P/ jrcintra, sobre a discuçao Bass Vs Guita

Autor Mensagem
Tomcat
Veterano
# dez/04


Vc no outro tópico do seu desabafo vc postou com indignaçao a afirmação dum guitarrista lá q dizia:

" nego vim dize q guitarr eh mais facil... ou q baixo mal da pra se ouvido na banda.. putz... "

Mas depende da vizão do cara, pois se for na vizao de leigo musical éssa afirmação acima ta certa sim. Lembro q quando eu só tocava apenaz vilao e éra fan de HardRock, Metal, etc, nem sabia q som o baixo fazia direito, pra mim o baixo éra desnessessário pruma banda, um instrumento q ninguém ouvia mesmo, apenaz um kara segurando uma guitarra de 4 cordas. E essas coisas acontece com todos q não tem noção musical mesmo. Infelizmente, quando a gente não sabe nada, a gente entende o q ouve ou o q vê, e obviamente a guitarra aparece mais q o baixo sim, isso é fato, a gente só percebe a verdadeira funçao e essencia do baixo quando entra no mundo da música de verdade. Existem certas afirmaçoes q por mais duras q sejam pra nós baixistas, é verdade. Lógico q a apariçao de um instrumento mais do q o outro depende muito do estilo q a suposta banda toca.

Ja cansei de vir mulé me perguntar na igreja: "Pq q sua guitarra n faz o mesmo som das outras", Aff...

Me responda:
Pq guitarra é bem mais popular q o baixo, pq existem mais guitarristas do q baixistas, pq existem mais pessoas querendo tocar guitarra do q baixo?????

Pq a guitarra aparece mais, é óbvio!!! Pq seu som é mais bonito(n é unanime), seus solos são mais marcantes, etc...
Todo mundo, até leigo, lembra de um determinado solo de guitarra q marca época, mas nem todo mundo lembra dum solo de bass ou a linha e nem ao menos sabe o q é isso, quase ninguém lembra ou ao menos q seje do ramo do baixo, sacô?!

Bem, é isso.

Tomcat
Veterano
# dez/04
· votar


Infelismente, nem 30% do mundo é musico ou tem uma noção básica de músico, ou seja, é obvio q eles vao achar a guitarra um instrumento superior ao baixo!! Simplismente pq ela aparece mais, claro, e eles quase não ouvem o baixo tb.

E principalmete, por guitarrista fazer sucesso com a mulherada, hehe.
Eu acho impossível uma mulher chegar prum baixista e falar, "tira aquele solo da tal música.....", vcs tao me entendendo?!

Gira
Veterano
# dez/04 · Editado por: Gira
· votar


Sim claroo...esse eh o pensamento de quem nao conhece musica.
Mas existem varios baixistas que tocam guita melhor do que os proprios guitarristas.
Mas pessoalmente axo q esses topicos so geram discussao e nao levam a nada.
Valeu

Tomcat
Veterano
# dez/04
· votar


Finalizando:

A guitarra aparece mais q o baixo? APARECE!
A guitarra é um instrumento mais destacado q o baixo? SIM
A guitarra é mais importante q o baixo? NÃÃÃÃÃO! Pq eles não se comparam, cada um tem sua funçao!

Mas vamos levar em conta q nesse forum a maioria das pessoas não são musicos, apenaz tem uma certa noção, e nada mais, e curtem rock em geral(quase 80% do forum), o q as levam a pensar q o baixo é um instrumento apenaz de cozinha pra banda, e só.

Mas foi como eu falei, tem certas verdade q guitarristas de ego alto falam q é verdade mesmo, por ex: "É mais fácil aprender a tocar baixo do q guitarra" isso é verdade mesmo!!!! Vamos ser realistas, mas atenção, não estou me referindo em tocar bemzaço, eu falei qual dos dois é mais fácil APRENDER a tocar.
Como tb é mais fácil, ops menos dificil, tocar bemzaço o baixo do q a guitarra.

Não adianta a gente ficar defendendo o baixo diante de certas verdades q guitarristas falam.
Eu toco guitarra a quase 3 anos, e realmente sei q é mais chato aprender guitarra do q baixo.

A já falei d+, espero q vcs tenham me entendido

Tomcat
Veterano
# dez/04
· votar


Gira

"Mas pessoalmente axo q esses topicos so geram discussao e nao levam a nada.
Valeu
"

Com certeza!

black_h
Veterano
# dez/04
· votar


ignorancia eh uma coisa linda

rntdestroyer
Veterano
# dez/04
· votar


exatamente eu os convido a iguinorar esses idiotas que ficam fazendo afirmação ridículas desses ou daqueles instrumentos

guitarist from hell
Veterano
# dez/04
· votar


cara.. pq não postou isso no topico q o cara criou??.. vcs tavam com esse mesmo assunto..
pra que criar outro topico pra continuar uma discução q não vai chegar a lugar nenhum.. e q poderia ser resolvida la mesmo..

Aracnídeo
Veterano
# dez/04
· votar


Tomcat

É como vc falou, cada instrumento tem a sua função...

Eu usaria uma frase usada na apostila no Nuke...

"os baixistas são os zagueiros da banda, mas tambem sabem fazer belos gols..." é +ou- isoo....

valew

guitarreador
Veterano
# dez/04
· votar


baixo eh importante, mas todos baixistas sao gays!

Claudio Natureza
Veterano
# dez/04
· votar


essa discussão não leva a nada, se o baixo não fosse importante não existiria nas maiores bandas de todos os tempos, e também não existiria batera, teclado, só guitarra!

enfim, nem os maiores guitarristas do mundo dispensam o baixo, pois sabem da importância de uma base bem feita para que seus solos funcionem.

e quem diz que tocar baixo é fácil é porque não conhece nada de música, e deve ter um baixista tosco tocando em sua banda.

e tem outro detalhe importante, guitarrista tem aos montes por ai, agora baixista e principalmente baterista, é foda de achar.

Ronin
Veterano
# dez/04
· votar


Eu me recuso a participar de uma discussão tão desnecessária, mas posto aqui meu apoio sobre o que TomCat falou. E também meu escarnecimente, pois apesar de concordar que um leigo tenha o direito de achar que o baixo é mais fácil ou menos importante que a guitarra... é abaixo do senso comum, ridículo, e meramente provocativo, alguém entrar no fórum de contra-baixo para postar tais coisas... isto para mim não pode ser defendido com o argumento da ignorância e desconhecimento... é provocação, pura e simples.

guitarreador
Veterano
# dez/04 · Editado por: guitarreador
· votar


Ronin
isso ae.. esse bando de baixista viado! e exibido!

lula_molusco
Veterano
# dez/04
· votar


And she's buying a starway to heaven...

guitarreador
Veterano
# dez/04
· votar


Tomcat
tu eh teimoso neh!
o otro topico ja tinha virado paulera e tu vem faze um igual!
barraquero!! fdp!!!
tinha q se baixista!!!!!!!!

Ronin
Veterano
# dez/04
· votar


guitarreador
isso ae..
Vc leu meu post?

melleka_gyn_bass
Veterano
# dez/04
· votar


Sabe oque esta me deixando mias triste? Eh essa modinha de banda, e as pessoas comprando um baixo e tocando por ai e achando que estao arrasando, eu sou novo na musicca, ma snao comprei um baixo para fazer parte de uma banda, e sim pq amo o instrumento, e isso que as pessoas tem que ver.E tenho muito colega que toca baixo so para estar numa banda.

Peter Rocks
Veterano
# dez/04
· votar


guitarreador
O Ronin é baixista, sua biscate. Aprende a ler primeiro.

Tomcat
Veterano
# dez/04
· votar


guitarreador
Cala boca mulk, somi daqui!
Eu toco guitarra tb, e adoro o baixo.
Entao sei da funçao e importancia dos dois.

Wolfram
Veterano
# dez/04
· votar


Concordo com tudo que o Tomcat falou, menos com: Como tb é mais fácil, ops menos dificil, tocar bemzaço o baixo do q a guitarra.

Mas nao vou sair citando inumeros motivos pra nao cirar discussao, acho melhor ate fechar os dois topicos.

*E tb nao quis dizer que o baixo é mais dificil de aprender tocar beinzasso, axo que todo instrumento é dificil de se tocar benzasso.

Thiago Correia
Veterano
# dez/04
· votar


cara.. pra qm eh ignorante ou ainda eh leigo na musica nao adianta falar nada.. pq ele so vai aprender depois com o tempo e se ele ainda entrar no meio musical pq tem uns q tocam so por diversao em casa ou com uma banda de garagem! intao nao adianta falar nada cara..

Tomcat
Veterano
# dez/04
· votar


Thiago Correia
Isso aê, vc resumiu em poucas palavras o q tentei botar.
Pq como eles só ouvem a guitarra numa banda, óbviamente q eles vao pensar q q guita é melhor, mais importante.....

Alexandre Souza
Veterano
# dez/04
· votar


Será que algum moderador poderia fechar essa merda de tópico??

Thiago Correia
Veterano
# dez/04
· votar


:P

loudenvier
Veterano
# dez/04
· votar


Tocar baixo numa banda de punk rock (desde que não seja Descendents ou Garage Fuzz, pois seus baixistas são fodas) é MUITO mais fácil que tocar guitarra no mesmo estilo, mas e daí, vai tocar School Days direitinho pra ver se é mais fácil que guitarra... Eu prefiro fazer uns solinhos so Joe Satriani do que tentar levar o ritmo do Clarke... Tocar qualquer instrumento bem é muito DIFÍCIL...

Só queria dar mais uma contribuição para este controverso tópico... As pessoas leigas (que são a maioria) lembram sim de linhas de baixo memoráveis... elas só não sabem que é baixo: Por exemplo: NEW YEAR´S DAY (U2), HIGHER GROUND (versão do Red Hot), COME AS YOU ARE (Nirvana).. E estas nem são linhas de baixo complexas, apenas memoráveis...

Claro que YYZ (Rush) é muito mais foda, mas quem lembra de YYZ sabe que é baixo e sabe o que é música, pois curte RUSH, aí não conta pra esta discussão...

Abraços cambada!

Tomcat
Veterano
# dez/04
· votar


loudenvier
Gostei da sua explicaçao, é mais ou menos isso aí mesmo!

Alexandre Souza
Veterano
# dez/04
· votar


Será que algum moderador poderia fechar essa merda de tópico?? [4]

Dark Avenger
Veterano
# dez/04
· votar


Tomcat
Como tb é mais fácil, ops menos dificil, tocar bemzaço o baixo do q a guitarra.
Eh nada.....vai tocar Classical thumb do Wooten pra vc ver...




Será que algum moderador poderia fechar essa merda de tópico?? (5)

asterix
Veterano
# dez/04
· votar


eu nao sei pq eu sou quase um leigo no assunto, mas eu nunca me interessei por outro instrumento (exceto bateria), comecei a tocar baixo pq sou vidrado naquele som... eu acho q as dificuldades entre guitarra e baixo sao diferentes, jah percebi q pra tocar baixo tem q se ter um bom ouvido e e uma boa percepção ritmica.......... inclusive um colega q toca violao falou pra mim na epoca em q eu comentei a respeito do meu interesse pelo contrabaixo "baixo eh ridiculo de facil pq nao trabalha com a formacao de acordes, tu devia aprender violao antes senao vai ser um baixista mto mediocre" outro q eu prezava mto (tocador de guitarra :P) falou "eu nao ocnheco nenhum baixista q toque sozinho em casa... se tu quer pegar um baixo pra tocar numa banda e fazer zuera eh legal, mas se tu quer aprender musica compra um teclado ou um violao"... eu nao dei atencao pq o q eu queria mesmo eram cordas grossas, um braço longo e claves de fá... hj q eu tenho um pouco mais de conhecimento jah vi q os dois tavam falando era MERDA.

Tomcat
Veterano
# dez/04 · Editado por: Tomcat
· votar


asterix
É isso aê, vivendo e aprendendo.

Obs: Mas esses colegas seu são ignorantes d+, cruiz....!!!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a P/ jrcintra, sobre a discuçao Bass Vs Guita