Diferença entre Captção Ativa e Circuito Ativo!

    Autor Mensagem
    MateusantoS
    Veterano
    # abr/05


    Ae galera, eu toco bateria, e meu negocio é batera mesm, porém eu conheço um indivíduo aqui em minha cidade que comprou um Baixo Tagima Circuito Ativo como Captação Ativa, eu gostaria de saber a diferença entre essas duas opções para poder ajudá-lo no que fazer. Vlw!

    Vortex
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: Vortex
    · votar


    O baixo do teu amigo tem captação ativa e circuito ativo certo?....então suponho que o baixo dele precise de duas baterias de 9v (totalizando 18v)....

    Existe captador Passivo e ativo.
    Passivo: O cap passivo capta o som e manda o sinal direto para o ampli

    Ativo: No cap ativo é a mesma coisa, só que antes de enviar o sinal para o ampli no próprio captador ocorre uma pré-amplificação e isso resulta num sinal mais forte que será enviado para o ampli...por isso a necessidade de uma bateria 9v neste tipo de captador, já no cap passivo não necessita.....

    Ainda temos o circuito ativo, que é a mesma coisa que o captador ativo, porém neste a pré-amplificação ocorre no circuito e não no captador......com um circuito ativo vc pode ter captadores passivos e mesmo assim vc terá um baixo ativo, e se o baixo tiver uma chavinha...vc pode selecionar o tipo de capatação passiva ou ativa (vc aciona ou desaciona o circuito ativo)
    E por fim vc pode ter cap ativo e circuito ativo ao mesmo tempo....o sinal será amplificado mais ainda antes de ir para o amplificador....neste caso vc precisa de uma bateria de 9v para o cap e outra para o circuito.

    Vantagens e desvantagens:
    Passivo: Esta captação pega mais o som da madeira...vc tem um som mais natural que depende muito dos tipos de madeiras utilizadas no instrumento, porém é caracteristico deste tipo de captação a presença de ruídos

    Ativo: Por conta da pré-amplificação a madeira perde um pouco sua importância para o som, porém neste tipo de captação não tem ruídos, o som sai com mais peso e vc tem uma maior possibilidade de timbres, já que a captação oferece mais opção de equalização.

    Cap Passivo e Circ Ativo: A vantagem é que aqui vc tem 2 em 1...tanto um baixo passivo quando ativo....mas isso se o instrumento tiver a chavinha de seleção, tem muitos baixos com este sistema que não possui esta seleção.

    Cap Ativo e Circ Ativo: Mesma coisa que eu já disse na Cap ativa....só que mais potente

    Isso é tudo uma questão de gosto...enquanto uns não gostam dos ativos, outros adoram.

    Espero ter ajudado!!!
    flw

    João Paulo Jones
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Por isso que um BX 12 sai com ruidos e o XB 24A nao.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/05
    · votar


    Tem um amigo que faz captadores que faz o circuíto ativo com opções de usar bateria convencional e/ou bateria de telefone celular (que dura mais)

    Kebaosan
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    E como e quew faz o circuito ativo?

    João Paulo Jones
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    LeandroPanucci, bateria de celular?? e pra carregar, tem que ter o aparelho, certo??

    MateusantoS
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Cap Passivo e Circ Ativo: A vantagem é que aqui vc tem 2 em 1...tanto um baixo passivo quando ativo....mas isso se o instrumento tiver a chavinha de seleção, tem muitos baixos com este sistema que não possui esta seleção.

    Nesse Caso, o baixo ainda necessita de alguma bateria? no baixo do cara nao tem lugar onde por a bateria, pelo q eu vi naum tinha, e eu vi um outro baixo captacao ativa que tinha um local para por a bateria... minha duvida principal no caso seria essa... o baixo dele estava anunciado como: Tagina (alguma coisa la) captacao ativa (porem nao tem lugar onde por a bateria, e pelo q eu pesquisei ele seria circuito ativo apenas) e minha duvida na verdade eh essa...

    Vortex
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: Vortex
    · votar


    MateusantoS

    Nesse caso (Cap Passivo e Circ Ativo) precisa sim de uma bateria, mas apenas para o circuito já que o captador é passivo e não necessita.
    Se o baixo do teu amigo é ativo (seja com captador ativo ou circuito ativo ou os dois juntos) ele precisa de uma ou mais baterias para funcionar (normalmente é apenas uma bateria, e creio que seja o caso desse tagima do teu amigo)....o compartimento da bateria pode estar no mesmo compartimento elétrico.....tem uma tampa atrás do instrumento certo?....então vc tira os parafusos abre o compartimento e lá deverá ter onde ligar a bateria.

    Uma foto do compartimento para a bateria: http://www.paxphil.co.kr/E%20BASS/ACTIVE%20CIRCUIT.JPG

    Isso é um circuito ativo: http://www.emgpickups.com/displayproducts.asp?section=Accessories&cate goryid=33&catalogid=105

    Isso é um captador ativo: http://www.emgpickups.com/displayproducts.asp?section=Bass&categoryid= 25&catalogid=111

    LeandroP
    Moderador
    # abr/05
    · votar


    João Paulo Jones

    É o mesmo carregador da bateria... digamos você deve deixar o baixo na tomada durante 1,5 hrs... hehehehe!

    bassjunior
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Ae galera, eu toco num baixo pasivo e to pensando em compra um ativo. Gostaria de saber qual a duracaum de uma bateria de 9v num baixo ativo?
    sei q depende de cada um, mas em media qual a duracaum?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Diferença entre Captção Ativa e Circuito Ativo!