Autor |
Mensagem |
Higo. Membro Novato |
# jan/18 · Editado por: Higo.
Eu tenho um baixo Cort Action 4 cordas passivo. Foi meu avô quem me deu, nele n tem nada escrito além do número de série, e ele diz que o baixo é de outubro de 1998, e por causa disso foi meio difícil descobrir o modelo dele.
Esse baixo chegou a mim sem funcionar, eu refiz a parte elétrica dele e ele voltou a vida, mas logo eu percebi que o captador precision dele tava com o ganho muito baixo e com muito ruído. Eu tive que colocar ele bem perto das cordas pra o sinal dele ficar pelo menos próximo a altura do outro captador. Eu já tentei soldar ele direto na saída do baixo pra ver se o problema era os pots ou a parte elétrica, mas continuou fraco. Por ele ter quase 20 anos, eu acho que esse pode ser o motivo deste problema, mas é só um captador que ficou ruim, o outro não. Tem como resolver isso ou eu vou ter que comprar outro captador?
Aqui estão algumas fotos dele, pra quem estiver interessado. https://imgur.com/a/aU10S Repare que o headstock não tem aquele corte que os baixos da Cort têm hoje em dia, e que o captador precision é invertido, com a parte superior para trás.
|
entamoeba Membro Novato |
# jan/18
· votar
Higo. eu refiz a parte elétrica dele
Você montou certo esse trem?
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jan/18 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar
Higo. Cara, esse baixo está todo mal enjambrado, sujo, com cordas velhas e colocadas erradamente, provavelmente o a instalação também está errada... Faça um favor à sí mesmo: Leve-o a um profissional (luthier).
|
Ismah Veterano |
# jan/18
· votar
Pode sim, ser a idade... Imãs de AlNiCo tem validade, e precisam de remagnetização, por isso não são usuais mais em situações diversas, mesmo que fossem mais eficientes que os cerâmicos.
De resto, e que vale para todos nós...
|
makumbator Moderador
|
# jan/18
· votar
Você montou certo esse trem? 2)
Higo.
Até existe degradação após várias décadas, mas primeiro você precisa determinar se a ligação está correta. Tenho um baixo Washburn Bantam comprado em 1996 que ainda uso e até agora não apresentou esse tipo de problema. Mas é claro que depende do tipo de captação e de cada captador em si.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jan/18
· votar
Ismah Eu tive um baixo dessa série. Os imãs dos captadores são cerâmicos... Está é mal cuidado mesmo... Abç
|
Higo. Membro Novato |
# jan/18 · Editado por: Higo.
· votar
entamoeba Você montou certo esse trem?
Sim, tenho certeza, não ficou um serviço 100% profissional, mas funciona muito bem. Eu sei que o problema não é parte elétrica por que como eu falei no texto, eu fiz o teste de ligar o cap direto na saída do baixo, excluíndo assim toda a parte elétrica, e ele continou com o problema.
Mauricio Luiz Bertola Cara, esse baixo está todo mal enjambrado, sujo, com cordas velhas e colocadas erradamente, provavelmente o a instalação também está errada... Faça um favor à sí mesmo: Leve-o a um profissional (luthier).
Essas fotos são do ano passado, do jeito que ele chegou a mim, agora ele está bem mais diferente, eu "reformei" ele, eu não quis usar fotos de ele agora pois eu coloquei um escudo nele e ficou muito diferente do original.
Ismah Pode sim, ser a idade... Imãs de AlNiCo tem validade, e precisam de remagnetização, por isso não são usuais mais em situações diversas, mesmo que fossem mais eficientes que os cerâmicos.
Esse instrumento é de boa qualidade, mas os captadores são cerâmicos. Eu não sei se foi uma série experimental da Cort (por causa do captador invertido e o headstock sem o corte), mas eu nunca encontrei um igual. Inclusive, o imã do captador com problema está muito mais forte do que o que está bom.
makumbator Até existe degradação após várias décadas, mas primeiro você precisa determinar se a ligação está correta. Tenho um baixo Washburn Bantam comprado em 1996 que ainda uso e até agora não apresentou esse tipo de problema. Mas é claro que depende do tipo de captação e de cada captador em si.
Eu acredito que o maior problema desse baixo é que o antigo dono deixou ele muito mal cuidado. Ele veio só com o parafuso no lugar de um dos pinos de correia e o outro pino foi preso com um prego. O nut era maior que o tamanho certo e a corda G ficava totalmente fora da escala, e ainda foi colado com super bonder, eu sofri pra tirar. O captador com problema tinha um monte de pó branco em cima da bobina (acredito que seja suor). A escala tinha tanta sujeira que eu achei que fosse ébano, por estar tão preta (o timbre mudou completamente quando eu tirei a sujeira). Etc...
E então pessoal, tem como eu consertar esse captador ou devo comprar outro?
|
HortaRates Membro |
# jan/18
· votar
Higo. Cara, você pode primeiro testar se as bobinas estão ok. Meça a resistência delas com um multímetro, e veja se os valores estão consistentes. Acredito que qualquer valor entre 5kOhm e 15kOhm significa que as bobinas estão boas. Se as bobinas estiverem boas, provavelmente vale a pena consertar o captador, talvez seja algum problema do posicionamento do ímã o algo assim. Agora, se as bobinas não estiverem boas, não vale a pena consertar este captador. Vai ficar mais caro que comprar um novo.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jan/18
· votar
Higo. Troca logo esse captador, e ligue-o usando esse esquema aqui: http://agnitum.me/jazz-bass-wiring-diagram.html/fender-precision-bass- wiring-diagram-for-template-squier-p-and-jazz Pega esse capt aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-950317837-captador-precision-b ass-yamaha-attitude-_JM Abç
|