Potenciômetros

    Autor Mensagem
    Homaley
    Veterano
    # mar/04


    Pessoal, meu bass deu pau no sistema elétrico. Como não tive como ir até a cidade mais próxima; que é onde tem luthier; tive que me virar; junto com um cara que tem aqui que mexe nos instrumentos de todo mundo.
    Comprei os potenciômetros para trocá-los; mas não deu certo. Esta é a minha dúvida. Os potenciômetros são específicos? Ou seja, na hora de comprar eu tenho que pedir um pra agudo, outro pra grave e outro pra volume?

    DC Master
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Homaley
    Kra, todo potenciômetro tem um valor nominal de resistência, para substituir, vc deve verificar o valor do potenciômetro e o tipo do mesmo. O valor em geral está especificado na carcaça do potenciômetro, na dúvida, captadores singles(uma bobina) usam valores de 250K ohms e captadores humbuckers(2 bobinas) valor de 500K ohms, captadores ativos como da marca EMG usam valores de 25K ohms, Seymour Duncan ativos 100K ohms e algumas Telecasters vintages usam o valor de 1M ohms.
    Valores incorretos para os potenciômetros poderão afetar o timbre e ganho dos captadores provocando desequilíbrio entre eles.
    Não esqueça de verificar o(s) capacitor(es) pq eles tb são importantes para a regulagem dos graves e agudos...

    bass_player
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Homaley
    eu tava vendo umas cover baixo, e vi que um homaley mando um email.. era vc???

    Homaley
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    DC Master

    Valeu cara; mas antes de comprar eu dei uma olhada e todos os 4 (volume, grave, agudo e seletor de caps) são de 100 k.


    bass_player
    Fui eu mesmo cara. Publicaram meu e-mail na edião do Felipe Andreoli e do Luis Mariutti

    DC Master
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Homaley
    Exatamente qual é o problema??? O que levou vcs a inferirem que poderiam ser os potenciômetros???

    Homaley
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    DC Master

    Muita chiadeira. Primeiro eu abri a parte de trás e com uma seringa injetei álcool isopropílico; como manda o figurino. Em um primeiro momento ok, mas depois..... Repeti este procedimento em três oportunidades mas não resolveu. Por último eu não estava podendo nem encostar nos knobs, que ou cortava o som ou mudava o timbre. Os mesmos estavam "bobos" e chegou ao ponto de quando eu aumentava um pouco mais o volume; à medida que eu ia tocando o som ia sumindo e/ou o timbre mudando e/ou a chiadeira comendo solta. Bom, eu julguei ser os potenciômetros. Você acha que pode ser outra coisa??

    DC Master
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Homaley
    Pelo q vc falou, realmente um de seus problemas era ocasionado pelos potenciômetros...
    O q vc considera não deu certo? Vcs ressoldaram o(s) capacitor(es) corretamente? Já revisaram as conexões internas, aterramento, etc... O circuito está corretamente aterrado na ponte?

    Homaley
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    DC Master

    O q vc considera não deu certo?

    Os problemas continuam os mesmos

    Vcs ressoldaram o(s) capacitor(es) corretamente?

    Fizemos tudo como estava antes; inclusive trocamos um por vez para evitar confusão, na hora de soldas os fios nos potenciômetros.


    O circuito está corretamente aterrado na ponte?

    Como se olha isto?

    IronMaiden
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    o fio que fica geralmente soldado à carcaça dos potênciometros tem que estar soldado à ponte...

    o q está acontecendo agora ? qual problema vc teve após a troca dos potenc ?

    DC Master
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    IronMaiden
    Pelo q eu entendi da resposta dele o som continua cortando... Eu perguntei qto ao aterramento por causa do chiado que ele reportou... É um pouco difícil fechar um "diagnóstico" a distância...

    Homaley
    Eu não me recordo mais... Seu baixo tem circuito ativo, captação ativa ou é um baixo passivo?

    Homaley
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    DC Master

    O baixo em questão é um Dean Edge 5 (5 cordas) ATIVO

    Alain Caron
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Aproveitando o post:

    Galera de SP, algum de vcs já encontrou potenciômetros 500kA e 250kA na santa ifigênia ?

    Preciso de algunas mas em Curitiba não existe. Algumas lojas de música tem, mas custam mas de R$5.

    DC Master
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Homaley
    Eu não esqueci... Estou pesquisando o esquema técnico do booster do seu baixo... Alguém aí no forum se habilita?

    Homaley
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    DC Master

    Valeu, cara. O pior é que eu ainda estou com o problema. É foda, a gente só da valor quando faz falta. Quando não tinha ampli eu estudava numa boa sem som; estes últimos dias continuo estudando todos os dias, porém sem som e tô achando uma bosta. " A gente só sente falta da roupa, quando tá pelado"

    DC Master
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Homaley
    O Kra aí que mexe nos instrumentos tem pelo menos um injetor de sinais para testar se o booster está funcionando bem?
    Ele consegue fazer um diagrama esquemático do booster do seu baixo?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Potenciômetros