Envernizar um baixo cort artsian NB5 - madeira clara (opinem por favor)

    Autor Mensagem
    Alaney
    Veterano
    # jan/06


    Boa tarde pessoal,

    Adquiri a pouco tempo (cerca de 1 mês) um cort artsian NB5, (madeira clara) ele está em madeira natural, e conversando com um colega me aconselhou envernizar o baixo para proteção.

    Segundo o colega, a madeira como está natural, sem nenhuma proteção, em contato com a pele e ao suor irá manchar e prejudicar a aparencia do instrumento, me relatou um caso de uma pessoa que aconteceu isso, sendo que o prejudicado teve que fazer uma lixagem no corpo do instrumento e depois aplicou o verniz.

    Vou enviar o instrumento ao luthier para fazer o serviço, ele irá usar: verniz de bi-componente Vanda + Poliester, sendo que aplicará o poliester por duas vezes, lixando após cada aplicação e depois do poliester ele aplicará mais duas camadas de verniz lixando após cada aplicação também, e por final fará o polimento.

    Será que devo fazer esse processo mesmo? é necessário mesmo para evitar manchas no instrumento? e a sonoridade do instrumento, acham que vai ficar melhor, pior ou a mesma coisa?

    Conto com a colaboração de toda galera....

    marcioazzarini
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Alaney


    Putz cara... Eu não envernizaria. To louco pra mandar para um luthier tirar o verniz brilhante de meu Ibanez...

    Mas é questão de gosto tbm, né...

    Alaney
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    marcioazzarini

    POr minha vontadfe tbm não envernizaria, mas é que to com medo de machar o corpo do meu baixo e venha me dar dor de cabeça no futuro, uma vez de que trata-se de madeira clara.. se fosse do modelo com madeira mais escura nao tinha duvida que deixava como tá, pois até que gosto de ver e pegar o baixao e sentir a madeira natural dele...

    Mas a questão é a preocupação... e aí??? o que acha???? será que vai mudar muito ???

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Alaney
    O corpo deste baixo é acabado com seladôra e cêra (ou óleo Tung), esse acabamento não mancha com tanta facilidade assim não, principalmente se vc cuidar bem de seu instrumento, mantendo-o bem guardado, limpo antes e depois de tocar, etc.
    Abç

    polakinho
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    putz...acho muito lindo cor de medara "fosca"...eu nao envernizaria nao...se vc cuidar bem de seu instrumento(2)

    Obs.: opinião é que nem cú, cada um tem a sua! ;D

    abraço

    marcioazzarini
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: marcioazzarini
    · votar


    Alaney

    Isso que o Mauricio Luiz Bertola é verdade... Apesar de ter acabamento fosco natural, eles possuem um tratamento especial para impermeabilizar a madeira. Lógico q ela será um pouco mais vulnerável do que se tivesse acabamento envernizado, mas se vc sempre limpar seu instrumento após o uso, vai mantê-lo sempre com aparência de novo.

    Meu guitarrista tem uma Yamaha com abamento fosco natural, e ele é super esculachado com a guitarra, e mesmo assim ela não apresentou mancha nenhuma!

    Alaney
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    E galera, tow quase desistinho de envernizar depois dessas informações.

    O baixo do colega que machou nao tinha esse acabamento em oleo tung não...

    E particularmente gosto mais dele em fosco mesmo... vou seguir as dicas... e vou procurar mais informações antes de tomar qualquer posição...

    Conhecem pessoas que tem esse baixo cort artsian NB5 em madeira clara FOSCO a bastante tempo e está perfeito???

    LEMBREM-SE QUE O MEU É MADEIRA CLARA, FICANDO MAIS VISIVEL UMA POSSIVEL MANCHA...

    E obrigado pelas recomendações... vamos continuar...

    RodrigoBR
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Eu tenho um Washburn XB600 com acabamento em cera, e ele ta todo manchado meio verde escuro (ja peguei ele assim) poincipalmente onde se apoia o braço direiro, eu vou mandar lixar e envernizar pois fica muito feio mesmo!!

    Rachmaninoff
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Alaney
    Parece ser um bonito baixo...
    Dá pra tirar umas fotos dele?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    RodrigoBR
    Essas manchas verdes são um mofo, e só saem lixando mesmo. Isso é decorrente da não limpeza do instrumento depois de tocar.
    Abç

    Alaney
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Rachmaninoff

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-34988728-baixo-cort-artisan-b5- captaco-bartolini-2005-_JM

    O BAIXO É ESSE AÍ DA FOTO.. COMPREI NO MERCADOLIVRE....


    Eu estou sempre passando a flanela no instrumento e nas cordas SEMPRE depois que toco com ele... será que ainda tem risco de manchar???

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Alaney
    Sendo cuidadosa como vc é, acho que não.
    Abç

    marcioazzarini
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    CuidadosO... hehehe


    Alaney

    Fica frio cara.. Tomando os devidos cuidados, não tem erro...

    MAs lembre-se sempre de limpar com um pano seco e absorvente após tocar, guardar sempre em local sem humidade, e de preferência coloque saquinhos de sílica-gel dentro do seu case/bag, pra absorver a humidade.

    Alaney
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Valeu...

    Mas não sabia desses "saquinhos de silica-gel" .. vou procurar informações e compra-lo...

    Estou querendo comprar um semi-case solid-sound ou um hard case washburn... de repente guardando o baixo em um desses nem precisaria dos saquinhos de silica-gel né?

    Gostaria de agradeçer pelas dicas... vou deixar meu bass como está mesmo e tomar os cuidados devidos...

    OBRIGADO!!!

    Se tiverem mais alguma informação ou dica será bem vinda... abraçao a todos!!

    Grosskopf
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Eu tenho um XB-400 da washburn com acabamento parecido com esse cort, realmente onde apóia o braço direito (perto da ponte) há uma mancha um pouco mais escura que no resto do corpo do instrumento, essa apareceu em razão de se tocar no verão, causada pelo suor do corpo, e irresponsabilidade minha em não limpar isso a tempo. Mas como adoro a aparência do meu instrumento, e não pretendo trocar por outro tão cedo (até por que um tempo atrás o valor de venda desse instrumento, caso fosse usado, era muito baixo), não me importo muito com isso. Acredito que uma limpeza periódica, e sempre depois de tocar em dias muito quentes, não acontecerá nada que prejudicará a aparencia de seu instrumento, e lembrando que isso não prejudica em nada o som do instrumento, por que é só lembrar do jazz bass de Jaco Pastorius, que era todo lascado, e que a até a giannini lançou um modelo que imitava esses lascados um tempo atrás.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Envernizar um baixo cort artsian NB5 - madeira clara (opinem por favor)