Captação "Vintage" e circuito ativo

    Autor Mensagem
    MrMarco
    Veterano
    # jun/07


    Tenho um Jazz Bass 5 cordas da Tagima que comprei usado recentemente. É um baixo antigo, deve ter uns 8 anos ou mais. Ele tem uma madeira muito boa (pesado pacas aliás) e uma ponte wilkinson dessas que as cordas atravessam o corpo. O circuito dele é ativo e o ganho da saída é bem grande, muito maior que dos outros Tagimas e similares ativos que já vi.

    O timbre dele já é bom e sinto que pode ser melhor ainda.

    Não sei quais os captadores que ele tem, creio que sejam captadores nacionais (mas parecem melhores que os normais da tagima) e passivos.

    Andei pesquisando então por captadores melhores, e me interessei por alguns modelos vintage da fender, seymour duncan,...
    Apenas fico com o pé atrás com a idéia de juntar uma captação vintage, que deve-se associar à passivo, e um circuito ativo de alto ganho...

    será que tem galho em colocar estes captadores? Não faria bobagem?

    Leofunkbass
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Se voçe quer um timbre vintage, não precisa colocar circuito no seu bass. Uma boa opção são os captadores Fender 60 com cobalto, são para timbre vintage mesmo.

    MrMarco
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Se voçe quer um timbre vintage, não precisa colocar circuito no seu bass. Uma boa opção são os captadores Fender 60 com cobalto, são para timbre vintage mesmo.

    Valeu Leo, mas o caso é que meu baixo já tem o circuito ativo. Não penso em mexer nisso, mas estou estudando a opção de trocar os captadores.

    eltonbass
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    acho que não tem problema...

    THE BASSMAN
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    MrMarco

    vc consegue trocar sem maiores problemas, ams vc diz q gosta do som do baixo..naum entendi pq quer trocar os caps!! Caps singles passivos tem um chiado q certamente será aumentado pelo seu pre ativo..oense bem, naums ei se existem caps do tipo noiseless para 5 cordas, esses seriam a escolhamais indicada......
    Acho q , se o que vc procura é um timbre novo , pense em adquirir outro baixo diferente, q vc possa testar e realmente saber se curte, caps novos serão uma incognita e nào tem como prever precisamente como `vai ficar, de repente acaba ficando na mesma, pq ainda usará o emsmo pré...pensa bem ae......

    THE BASSMAN
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    MrMarco

    vc consegue trocar sem maiores problemas, mas vc diz q gosta do som do baixo..naum entendi pq quer trocar os caps!! Caps singles passivos tem um chiado q certamente será aumentado pelo seu pre ativo..pense bem, naum sei se existem caps do tipo noiseless para 5 cordas, esses seriam a escolha mais indicada......
    Acho q , se o que vc procura é um timbre novo , pense em adquirir outro baixo diferente, q vc possa testar e realmente saber se curte, caps novos serão uma incognita e nào tem como prever precisamente como `vai ficar, de repente acaba ficando na mesma, pq ainda usará o mesmo pré...pensa bem ae......

    THE BASSMAN
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    desculpem o post duplo...foi corrigir erros de "protugueis" e deu mer%$^&

    MrMarco
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    valeu Bassman!

    obrigado por todas as dicas. O caso é que esse não é meu primeiro baixo, eu já tenho um outro Jazz Bass 4c passivão com captação Schaller antiga (é, eu tendo pra esse lado vintage mesmo) e um tagima tb505, o qual pretendo substituir inteiramente por esse novo Jazz Bass. Eu não fico satisfeito com o timbre do tb505 e por isso mesmo que quis trocar. Peguei então este Jazz Bass de 5 cordas e queria que ele tivesse um som muito bom. Não esperava muita coisa mas me surpreendi com o timbre dele e o alto ganho. Imagino que ele tenha potencial para ser ainda melhor.
    Li em resenhas que a captação da Seymor Duncan realça as harmônicas naturais. isso me interessa muito, no tg505 a partir da 3ª já não saem por nada.

    É um baixo bem pesado mesmo (bem mais pesado que o outro jazz bass e o tg505) e imagino que a qualidade do som seja em boa parte devido à essa madeira densa e a ponte que faz as cordas passarem através da madeira.

    Sei que essa história de trocar captação é arriscada, mas me empolguei com a idéia de um som animal nesse baixo.

    Ninguém aqui conhece este modelo que comprei? Originalmente ele era cor de madeira mesmo, com escudo preto. Tem 4 potenciômetros: 1 volume 3 eq. O sistema elétrico é apenas ativo e pra trocar a bateria é necessário tirar o espelho.

    Outlaw_Guitar
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Odeio esses baixos que pra trocar bateria tem q tirar o espelho... no meu tagima B4 tem q tirar tbm, e a bateria fica embolada no meio dos fios... negócio horroroso...

    Horrível tagima!!

    Mas o Baixo é bom :D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Captação "Vintage" e circuito ativo