Potenciometros, duvidas sobre as impedancias utilizadas!

    Autor Mensagem
    Claudio Zotelli
    Veterano
    # fev/06


    Jah vi vários tópicos sobre pots mas ainda tenho duvidas!
    Vi numa das respostas que 250k é utilizado em caps single, 500k é utilizado em caps humbucking (não lembro mais como escreve isso).
    Vi tbm o Bertola comentar que usam bastante 500k no tone para não ter perda dos sinais agudos.. e quando se usa 500k em todos?

    + uma pergunta:
    O que quer dizer potenciometro "No load" e ou "Tone control" quais as diferênças?

    Baixista_de_Deus
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Boa pergunta!! Tb tava pensando nisso... será que dá pra usar todos de 500k com caps single? Pq depois vou trocar por vou trocar por dois EMG 40HZ que é dual coil, aí já economizava uma graninha. E aproveitando o tópico, os pots que se usa são lineares ou logarítmicos??

    Abraços!

    Bico
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: Bico
    · votar


    Pois é! Tb quero saber...
    Pelo oq eu sei, quanto mais "Ks", mais sensível o potenciômetro é... É isso mesmo?

    Tipo... Com um potenciômetro de 500k, é mais fácil de se conseguir regulagens intermediárias, com um de 250k, é mais difícil. Tipo... Um pouquinho q vc mexe nele, não muda muita coisa, aí vc vai girando e de repente ele já tá no máximo. Eu tô falando bobagem ou é isso mesmo? Pq se for, os de 500 realmente são melhores na minha opnião.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Claudio Zotelli
    Cara, até pode usar pots de 500K em single, o resultado será maior resposta de agudos (isso é até recomendável se vc tem um capt vagabundo).
    A questão da regulagem nada tem à ver com a medida do pot, mas de seu tipo. Eu prefiro usar linear para o volume e logarítmico para o tone.
    Abç

    daltones
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Potenciometro linear - segue do ponto inicial até o final em uma linha reta. Potenciometro logaritmico - do ponto inicial até o final, ele faz o desenho de uma parábola. A característica do log é ter um controle que nao oscile mto no meio da regulagem (qdo gira o pot). vc tem uma grande variação no começo e no fim. O linear tem uma variação mais homogênea, mais igual.

    daltones
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Indo de encontro com a afirmação do sr. bertola, o valor do pot interfere, e muito, na regulagem e precisão que vc deseja. Um pot de valor alto (ex: 1M) vc vai ter uma regulagem mto incomum. o som vai vir do nda repentinamente no final do pot. É praticamente regra (no caso de circuito passivo). Qto menor o valor do pot, melhor regulagem vc consegue... do ponto de vista de ter uma regulagem de todas as frequencias em todas as posições do pot (linearmente).

    daltones
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    se vc nao quer perder agudos, use um capacitor ceramico ( eu prefiro ceramico) no volume. liga uma perna no centro do pot e a outra no fio que vem do circuito (dá chavinha, geralmente). nao deu pra simplificar mais do q isso. o valor de 500k sem o capacitor nao adianta em nda.

    Claudio Zotelli
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: Claudio Zotelli
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Cara, até pode usar pots de 500K em single, o resultado será maior resposta de agudos (isso é até recomendável se vc tem um capt vagabundo).
    A questão da regulagem nada tem à ver com a medida do pot, mas de seu tipo. Eu prefiro usar linear para o volume e logarítmico para o tone.
    Abç


    É que meu Precision com caps Shadow realmente ficou muito sensivel (huhuhu) e acredito(acho) que os caps talvez sejam mais recomendável usar os de 250k pois os antigos tinham até um agudo ótimo, mas com esse dah até pra fazer umas linhas de guita do jeito que tah e sem dizer que apareceu ruidos !

    Ps: ruido é normal mas com a blindagem que esta com os caps antigos não tinha ruido..e agora esta apresentando e com agudos saturados!?

    O que vc acha (sabe) Bertola?

    Claudio Zotelli
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: Claudio Zotelli
    · votar


    E qual a diferença entre esses 2 pots :

    NO LOAD

    tone contro

    daltones
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    o nome do pot é "no load tone control". o pot tem 3 perninhas. a perninha 1 e a perninha 3 fazem a resistencia do valor do pot (ex: 250k) nos pots normais. esse pot no load tone control elimina essa resistencia entre q perninha 1 e 3, deixando de fazer essa ponte entre o hot e o terra. na pratica, nao muda nda. esse tipo de pot é mais pra efeito psicologico do q realmente prático. lembrando.. ele elimina a resisitencia entre a perninha 1 e 3 qdo ele estiver aberto no máximo.

    Claudio Zotelli
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: Claudio Zotelli
    · votar


    daltones
    nome do pot é "no load tone control". o pot tem 3 perninhas. a perninha 1 e a perninha 3 fazem a resistencia do valor do pot (ex: 250k) nos pots normais. esse pot no load tone control elimina essa resistencia entre q perninha 1 e 3, deixando de fazer essa ponte entre o hot e o terra. na pratica, nao muda nda. esse tipo de pot é mais pra efeito psicologico do q realmente prático. lembrando.. ele elimina a resisitencia entre a perninha 1 e 3 qdo ele estiver aberto no máximo.

    Ainda não entendi!
    Os pots normal tem 3 perninhas ok, uma delas faz terra as outras duas é ligação (as vezes) se esses pots da Fender tem diferença apenas psicologico pq o dobro de difença de preço!?
    O kara da Made in Brazil precisa de um psicologo?..rs

    FBassist
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    daltones

    Trimpot?

    daltones
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    trimpot é o potenciometro que vai soldado nas placas. potenciometro é o q agente usa nas guitarras... o trimpot nao tem o eixo de regulagem. o potenciometro tem.
    eu falo do efeito psicologico pq ja tive clientes q compraram esse no load tone control e realmente nao dá nenhuma diferença e que ficaram mto decepcionados. o que acontece eh q esses pots tem uma resistencia mto grande ao tempo. foram feitos pra durar anos e anos... os pots tem uma vida util... coisa de 10 mil voltas, depende, claro.... esse dai da fender tem uma vida util mto maior... mas mto maior mesmo.

    daltones
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    o efeito psicologico q eu me refiro é referente a vc saber q tá comprando um pot fender e acredita q ele vai dar uma puta diferença no som... mas na pratica nao acontece diferença nenhuma. pro cara q pagou 25 reais num pot (um absurdo!) o baixo dele, pra ele... vai ser outra coisa... e nao há quem o convença do contrário.
    vc tem um baixo golden.. e compra o pot de volume fender... pra ele o gonden dele vai virar um jazz bass americano com numero serial e tdo mais. geralmente isso acontece com a mulecada.

    marcioazzarini
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    daltones

    Dá até pra imaginar a cena: o carinha na rodinha de amigos: -"Pô caras... Coloquei um pot da Fender no meu Tonante!! Vcs precisam ver... Ficou ducaral**"


    hahahahaha

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Claudio Zotelli
    Troque os pots por 250K, se o ruído continuar é caso de aterramento

    daltones
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    vcs nao acreditam o q a mulekada fala.. tem uma meia duzia na minha igreja... rapaz... dá pra rir uma semana de cada besteira q falam. até palheta fender deixa uma guitarra tonante com som de fender... e se colocar 2 juntas,,, dá um overdrive..... srsrsrsr é cada uma q parecem duas.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    daltones
    Pois é, acho que o pessoal "viaja" mesmo, além do mais "tiram da caixola" as idéias mais estapafúrdias só pelo "ouví dizer" ou pelo "achismo", e algumas dessas "pérolas" são engraçadíssimas mesmo.
    Abç

    daltones
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    é bertola... estas coisas acontecem com mais frequencia do q imaginamos. abç.

    Flávio Lira
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: Flávio Lira
    · votar


    Salve, pessoal.

    Só pra corrigir alguns comentários:

    Os potenciômetros lineares e logarítmicos têm o efeito inverso ao que o nome diz.
    O logaritmico tem uma curva mais gradual de abertura, isso devido à nossa audição, que é logarítmica.
    É o linear que no último 10% da volta parece que abre 90% do volume total.

    E o potenciômetro de tone, até onde sei, não dá agudo nenhum, ele é apenas um filtro de passa baixa, que vai cortando as frequências agudas fechando o som. Ele apenas corta os agudos que já originalmente vêm do instrumento.

    daltones
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    descordo flavio lira. no multimetro vc pode conferir a linearidade do pot linear e a curva logaritmica do pot log. Lembrando pessoal, potenciometros com a LETRA B é linear e ponteciometros com a LETRA A é logaritmo. um abraço.

    FBassist
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    250k

    Alex Navarro
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Claudio Zotelli e todo Pessoal

    O esquema é V=RxI... é o começo de tudo.

    Eu recomendo para todos a compra de um livréco básico de eletrônica que abrirá a cabeça da maioria de vcs e porá por fim tópicos como estes.

    Não será por aqui que aqueles que não entendem entenderão.
    É muito simples, mas peguem do começo.
    Há um livro importado muito bom (eletronica para guitarras e baixos) que vc pode encontrar na internet e custa coisa de US$25,00 Guitar Eletronics for Musicians de Donald Brosnac. Tem muita coisa legal e vale muito a pena.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Potenciometros, duvidas sobre as impedancias utilizadas!