Autor |
Mensagem |
Juniorape Membro Novato |
# jul/13
Boa noite pessoal, Gostaria de saber como faço a técnica da oitava e quinta? Eu sei o básico do básico do contra baixo, estou aprendendo as notas ainda e gostaria de saber qual meu próximo passo para tocar uma música? Gostaria de saber como faço para identificar o ponto onde começo com o baixo em determinadas músicas. Gostaria de saber tipo, em que corda eu devo bater o "DÓ" que tem na cifra?
Desculpe-me qualquer coisa, eu sou novato.
|
subgrave Veterano |
# jul/13
· votar
Tá desculpado. Vamos por partes:
Gostaria de saber como faço a técnica da oitava e quinta? -Vc teria que explicar melhor que técnica seria isso.
Eu sei o básico do básico do contra baixo, estou aprendendo as notas ainda e gostaria de saber qual meu próximo passo para tocar uma música? - Depois a apreender as notas seria interessante apreender sobre compassos e seus tempos fortes e fracos.
Gostaria de saber como faço para identificar o ponto onde começo com o baixo em determinadas músicas. - A grosso modo no tempo forte do compasso (vide resposta acima).
Gostaria de saber tipo, em que corda eu devo bater o "DÓ" que tem na cifra? - Na que soar melhor de acordo com a música, conduções pedem notas mais graves, solos mais agudas...
|
hellgod Veterano |
# jul/13 · Editado por: hellgod
· votar
Juniorape O bacana é "decorar" (pois tem que sabê-las) as notas no braço do baixo, esta imagem pode ajudar: http://www.cyberfretbass.com/first-fret/note-names/images/note_names_n eck.gif
Existem várias notas dó no braço do seu baixo (depende de sua afinação, mas como tu é iniciante recomendo que use a padrão [standard] EADG, para começar tente tocar esse.
G------------------------------------------------------ D------------------------------------------------------ A----3-3-3-3------------------------------------------- E------------------------------------------------------
tu pode fazê-lo uma oitava acima
G-------5-5-5-5---------------------------------------- D------------------------------------------------------ A------------------------------------------------------ E------------------------------------------------------
ou abaixo, caso for baixo de 5 cordas..
G------------------------------------------------------ D------------------------------------------------------ A------------------------------------------------------ E------------------------------------------------------ B---1-1-1-1--------------------------------------------
|
hellgod Veterano |
· votar
ah sim, as notas representadas por letras..
C=Dó D=Ré E=Mi F=Fá G=Sol A=Lá B=Sí
então a afinação padrão para baixo de 4 cordas EADG, lê-se neste caso respectivamente da mais grave para a mais aguda --> Mi, Lá, Ré, Sol, com Sol sendo a mais fina e mais aguda, e Mi sendo a mais grossa e mais grave
Um abraço amigo espero ter ajudado :D
|
hellgod Veterano |
# jul/13
· votar
repare que tenho as oitava pulando-se uma corda e duas casas
G---------5------------------------------------------- D----------------------------------------------------- A-----3----------------------------------------------- E-----------------------------------------------------
mas nada empede no caso de eu fazer esse dó na corda E(Mi) e oitava-lo na corda D(Ré)
G------------------------------------------------------ D----------------------10------------------------------ A------------------------------------------------------ E----------------8-------------------------------------
|
hellgod Veterano |
# jul/13
· votar
entãoa para a oitava de ré temos,
G-----------7------------------------------------------ D------------------------------------------------------ A-------5---------------------------------------------- E------------------------------------------------------
e também
G------------------------------------------------------ D------------12---------------------------------------- A------------------------------------------------------ E-------10---------------------------------------------
e assimpara todas as notas no braço :D
Fácil não?
|
hellgod Veterano |
· votar
Mais Tio Hellgod e as Quintas e terças?
Bom, falando-se por cima, existem notas que tocadas juntas digamos assim soam bem e formam acordes (:
Um acorde são duas ou mais notas tocadas juntas que produzem um som harmonioso,
Voltando ao nosso -> Dó Ré Mi Fá Sol Lá Sí
Um acorde maior de dó temos as notas:
Dó Mi Sol
Dó é a tônica; Mi é a terça; Sol é a quinta.
Para os outros acordes começa a ficar um pouco complexo e necessitaria de um estudo mais detalhado, mas o que eu quero representar aqui é que é simpleas achar estas notas ( Tonica, 3ça e 5inta) no braço do seu instrumento.
exemplo:
G------------------------------------------------------ D------------------2(terça)----------5(quinta)--------- A------3(tônica)--------------------------------------- E------------------------------------------------------
e isso para qualquer notas no braço
Exemplo de Ré:
G------------------------------------------------------ D--------4---7------------------------------------------ A----5-------------------------------------------------- E------------------------------------------------------
Mi
G------------------------------------------------------ D------------6---9-------------------------------------- A--------7---------------------------------------------- E------------------------------------------------------
e também nas outras cordas
G-----------------------------4----7--------------------- D-------------------------5----------------------------- A----------2-----5--------------------------------------- E-------3-----------------------------------------------
Amigo não fique confuso, isso tudo é meio que intrinseco e tu vais saber muito facilmente com o passar do tempo e convivência com o instrumento, o baixo é um dos instrumentos mais bacanas que eu já tive a oportunidade de tocar e um dos meus favoritos! Te desejo bons estudos :D
Um grande abraço!
|