Madeira - Qual é a Melhor?

Autor Mensagem
BassMX
Veterano
# jul/07


Eu sei que a Pior Madeira que existe eh o Plywood (compensado), mas eu queria saber quem eh melhor "Ash" ou "Basswood"???

MaTuX
Veterano
# jul/07
· votar


Se alguem puder postar algumas caracteristicas das madeiras, tipo:
Madeira X é mais leve, melhor para medios, etc
Madeiura Y é mais pesada, Melhor Sustain e mais Graves, etc

vlw

Rafael do Baixo
Veterano
# jul/07
· votar


BassMX

Não existe isso de pior ou melhor madeira.

Cada madeira tem uma característica e timbres diferentes.

MaTuX
Veterano
# jul/07
· votar


Rafael do Baixo
foi isso que eu pedi para postar

eltonbass
Veterano
# jul/07
· votar


foi isso que eu pedi para postar
mas eu queria saber quem eh melhor "Ash" ou "Basswood"???


Não existe isso de pior ou melhor madeira.

Cada madeira tem uma característica e timbres diferentes.

(2)

tem bastante coisa sobre madeira aqui!

kiki
Moderador
# jul/07
· votar


MaTuX
dá uma busca no forum de guitarra que lá tem isso de monte. e é a mesma coisa pro baixo.
ve tambem o topico de luthieria do seiji e bertola.

leonardodrummond
Veterano
# jul/07
· votar


Aproveitando que o tópico é sobre madeiras, queria tirar uma dúvida..
Olhem essas fotos: http://www.nordstrandguitars.com/assets/images/gallery/NAMM04/namm8.jp g
http://www.nordstrandguitars.com/assets/images/gallery/Don%20Bernhart/ dbfinal3.jpg
O que é isso com as madeiras? Tem essa mudança brusca de tom, como se fosse outra madeira... Mas não pode ser outra madeira, pode?
Enfim, se alguém puder matar essa curiosidade eu agradeço! heheh
Abraços!

conehc
Veterano
# jul/07
· votar


leonardodrummond
vale chute?

é a mesma madeira,,, se nao me engano essa parte de coloração diferente é a casca da árvore que fica bem presa no resto do tronco,,,

um exemplo é esse: http://www.custommade.com/gallery/custom-MD/bubinga-dining-table.jpg
parece que pegaram uma arvore cortaram uma prancha com casca e tudo...

leonardodrummond
Veterano
# jul/07
· votar


Hmmm é capaz mesmo cara! Bom, sendo ou não sendo, é muito bonito né heheh
Mas enfim, acho que é provável que seja isso sim!
Abraço!

buddy guy
Veterano
# jul/07 · Editado por: buddy guy
· votar


BassMX
O ash e o alder,é mais usado em Guitarras fender modelos strato.Já o basswood é muito usado nas guitarras Ibanez por exemplo.O lance da melhor ou pior acho que não existe.O que existe é tímbre.Lógico que tocar em instrumento de compensado não rola.O ash e o alder são madeiras mais caras e usadas em guitarras mais caras ,como já citei outrora modelos fender strato.O basswood são madeiras mais baratas e mais fáceis de encontrar,o que não significa que não é bom.Como também já citei o caso da Ibanez.Só para citar um caso bem peculiar ,que é o lance de madeira.A Gibson utiliza o mógno na construição de suas guitarras,porém é uma madeira rára e caríssima.E de corte proibido por lei no Brasil,em função da extinção da referida madeira.Porém guitarras de mógno possuem um trimbre muito característico(aveludado),que é o caso das Gibson.Já em termos de timbre o ash e o alder possuem um trimbre mais agúdo e estalado que é o caso das guitarras modelo strato.Com isso espero ter ajudado.Forte abraço a todos

MaTuX
Veterano
# jul/07
· votar


buddy guy
e o Aghatis sabe alguma sobre essa madeira???

eltonbass
Veterano
# jul/07 · Editado por: eltonbass
· votar


MaTuX
cara, tem na busca!
experimente usa-la.
criei um topico onde se encontra informações sobre o agathis, tem muita coisa sobre madeiras no forum....

zegotinha
Veterano
# jul/07
· votar


então..
então é um conhecimento bem aprofundado esse meu mas eu sei que tem um lance das madeiras dos Ww [Ovangkol] que dá a thumb aquele som todo dele..
ja ouvi diz\er tbm que a "lenda do Warwick" tem relação com a madeira europeia empena qdo chega nos trópicos aqui.

leonardodrummond
o que é eu não sei.. mas esses baixos são lindos...

rfasioli
Veterano
# jul/07
· votar


zegotinha
ja ouvi diz\er tbm que a "lenda do Warwick" tem relação com a madeira europeia empena qdo chega nos trópicos aqui.
Acho que é lenda... rsrsrs...
Tenho um Warwick de 5 cordas já fazem 6 anos, o braço é Ovangkol, o corpo flamed maple, até hoje não empenou nem deu torsão e olha que eu deixo ele sempre afinado em E...

rfasioli
Veterano
# jul/07
· votar


leonardodrummond
acho que o conehc tá certo, passa em uma madeireira que você vai ver bastante madeira dando esse efeito...

leonardodrummond
Veterano
# jul/07
· votar


zegotinha
Com certeza, estão entre os mais bonitos que eu já vi!

rfasioli
É, pareceu bem lógico mesmo! É um efeito muito bonito, gostei bastante.

BassMX
Veterano
# jul/07
· votar


Alguem sabe o que MDF??

Rafael do Baixo
Veterano
# jul/07
· votar


BassMX

Aqui:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/167200/

Da próxima vez use a busca,q vc vai encontrar.

conehc
Veterano
# jul/07
· votar


rfasioli
leonardodrummond
essa no caso é bubinga... outro dia fiquei algumas horas babando no catalogo custon shop da warwick e vi alguns baixos assim lá....

Leofunkbass
Veterano
# jul/07
· votar


Não sei da onde o pessoal tirou essa de que as madeiras dos Warwick´s são européias, só porque a fábrica é na Alemanha não tem nada a ver.... Bubinga, Ovangkol, Wenge, Ébano, Afzléia,Zebrano são todas nativas da África, lugar onde é muito quente durante o dia e de mdarugada é frio, então são madeiras que agunteam muito bem nosso clima aqui. Também são usadas: Ash, Maple, Alder que são típicas dos Estados Unidos e Canadá ; Jacarandá, Mogno,Pau ferro,Cedro e várias outras são nativas do Brasil.
BassMX
MDF: É uma chapa feita num processo monstruoso que transforma Pinus ou Eucalipto em um pó que é refinado, depois compactado, posteriormente recebe um papel que é colado na sua superfície,imitando madeira .

Lex Vox
Veterano
# jul/07
· votar


Alguém me esclareça por favor.
Baixo com cedro no corpo e marfim na escala, fica bom?

Gui
Veterano
# jul/07
· votar


Lex Vox
depende de muitos fatores...mas normalmente sim!!

Leofunkbass
Veterano
# jul/07
· votar


Tem que ficar esperto com marfim! Já tive um baixo com braço em marfim e era uma bela bosta! Tinha que ajustar o tensor a cada duas semanas, a madeira parecia estar ainda verde, eu sinceramente não recomendo! Acho que um maple de primeira qualidade bem seco, guardado a uns 5 anos ou mais ou Wenge também bem seca vão ser as melhores opções para braços.As escalas podem variar: do Ipê ao Ébano.

conehc
Veterano
# jul/07
· votar


Leofunkbass
é, mas mandar algum lughier do brasil fazer um braço com maple ou wenge vai ficar uma nota,, essas madeiras sao baratas nos lugares onde elas nascem, mas aqui metem a faca na galera...

Rafael do Baixo
Veterano
# jul/07
· votar


Tenho um baixo de 6 cordas com o braço em marfim e a escala em pau-ferro,e ele tá aguentando variações pesadas de temperatura a mais de 6 meses e ele ainda não desregulou nem um pouquinho.

Uma boa peça de marfim bem cortada e seca,dá um pau em muitas peças de maple q vemos por aí.

Lex Vox
Veterano
# jul/07
· votar


Concordo com o Rafael. Tenho um Gianinni RK com braço em marfim que é um show. Esse luthier é um cara fera. Toquei um jazz bass 5 cordas que ele fez, braço de marfim, e era simplesmente fodástico!!!

zegotinha
Veterano
# jul/07
· votar


Leofunkbass
que seja europeia ou africana cara.. a questão que eu queria dizer é a da adaptação mesmo...

Thiago Vianna
Veterano
# jul/07
· votar


zegotinha
Até onde sei, o problema dos Warwick era o tensor que era muito fino, não conseguia contrabalancear os esforços no braço de forma eficiente. Quem me falou isso foi o Erasmo Lousada, grande luthier de Fortaleza. Não tem relação com as madeiras, até porque Wenge, Ovangkol e Bubinga são madeiras africanas, se adaptam bem ao nosso clima.

Quanto ao marfim, ele só tem tendência para empenar se a madeira estiver verde. Se estiver seca, é melhor que muitas peças de maple usadas nestes instrumentos asiáticos.

Abç.

Leofunkbass
Veterano
# jul/07
· votar


Então no baixo que eu tinha o fdp do luthier usou marfim verde ainda, dava pra ver na cavidade do tensor a coloração esverdeada.

elvisinbrain
Veterano
# jul/07
· votar


a melhor solução para um assunto tão controversoé comprar um daqueles baixos sem headstock e sem corpo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Madeira - Qual é a Melhor?