Jazz Bass Mexicano - Standard vs Deluxe *AJUDA*

    Autor Mensagem
    Niebes
    Membro Novato
    # set/19 · Editado por: Niebes


    Pessoal, bom dia!

    Estou voltando a tocar baixo e esse fds estou para pegar um novo. No caso, estou negociando os seguintes baixos:

    1. Jazz Bass Mexicano (2011) - Standard - Preto

    2. Jazz Bass Mexicano (2011) - Deluxe - Sunburst

    No caso, curto tocar um funk americano e rock, tipo funkadelic, red hot, led zeppelin e etc... Também curto MUITO slap.

    Qual dos baixos vocês me indicariam ?

    Vi que o Deluxe é ativo e tem um som mais moderno e que o standard tem um som mais vintage e clássico de baixo.

    PS: Vi que o deluxe tem o corpo reduzido. No caso, o corpo é MUITO MENOR do que o standard ? Tipo uma ES-335 para ES-339 (q é bem menor)

    T-Rodman
    Veterano
    # set/19
    · votar




    Niebes
    Membro Novato
    # set/19
    · votar


    Então cara, só que no video que você mandou trata-se de um americano vs mexicano.

    No presente caso, AMBOS são mexicanos, a diferença é que um é o DELUXE e o outro STANDARD.

    Vi diversos vídeos sobre ambos (mexicanos), porém não consegui ainda tirar minha conclusão, alguem consegue me ajudar ?

    T-Rodman
    Veterano
    # set/19
    · votar


    se não tem diferença na construção e peças, a diferença vai estar somente nos captadores, que também, dependendo do caso, não me parece ser muito essa diferença.

    em guitarras std vs deluxe o que eu vejo é diferença na ponte e nas tarraxas.
    em baixo, do pouco que sei, pouco notei nesse video acima de uma MIM STD pra uma MIA DLX. Lógico que tem o captador e circuitos 'a mais' na MIA e nesse caso ai tb muda o lugar de onde fica a regulagem do braço, que acho que não vai mudar entre modelos MIM.

    ahn, o MIM DLX com captador antigo é esse né:
    https://www.youtube.com/watch?v=emPh0fV8BUw
    se for esse - no final, acho que só vai mudar a captação pra ativa.
    Dependendo da diferença talvez compense juntar pro amp ou pedal.
    agora se fizer questão do captador ativo, sim, a diferença vai fazer sentido.
    tem um nacional do mesmo ano que comentou:
    https://www.youtube.com/watch?v=XWN1zPo21IQ

    ou, só pegando na mão os dois, tocando e vendo suas próprias impressões.

    em tese, os 2 bem regulados dá pra fazer quase que a mesma coisa.

    amplexos

    T.

    Niebes
    Membro Novato
    # set/19
    · votar


    Rodman
    Veterano # sexta às 14:45
    citar · votar · denunciar

    se não tem diferença na construção e peças, a diferença vai estar somente nos captadores, que também, dependendo do caso, não me parece ser muito essa diferença.

    em guitarras std vs deluxe o que eu vejo é diferença na ponte e nas tarraxas.
    em baixo, do pouco que sei, pouco notei nesse video acima de uma MIM STD pra uma MIA DLX. Lógico que tem o captador e circuitos 'a mais' na MIA e nesse caso ai tb muda o lugar de onde fica a regulagem do braço, que acho que não vai mudar entre modelos MIM.

    ahn, o MIM DLX com captador antigo é esse né:
    https://www.youtube.com/watch?v=emPh0fV8BUw
    se for esse - no final, acho que só vai mudar a captação pra ativa.
    Dependendo da diferença talvez compense juntar pro amp ou pedal.
    agora se fizer questão do captador ativo, sim, a diferença vai fazer sentido.
    tem um nacional do mesmo ano que comentou:
    https://www.youtube.com/watch?v=XWN1zPo21IQ

    ou, só pegando na mão os dois, tocando e vendo suas próprias impressões.

    em tese, os 2 bem regulados dá pra fazer quase que a mesma coisa.

    amplexos

    T.



    Então, no caso, não possuí diferença de preço, consegui negociar o Deluxe pelo mesmo preço que o Standard.

    E aparentemente é o mesmo que o do vídeo, só que de 2007 (coloquei errado na descrição).

    Eai, qual devo levar ? ayuda me hahaha!

    T-Rodman
    Veterano
    # set/19
    · votar


    Niebes
    vendo esses 2 videos ai que citei acima, hum, pelo jeito que foram feitos, me ressoa melhor aos ouvidos a captação ativa, ou seja, o deluxe.
    Porém, pensando numa curva de ajustes, os dois conseguem tirar o mesmo som.
    No final, o que sobra é sua percepção ao pegar e tocar os dois baixos ao vivo.
    Leve o qual você achar melhor tocando. É o que vai fazer a diferença no final.

    amplexos

    T.

    Niebes
    Membro Novato
    # set/19 · Editado por: Niebes
    · votar


    [i]Niebes
    vendo esses 2 videos ai que citei acima, hum, pelo jeito que foram feitos, me ressoa melhor aos ouvidos a captação ativa, ou seja, o deluxe.
    Porém, pensando numa curva de ajustes, os dois conseguem tirar o mesmo som.
    No final, o que sobra é sua percepção ao pegar e tocar os dois baixos ao vivo.
    Leve o qual você achar melhor tocando. É o que vai fazer a diferença no final.

    Entendi, também vejo que talvez o deluxe valha mais a pena, vendo que dá pra pegar pelo mesmo preço.

    Só gostaria de tirar minhas últimas 3 dúvidas ( prometo hehe)

    1. O corpo do Deluxe é MUITO MENOR do que o Standard ? ou pouca coisa?

    2. É possível tirar o som do starndard pelo Deluxe ? o som mais vintage - tendo em vista que ele é mais versátil devido sua captação

    3. Se eu usar o standard com um pedal equalizador ou pre amp, você acha que ultrapassaria o deluxe em questão sonora ? (ai posso ver de renegociar o standard p mais barato e usar a diferença na aquisição do pedal).

    Valeuu desde já!!!!

    T-Rodman
    Veterano
    # set/19
    · votar


    1. não sei. por isso, se não pegar na mão e mexer nos 2, não tem o que avaliar.
    2 e 3. som você tira e modifica com pedal equalizador, compressor, gabinetes e simuladores, amps e simuladores. Mas a experiência em tocar e se dar por satisfeito, só você mesmo tocando com os 2 baixos vai conseguir avaliar.
    Sim, essa sensação pode mudar com o tempo também, mas se você tá comprando hoje, tem de avaliar hoje, qual dos dois que vai te dar esse 'mojo'.

    em tese, só por specs, tem tudo pra dar errado comprar sem tocar o som.
    Eu compro várias coisas só pela internet, e posso dizer que tem bastante coisa que eu compro na doideira de achar as specs e reviews legais e na hora de tocar, não me parece nada que eu imaginei.
    Daí eu tento ir pros mods. Geralmente tunando a guitarra e trocando captadores, eu começo a deixar a guitarra mais agradável ao que imaginei quando comprei o instrumento pela internet.

    No caso mais recente, achei que uma Telecaster custom 72 era o modelo que imagino hoje como ideal. Daí comprei uma Tagima T-850 que segue um pouco esse padrão. Aí desempolguei com a guitarra, mas numa ultima tentativa troquei o set de captadores. Aí a guitarra ganhou um 'mojo' que antes não tinha. Aí até o braço de raio 12" que eu tava achando 'tosco' - porque eu curto o 9,5" e trastes comuns (não 12" com trastes médio jumbo que veio nessa guitarra e é o padrão 'ideal' pra maioria do povo hoje em dia).
    Agora eu to feliz com essa guitarra, e quero comprar uma Fender nesse padrão, com o braço e raio que quero - mas pelo preço e condições atuais, acho que uma JA-90 pode ter o que eu quero na guitarra (mas já muda de humbucker pra P90 da Seymour Duncan, que eu também curto).
    Mas no geral, foi por ela que o raio de 12" que eu não curtia, eu tirei outra guitarra do armário e tô tocando atualmente com as duas guitarras que tenho com esse raio.

    Mas ter vários instrumentos no acervo eu sei que não é o padrão. Todo mundo quer acertar direto. Então, a recomendação continua a ser que só quando você mesmo pegar os 2 instrumentos e tocar, você terá condições de avaliar se algum dos 2 vai te agradar.

    amplexos

    T.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Jazz Bass Mexicano - Standard vs Deluxe *AJUDA*