Dúvida Cruel com potenciometros

    Autor Mensagem
    Krist Novoselic
    Veterano
    # jan/09


    O lance é o seguinte, todos sabem que esse assunto sobre valores de potenciometros é algo nada claro, cada pessoa tem uma opinião. Então, vou montar um bass com 2 captadores music man que encomendei com a cabrera e um circuito tonechaser 3 bandas. Junto com o tonechaser veio 3 potenciometros de B 500k pra equalização. To muito confuso sobre qual o verdadeiro valor que eu deveria usar nos potenciometros pra essa captação que eu falei.

    Olhei os diagramas da seymour duncan e eles indicam potenciometros de 100 k pra equalização e um de 10 k no volume pro music man, achei muito estranho, mas tem uma diferença o caso que eles mostram tem apenas 1 captador, music man padrao.

    Ja no diagrama do music man passivo eles mostram todos os potenciometros de 250 k. Mas a galera sempre diz pra por 500k em captadores duplos. E ae oq eu resolvo??? heheh

    rodsom
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    pode usar 500k em tudo q da certo. vale tanto pra controle de balance tanto pra volume individual.

    Henrique S.
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    bom, se veio os pots de 500k junto com o circuito, provavelmente é porque esse valor é o mais apropriado..

    Krist Novoselic
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Pra vcs terem ideia de como isso varia eu tinha um Rockbass passivo que os potenciometros eram de 50k. Cada um defende uma opinião, isso me deixa maluco querendo saber quem ta certo.. heahh

    Krist Novoselic
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Acabei de ler uns topicos no orkut. Um cara dizia que no volume quanto maior o potenciometro mais puro e brilhoso sai o som, e no tone quanto maior, menos som ele rouba, ou seja nos dois casos isso significa que passa mais brilho. Então isso poderia explicar o tonechaser vir com 500 k pra equalização, a ideia deve ser que tenha um som bem limpo sem nenhum traço de som fechado e abafado. Acho que vou por o volume algo intermediario, 330 k, ja vi que pelo menos as guitarras da gibson usam algo assim no volume 300 ou 330, ja os baixos eu não sei.

    luizmusicman
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Nos captadores tipo "Fender Jazz Bass e/ou Precision" passivos prefiro usar 100 k log, por aumentar a sensibilidade. Principalmente quando os captadores tem sinal "fraco". Quando o sinal emitido pelo pickup é "forte", recomenda-se usar 250 k log. Explicando: quanto maior o número do "k", maior é a resistência, portanto, maior deve ser o giro no botão para obter o sinal máximo. Quem teve um baixo Stratosonic Jazz Bass da Giannini sabe do que estou falando. O potenciômetro original de volume desse baixo só começa a atuar a partir da marca de 8 para cima. Ou seja, do 1 a 7 praticamente o sinal mantém-se inalterado. Mas quando o pickup é super "poderoso" no sinal, então, deve-se usar p.ex., 500 k log, para que não ocorra corte de sinal final. Enfim, o princípio é por ai. Abraços!

    NESCAU
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Olhei os diagramas da seymour duncan e eles indicam potenciometros de 100 k pra equalização e um de 10 k no volume pro music man, achei muito estranho, mas tem uma diferença o caso que eles mostram tem apenas 1 captador, music man padrao.

    O ciruito DUNCAN exige estes valores nos pots para funcionar corretamente, e se vieram outros com o tonechaser, é sao diferentes.

    Ja no diagrama do music man passivo eles mostram todos os potenciometros de 250 k. Mas a galera sempre diz pra por 500k em captadores duplos. Isso ocorre pq em circuitos passivos o valor pode ser maior. Acontece tb com os EMG. Se usa captador ativo é 25k, se usa passivo é 250 ou 500, a sua escolha, o que muda é a sensibilidade do pot. O de 250 é mais gradativo, e o 500 é praticamente uma chave on/off....

    MaicolBrevia
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Puxando um gancho rapidinho nesse tópico!

    Alguem pode me dizer se pode ser feito ou não:

    Vou montar meu pedal MXR Dist. nesse fim de semana, estou com todos componentes, é só soldar, mas me falta os dois pots, ai depois de terminar de soldar os componentes tudo certinho, pretendo testa-lo.

    Ai me surge a duvida, tem como testar o pedal sem os pots?

    Tipo, fazendo um jumper provisorio onde deveria ser a entrada e saida do pot., creio eu que se isso pode ser feito, o level e drive estarão no maximo(obviamente, não vai ter nenhuma resistencia ali).

    Valeu galera!!! Abçs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida Cruel com potenciometros