EMG J SOAPBAR (600 reais)

    Mais para frente( e bota para frente nisso) pretendo colocar trastes JUMBO(130 reais) da dunlop e um circuito ativo EMG BTC com BASS/TREBLE(em um só knob) , BALANCE e VOLUME GERAL(uns 350 mango...)

    Postei isso para caso alguem tenha alguma dúvida , ou até curiosidade de saber mais ou menos o orçamento de alguma dessas mudanças que eu fiz ;)
    É isso aí galera , quando o bass chegar eu gravo algo para quem quiser ouvir =)
    Valew a atenção.

    Tomcat
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Fico doidera!!
    Ahh se tu tivesse colocado esse circuito ativo da EMG agora....Iría estar completa a sua turbinada.
    Os trastes jumbo vão ficar uma boa mesmo, ainda mais pra solar.

    Parabéns, mas grava LOGO alguma coisa pra nois vê!!

    jrcintra
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Tomcat
    hehe , o problema eh o money hehe
    mais certeza q vo bota o pré emg =)

    Tomcat
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    jrcintra

    Só por curiosidade:
    Tem muita diferença(no timbre) de um circuito ativo EMG pra o circuito ativo da Tagima(q veio no teu tg550)??

    Obs: Se nao me engano esse circuito ativo do antigo tg550 é o mesmo do atual B5 né?!

    bass_player
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    jrcintra
    pago um bom preço... legal...
    mais me responde uma coisa, o seu baixo tem um pushpull pra escolher entre cirquito ativo ou passivo não é(pré ligado ou desligado)?

    Agora que trocou de caps, vai continuar dando pra usar o baixo como passivo? com a bateria desligada?

    jrcintra
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Tomcat
    tem e mta cara...afinal , eh EMG neh? hehe...
    geralmente esses captadores EMG , meio q foram feitos pra funcionar 100% digamos assim , se "unidos" a um circuito ativo EMG.
    Os knobs sao bem sensíveis , qqr coisinha ja da uma baita mudanca no timbre.... existem prés da emg q tem até 5 knobs... bass...treble... vari middle...balance...volume geral...
    isso tudu permite vc equalizar o teu instrumento no proprio baixo e deixar o pré do amp em flat...
    no meu caso... meu bass soh tem 3 knobs , porisso me interessei por esse modelo q falei acima... pq sao 3 knobs , sendo um deles bass/trebble no mesmo(na parte de cima do knob eh bass e na de baixo trebble c nao me engano)...

    jrcintra
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Tomcat
    tem tb um lance de vc fazer teu baixo funcionar em 18V no lugar de 9... mais o luthier disse q isso eh soh com esses prés... =/
    diz ele q melhora legal o timbre.. ele me explico la mas nao consigo me expressa aqui hehe...
    falow ;)

    jrcintra
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    bass_player
    os caps do tagima sao passivos e sao ligados a um circuito ativo
    isso eh considerado um baixo "ativo"... porem.. c desligarmos o pré (atraves do botao push pull) o bass funciona somente com os caps.. sem os prés.(coisa q acho q fica mto melhor.. o pre da tagima eh mto ruim... fica mto sem definicao NA MINHA OPINIAO)
    Agora no caso da EMG eh diferente.. os caps emg sao ATIVOS... e nisso soh funcionam com bateria... nao da pra eu ligar o meu captador emg com o antigo pré do meu baixo , pois esse pré foi feito para funcionar com captadores passivos. Entao , esse botao push pull nao vai te utilidade nenhuma...

    Pedro Wood
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    jrcintra, deixe eu te explicar como funciona isso para que você entenda: o pré EMG, como todo pré, vai dar um ganho real de frequência no seu instrumento, e no caso do BTC System, que é o que você falou e que tem grave, agudo, balanço e volume sendo o grave e o agudo em potenciômetrod concêntricos (3 pots), as frequências do espectro estarão divididas em apenas duas bandas dos dois botões concêntricos. Os outros prés da EMG com balanço e volume são o BTS System, que é igual ao BTC System mas só que com grave e agudo em botões separados (4 pots), o BQC System que tem além do grave e do agudo (em botões concêntricos), tem o médio e o Mid EQ (em botões concêntricos), que é um sistema de equalização de médios semi-paramétrico onde você escolhe a frequência de médio onde quer dar ganho ou cortar ganho (4 pots) e o BTS System que é o mesmo sistema mas tem o grave e o agudo em botões separados (5 pots). Nestes dois últimos o grave e o aguto têm menos amplitude de frequência pois existe o médio. todos foram feitos para funcionar com até 27V mas com 18V, o ideal em minha opinião, eles tem um melhor contorneamento de frequências do que com 9V e não mais ganho como alguns acham. Resta saber quais soapbars você comprou, se os 40J, 40P, 40P5, 40DC, 40CS ou os 40TW pois todos têm especificações e sons diferentes um do outro.

    jrcintra
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Pedro Wood
    2x40J
    Eu sempre pesquisei mto em relação a esse assunto... já li mtos fóruns gringos... tipo talkbass e etc... e nunca intendi direito esse lance dos potenciometros concentricos...
    Existe algum ponto negativo pelo fato do bass e treble serem concentricos? Pq c nao tivesse diferenca nenhuma , nao teria motivo pra criarem BASS/TREBLE Concentricos e separados....
    Desculpe a ignorancia , mas nao intendi direito... "as frequências do espectro estarão divididas em apenas duas bandas dos dois botões concêntricos"

    jrcintra
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Pedro Wood
    hehe o lance de funciona em 18v , a galera fala q melhora o "headroom" ;) hehe
    agora eu intendi o q eles queriam dizer com isso ;)

    jrcintra
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Pedro Wood
    sem quere c chato e nem te enxe.. mais kra.... tira uma duvida minha q eu tenho... eh q o luthier falo pra mim , q c eu colocasse um par de EMG45J(6 cordas) no meu tagima de 5 cordas , q nao teria problema nenhum...pq o COIL atravessaria sem problema nenhum , todas as cordas do braco(nao sei c me expressei direito) , porem , pedi pro kra encomenta o 40J do mesmo jeito..(ele tava querendo me empurra o 45 pq ele ja tinha lah)
    no final das contas , c eu colocasse o 45J , teria diferenca?(diz ele q soh precisaria aumenta um pouquinho mais o buraco do bass

    Magno Vilhena
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Cara, que grana você gastou nesse Tagima, hein?

    Pedro Wood
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    jrcintra, então você está colocando 2 single coil ativos no baixo. Na verdade a diferença entre o 40J e o 45J seria estética apenas pois as bobinas pegariam todas as cordas do mesmo jeito mas pensei que você ia apenas instalar os captadores. Vai ter que furar o instrumento também? Eu sinceramente penso nisso que o Magno Vilhena falou, que você vai no final gastar mais no baixo do que o que pagou por ele mas se você realmente acha que o instrumento vale vá em frente mas pense bem nesse lance de aumentar buraco do baixo. Se algum dia você quiser vender o baixo seria bom ter o circuito original para instalar novamente e vender com ele e guardar ou vender separado os EMG. Quanto ao pré os potenci6ometros concêntricos são tão bons em termos de sonoridade quanto os separados, apenas a praticidade é diferente. Quanto ao espectro de frequências digamos (suposição) que o seu baixo tenha respostas de frequência entre 60Hz e 2000Hz. Se ele tiver todo o espectro dividido em 2 potenciômetros o grave poderia ir de 60Hz até 1000Hz e o agudo de 1000Hz até 2000Hz, mas se rolar um médio seria algo como o grave de 60Hz até 500Hz, o agudo de 1500Hz até 2000Hz e o médio poderia trabalhar, conforme a frequência escolhida, entre 500Hz e 1500Hz. Entendeu agora? Os números não são exatos assim e tanto o grave quanto o agudo invadem um pouco as frequências de médio-grave e médio-agudo mas didaticamente acho que você sacou. Quanto ao headroom ele é exatamente isso, contorneamento de frequências, e digamos, usando o exemplo anterior, que o grave com 18V ao invés de 9V iria a 50Hz ao invés de 60Hz e o agudo a 2100Hz ao invés de 2000Hz. Quanto ao médio... aí já complicou mas deve ficar melhor também. De repente eles se invadirão menos. Enfim, eu uso com 18V.

    jrcintra
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Pedro Wood
    nao... ele disse q soh precisaria fura o instrumento c eu colocasse o 45
    mais eu insisti pra ele por o 40 pq daih nem precisava faze nda disso
    eh q ele keria me empurra o 45 pq ele ja tinha no estoque
    =)

    jrcintra
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Magno Vilhena
    Pedro Wood

    ih velho... meu futuro eh o curso q eu escolhi da minha facuh...
    musica pra mim eh hobbie e nda mais ;)
    eu soh melhorei o q eu achava q nao me satisfazia....
    falam q com mil e quinhentos tu compra um sr 885
    ih meu... aki em santos tu soh acha golden e eu nao tenho tempo de fica indo pra sampa ou seila..
    e otra ... MERCADO LIVRE eu nao confio nem um pouco... pra mim 90% eh tudu safado ali
    como vo compra uma coisa q eu nao to vendo ali.. eu tenho q toca no instrumento.. tenho q v.... testa... uma foto nao diz nda...
    entendeu a minha linha de raciocinio?
    eu via certas coisas q nao me alegravam no meu bass e troquei... akilo ali q eu disse.. d traste jumbo e circuito pre.. eh coisa pra daki a 2 anos... seila...
    nao vejo futuru nenhum pra mim na mzk.. nao kero te um equipamento fudido.. eu soh quis da um grauzinho no meu bass pra dexa ele melhorzinho...

    jrcintra
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Magno Vilhena
    Pedro Wood
    e realmente...c vcs forem ver por um lado.. caro foram as cordas.. daddario eh foda.. mais seila... eu troco minhas cordas a cada 9 meses por aih.. essas q tavam no meu baixo antes , tavam ali a 11 meses... eu nao trocao NUNCa de corda... mas qdo troco coloco d'addario sempre
    c fosse soh esses lances de caps ia saih 600
    agora com as cordas... mais 100... e a regulagem... 50...
    eh q eu aproveitei e troquei as cordas...
    c eu vendesse meu baixo pra fica anos procurando um SR885 , eu ia consegui uns 750 no baixo + o valor q eu gastei no upgrade , ia totaliza uns 1,500
    com isso soh da pra compra um SHECTER novo.. e coisa usada eu nem tenho saco pra fica pesquisando... tipo... nao q eu nao tenha saco mais aki em santos eh foda meu... soh tem golden , condor , cort... essas coisas... na UNICA LOJA Q TEM AKI , a WEK , soh tem isso.. o maximo q tem d bom eh tagima.... e como eu ja disse... mercado livre eu nao confio mesmo..(por mais q me xinguem aki.. hehehe)
    seila... achei q o melhor pra mim seria essa saida ;)

    Pedro Wood
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    jrcintra, pois creio que você fez muito bem em não deixar furar o seu baixo. Guarde a parte elétrica original se algum dia quiser vender seu baixo. Quanto ao resto você sabe o que faz e guardando a parte elétrica original não irá perder muito numa venda.

    jrcintra
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Pedro Wood
    Valew pelas respostas viu.. me ajudo bastante

    black_h
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    mas e ae qdo ce pega obaxao? via ficar bala?

    eu troquei os cap do meu tagima tb e fico um tapa no ovido
    :D

    jrcintra
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    black_h
    vo pega sexta agora =)

    Dark Avenger
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    jrcintra
    To doido pra escutar o som!!

    maikonbass
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    [b][/b]jrcintra

    tenho um tagima606 (seis cordas) tipo eu estava pensando em trocar os meus captadores tb!

    Queria colocar EMG, qual o modelo q ficaria legal?
    O meu bass tem 4 knobs, volume, ativo/passivo, grave e agudo!

    Gostaria d um modelo q nao precisasse alterar os knobs ou outras coisas.

    Qual um modelo bom?

    diz aí galera

    valew!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Levei meu bass num luthier pra trocar os caps