Pra que serve o ganho?

    Autor Mensagem
    Ngm
    Veterano
    # abr/04


    Alguém pode me explicar pra que serve o botão de ganho? Até hoje eu não entendi exatamente o que ele faz...

    moog
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Ngm
    po.. sei la.. acho q é pra alem do volume normal, dar um maior Ganho no som... só q usando muito, da uma saturada no som, distorcida... eu naum uso muito não...

    CoCo
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    prá mim é a continuação do botão do volume... qdo ele acaba, você gira o gain... hehe

    thifm
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Ngm
    moog
    CoCo
    Nao conheco muito, mas:


    Volume: controla o sinal que entra no aparelho
    Ganho: o sinal de saida

    Para testar voce vai precisar de:
    1. Um pedal de efeito qualquer (distorcao, reverb, delay, etc).
    2. Pedal de volume
    3. Instrumento (guitarra, violao, baixo, bandolim, etc)
    4. Amplificador

    Duas formas de ligar:

    1. Instrumento -> pedal de volume -> pedal de efeito -> amplificador
    2. Instrumento -> pedal de efeito -> peda de volume -> amplificador

    Tirem suas proprias conclusoes!!

    To tentando encontrar um documento que vi ha um tempo atras mas ainda nao achei...

    Expressão
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    thifm
    É isso ai. O Volume controla o nivel do sinal de entrada no pré amplificador.
    No meu ampli não tem ganho, tem presença, que acentua o brilho e definição do sinal.

    DC Master
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Ngm
    moog
    CoCo
    thifm
    Expressão

    Presumindo q vcs esteja falando do ajuste de ganho do AMP, é o seguinte:
    A amplificação pode ser dividida em duas partes distintas, a pré-amplificação, responsável pelo ganho de tensão no sinal vindo do transdutor de entrada, que é muito fraco; e o amplificador de saída, responsável pelo ganho de potência para o acionamento do transdutor de saída.
    Dependendo da faixa de variação do sinal de entrada, o ganho do amplificador deve ser ajustado de forma a manter o sinal amplificado dentro de uma faixa adequada de modo a evitar problemas de saturação do sinal.
    O botão de ajuste de Ganho portanto, controla o sinal de saída do amplificador em termos de amplitude máxima, nível de tensão, e nível de impedância, ou seja, ajusta o ganho de tensão do amplificador, tal que a tensão de saída permaneça dentro de uma faixa desejada (Um compressor, por exemplo, é um controlador automático de ganho).

    Não sei se ajudei ou atrapalhei mas, é isso aí...

    CORVO
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    DC Master, sua explicação está super precisa mas creio que para a "galera" deve ter soado meio complicado. Na prática é legal ressaltar que os dois acabam funcionando como volumes mas o GANHO (GAIN) é o volume equalizado, motivo pelo qual eventualmente distorce, enquanto o outro (o de entrada) funciona como um volume apenas de potência. Sabendo isso fica mais fácil para a galera entender na prática como funciona e tirar o melhor som.

    DC Master
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    CORVO
    Obrigado... Vc conseguiu ser claro e objetivo...

    thifm
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    DC Master
    CORVO

    Nada como ouvir de quem realmente entende!!

    Valeu!!

    CORVO
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    DC Master e Expressão, na verdade as explicações de vocês me esclareceram pequenas dúvidas. :o)

    Como meu baixo é ativo e com pré eu gosto de usar meu amp todo flat e equalizar somente no pré do baixo, e nem sabia mesmo essa diferença entre presença e ganho. Ah, mas agora eu sei!

    Ngm
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Eu só vou precisar ler mais algumas vezes pra entrar na cabeça, mas tá ótimo! hehehe Valeu!

    Expressão
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    CORVO
    Com o meu baixo ativo eu faço exatamente o oposto de você: uso o pré do baixo flat (quer dizer, destivado-by pass) e equalizo no ampli o timbre.
    Reflexo do jeito de tocar os baixos passivos, acho.
    Mas é isso ai, a gente consegue se timbrar de maneiras diferentes mesmo. Isso é que dá a característica de cada músico.

    Expressão
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    DC Master
    Você foi bem completo. E deixou mais claro o que eu queria dizer.

    CORVO
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Expressão, pelo que pude perceber você não curte o pré do seu baixo, certo? Eu toco com 2X10" e uso todo o grave do pré do baixo com amp flat mas quando vou tocar em algum lugar com 1X15" junto se eu der todo o grave do pré ele ficará grave demais. Você então nunca usa o pré do seu baixo? Que baixo seria?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pra que serve o ganho?