Gente encomendei um baixo em uma Lutheria, opinem por favor

Autor Mensagem
LAURO LIMA
Veterano
# dez/04


M.Laghus Genesis Custom, 5 string, freted

Corpo: Laminado em 4 peças: mogno e laminas de marfim e ebano.
Top e Back: Black Limba
Braço: Inteiriço em marfim, massaranduba, roxinho e brazilian ash.
Escala: Jacarandá da Bahia
Marcação: Blocks em abalone legítimo
Ponte: Gotoh 510B5
Tarrachas: Gotoh GB70
Captação: Bartolini soapbar passiva
Circuito: MLaghusEq Ativo 4 bandas, volume individual por captador, chaves mute e booster.
vejam as fotos: é oque está com o rapaz de azul

LAURO LIMA
Veterano
# dez/04
· votar


http://www.mlaghus.com/ estava me esquecendo do site

bass_player
Veterano
# dez/04
· votar


Parece ser realmente exelente, e muito bonito... Fica pronto quando? E quanto saiu essa brincadeira ai?

Só não curti que não tem compartimento pra bateria. E por falar nisso vai uma ou duas baterias? funciona sem bateria tbm com o pré desligado?

Gostei que esse cara parece que usa muitas madeiras na construção do baixo... deve ter um timbre bem diferente e interessante.

LAURO LIMA
Veterano
# dez/04
· votar


bass_player
boa idéia realmente vou pedir para colocar o compartimento para bateria
Ainda não fechamos totalmente o preço, mas deve ficar em torno de 5000 ou 5500,00. O acabamento é ótimo. Bem parecido com o emperor -fodera. vlw o toque

rushrush
Veterano
# dez/04
· votar


Com certeza deve ser um belo baixo. Mas por esse preço eu pegava o yamaha bb2005 q é absurdamente impressionante. Só analise se o dia q for vender essa máquina q vc tá mandando fazer, será q a galera vai saber do q se trata? Será q não vai desvalorizar, por melhor q seja o luthier?

Dark Avenger
Veterano
# dez/04
· votar


Putz..deve ter o som foda...quando ele chegar grava umas paradas ai com ele.

LAURO LIMA
Veterano
# dez/04
· votar


Assim que chegar vou gravar e ponho no fórum
Um abraço a todos

clubdome
Veterano
# dez/04
· votar


LAURO LIMA
Conheço o M.Laghus na pessoa do Jacimário e visitei as instalações, mas não tive muito sucesso no contato, ou melhor, não tive nenhum retorno dos diversos mails que enviei solicitando cotação e acabei desistindo e comprando um MUSICMAN SUB5 na loja.
Qual será o prazo de entrega da sua encomenda?
É bom se preocupar com isso. Boa sorte.

rushrush
Bem lembrado, a compra de um instrumento desse tipo (custom) deverá ser pra vida toda, vai ser dificil revender pelo valor que vale, é um investimento pra compor um set e não pra revenda.

Rdrowned
Veterano
# dez/04
· votar


Cara, conheço o Joel Moncorvo que é o novo endorser da M.Laghus e ele disse que os baixos são excelentes ... ... parabéns !!!!!

Leandro Silva
Veterano
# dez/04 · Editado por: Leandro Silva
· votar


Carinha, vc tá fazendo com essas madeiras pq vc pesquisou e viu que a melhor opção para o som que você quer tirar ou pq o luthier veio com o velho conto da carochinha de que "essa madeira é melhor que a americana" e bla bla bla???

Cuidado cara... esse instrumento tá muito encarecido. O Edu Ladessa (na minha opinião o melhor e mais atencioso luthier de baixos do Brasil) me fez um orçamento de 3500 reais num instrumento top!

Se vc quiser posso te ajudar na escolha das madeiras que chegue no som que você quer tirar do instrumento.

Ao meu ver, esse baixo tá uma mistureba. Isso não é bom para o som tradicional do instrumento. Veja bem, eu disse tradicional. Inovar é opção de qualquer um, mas nem sempre inovação quer dizer melhora. A nossa opinião é muito relativa, por isso chegue no som que VOCÊ quer, e não no som que o luthier quer que o instrumento tenha. Chega a parecer que o cara tá enchendo de madeira só pra encarecer.

Precisando de ajuda, é só falar o som dos caras que você gosta, se quer o som mais agudo, mais sustain, mais macio... sei lá, fala aí, e a gente tenta ajudar (se ainda houver tempo, é claro).

LAURO LIMA
Veterano
# dez/04
· votar


Leandro Silva
Gosto muito do vic, pixinga, arthur maia e do zuzo. Ainda há tempo.
Se quiseres me ajudar, estou apto a te ouvir. VALEU

LAURO LIMA
Veterano
# dez/04
· votar


clubdome
Amigo comigo ocorreu bem diferente, responderam meu e-mail no mesmo dia e era no sábado. Foram super atenciosos. Me deram o prazo entre 45 e 90 dias para a entrega. Abraço amigo

Leandro Silva
Veterano
# dez/04 · Editado por: Leandro Silva
· votar


Bom, o Wooten usa Fodera, o que fica difícil saber o que exatamente ele usa em termos de construção, pq ele tem UMA PORRADA de baixos diferentes.

O Pixinga é a mesma coisa, já usou mta coisa... mas gosta de uma boa sonoridade de Jazz Bass.

O Arthur Maia não é diferente. Mesmo com os Warwick não abandona o bom e velho Jazz Bass.

O Zuzo não sei dizer. Infelizmente conheço pouco sobre ele.

Teria outros caras lá fora que você admire a sonoridade?

Gosta da sonoridade do Marcus Miller por exemplo?

Você é um cara de improvisos, que gosta de explorar notas agudas e popping e slapping, ou é mais na manha, gosta de mais sustain, uma sonoridade mais macia (isto é, mais escura), puxando pro groove? Ou gosta de aliar as duas coisas?

Você gosta de mais attack, mais brilho... ou mais sustain, um som mais "redondo"?

Toparia importar circuitos e captadores?

LAURO LIMA
Veterano
# dez/04
· votar


Lendro Silva
Cara gosto de tudo, de aliar as duas coisas
Importar? Como ? vc é luthier ?

clubdome
Veterano
# dez/04
· votar


LAURO LIMA
Vc teve sorte então pq eu desistir de esperar, espero que sua sorte vá além do retorno do contato, q vc receba o instrumento no prazo e fique satisfeito pois isso é mais importante.


Leandro Silva
É cara...tá meio dificil ajudar, mas vale a intenção.

LAURO LIMA
Veterano
# dez/04
· votar


Leandro Silva
TÁ DIFICIL PQ? CONTINUO PRECISANDO DA SUA AJUDA AMIGO. É QUE NÃO ENTENDO MUITO DE BAIXO, CAPTADORES, PONTE E ETC ...
MAS GOSTARIA DE ALGUMAS DICAS SUAS. ABRAÇO GRANDE

Gabriel Simões
Veterano
# dez/04
· votar


Cara ...... a coisa é simples ... e vocês estão complicando...
As lâminas mencionadas são apenas decorativas .... não devem ter nem 2 milimetros de espessura e sendo assim afetam o som de forma ínfima ....
Se você não sabe o som que você quer então não compra um baixo de luthier ..... talvez você não tenha amadurecido o seu som ainda na sua cabeça .... e em casos assim o arrependimento é quase inevitável ...
Se você ta procurando o som de um instrumento de marca, compra o de marca ....
Se o som que você quer nenhum instrumento de marca pode te proporcionar .... procura o luthier ... explica a ele a sonoridade que você busca e ele é que deve saber o caminho das pedras pra chegar ao instrumento com o seu som ...
A idéia de luthier anda um pouco distorcida e por isso muitas pessoas tem se arrependido dos instrumentos que encomendam ...
Muita gente hoje em dia acha que sabe muito de madeiras , captação, construção etc bla bla e ao invés de procurar um luthier e tentar explicar que som ele esta buscando ... já chega com a lista do que ele quer (madeiras, hardware, construção, ...) e por falta de experiência e teimosia .... normalmente o resultado final não é o esperado ... e ai culpar o luthier é sempre a solução ...
Uma outra questãoi é o preço de revenda que alguem comentou logo acima ....
Alguem aqui compra instrumento já pensando em vender ???? Um instrumento encomendado deve ser a sua jóia, algo pra toda a vida .... e realmente não tem preço de mercado ... até porque ele foi feito pra você , pro seu gosto, de acordo com as suas medidas ... a sua vontade ... etc ....
Liga pro MLaghus e bate um papo se ele é o teu luthier de confiança ... e diz a ele o som que você ta buscando .... e ai ele vai poder te guitar melhor ate vocês chegarem no projeto final ok ?
Abraço e espero ter ajudado
Gabriel

Tomcat
Veterano
# dez/04
· votar


LAURO LIMA

Amigo, ta caro pra caraioo!!!!

A M.Laghus é boa e conhecida e talz, mas acho q nao vale a pena dar tudo isso num baixo de Luthier não. Só se for pra vida toda mesmo, pois na revenda tu perde 50% do q vc pagou nele!
Mesmo assim, se tu quizer de Luthier mesmo, faz com o Cheruti, q é bem malhor!!
Se eu tivesse 5000 na mão, acho q esperaria pra pegar um MM StingRay, mas se fosse pegar um de Luthier mesmo, com certeza seria um Cheruti, q possui qualidade inquestionavel no brasil, e aqui não sofre tanta desvalorização pois se trata de uma obra de arte conhecida por todo meio musical.

Obs: Esquece Bartolini, é uma bosta!

Gabriel Simões
Veterano
# dez/04 · Editado por: Gabriel Simões
· votar


Engraçado isso ...
É exatamente sobre que eu estava falando ...
Como alguem consegue comprar um baixo ja pensando em vender ????? provavelmente porque não é exatamente o que a pessoa quer ... então pra que comprar ???
O cherruti e o mlaghus fazem instrumentos COMPLETAMENTE diferentes .... não tem como dizer que é melhor .... é a mesma coisa de comparar um sting ray com um fender jazz bass .... SÃO COISAS DIFERENTES !!!
Além disso os instrumentos do cherruti desvaloziram tanto quanto os de qualquer outro luthier que faça instrumentos sob medida .... é só olhar no mercado livre e ver quantos baixos do cherruti nao andam por la durante muito tempo, por metade do preço de tabela e ninguem compra ....
Além disso ... como falar que um baixo com a construção do mlaghus (ou qualquer outro bom luthier), com hardware e eletrica de primeirissima .... e madeiras exoticas (so o tampo em madeira spalted custa 800 dolares na alembic ... vide www.alembic.com ... ah ... eles cobram 2 vezes porque o preço nao é para tampo + fundo .... | escala em jacarandá na fodera (brazilian rosewood) custa 600 dolares extra: vide www.fodera.com ) e me fala que um music man sting ray vale 7000 reais ????? será que um nome + uma marca famosa no headstock tão custando isso tudo ?????
Na boa ..... gosto é de cada um .... mas a matemática é simples .... so que eu não vou pedir pro tom cat fazer porque se ele ta dizendo que bartolini eh uma bosta (provavelmente so tocou com os mk1 que vem nos baixos cort que sao realmente uma bosta) ele não vai saber quanto custa um par de p45..
Abraço a todos ... e aprendam a valorizar o que temos aqui ....

LAURO LIMA
Veterano
# dez/04
· votar


Gabriel Simões
Cara tu falaste tudo agora. Realmente não penso em vender nunca esse baixo. Acho que vai ficar de primeira. Conforme tu falaste, a configuração deste baixo foi alcançada em uma coversa flexível entre meu tipo de som e os conselhos do luthier, no qual é de confiança. O cherruti também é muito bom, ms adorei este da m. laghus. Iria comprar um fodera emperror, mas quando vi este baixo gostei muito, acho que vai valer super a pena. Amigo se não se encomodasse, poderíamos conversar pelo msn lauro456@hotmail.com
Vlw

Leandro Silva
Veterano
# dez/04 · Editado por: Leandro Silva
· votar


Ok, ok, ok... vamos por partes.

LAURO LIMA

Não, eu não sou luthier e não importo captadores. Só perguntei isso pq importar captadores encarece o projeto, e quis saber se você estava a fim de fazer isso, i.e., encarecer o projeto.

E não fui eu quem falou que tá difícil ajudar... foi o clubdome. Dá uma lida de novo nos posts.

No entanto, está sim um pouco difícil de te ajudar. Você ainda não tem idéia de que tipo de som você vai querer, no entanto já encomendou o baixo. Você alguma vez ouviu esse baixo? Já tocou com ele? O que te fez encomendar um? Não seria mais fácil passar numa loja de instrumentos e começar a procurar um instrumento que você goste? Pelo menos vc TOCOU e OUVIU o baixo. Não dá pra analisar o som do instrumento simplesmente citando as madeiras e a captação. Dá pra prever, mas isso é não quer dizer nada pq a previsão acaba sendo rasteira.

Me parece que você está mais perdido que patricinha no metrô.

Você disse, "quando vi este baixo". Baixo não se vê, baixo se toca. E não compre Fodera pq todo mundo fala que é o melhor. Vai lá tocar e veja se é isso que vc gosta mesmo.

Tomcat

Cara, não vacila. Captadores Bartolini nunca foram o que você falou que eles são. É que nem pegar um Fender mexicano e falar que a Fender é uma ****. Seria no mínimo pueril.

Gabriel Simões

1o. Você é luthier?

2o. Quem aqui não está valorizando o que é nacional?

PS.: um StingRay V custa 1500 dólares. Por causa da importação e do dólar é que o preço sobe. É um excelente baixo, que pelo menos no meu entender vale 1500 dólares pra quem ganha salário também em dólares, e pra quem não tem a grana pra pegar um Sadowsky.

Em termos de marketing, o nome faz SIM a diferença. Veja bem, em termos de MARKETING. Só que marketing não se faz em cima do nada. É só ouvir os primeiros MusicMan feitos pelo Leo Fender. O cara fez a marca, e isso não se discute. Os baixos eram excepcionais. Só que agora a Ernie Ball vive dos lucros. A questão é: um MusicMan do Leo se comporta como o MusicMan da ErnieBall de hoje? Óbvio que não, mas a mulecadinha pensa que sim. Por isso vende. Viram onde entra o marketing?

Pra nós aqui no Brasil, 7000 reais é realmente um absurdo, e eu não acho que um baixo daquele valha tudo isso. Temos ótimos profissionais e excelente matéria prima. O segredo é aprender como se comporta o instrumento, aprender o que é que se procura, e achar um profissional que entenda o que você precisa.

Gabriel Simões
Veterano
# dez/04
· votar


Leandro Silva

1º Não sou luthier mas circulo no mercado a algum tempo e sei dos custos e dos preços de muitos luthiers ... e por isso posso reafirmar tudo que falei acima com convicção ...

2º Muita gente só dá valor ao que vem de fora ou de grife (mesmo os genéricos): é só olhar quantas e quantas pessoas falam tanto de marcas e grifes de fora sem nunca, nem ao menos ter ouvido ou tocado num instrumento desses... quantas pessoas aqui já tocaram com um f bass ??? quantas pessoas aqui ja tocaram com um fodera ??? quantas pessoas aqui ja tocaram com um ritter ??? e quantas pessoas aqui afirmariam sem pestanejar que baixos de qualquer uma dessas marcas são superiores a os baixos dos nossos luthiers ?

3º marketing ??/ quem aqui ta falando de marketing ?? estamos falando de preço X qualidade .... pelo que me consta a impressão da marca no headstock não confere nenhuma característica sonora ao instrumento ....

Falei o tempo inteiro sobre a compra de instrumentos de luthier da forma errada ... hoje em dia as pessoas encomendam um instrumento a um luthier pra ter o mesmo som de um instrumento de marca .. e critico isso sim .... e critico tambmém as pessoas que compram instrumentos apenas pela marca ... ou que compram instrumento ja pensando em vender ...
Quantas e quantas pessoas não estão por ai comprando fender jazzbass highway e musicman sub achando que são instrumentos tão bons quanto o jazz bass standard e o string ray, só porque são todos americanos ?
Quantas pessoas falam tanto por ai do stringray 4 cordas e do 5 cordas sem nem ao menos saber que a eletrica dos 2 é diferente ????? sem nem saber que a captação de 1 é alnico e a do outro é cerâmica ???

E a questão final ... e daí que la fora custa 1500 dolares ???? falando nisso o preço ta errado ... gira em torno dos 1300 dolares com hardcase (vide www.musiciansfriend.com) .... o preço do mercado brasileiro é diferente ..... e se você quiser comprar la diretamente vai pagar quase 160% do valor do instrumento somado com o frete ..... (o imposto incide no frete) ... e nas lojas fica por volta do dobro do preço

Agora analisa o custo pra se fazer um sting ray e o custo pra fazer aquele genesis custom da mlaghus (por exemplo) ....
O problema é que as pessoas ainda compram por marca ... mesmo com o declinio de muitas delas ....e não aceitam que se diga o contrário .... é só ver como se vende fender squier e gibson epiphone e captadores emg selected ou duncan designed .....
Resumindo .... tá na hora de parar de comprar por marca .... ou achar que isso eh melhor do que aquilo porque alguem falou .... ou achar que instrumento de luthier tem o mesmo mercado e as mesmas características de um instrumento de marca ... e passar a usar o ouvido o gosto próprio ..... se não a coisa não anda ...
E pra quem acha q eu defendo a m.laghus ou o cherrutti ou sou luthier, ou tenho ligação com eles ou mesmo instrumentos deles ....
Meu set é:

Wood Scorpion 6
Bass Pod XT + FBV ShortBoard
GK MB115S112

Sem brigas e sem + delongas .. espero que tenham entendido .... a discussão é sempre bem vinda porque fomenta o conhecimento ...

LAURO LIMA
Veterano
# dez/04
· votar


Leandro Silva
Realmente não tive a oportunidade de tocar e sentir o instrumento, mas conversei com um amigo que tem um m laghus e disse que o baixo é ótimo. Conversei bem com o luthier e personalizamos o baixo de acordo com a minha vontade e o conhecimento dele. Para formar minha opinião temos que experimentar e também saber ouvir os mais experientes e, a partir daí formarmos uma opinião sólida. Sei bem o que eu quero, mas uma opinião experiente é sempre valorosa. Agora mesmo sem tocar prefiro um fodera que a maioria fala que é bom a um tonanante que todos falam que é ruim. Mais uma vez valeu pela ajuda

LAURO LIMA
Veterano
# dez/04
· votar


Gabriel Simões

Valeu cara. se puder entra no msn hoje após 22:00 h no horário de verão.
lauro456@hotmail.com

Leandro Silva
Veterano
# dez/04 · Editado por: Leandro Silva
· votar


Ihh Gabriel, cê tá mó estressado.

Deixa o cara ser feliz... deixa ele comprar o instrumento que ele quer.

Depois, quando ele começar a estudar e entender o instrumento, ele vai perceber o que faz um baixo ser bom ou ruim, e se fez a escolha certa ou não.

Isso é tudo questão de maturidade e gosto.

Você mesmo não usa amps e pedais de butique do Silvio lá da Handmade só pq são feitos com maior qualidade e pq são nacionais. Se fosse assim você não usaria GK (que pessoalmente eu ODEIO) e nem Bass Pod (que eu também não gosto).

Vê como tudo isso é muito pessoal?

E não tem pq ficar estressado. Aqui não é lugar pra isso.

Just feel the groove, mate !

PS.: vou te levar pra um daqueles Bass/Nature Camp do Victor Wooten, topas?? Pra vc relaxar um poko =D

(só estou brincando hein krinha?!)

clubdome
Veterano
# dez/04
· votar


Não vamos desmerecer e nem meter o pau nos instrumentos como Musicman e Fender com argumentos que são de griffe e americanos, esqueceram que eles que criaram isso que estamos discutindo hj? O contrabaixo elétrico?

Vai dizer que todo luthier não pergunta..."vc gosta do som do Fender ou do Musicman ou de qual outra marca?"

Claro que as marcas estam ai para serem referencia de som pois desenvolveram projetos para isso, gastaram com pesquisas, materiais, mão-de-obra, para chegarem a um determinado timbre, que se torna referencia da marca.

Eu não corcordo que só são apenas marcas caras e que não valem o preço, são sim criadores de som, de timbres, de uma historia, consequentemente firmando uma empresa, uma indústria, uma marca.

Será que eles não começaram como luthiers tb? (artesanalmente)
Será que todo luthier não quer espandir seu nome como excelência em qualidade?
Tiro o chapéu pra o Tagima! Um grande luthier que hj tornou-se uma marca de respeito.

Agora dizer que o Fender Jazzbass Highway e Musicman Sub são "cala boca" de outros modelos é falta de humildade, cada um desses modelos tem o seu som especifico e cada um desses podem suprir as necessidades daquela ou de outra pessoa.

Marketing e propaganda são coisas diferentes!

Aquele abraço.

Gabriel Simões
Veterano
# dez/04
· votar


Cara , nao tow estressado ... nem um pouco .. por isso mesmo falei sem brigas ali acima .... hehehe

So critiquei certas afirmações que discordo completamente ... como falar que laminar um corpo vai de encontro ao timbre TRADICIONAl do instrumento .... ou que isso seja uma mistureba de madeiras .....
O que seria o timbre tradicional do contrabaixo eletrico ??? o som do jazz bass ??? será que os baixos da tobias, que satisfaziam tanto os clientes ao ponto da luthieria ficar com encomenda na fila pra 2 anos de construção / entrega não é hoje tradicional ?? os corpos dos tobias classic e signature sao laminados ... como o de muitos fodera , f bass , alembic e qualquer outro que tenha tampo e back (são lâminas tb)....

E falando nisso .... tem rolado uns pedais "handmade" por ai muito bons ... melhores ate do que os de butique e por metade do preço ....
Mas eu adoro o meu pod hehehe (tirando os sintetizadores que eu acho horriveis) hehehehe
E ainda bem que tudo é pessoal .... seria um saco escutar o mesmo timbre , a mesma pegada e os mesmos grooves em tudo ... :D
E não tow estressado hehehehehe como eu disse , a discussão sadia fomenta o conhecimento ...
Abraço a todos e qualquer coisa : gabrielsgs@hotmail.com no msn

Gabriel Simões
Veterano
# dez/04
· votar


Cara , eu não falei mal do fender nem do musicman em momento algum ... eu amo o music man sting ray .. so disse que não concordo com os preços cobrados ... que eu não acho que um music man venha a valer 7 mil reais ...
E não tenho nada contra instrumento de grife americanos .. mas é a pura verdade .... valorizamos demais o que vem de fora e muitas vezes não damos valor ao que está aqui , por um preço muito melhor ...
E SIM ! tanto os fender highway quanto os music man sub são instrumentos de qualidade inferior que foram colocados no mercado para suprir uma fatia de mercado onde as duas empresas não tinham instrumentos ... ( a fender lançou a série highway pra substituir a tradicional .... lembram da tradicional ????)
É só você procurar direitinho e perguntar as pessoas que estão no mercado , inclusive aos próprios luthiers que eles vão te responder isso .... e não acho falta de humildade ... porque seria ??? achar que um instrumento é inferior é falta de humildade ???
E quanto a ser referencia ..... eu não quero pagar mais caro porque uma marca foi referencia ou sinonimo de qualidade no passado .... eu quero pagar o que ela vale no mercado , comparando com outros instrumentos do mesmo porte.... e ai entramos no mérito de caro ou barato ..... o que é pessoal pra alguns que venham a considerar fatores além do custo etc bla bla ...

é engraçado esse tipo de coisa ... de grife ... de made in USA ... hehehe
um dia o presidente da EMG falou : "a diferença entre os instrumentos da fender feitos nos Estados Unidos e no México é apenas o lado da fronteira em que o mexicano esta montando ..." ... e nos ainda vamos nessa do made in usa ...
Eu ja tive um ibanez koreano .. um sr 800 , que depois foi do BTNS ... me arrependo ate hoje de ter vendido aquele baixo ..... tem um puta som .. e é KOREANO .....
é ... não vou entrar nesse mérito .... espero que você leia novamente o que eu escrevi e que eu tenha sido claro o suficiente pra que você possa entender ..
Abraço
Gabriel

Gabriel Simões
Veterano
# dez/04
· votar


LAURO LIMA:

Agora mesmo sem tocar prefiro um fodera que a maioria fala que é bom a um tonanante que todos falam que é ruim.

Não vamos comparar instrumentos de brinquedo com instrumentos profissionais de luxo hehehehe =)

Leandro Silva
Veterano
# dez/04
· votar


Bom, blz... o que falei sobre som tradicional do instrumento foi realmente uma besteira. Mas foi besteira por eu ter generalizado. No entanto, no meu gosto, é sim uma mistureba de madeira e tira o som que EU gosto.

Melhorou? Espero que sim.

Agora... vc não falou nada sobre o meu convite para o Bass/Nature Camp ! =D rsrsrs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gente encomendei um baixo em uma Lutheria, opinem por favor