Melhor madeira existente

Autor Mensagem
Martin Mastelaro
Veterano
# out/04


Só por curiosidade, qual são as melhores madeiras pra fabricação independendo do estilo do contrabaixo?

Tomcat
Veterano
# out/04
· votar


Na minha opinião, para contra-baixo, o melhor corpo sería em mógno, o braço tb, a escala eu prefiro em maple(marfin).

Dark Avenger
Veterano
# out/04
· votar


pra mim as madeiras ideais seriam:
Corpo: Mogno
Braço: Maple / Walnut
Escala: Jacarandá

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/04
· votar


Tomcat
Braço de mogno com escala de marfim! Isto não existe Tomcat!Martin Mastelaro De fato mogno é a melhor, mas seu corte está proibido. Vc pode usar o cedro-rosa pois o timbre é parecido.
Abç

Martin Mastelaro
Veterano
# out/04
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cedro rosa é o mesmo q rosewood? É melhor q agathis? É melhor q Alder?

Tomcat
Veterano
# out/04
· votar


Mauricio Luiz Bertola

"Braço de mogno com escala de marfim! Isto não existe Tomcat"

Pq? Nao poderia ser um baixo interiço de mógno(em uma peça só), com a escala em marfin colada no braço nao??

Tomcat
Veterano
# out/04
· votar


Martin Mastelaro

Rosewood é Jacarandá.

Mauricio Luiz Bertola
Existe baixo com o corpo em Jacarandá??

Tomcat
Veterano
# out/04
· votar


CARALHO!!! Esse "too many conections" ja ta irritando!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/04
· votar


Tomcat
Poder até pode, mas nunca foi feito.
Um baixo com corpo de jacarandá ía pesar uma tonelada! Além de ser antiecológico.
Abç

joaozitorossi
Veterano
# out/04
· votar


Mauricio Luiz Bertola
cedro rosa tem o timbre parecido com mogno? a idéia de timbre q eu tinha de cedro-rosa era de um som aberto, lembrando o alder...o que falam muito que lembra mogno é o tal do vinhático, mas nunca ouvi nenhum baixo com essa madeira..

Martin Mastelaro
Veterano
# out/04
· votar


Alguem jah tocou com baixo ASW? Parece ter um custo beneficio exelente e eh feito em cedro rosa com escala em jacaranda mas eh estranho q falam q eh inviavel um instrumento inteiriço feito dessas madeiras por 1200 reais como ele. eh verdade?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/04
· votar


joaozitorossi
Graças à destruição das nossas florestas algumas madeiras agora são raríssimas: Vinhático, braúna, pau-brasil, etc.
De fato o som do cedro-rosa é mais "aberto" que o do mogno, mas é mais "encorpado" que o do alder.
Abç

Martin Mastelaro
Veterano
# out/04
· votar


Mauricio Luiz Bertola
MAs e quanto ao ASW por q to nunca toquei no instrumento e num sei se compro.

bass_player
Veterano
# out/04
· votar


Mógno é uma madeira nobre e uma das melhores... não tem essa de A MELHOR. Tem muitas madeiras exelentes como mogno, ash, maple, ipe e muitas outras...

Mauricio Luiz Bertola
Essa tal de vinhático é boa mesmo? ou média?

Tomcat
Rosewood é inferior ao Jacarandá brasileiro... digamos que o rosewood seja tipo um jacarandá indiano.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/04
· votar


bass_player
É uma madeira nobre.
Rosewood é um nome genérico que os ingleses e norteamericanos deram para madeiras aparentadas. Assim eles chamam indidtintamente de rosewood o nosso jacarandá, o da América Central, o Indonésio e o indiano. Quando querem ser mais específicos eles falam "brazilian rosewood".
Abç

erasmolousada
Veterano
# out/04
· votar


Mauricio Luiz Bertola
e a andiroba?
eu lí que tinha uma semelhança com o mogno, usei em uns instrumentos que fiz e gostei muito!
o que você acha?
abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/04
· votar


erasmolousada
Pô Erasmo, nunca usei esta madeira, mas já usei o louro canela!
A propósito, me envia um e-mail que estou precisando fazer uma "consulta" com vc, ok!
Abç

ThiaghoFender
Veterano
# out/04
· votar


cerejeira é bom pro corpo e imbuia pro brao

baz
Veterano
# out/04
· votar


e as "fórmulas secretas" de compostos químicos (não sei ao certo) que os fabricantes não revelam ? Qual o diferencial que isso pode dar ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/04
· votar


ThiaghoFender Cerejeira é excelente para o corpo, é densa e pesada, dando um timbre claro e sustentado, quanto a imbuia no braço, eu nunca usei, mas o Erasmo Losada, grande luthier de Fortaleza, já
baz
Nenhum, na maioria das vezes isto é lenda ou "marketing"Martin Mastelaro Nunca toquei em um instrumento desta marca, mas me pareceu de ótima qualidade.

erasmolousada
Veterano
# out/04
· votar


Mauricio Luiz Bertola
eu não usei no braço não cara foi no corpo e umas fatias.
a imbuia é uma madeira muito linda, porém ela não tem resistência suficiente para aguentar a preção do braço.
eu te falei andiroba eu acho!
essa é muito legal tanto para corpo como prá braço.
baz
nada se compara ao timbre das madeiras, aquele lutite, tem quem goste e eu respeito suas opiniões mas eu acho fraco e sem aquele timbre brilhante.
geralmente essas fórmulas secretas estão acompanhadas de poderosos circuitos e aí qualquer coisa vai ficar legal.

erasmolousada
Veterano
# out/04
· votar


ThiaghoFender
sim a imbuia é muito legal e bonita para ser usada no corpo!
tem um som bastante encorpado e definido. mas no braço não aguenta.

Alain Caron
Veterano
# nov/04
· votar


erasmo e maurício

Tb concordo que a imbuia não é boa para fazer braços, mas vc viram o cast que está na Cover Baixo deste mês? Corpo e braço de imbuia. O que vcs acham?
Na minha opinião, além da imbuia não ser legal no braço, um corpo inteiro de imbuia dá um som velado demais. Vcs concordam? Eu equilibraria um corpo de freijó ou cedro com um tampo de imbuia, mas não maciço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/04
· votar


Alain Caron
Esta é uma questão à pesquisar, mas acho que o problema de som "velado" é da concepção do instrumento. Creio que um braço de marfim (todo ele) equilibraría melhor.
Abç

erasmolousada
Veterano
# nov/04
· votar


Alain Caron
na revista parece show, mas lá não sai som.
claro que não estou menospresando o instrumento, mas não devo falar pelo que ví na revista.
eu não usaria, ou até testaria. sei lá.
e o timbre vai depender de como o cara quer.
já vi um baixo com o corpo todo em imbuia que tinha um som espetacular.
vai depender de todo um contexto, traste, capotraste, captação em fim...
valeu

Alain Caron
Veterano
# nov/04
· votar


Eu testaria tb, mas não sugeriria. Pra mim, a imbuia é excelente com top. Já até usei em escala e o resultado foi interessante.

Esse bass com corpo de mogno e top de imbuia ia ficar 10.

erasmolousada
Veterano
# nov/04
· votar


Alain Caron
já fui usar imbuia na escala e retirei por não ser resistente
suficiente para a função
exatamenta no baixo do Giffoni

Mr Moses
Veterano
# nov/04
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Que tal um neck-through-body, com corpo em Maple e braço com maple walnut/rosewood?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/04
· votar


Mr Moses
Muito bom, essas são as madeiras usadas no Rickenbacker.
Abç

Mr Moses
Veterano
# nov/04
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Q maravilha!! Fico feliz em saber disso!! :)

Comprei um ESP C304, com essas características... só falta ele chegar!

http://www.guitar.com.au/guitars/bass/esp/c-304.htm

(Só q é o azul translúcido)

Abraços.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Melhor madeira existente