Duvida sobre potenciometros

    Autor Mensagem
    Hamilton Berretta
    Veterano
    # ago/04


    Os botoes de volume/tom do meu baixo tao funcionando como se fossem liga-desliga, ou seja, eles nao tao mudando de forma suave o volume... nao consigo por um captador um pouco mais baixo que o outro, ou mudar um pouco o tom... ou o volume fica no maximo ou no minimo, e com o tom acontece a mesma coisa... Eu sei que isso tem a ver com o tipo de potenciometro... qual seria o mais adequado pra que o som mude de forma suave?

    obs: meus potenciometros são de 250k, e meu baixo é um jazz bass

    NESCAU
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    na verdade os teus potenciomentros estao sujos...

    bota um pouco de isopropanol neles q talvez resolva, senao... só trocando.

    Toni_Gospel
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Vale a dica do NESCAU. Acrescentando: Existe um spray específico para limpar contatos eletrônicos, mas na emergência você pode usar o tradicional WD40 ou equivalente (bem pouquinho, pois esse tipo de óleo não faz muito bem aos contatos, mas limpa!)
    Por outro lado, se os potenciômetros foram trocados alguma vez, você deve checar se o tipo colocado foi LOGARITMICO e não LINEAR, pois esse último tipo não serve para controle de volumes. No potenciômetro vem escrito o valor, que deve estar em torno dos 500K e o tipo LIN ou LOG.

    Alain Caron
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    hamilton

    Acho que não deveria utilizar óleo (tipo o Wd40 que o Toni falou) nos potenciômetros. O ideal é o próprio álcool isopropílico. O óleo, apesar de evitar a ferrugem, acumula muita poeira e pode estragar o pot de vez num futuro próximo. O isopropílico tem muito pouco de água, o que não deixa enferrujar e evapora bem rápido. Com certeza o pot tem que ser logarítimo, igual foi dito, mas não 500k e sim 250k, que é o ideal para captadores single (como o Jazz). A marcação de também pode vir com 250kA

    Pedro Wood
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Hamilton Berretta, eu creio que seus potenciômetros precisarão ser trocados caso o ;alcool isopropílico não resolva, e sem querer ser pessimista eu acho que é o melhor a fazer pois não creio em sujeira para o sintoma que ele apresenta. Como bem disse o Alain Caron não use o WD40 pois ele estraga os potenciômetros pela corrosão. Eu já caí nesse erro alguns anos atrás numa mesa Mackie quando tinha um estúdio de ensaio. Se for trocar lembre-se de trocar pelos originais, 250KA, e leve num luthier que entenda disso.

    Toni_Gospel
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Alain Caron
    Pedro Wood
    Hamilton Berretta

    Acho que me expressei mal! O WD40 não deve ser usado como um limpa contatos mesmo! Ele é corrosivo e indicado para soltar peças enferrujadas, mas no caso de uma emergência (que a pessoa necessite usar o equipamento imediatamente) ele funciona. Além do que potenciômetros quando começam a falhar não irão durar muito tempo mesmo!!

    Obs.: Eu utilizo o LC-150 tipo 4 para esse fim.

    Toni_Gospel
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Alain Caron
    Pedro Wood

    O isopropílico funciona bem nesse caso? Eu trabalho com ele, mas com outras finalidades. O chato é colocar no potenciômetro dependendo da sua localização no circuito! O limpa contatos vem com aquela vareta fina que facilita muito a aplicação.

    Pedro Wood
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Toni_Gospel, em minha modesta opinião o que funciona bem nesse caso é um potenciômetro novo de boa qualidade e mais nada. Quando um potenciômetro fica ruim ele não tem conserto e deve ser trocado. É um gasto muito pequeno para justrificar a aporrinhação.

    Ibanez_Player
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    aproveitando que o post é sobre potenciometros... voces poderiam me dizer o telefone de uma loja ai em sao paulo que venda o potenciometro duplo e que manda pra outros estados?

    Nando Bass
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    pegandu uma carona, o pot. de balanço do meu Tagima B-5 ta falhando, as vezes tem q dar uma catucadinha nele para o som ficar normal, oq pod ser isso, eu ja abri eu nao tem fio solto, so pod ser no interior dle né, e tipo, para balanço, alguem pod me falar d um bom pot, tipo dakeles q daum uma travadinha no meio?
    valewwww galera...

    Lucas Gatto
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    eu sei q nao tem nada a ve mais... meu bass tem um cap tp precision e outro tb jazz(eh um bx-12) o som do jazz eh meio chiado, isso eh normal? qndo eu deixo soh ele e o tom fica mto estranho, chiado, qndo eh soh o precision fica limpo o som... ???

    faithfull
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Por favor pegando o bonde no seu topico.

    Mandei meu baixo pra uma geral no Luthier, normalmente nessa geral eles limpam o potenciometro?

    joaozitorossi
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Lucas Gatto
    eh assim msmo...a naum ser q o chiado seja absurdo...

    Willian Ferreira
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Olá, tenho um baixo com o potenciometro do capitador do braço sujo, e queria saber onde encontro esse tal alcool isopropílico? valeu! d:-)

    Nando Bass
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    LC nao é WD... nao use alcool, coloca LC q serve para limpar contatos... eu usava no trabalho nos paines d força e em casa quando dava uma geral no pc...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre potenciometros