Sugestão de pedal para contrabaixo

    Autor Mensagem
    Jvlius
    Veterano
    # dez/16


    pessoALL,

    Alguem recomenda um pedal/pedaleira para um baixista intermediário?
    Ate hoje nunca usei nenhum, somente meu Epi Viola Bass + combo AMPEG BA108-v2

    Aceito sugestoes e basicamente quero tocar coisas que gosto de ouvir, rock n roll tipo Beatles até o heavy metal do final dos anos 80.

    obg! :)

    rodsom
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Jvlius
    qual seu objetivo? efeitos ou apenas melhorar o som?

    alan.bassplayer
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    Jvlius
    O que vc quer fazer?

    Buja
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Jvlius
    Se nao tem nenhum pedal, talvez um simples BDI21 já seja divino pra voce tocar tudo isso com mais qualidade.

    alan.bassplayer
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    Buja
    O problema de se usar o BDI sozinho é que tu perde muito em médios.

    rodsom
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    sou mais um bom pedal de eq do que um bdi

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Jvlius
    Pedais não são necessários para baixo, menos ainda do que para guitarra. Eles são meros acessórios e só são úteis se você souber exatamente o que fazer com eles, em que partes das músicas você vai utilizá-los para "colorir" a sonoridade conforme sua concepção musical (e de sua banda) ou dos arranjos que você esta tocando.
    Em minha banda, que toca versões, e não "covers", além de músicas próprias, uso meus pedais para acrescentar à esses arranjos; embora, não precisasse forçosamente a fazê-lo.
    Portanto, antes de comprar qualquer pedal de efeitos, pergunte-se isso...
    Abç

    Jvlius
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Pessoal, muito obrigado pelas dicas!

    Qual a opinião de voces sobre compressor? Sei que nao altera o timbre mas serve para de alguma forma equalizar o som.

    No meu caso que ainda nao tenho uma execuçao 100% perfeita em alguns momentos, poderia ajudar no fim no final das contas?

    um abc a todos!

    KalukaGuitar
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Jvlius

    O baixista da igreja onde congrego tem uma pedaleira, um distortion, um compressor e um eq. A pedaleira ele pegou para efeitos sintetizadores, envelope filter, afinador e etc.

    No inicio ele queria usar o compressor o tempo todo ligado. Nunca vi ninguem fazer isso.

    O compressor mata a dinâmica, Jvlius. Ele pode comprimir de tal forma que mesmo que você toque forte ou toque fraco, não haverá diferença nenhuma. Como guitarrista, uso compressor apenas em alguns solos, por exemplo quando uso ligados e tapping. Porque? Porque muitas vezes o solo fica desnivelado, uma nota soa muito mais que a outra ao vivo, e eu quero estabilidade nessas frases. O resto do tempo eu toco com ele desligado, para que eu tenha controle total da dinamica (forte - fraco)

    Compressor também proporciona maior sustain, mas não quis tratar sobre isso porque não vejo beneficio algum sustain para contrabaixo

    alan.bassplayer
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    No inicio ele queria usar o compressor o tempo todo ligado. Nunca vi ninguem fazer isso.

    Já vi muito isso e muitas vezes uso assim no bass.
    Ele vai matar a dinâmica se a taxa de compressão estiver alta, mas com uma configuração adequada para um uso deste tipo irá apenas cortar picos extremos(altos e baixos).
    Uso o comp full time e consigo controlar a dinâmica numa boa.
    KalukaGuitar

    alan.bassplayer
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Jvlius
    Eu particularmente considero o compresso útil demais em execuções de levadas mais rápidas e carregada de notas, em uma levada mais "simples" e marcada, não exerce tanta diferença (pelo menos não na minha maneira de tocar).
    Se quer algo em termos de timbre e equalização, recomendo um Equalizer ou um bom Pré-Amp.

    KalukaGuitar
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    alan.bassplayer

    Então vc usa compressão de leve neh... bom, legal cara.
    Mas acho que pra tecnicas como slap vai necessitar um pouco mais de compressão...

    makumbator
    Moderador
    # jan/17
    · votar


    KalukaGuitar
    No inicio ele queria usar o compressor o tempo todo ligado. Nunca vi ninguem fazer isso.

    No contrabaixo elétrico o mais comum quando se usa compressão é manter ligado o tempo todo. Em gravação do instrumento também é quase regra ter compressão (ás vezes antes do sinal ser captado e em muitas ocasiões depois também, na mixagem).

    não vejo beneficio algum sustain para contrabaixo

    Claro que pode ser benéfico. Por exemplo, em acompanhamentos simples (só marcando com cebolão os acordes) em músicas lentas é bastante útil.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/17
    · votar


    Não vejo problema algum pedal em contrabaixo, muito pelo contrário.

    Obviamente vai depender do estilo e, principalmente, bom gosto do músico, como em qualquer outro instrumento.

    Já toquei em banda de disco music, baixista dos bons, usava bastante compressor e muitas vezes Wah eletrônico... muito bom.

    Já toquei em banda de rock onde eu era único guitarrista e o baixista, muitas vezes, enchia a música com um pouco de drive, quando eu saia para os solos... muito bom como ele fazia e como não deixava o peso cair quando a guitarra saia da harmonia, muito pelo contrário, metia um peso monstro.

    Mas claro, tudo isso com baixistas bons e que sabem usar efeitos sem parecer um operador de britadeira bem loko.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Como foi dito, não há pedal necessário. Se for pra acrescentar alguma coisa, saiba pra que acrescentar. Lembre-se disto acima de tudo antes de comprar algum equipamento, sem este principio qualquer coisa dita vai ser inútil ou até te atrapalhar, fora o prejuízo que vai ter gastando com o que não tem necessidade.
    Vou falar o que eu gosto no baixo e não abro mão, porque ficou legal para mim. Gosto de um drive bem leve, na linha do SD-1 BOSS e em seguida um compressor. Eu tenho um MXR Dist+ e um orange squeezer, todos eu montei, que costumo usar.

    subgrave
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Para contrabaixo acho essencial um compressor de "qualidade", que usado com conhecimento e sensibilidade pode ser determinante para tirar um som forte, equilibrado e definido, mas também pode ser muito fácil para matar o som do contrabaixo.

    alan.bassplayer
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    subgrave
    mas também pode ser muito fácil para matar o som do contrabaixo.


    Isso é um fato. Se "mal regulado" o compressor irá acabar com a dinâmica do baixo na música. É necessário sensibilidade e conhecimento do equipamento no momento de configurar.

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    alan.bassplayer
    subgrave

    O segredo está no ataque lento...! Quanto mais lento, mais longos transientes podem passar...

    betoborca
    Membro Novato
    # jan/18
    · votar


    bom dia galera, alguém poderia me indicar uma pedaleira que tenha um custo beneficio viável e que atenda minhas necessidades (drive, compressor e fuzz)

    Buja
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    betoborca
    Qualquer pedaleira tem isso, até as zoom 505b.
    Pode pegar v-amp bass, zoom b2, b2.1, b2.1u, zoom ms60b, zoom b1.on, boss me20b, boss gt10b, digitech bp90, ahhh mano...tem um monte e todas tem isso....drive, comp, fuzz e muito mais.

    ---

    Sobre efeitos de baixo, nao acho nenhum absolutamente indispensavel....
    Depende da banda, da musica, do musico, do contexto.

    Se alguem quer comprar latinhas, a primeira coisa que recomendo é sempre um comp + eq.
    Faz uma boa diferença em qualquer som.

    Tem gente que toca na noite, e nao tem como levar um absurdo de peso de um amp de baixo. Vai tocar no local, mesa + pa.

    Então acaba que um pedal tipo bdi21 é indispensavel. Saida balanceada, cabinet simulator, comp + eq.
    Pra mim, completinho.

    Depois o cara pode testar outras combinacoes de efeito.
    Muita musica casa bem com chorus. O baixo tocado com acordes possibilidade isso.
    Outro legal é delay. Sabendo usar (que é diferente da abordagem que se usa na guitara), tem graves interessantissimos.

    Outro bacana, e tambem depende da musica, da banda, é um envelope.
    Tem riffs de baixo inconfundíveis, por causa do uso deste. Da uma caracteristica especial a musica, depende é claro.

    Talmbem acho que o octave tem seu papel. Ja usei bastante, e faz docuras algumas vezes.

    Pra quem é dumetal, nao pode faltar o overdrive (nao distortion) + wah.
    Isso ai no metal é indispensavel.

    Por overdrive e nao distortion? Nao conheco nenhuma musica, por mais pesada que seja, que exija um distortion no baixo.
    Distortion embola, graves embolam, e mistura dos dois, é um emaralhado completo.

    Um overdrive tocado certo, com punch, toca até mastodon. Baixista tem que ter a manha. Nao é guitarrista que assumiu o baixo. To falando de baixista. Ele saberá tirar um drive pesadíssimo de um overdrive.

    Ismah
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    Delay no baixo pra mim é peidar na farofa...
    Não tem muita música onde ele encaixa bem - salvo se tu for preguiçoso e usar ele de slap back...

    Mesma coisa pro overdrive... Penso que é mais legal um fuzz, principalmente o Big Muff.

    makumbator
    Moderador
    # jan/18
    · votar


    Ismah

    Delay fica muito bom no baixo em caso de solo (ou dedilhando acordes no agudo). Mas realmente acompanhando não fica legal na maioria esmagadora das vezes.

    Buja
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    Por isso que eu disse que é diferente da abordagem que se usa na guitara.

    Nao é pra usar pra engordar groove como se faz como guitarra distorcida.
    Eu gosto de usar nas passagens com acordes, como o makumbator falou, e muito no fim da musica.
    Na hora de mandar a ultima tonica, e mando o delay pra ficar aquele boooooommm...boooomm...boomm...bom...bm...

    Muito maneiro.

    Gabezorx
    Membro Novato
    # jan/18
    · votar


    Delay curto com pouco feedback e soando tipo reverb mandou um abraço também.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sugestão de pedal para contrabaixo