Giannini "Formigão" - Braço empenado?

    Autor Mensagem
    tCAMPELO
    Veterano
    # jul/13


    Galera, um vizinho meu tocava baixo há muito tempo e acabou me "presenteando" com um giannini formigão 1980 para aprender. Levei para reformar e pedi a regulagem das cordas numa ação muito baixa (toco guitarra e tenho esse costume), porém o Luthier após a regulagem, disse que não pôde deixar a ação das cordas baixa por conta do braço, que tem uma leve angulação para frente (para frente no caso é na parte da escala, como se estivesse fechando o baixo como um notebook, colando o braço no corpo, com exagero é claro). A angulação é bem leve, mas olhando bem da para perceber. Disso me surgiu uma dúvida, e pergunto para aqueles que ja tiveram esse baixo ou o conhecem (Bertola, sei que você ja reformou um! rs): Há um empeno no braço do instrumento, ou é normal e ele é assim mesmo?
    Abraços!

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/13
    · votar


    tCAMPELO

    Cara...que eu saiba não é normal não.

    Mas se o "formigão" é o baixo que tô pensando, ele têm um acesso ao tensor, com um escudo pequenino, bem na base do braço.

    O luthier que você levou não falou nada sobre ajustar pelo tensor?

    Bom, se o cara é luthier e não falou nada, não sou eu que vou falar...

    tCAMPELO
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    É esse mesmo que você está pensando então. Ele trocou os parafusos do escudo que da acesso ao tensor, sendo assim creio que não seria útil neste caso, pois ele não comentou nada sobre e creio que ele não esqueceria do tensor rs. O braço não está curvo, é como se estivesse assim, o baixo deitado : __/ (mas muito menos do que isso, é claro) e não sei se essa angulação é normal, mas desse jeito realmente não da para regular com ação baixa. Existem baixos com esta angulação mesmo?

    kiki
    Moderador
    # jul/13
    · votar


    tCAMPELO
    Existem baixos com esta angulação mesmo?
    não é normal, em geral ou é reto ou é angulado pra trás.

    pelo que vi esse baixo tem braço colado, é isso mesmo?
    se for, não há meios de mudar esse angulo (se fosse parafusado dava pra mexer).

    uma alternativa seria mexer na ponte, mudar sua altura e/ou angulo.

    mas é comum o baixo ter ação de cordas um pouco altas, pois as suas cordas "balançam" mais que as de guitarra, entao é mais facil de trastejar.

    eu nao conheço esse modelo, mas pode ser que ele seja assim propositalmente.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    tCAMPELO
    Cara, esse baixo tem braço colado, mas há uma ligeira angulação.
    Em princípio a regulagem pode ser feita na ponte, mas, se os rastilhos já estiverem totalmente baixos (colados na base da ponte), só mesmo um tipo de "gambiarra" pode ser feita.
    Atente para o fato de que baixo não pode ter uma ação tão baixa quanto uma guitarra.
    Abç

    tCAMPELO
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    kiki
    O luthier sugeriu que eu mandasse lá para ele cavar o lugar onde fica a ponte, para descer um pouco e tentar ficar com ação mais baixa.

    Mauricio Luiz Bertola
    Os rastilhos já estão no limite.

    Entendi que o meu desconforto foi o costume com a guitarra, tentarei me adaptar à ação do baixo agora. Obrigado à todos! Grande abraço.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    É verdade que esse baixo tem captador gotoh?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Luiz_RibeiroSP
    Mite Mighte

    tCAMPELO
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Aproveitando as dúvidas: O potenciômetro de tone do baixo parou de funcionar do nada. Abri atrás para ver o que teria acontecido e tem uma solda solta que, imagino eu, teria que estar soldada no potenciômetro. Os fios estão unidos na solda, porém esta está apenas solta do potenciômetro e encostando nele. É assim mesmo ou era para estar soldada no potenciômetro? Não vejo nenhuma marca de solda nele, por isso achei estranho.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    tCAMPELO
    Ressolde.
    Os rastilhos já estão no limite.
    Vc pode diminuir um pouco mais limando os sulcos.
    Abç

    tCAMPELO
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Vou pesquisar como fazer isso. É algo fácil ou preciso de um luthier?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    tCAMPELO
    Basta arrumar um jôgo de limas pequenas e redondas e um serra de arco (para metal) e um torno para prender os rastilhos (a ponte tem que ser desmontada).
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Giannini "Formigão" - Braço empenado?