Relatório Elixir.

    Autor Mensagem
    Ronin
    Veterano
    # nov/04 · Editado por: Ronin


    Arrisquei... joguei um grana alta e comprei um jogo de cordas Elixir para testá-las. COmo sei que é do interesse de todo mundo, resolvi fazer um relatório que irei, de tempos em tempos, atualizando conforme o tempo passa.

    Antes de mais nada, minha rotina também é importante para esta análise. Costumo tocar baixo ao menos 1 hora por dia, e ensaio no final de semana, de cerca de 4 horas. Como é verão, é normal que cordas durem cerca de pouco mais de 1 mês nas minhas mãos suadas (eu suo muito nas mãos). Ao mesmo tempo cuido de minhas cordas, sempre limpando-as depois do ensaio.
    ....................................

    Como não achei 0.40 (que é o calibre que utilizo normalmente) comprei Elixir 0.45, Nanoweb, 4 cordas. O preço foi de 170 reais, e, conforme promoção, vem com dois jogos de 4 cordas e uma palheta (que não utilizo) de brinde. Em outras lojas ví a corda pelo mesmo preço, mesmo sem a promoção de 2 jogos. Então, 170 é o preço da corda mesmo.

    Eu esperava que a corda tivesse uma textura diferente que a cobertura fosse perceptível. Sim, ela é, mas não como eu esperava. Quando se olha a corda contra a luz dá para perceber que existe algo diferente nela, mas não dá para diferenciar perfeitamente aonde começa e termina a camada de cobertura. Após instaladas no baixo, uma a uma, elas pegaram afinação com facilidade, apesar de empenar um pouco braço que estava regulado para 0.40. Hoje estarei levando o baixo no luthier para um novo ajuste.

    A corda tem uma textura levemente diferente. O dedo parece deslizar melhor sobre ela. No início parece até estranho, mas rapidamente se acostuma e passa a achar até agradável a a forma como o dedo desliza. Fora isto, ela se comporta perfeitamente como uma corda normal. Os elos dela me pareceram mais "juntinhos" com menos espaço entre eles do que na D´Addario. Mas visualmente, a primeira vista, é uma corda como qualquer outra.

    Som. Esperava mais diferença. Ouvi falar em pouco peso, mas não percebi isto... mas pode se dever ao fato de que eu estava acostumado com 0.40 e passei à 0.45. Isto pode ter influenciado, pois achei a corda com um peso bastante agradável. Ela possui um brilho de corda nova, mas não tanto quando possui uma D`Addario nova, um som bom e bastante coeso entre às 4 cordas, tanto tocando na casa quanto corda solta (o nut de latão do baixo colabora com isto).

    A corda respondeu bem à pizzicato e slap... demonstrou problemas no tapping, som baixo. Mas isto se deve também ao fato da regulagem do baixo ter ido pro espaço. Vou rever isto depois da regulagem.

    Ouvi falar que a "MI" vibra de forma estranha, não percebi isto.

    A corda, em resumo, não me decepcionou em nada. Se ela tiver a durabilidade prometida, terá valido cada centavo do preço dela. Mas... isto é algo que só veremos com o tempo.

    Thiago Correia
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    ae Ronin
    valeu pelo relatorio!

    maggie
    Veterana
    # nov/04
    · votar


    Então, 170 é o preço da corda mesmo.
    Qual o preço das cordas de baixo em geral?

    marcioazzarini
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    maggie

    Depende da marca...

    Tem cordas na faixa dos 50 reais, 80 reais, 110 reais e as Elxir (170)....

    Gui
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    por volta de 80 (dadario) a 120 pilas (GHS)

    bass_player
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    ótimo relatório

    Dark Avenger
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Ronin
    Ouvi falar que a "MI" vibra de forma estranha, não percebi isto
    Aconteceu isso comigo....se quiser eu gravo e te mando. Quando ela tava novinha era mais perceptivel, mas ainda da pra notar um pouco. Alem disso a minha Mi naum tem quase sustain e os harmonicos duram pouco mais q 3 ou 4 segundos.

    Ronin
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    04 12 2004

    Peguei na quinta feira (02 12 2004) meu baixo devolta. Tive de fazer regulagem para acertar a tensão com as cordas 0.45 (até então usando 0.40). Ao fazer isto descobrimos um desnível na escala e meu baixo teve de ficar lá uma semana para se acertar.

    O que significa que quase não toque. Minha escala foi retificada, as cordas foram retiradas e recolocadas e, mesmo assim, mantém o som de novas. Não toquei o suficiente ainda... mas tive experiência com outras cordas que não responderam bem a serem retiradas e recolocadas.

    Agora vamos esperar... vou tocar muito das duas próximas semanas, e isto já será suficiente para se ter uma idéia do desempenho da corda.

    edusachini
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Ronin
    Valeu pela ajuda cara! Estou prestes a trocar de cordas e pensei na Elixir, continue assim!

    Fringway
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Valeu ae cara. Se realmente valer a pena essas cordas, durarem um bom tempo, será ótimo =)

    Ronin
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Dark Avenger
    Aconteceu isso comigo....se quiser eu gravo e te mando.
    Véio... desculpa a demora para responder.
    Se tiver como gravar (e a diferença ainda existir - já que vc falou que está diminuindo) manda aí para ouvirmos... todo este material é muito bom para o relatório.

    Dark Avenger
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Ronin
    As cordas ja taum ficando sem brilho e eu acho que ta quase imperceptivel, mas coloca seu email ai que eu mando.

    gustavo macaco
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    170 é o preço da corda mesmo.

    caralho e eu achando 25 conto caro nas ernie ball de guitarra

    bass_player
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    gustavo macaco
    É, mais corda de guitarra dura 1 ou 2 meses né.

    E de baixo se for boa dura de 3 a 6 meses. Tbm depende da frequencia que o cara toca, tem cara que não toca tanto, ou não todo dia... aí a corda dura mais.

    ANDRE1970
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Eu gostaria de saber de quem está usando elixir a mais tempo se teve o mesmo problema que eu... Comecei a usar as cordas motivado pela durabilidade delas, o que realmente se comprovou (toco 2 x por semana na noite, mais ensaios), o timbre se manteve muito bom pelo menos pelo triplo do tempo. Toco basicamente com pizzicato e em algumas músicas uso palheta.
    Pois bem, depois de alguns dias a corda mi começou a "descascar", o revestimento dela parece que começou a se soltar bem na região onde eu toco com os dedos. Uso um baixo de 5 cordas e apoio o polegar na Si, então não deve ter sido pelo apoio do polegar. Não alterou drasticamente o timbre, mas ficou um aspecto horrível. Mandei um email para a fábrica da elixir e não tive resposta. O representante no Brasil (musical Izzo) tb não me respondeu. Não vou deixar de usar as cordas, pq realmente são muito boas, mas fiquei chateado com o acontecido, afinal, não são cordas baratas...

    Half
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    ANDRE1970

    Se são novas parece ser defeito mesmo... Vc usou algum produto pra limpá-las?

    ANDRE1970
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Half Não usei nenhum produto na limpeza, por isso fiquei tão surpreso...mas como não ouvi falar de outros casos, pode ter sido mesmo defeito naquele lote de fabricação...

    bya
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    ANDRE1970
    Defeito nada!!!

    As cordas Elixir, com o passar do tempo, vão soltando umas rebarbinhas pretas (acho que essa é a melhor forma de definir)!!!!! Uma coisa horrível, parece que a corda tem mil anos e está podre... E tipo, acho que demora apenas 1 mês p/ isso acontecer...

    Logo mais o Ronin vai escrever isso, pode esperar...


    (E sim, a Mi vibra muuuuuuito estranho, parece que até está com efeito.)

    Bjo, Bya

    Half
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    bya
    E tipo, acho que demora apenas 1 mês p/ isso acontecer...

    A minha tem mais que isso e parece que eu as comprei ontem. E olha que eu SUO mesmo nas mãos.

    (E sim, a Mi vibra muuuuuuito estranho, parece que até está com efeito.)
    Isso deve variar com a tensão de cada baixo, no meu fender precision não tem nada de anormal.


    Não adianta ficar discutindo aqui se ocorre ou não, o meu objetio só é registrar que pra mim são perfeitas e não ocorreu nenhum dos problemas! =)

    Abraços!

    Saito
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: Saito
    · votar


    Hhuaehuaehauh, só pra constar.. A corda G (Fender) do meu baixo já tá nele a 6 anos mais ou menos... hehhe, mas vou trocar esse mes..

    bya
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Half
    Então espera mais um pouquinho que logo logo isso vai acontecer, e vc vai entender o que estamos dizendo...

    Não é defeito Half... Essa corda é ruim mesmo, por incrível que pareça, já que é bem cara. Ainda mais qdo estamos falando de um baixo de seis cordas (como é o meu caso).

    Isso acontece primeiro com as mais grossas, mas com um pouco mais de uso as outras tb vão ficando assim tb.

    (detalhe: eu toco com palheta e não suo nada)

    Half
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    bya
    Tô esperando, mas ainda estão 100%. E como falei, as do meu ex-professor duraram MUITO, com milhares de alunos tocando todos os dias, incessantemente...

    Bass_Bio
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Nunca usei Elixir, mas tenho vontade já que falam tanto dela.
    Nunca imaginei q uma corda tão cara pudesse ter tantos defeitos que estão falando ai. ^^
    Felipe Andreoli usa ela e fala que é boa, será que é mentira??

    Half
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    bya
    Perfeitas ainda.

    Bass_Bio
    Não, são apenas opiniões divergentes. A minha está perfeita, como se fosse comprada ontem.

    Half
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    bya
    ANDRE1970
    Qual o calibre que vcs usavam, só por curiosidade?
    Toquei por um bom tempo hoje para me certificar de que meu teste não estava sendo falho, e realmente, ainda estão como novas. E eu tenho uma pegada bem pesada, e uso e abuso do Slap.

    Carlos Sesti
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Logo mais o Ronin vai escrever isso, pode esperar...


    acho mei dificil, olha a data do tópico...22/nov/04

    Ronin
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: Ronin
    · votar


    Carlos Sesti
    acho mei dificil, olha a data do tópico...22/nov/04

    Numa dessas... vai que ele responde, rssss. ^_^
    Voltando às elixirs... acho que estou no meu 4° jogo de corda, só mudei para 0.40 pq realmente não me adaptei ao 0.45.

    Em resumo, adorei as cordas e a durabilidade delas é realmente impressionante. Não notei nenhuma diferença na corda "E" e também não ví ela descascar nem nada do tipo, e olha que mantive as cordas no baixo por muito e muito tempo (4 jogos de corda desde NOV/04 - sendo que toco diariamente e suo um bocado no verão).

    A primeira vez que fui notar um problema na corda elixir foi com este 4° jogo. O que rolou foi o seguinte... comprei (coisa de 1 ano atrás) um pacote com 2 jogos... usei um deles por quase 10 mêses e agora troquei o jogo. Mesmo estando fechado no pacote parece que este novo jogo durou muito menos tempo... troquei tem pouco mais de 2 mêses e parece que o som já se foi, coisa que não aconteceu com os outros.

    A razão, eu desconheço. Tenho utilizado FastFret, a corda passou muito tempo guardada em uma gaveta, passei óleo de limão na escala, não imagino qual desses fatores possa ter contribuido para o desgaste acelerado da corda.

    O que sei é que como as cordas D'Addario estão em promoção por aqui, provavelmente voltarei à usá-las.

    FBassist
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Nunca toquei com elixir, só na guitarra, parece ser cordas de excelente qualidade!

    Carlos Sesti
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Ronin

    NOSSA!!!!...hahahaha... Atencioso vc Rapaiz...obrigado por voltar então-se :-D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Relatório Elixir.