captação ativa ou circuito ativo.

Autor Mensagem
Aracnídeo
Veterano
# jun/04


E ai galera...
Tô querendo dar uma envenenada no meu baixo passivão, mas queria uma força da galera, qual das duas opções represente mais pro baixo, o que o baixo ganha com cada um dele e qual compenssa mais.

Valeu.

CORVO
Veterano
# jun/04
· votar


Aracnídeo, depende do seu baixo e do que você pretende. Você não gosta do timbre dele? A princípio um pré vai realçar o timbre atual do seu baixo e te dar opções de ganho de frequência separadamente mas possivelmente também vai aumentar os ruídos. Já trocar os captadores por ativos pode mudar um pouco o som do baixo mas o resultado vai depender do modelo de captadores ativos que você escolher.

Aracnídeo
Veterano
# jun/04
· votar


CORVO

Não estou muito satisfeito com o timbre do meu baixo, mas pelo que entendi compença mais colocar um circuito ativo, creio que sai mais em conta tambem, certo? oq vc acha?

BTNS
Veterano
# jun/04
· votar


Aracnídeo
Como o corvo disse o pré vai realçar o timbre do seu baixo. Se vc já não curte o timbre dele, pode não ser uma boa opção.
Se vc gosta do baixo e não do timbre, tvz valha a pena trocar a captação. Mas vc tem que gostar muito do baixo para valer esse investimento pois com essa grana mais a grana do seu baixo pode ser que vc compre um baixo melhor, mesmo que usado.

Se vc em SP e quiser testar um pré simples, que não custa caro eu lhe digo para ir no Ladessa. Ele faz dois prés: um supostamente baseado no Alembic e outro supostamente num dos prés da Bartolini. O "Alembic" eu não testei. Ele tem os controles para trabalhar as frequências dando cut/boost e é o que ele coloca nos captadores dele. Ouço falar bem mas não testei pessoamente então não posso afirmar nada sobre a qualidade. Não sei o preço do pré separado mas um cara de Brasília colocou esse pré e um set de captadores do Ladessa por algo em torno de 600 reais (captadores + pré).

Agora, o tal pré baseado no Bartolini é mais simples, ele age de forma geral em todas as frequências, não possuindo controles de boost/cut, o que siginifica que se vc colocar esse pré vai ser aquele som só e pronto. Ele ligou esse pré no meu baixo para eu experimentar e achei muito interesante o som. Só não o comprei pq gosto muito do timbre do meu Spanich passivo e fiquei com receio de comprometer esse timbre. Se eu vier a instalá-lo vou pedir para colocar uma chave para que eu possa dar by pass no pré de modo a manter os dois timbres: passivo e ativo. Mas não estou certo disso pq, como disse, meu Spanich tem um som muito bom.

Agora, a parte legal da história: esse pré "tipo Bartolini" custa R$ 70,00.

Não conheço os prés da Bartolini e nunca toquei num Alembic então não posso dizer o quão próximo esses prés do Ladessa são dos originais. Só posso dizer que gostei do som desse pré simples dele e achei o preço muito bom.

Importante: se vc colocar um pré no seu baixo passivo ele aumentará os ruídos e vc vai precisar blindar a parte elétrica. O meu Spanich eu blindei no Ladessa mas mesmo assim adicionando o pré o nível de ruído (que ficou muito baixo com a blindagem) sobe um pouco.

Aracnídeo
Veterano
# jun/04
· votar


CORVO
BTNS
valeu pelas dicas galera, nunca fui de mexer no meu baixo, por isso que estou com essas dificuldades... inclusive eu achei que mudando o circuito do meu baixo, alteraria(mesmo que fosse pouco) o timbre dele, sei lá, me desse mais recursos, mais pelo que entendi na explicação de vcs tudo que já tem nele vai apenas aumentar, inclusive os ruidos.
Acho que a melhor coisa é apressar alguns captadores e testar no meu baixo.

CORVO, uma vez nós conversamos a respeito dos captadores do meu baixo, não sei se vc se lembra, eles são da Select mais usam a marca da EMG, inclusive tá escrito nele, o que vc acha, compença trocar a captação, esta que eu uso não é muito boa?

Valew pela força galera..

Aracnídeo
Veterano
# jun/04
· votar


CORVO
BTNS

Lembrando que o meu baixo é um Ibanez.

Valew

CORVO
Veterano
# jun/04
· votar


Aracnídeo, se eu fosse você não gastava essa grana pos como disse o BTNS o pré vai realçar o timbre do seu baixo. Se vc já não curte o timbre dele, pode não ser uma boa opção. Quanto a trocar a captação vai sair caro e o resultado final será meio loteria mas só para desencargo quais os captadores do seu baixo? P/J, humbuckers...

Dark Avenger
Veterano
# jun/04
· votar


Aracnídeo
Qual Ibanez?

Aracnídeo
Veterano
# jun/04
· votar


CORVO
Nós até conversamos a respeito dos meus captadores uma vez:
Eles são da select, vc me disse que eles usam a marca da EMG, inclusive esta até escrito no captador(EMG).

Dark Avenger
Meu Ibanez é um EXB 445, já ouviu falar? Qual é a sua opinião a respeito do meu Baixo?

Valew

BTNS
Veterano
# jun/04
· votar


Aracnídeo, Ok, Select, mas são PJ, JJ ou humbucker?

Aracnídeo
Veterano
# jun/04
· votar


BTNS

Pra te falar verdade eu não sei, ta meio apagado os nomes, da mal pra ler o que eu escrevi....

Toni_Gospel
Veterano
# ago/04
· votar


Caso alguém se interesse pelo diagrama do circuito ativo do Tobias, dê uma olhada em: http://www.musicyo.com/planet/graphics/tbyactvcrct.gif

Aí é só pedir a qualquer estudante de eletrônica pra montar o circuito!

GAMMOTH
Veterano
# ago/04
· votar


Se isso valer como alguma dica sobre captadores, posso falar bem da qualidade da marca Spanich pois tenho um passivo no braço da minha guitarra. Sem ruídos, timbre muito bom e balanceado, vale a pena conferir.

Quando ao seu contrabaixo, creio que seja um humbucker, certo? Seria bom você pensar em que tipo de som voce gostaria de chegar. Concordando totalmente com tudo que foi escrito aqui em cima sobre o pré realçar o timbre que vc não curte, e adicinando a minha opinião, posso dizer que pago um pau para a agressividade dos EMG e para o som encorpado dos Bartolini! Agora cabe a vc escolher a sonoridade!

BTNS
Veterano
# ago/04
· votar


GAMMOTH, interessante vc falar dos caps da Spanich. Eles antes eram tb uma luthieria e eu fiz um baixo com eles, com captação deles. No caso dos captadores de baixo eles eram bem ruins. Os mantive pois não tinha grana para já pegar o baixo com o hardware e eletrônica de primeira. Depois, troquei tudo e hoje ele tem um puta som.

Os captadores de guitarra daquela época eu não sei mas ouço alguns bons comentários sobre os atuais. Interessante seu comentário.

Pedro Wood
Veterano
# ago/04
· votar


Toni_Gospel, montar o circuito é fácil, difícil é conseguir esses componentes aqui no Brasil.

Toni_Gospel
Veterano
# ago/04
· votar


Pedro Wood

Que nada!! São todos componentes comuns encontrados em qualquer loja eletrônica. Talvez não se encontre o amplificador operacional utilizado no projeto (NJM 062D), mas o próprio vendedor poderá indicar um equivalente!

Pedro Wood
Veterano
# ago/04
· votar


Toni_Gospel, se você está dizendo... curioso foi que não faz muito tempo recebi um pedido de ajuda de um músico que precisava de um potenciômetro de 50K para um pré Bartolini com problemas e não pude ajudá-lo. Ele não conseguia encontrar em lugar nenhum um mísero potenciômetro. De 250K e de 500K a gente encontra fácil mas eles não servem para pré.

Toni_Gospel
Veterano
# ago/04
· votar


Pedro Wood
Aqui no centro do Rio de Janeiro (na rua República do Líbano) é muito fácil encontrar! No bairro de Cascadura também temos muitas lojas de componentes. Dizem que até mais completas que as do Centro.

E esses potenciômetros específicos não são encontrados nas lojas de instrumentos? Eu já reparei alguns componentes nessas lojas, só não reparei os valores.

Obs.: O pré do Tobias usa 100K para graves/agudos e 500K para volume.

Bass Rules
Veterano
# ago/04
· votar


Toni_Gospel
Cara! Muito legal o diagrama do CKT do Tobias. Será que fica legal em um cap Seymour Duncan Music Man p/ 5 cordas? Aliás, vc sabe onde encontrar o diagrama desse cap? O modelo é SMB5.

Toni_Gospel
Veterano
# ago/04
· votar


Bass Rules

Eu ainda não montei o CKT, mas imagino que seja muito bom por ser de um Tobias. Imagino que fique melhor ainda com captadores bons assim!!!

Na verdade eu encontrei o CKT por acaso quando pesquisava outra coisa no WWW.google.com.br , mas posso tentar encontrar outros mais tarde. Qualquer coisa eu falo com vc.

Pedro Wood
Veterano
# ago/04 · Editado por: Pedro Wood
· votar


Toni_Gospel, eu moro no Rio de Janeiro e posso te afirmar que na República do Líbano você não encontra esse tipo de potenciômetro logarítmico de baixa impedância, seja de 25K, 50K ou 100K, e quando encontra eles não têm formato e tamanho com o qual se possa trabalhar, e isso inclui a Santa Ifigênia em São Paulo também. Já os de 250K e 500K podem ser encontrados em algumas lojas de música. Essa queixa não é minha propriamente pois não monto e nem conserto prés mas sim do Rodrigo Água, o melhor luthier do Brasil em matéria de parte elétrica de instrumentos e que sempre tem esses pepinos para resolver. Ele acaba tendo que recorrer a compras na Stewart MacDonalds, como todos fazem, mas se você realmente consegue esses potenciômetros que servem para isso eu te passo o contato dele e de alguns outros luthiers pelo Brasil que compram na Stewmac por não acharem isso por aqui.

Toni_Gospel
Veterano
# ago/04
· votar


Pedro Wood

Ops! Então eu devo estar desatualizado em relação a isso. Na verdade eu não procurei ainda esses valores específicos, apenas imaginei que seria muito fácil encontrá-los devido à variedade de componentes nessas lojas. Mas é claro que interessa às lojas manter estoque do que vende bastante, o que não é o caso!
Em Cascadura você já procurou? Faz muito tempo que não ando por aquelas bandas!

Bem, por sorte o circuito em questão não utiliza esses valores!!!

Pedro Wood
Veterano
# ago/04
· votar


Toni_Gospel, esses potenciômetros nunca existiram por aqui no comércio nacional porque não servem para rádios, televisores e afins, sem querer te desanimar.

andyeffect
Veterano
# ago/04
· votar


alguém já montou o circito?

Alex Navarro
Veterano
# set/05
· votar


CORVO

Olá Corvo... sou fabricante de um novo captador no mercado o nbspickups para contrabaixos e guitarras e gostei de uma de suas respostas sobre circuito ativo. Vc me permite utiliza-lo em nossa web que estará no ar em breve?
Posso colocar um link teu caso queira.
Caso queira conhecer mais de sobre nossos produtos vamos conversar e tornar isso possível.
Obrigado
Alex

rei do swing
Veterano
# jan/07
· votar


Eu tbm passo por esse problema, o meu caso eu queria aumentar o agudo e deixar o som mais metalico, então o que é mais vantagem para mim instalar o CAPTADOR ATIVO OU O CIRCUITO ATIVO???

Alex Navarro
Veterano
# jan/07
· votar


rei do swing

Aaaa .. dá pra fazer isso até no seu contrele passivo....

se quiser te passo o esquema...

rei do swing
Veterano
# jan/07
· votar


[b][/b]Alex Navarro

Certo pode passar o esquema, ficarei grato!

Soulface
Veterano
# jan/07
· votar


Pegando uma carona...

Alex Navarro
Se puder passar pra mim tb, eu agradeço cara.

Alex Navarro
Veterano
# jan/07
· votar


entrem no meu site em esquemas ue tem um link para sistemas passivos

nbspickups

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a captação ativa ou circuito ativo.