Höfner 500/1, o q vcs acham?

Autor Mensagem
Diamond Dog
Veterano
# jun/04


Esse baixo é realmente bom ou é só lenda? Como q é o som dele na real?

CORVO
Veterano
# jun/04
· votar


Diamond Dog, se é o que o Paul McCartney usa ele tem som embolado, tem pegada dura e é desequilibrado pois como tem o corpo vazado o braço pesa e pende.

Rdrowned
Veterano
# jun/04
· votar


Diamond Dog
O braço também é muito fino. Conheci um baixista recentemente que está usando um Hofner e ele disse que não é um baixo fácil de se "tirar um som" ... ele está usando por que gosta mas reconhece seus limites.

Guilherme Tosin
Veterano
# jun/04
· votar


O pessoal costuma falar mal dele, mas ninguem leva em considração que esse baixo foi projetado para tocar som vintage, e não dar Slap, Tappings , Two hands e virtuosidade, o som não é embolado, por acaso as musicas dos Beatles tem um baixo embolado? Eu acho ele muito macio e confortavel de tocar, definitivamente ele não é paratocar virtuosidades e sim um som mais "antigo".

Diamond Dog
Veterano
# jun/04
· votar


Eu acho muito louco o som dele nos discos do Paul, e realmente ñ gosto d virtuosidade no baixo, prefiro o conceito antigo q faz o baixo ser instrumento base e de ligação, ñ como um front...

BTNS
Veterano
# jun/04
· votar


Acho que o baixista que o Rdrowned conheceu deu um parecer coerente. É um baixo que tem suas limitações. Uma vez que vc esteja disposto a aceitá-las, daí é procurar um bom som.

Guilherme Tosin, nunca toquei num Hofner mas considerando instrumentos nacionais antigos que iam na onda do tipo de captação desse baixo e dos Gibson semi acústicos (caso dos nacionais Gianini Apolo e Snake, por exemplo), o tipo de captação e o lance do corpo vazado dão um som mais embolado mesmo. Não quer dizer que não dê para tirar bons sons, haja visto as pérolas gravadas pelos Beatles. Acho que foi nesse sentido que o CORVO quis dizer.

CORVO
Veterano
# jun/04 · Editado por: CORVO
· votar


Guilherme Tosin, eu toco som vintage de roqueiro e não uso nenhuma dessas técnicas que você citou e acho o som embolado e indefinido e sim, o timbre do baixo dos primeiros discos dos Beatles é assim, indefinido e gordo demais para o meu gosto, embora a culpa também possa ser atribuída à gravação. Som "antigo" para mim é o do Fender Jazz Bass "antigo", tipo o som do Glen Hughes no Deep Purple. Esse é o som "antigo" que eu gosto mas gosto é gosto e cada um tem o seu. Eu não gosto desse Höfner porque além dele não ter o som que eu gosto não tem boa pegada, não equilibra e é feio que dói.

Guilherme Tosin
Veterano
# jun/04 · Editado por: Guilherme Tosin
· votar


CORVO
Fender fede...

CORVO
Veterano
# jun/04
· votar


Guilherme Tosin, seu irrefutável argumento foi extremamente elucidativo e tecnicamente muito bem fundamentado, não deixando qualquer margem de dúvida.

Guilherme Tosin
Veterano
# jun/04
· votar


CORVO
Como você fala bonito, parabens, jah pensou em ser politico?

Biomacca
Veterano
# jun/04
· votar


é logico q é um instrumento magnifico senao paul nao usaria nos beatles e nem hoje em dia.
e nao foi feito para slaps ou tappings, pensem pessoal no inicio dos anos 60 nao se fazia isso,
alem de q temos q dizer q o paul queria um fender no inicio dos beatles, mas era caro e ele tinha pouca grana e é canhoto se virasse um baixo ao contrario e trocasse as cordas ficaria ruim d+ o visual e p tocar tb e ele se encantou com o hofner q é simetrico, em cima e em baixo é igual e tinha um bom preço
mas logico q a marca desconhecida ficou mundialmente conhecida por causa dos beatles ( por isso a maioria das pessoas nao falam: o baixo Hofner , falam : o baixo aquele dos Beatles) e como ficou muito famoso o preço subiu mais do q a qualidadeq ele realmente tem, mas o visual é maravilhoso exótico. com a mesma grana vc pode comprar algo q se adapte melhor a vc , a nao ser q va tocar beatles ou coisa do genero

CORVO
Veterano
# jun/04
· votar


Biomacca, eu vou editar parte do que já disse do que acho: eu toco som vintage de roqueiro e não uso nenhuma dessas técnicas que você citou e acho o som embolado e indefinido. (..) Eu não gosto desse Höfner porque além dele não ter o som que eu gosto não tem boa pegada, não equilibra e é feio que dói. Só duas perguntas: você já tocou num desses? Eu já e foi um dos piores baixos que já tive a oportunidade de experimentar. Ele não tem NADA de bom. Se não tivesse sido feito na época que foi eu acharia que o projetista estava de sacanagem. Ele só existe hoje por essa sorte que deu de os Beatles terem estourado até porque você, por motivos óbvios, não vê mais ninguém usando-o.

Guilherme Tosin
Veterano
# jun/04
· votar


CORVO
Sem comentarios sobre isso..

Biomacca
Veterano
# jun/04
· votar


concordo com o corvo em relaçao ao som indefinido, e q a fama vei mesmo por causa dos beatles, mas vc falar q ele é feio q doi isso é uma questao de gosto ....
se vc escutar os discos dos beatles até 1965 verá q o som é muito bonito e chama a atençao, e lembre se q na epoca dos beatles nao tinham recursoa p mudar o som ou melhorar eles usavam p vc ter ideia 4 canais nas gravaçoes dos discos, disse q o paul comprou por o baixo se simetrico dos dois lados e ele canhoto.
ja toquei sim no baixo hofner q era dos Mutantes e dos Sgt. Peppers é gostei bem claro q se comparar aos instrumentos de hoje ele tem poucos recursos,

nao da p fazer aquelas tecnicas citadas com esse baixo pois ele nao é feito p isso imagina alguem no inicio dos anos 60 fazendo tappings e slaps niguem sabia o q poderia ser isso, e q hoje é dificil ver alguem usando hofner é mesmo,
mas q o hofner é bonito, tem um som CARACTERISTICO dele incomum, é exótico isso sim é. mas como dissemos é questao de gosto cara, vc pode gostar de Alembic, ou warwik nem sei como escreve, mas eu nao tudo bem q custam 6000 mas se tivesse um venderia e compraria um fender, rickenbacker, sei la..

CORVO
Veterano
# jun/04
· votar


Biomacca, feio ou bonito é realmente questão de gosto e eu o acho feio. O resto, som, tocabilidade, equilíbrio e etc eu concluí tocando no Höfner de um amigo beatlemaníaco. Eu não levo em consideraçao sons de outros baixistas para definir se um baixo é bom ou não, apenas o que eu achei experimentando eu mesmo. Eu tenho um Fender Jazz Bass 78' e toda a minha referência sonora de gosto para som de baixo vem dele. É o meu gosto para sonoridade mas cada um sabe do que gosta. Tenho um baixo mais moderno do que o Jazz Bass que é o que eu uso regularmente mas o som dele nada mais é do que o som do Jazz Bass com alguns recursos a mais.

joaozitorossi
Veterano
# jun/04
· votar


Guilherme Tosin, seu irrefutável argumento foi extremamente elucidativo e tecnicamente muito bem fundamentado, não deixando qualquer margem de dúvida.
UAEUEAHUEAHEUAHAEUHAUHAEUHAUEAUAEHEA...

Como você fala bonito, parabens, jah pensou em ser politico?
UAHUAEUAEAEUAUHAEUAEUAHUAEUAEHUAEUAE...

Eu naum sei de qual dos dois eu dou mais risada...uaehuaeaeuhaeuhe

Diamond Dog
Veterano
# jun/04
· votar


Isso é q são gostos bem divididos!!
O som do baixo nos Beatles, pra mim, é um dos melhores q já ouvi, é bem o q Eu gosto.... ñ procuro perfeição sonora d timbre em relação ao conceito do q é certo ou errado, mas sim aquilo q soar bem ao meu ouvido e achar q combina com o tipo d som q eu faço. O q mais queria saber é se aquele som do baixo dos Beatles é realmente o som produzido pelo Höfner...
Outro q é técnicamente diferente e Eu gosto muito é o som do baixo do Yes... aliás, se alguém souber qual baixo o Squire usa nos 1ºs discos do Yes, por favor, me informe...

CORVO
Veterano
# jun/04
· votar


Diamond Dog, você não pode ter como referência do som de um determoinado instrumento uma gravação feita ontem ou há 200 anos. Para ter essa referência você precisa tocar no instrumento ou pelo menos ouvir alguém tocando ao vivo com você presente no mesmo recinto, do contrário arrisca-se a ser enganado por qualquer outro fator influente que tenha (ou não) modificado o som como efeitos, transmissões, pós-produçòes e etc.

Biomacca
Veterano
# jun/04
· votar


Diamond, ealmente os beatles gravavam baixo ligado direto sem frescura ou efeitos, o Paul usou so uma mudança de som p o baixo depois de 66 usando o Rickenbacker com efeito Fuzz em 2 ou 3 musicas, mas o hofner de 62 a 65 era natural, tb pq nem tinham recursos, entao pode confiar no q vc escuta no vinil ou cd. como eu já toquei em dois hofners e vi várias bandas cover de beatles nesse brasil usando afirmo q o som é aquele mesmo, so nao tenho a grana p comprar um p mim,rs. hoje em dia q até um bongo tem mudança de som e mgravaçao, vc escuta um cd e muito mesmo ali nem tem haver com o q realmente a banda fez , antes mesmo com toda a grana, o estúdo Abbey Road era bem simples com 4 canais de fita de rolo, por ce ter ideia o bumbo da batera nunca foi microfonado, nem recursos tinham. Entao preste atençao nas musicas deles o Hofner é o q vcescuta mesmo, ...

Guilherme Tosin
Veterano
# jun/04
· votar


Esse tópico já ta indo longe demais, se o Corvo não gosta do Hofner ele tem direito disso e se eu gosto tambem tenho direito disso, e assim por diante...realmente vai do gosto de cada um... se eu gosto de sorvete de manga e o outro fala que o sorvete de manga é ruim vou parar de comer só por que ele disse isso? acho que não...então por favor, vamos tratar de coisas mais produtivas...please...

CORVO
Veterano
# jun/04
· votar


Biomacca, uma perfeita captação de som é algo que mesmo hoje é muito difícil, para não dizer impossível, de ser conseguida, que dirá naquela época.

Guilherme Tosin, eu assino embaixo disso.

pagode alto astral
Veterano
# jun/04
· votar


CORVO

Não gasta teu vasto conhecimento com fãs de Beatles.
Esses caras são malucos.Não aceitam nada que vá contra o grupo preferido deles.

é que nem o lance com o Azzarini no outro tópico deles. Não vale a pena postar. Eles que se entendam. rs

Guilherme Tosin
Veterano
# jun/04
· votar


pagode alto astral
=*

Bassbass
Veterano
# jun/04
· votar


pagode alto astral

Não gasta teu vasto conhecimento com fãs de Beatles.
Esses caras são malucos.Não aceitam nada que vá contra o grupo preferido deles.


Pelo que li aqui, estou concordando com você.

Dionysus
Veterano
# jun/04
· votar


CORVO
você, por motivos óbvios, não vê mais ninguém usando-o

Eu concordo com você que os baixos Hofner são péssimos, mas você está errado em dizer que ninguém mais os usa. Li em uma Cover Baixo (não me lembro qual), o baixista do Skank dizendo que o usou em seu mais recente CD.
Bom, isso foi só por curiosidade mesmo, tendo em vista que os baixos Hofner, realmente, são de qualidade lamentável...

CORVO
Veterano
# jun/04
· votar


Dionysus, gravação é outra coisa. Os produtores têm em média 20 instrumentos diferentes para serem usados em gravações por opção, o que não tem nada a ver com USAR. USAR seria o caso de esse ser o baixo número 1 dele com o qual ele toca por aí. Se não é então ele não o USA dentro do nosso conceito de USAR que está sendo citado aqui no debate.

Diamond Dog
Veterano
# jun/04
· votar


O q Biomacca disse tem fundamento... foi a única pessoa q respondeu o q eu estava perguntando... enqto o camarada CORVO ainda diz sobre a "perfeição sonora do timbre".
Cara, se vc e o pagode alto astral ñ gostam d Beatles, ñ me interessa, esse é o grande assunto irrelevante desse tópico..
Perguntei se o baixo é bom, já obti respostas, muito obrigado a quem respondeu, independente da resposta. Perguntei tb se é o som dele msm aquele escutado nos álbuns, muito obrigado tb quem me respondeu...
Ah, sou tb fã d Beatles, mas ñ é só por isso q vou puxar saco d tudo deles...
O tópico vai ficar aberto pra mais opiniões, perante minha pergunta:

Höfner 500/1: Esse baixo é realmente bom ou é só lenda? Como q é o som dele na real?

Guilherme Tosin
Veterano
# jun/04
· votar


Pelo amor de deus ... chega desse tópico, ninguem aguenta mais...de que adianta falar mal ou bem do baixo? baixo é algo muito pessoal, eu por exemplo, tenho PAVOR de baixos Fender, e nem por isso fico falando mal dele por ai por que sei que tem muita gente aqui que gosta. Eu pessoalmente acho o Hofner um baixo LINDO e o som dele me agrada muito ( Diamond Dog Ele tem um som gordo e com pouco ou quase nenhum sustain, lembra muito o som de baixos acusticos que eram usados antigamente, aqueles grandões, eu gosto desse tipo de som ) ... Ninguem pode negar que o acabamento dos Hofner são de primeira qualidade, podem achar feio oque for, mas quem já viu um Hofner de verdade sabe do que to falando, a não ser que existam modelos mais furrebas, mas os Hofner que eu já toquei a qualidade chega a ser ridicula de tão boa...

É isso ai pessoal, resumindo, o Hofner é um baixo para quem não pensa em virtuosismo, ou mesmo para colecionadores ( pelo historico do baixo)
Agora se você gosta de um 2 Hands, Slap etc etc, esqueça esse baixo, não é pra você mesmo...mas porf avor ...não fique falando mal, por que para quem não usa essas tecnicas modernas, o Hofner é um exelente baixo, na minha opinião.

Diamond Dog
Veterano
# jun/04
· votar


Guilherme Tosin
Valeu tb...
chega desse tópico, ninguem aguenta mais..
Esse tópico só está aberto para respostas a minha pergunta, e como já dise umas duas vzs: "Ñ para o gosto do indivíduo".
Preste mais atenção senão vai acabar criando briga aqui. Mas agradeço a resposta, valeu...

Ah, antes d ser baixista, eu sou músico, utilizo dos recursos q me convem e ñ os recursos me usam para convir. Se o baixo chamou a atenção, é pq isto me convém.

Expressão
Veterano
# jun/04
· votar


Meu vizinho tem um baixo Hofner 500/1 Vintage 62 re-edição de 2.000. Pagou US$ 1.500,00. Na Alemanha e trouxe como bagagem de mão (sem pagar imposto). Tanto ele como eu somos fans dos Beatles.

O instrumento impressiona pela levesa. É mais leve que um violão Top de luthier. Tem um acabamento incrível e a qualidade do verniz impressiona. Tem vários detalhes de madrepérola, como as marcações no braço, e o local onde está inscrito o número de série. A beleza do instrumento e o trabalho manual de lutheria é realmente lindo. A junção do braço com a caixa de ressonância é como nos violinos. uma obra de arte e bem fina. Dá muito medo de derrubar esse instrumento e quebrar esta junção que deve ser a parte mais frágil do instrumento.

As tarrachas são pequenas e imprecisas. Afinar esse baixo é uma dificuldade e parecem ser muito frágeis e de fácil desgaste. As cordas são bem juntas e a ação extremamente alta. Slap e thumbs são técnicas que decididamente passam longe desse instrumento.

O som das cordas 3 e 4 são sem peso, sem sustein, sem timbre, um som típico de madeira inconfundível (I Saw her Standing there é uma música que deixa isso bem claro). Parece som de baixo de pau.
As cordas 1 e 2 - sol e ré) conseguem ter menos peso, captação e sustein ainda que as 3 e 4.

Por mais que se acione os knobs de agudo e grave e mude os captadores (são 2), o som muda pouco. No ampli GK preciso por o volume no 6 para ter o mesmo nível sonoro do Fender Jazz Bass no 1.

Não acredito que seja um instrumento que possa ser usado profissionalmente, pois é bem frágeil e caro. É um outro ponto de vista que se deve ter deste instrumento. Tentei tocar Let it be com ele e não ficou legal nem consegui timbrá-lo legal. Optei por usar o Fender Jazz Bass com mais cap da ponte para deixar mais grave.

Mas é um instrumento que tem seu charme e tem um acabamento impressionante. Parece uma jóia.

Existe depoimento de Paul falando que comprou esse baixo pois era o mais barato que tinha em todas as lojas ele tinha ido. Como era muito pobre, seu sonho era ter um Fender Jazz Bass. Depois que ficou milionário, mesmo tendo grana para ter baixos incríveis, eles se pareciam muito distantes ainda hoje para Paul. O Rickenbaker dele foi presente do Lennon que não aguentava ouvir o som do Hofner.

Eu entendo a paixão que Paul tem pelos baixos Hofner. Guardada as devidas proporções, também gosto muito mais de meu baixo Giannini Stratosonic que os outros baixos que tenho, mesmo assumindo que ele tem sérias limitações. Quando vejo um Giannini desses dos anos 70 mal tratado, dá vontade de comprar e levar para o lutheir repará-lo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Höfner 500/1, o q vcs acham?