Dicas para gravação de baixo!

    Autor Mensagem
    janick
    Veterano
    # mar/13


    Oi pessoal.
    Andei lendo um pouco sobre como gravar linhas de baixo com qualidade, e me deparei com algumas coisas.

    1 - Use cordas novas. Corda velha dá um som embolado que não aparece na mix.
    2 - Grave em linha e microfonado e faça um blend dos sinais.
    3 - Use sempre compressão
    4 - Sempre que gravar o baixo em linha, passar por um direct box(mesmo que seja usando interface)

    É isso mesmo? Eu tenho aqui comigo para gravar baixo:

    Microfone GPA GM570
    Strimberg CAB16
    Laney CUB12r(1x12 de guitarra, mas soa bem com o bass)
    Tascam US800

    Tem como tirar uma gravação legal de bass com esse equipo ou ta faltando coisa?

    Abçs!

    makumbator
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    janick

    O básico é isso mesmo (apesar de muita gente gravar de maneira diferente). Não sei se precisaria obrigatoriamente usar compressão, mas é sempre uma possibilidade e algo bem comum.

    O instrumento também tem que estar bem regulado (oitavas afinadas, por exemplo). É horrível ter o instrumento desafinado, mesmo que só em algumas notas da escala.

    Também pode usar um pré de baixo, mesmo que baratos.

    Esse aqui é legal para o uso em homestudio:

    http://www.samsontech.com/hartke/products/accessories/pedals/vxlattack /

    E com ele dá para gravar o som limpo do instrumento e o som do pré, pois ele divide o sinal. E funciona como direct box.

    janick
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    makumbator
    Hm! Entendi... mas no caso, eu teria que me virar com o que tenho, ou no máximo algum Behringer chulé hehehe

    Bem, tem mais de 2 anos que não troco a corda desse baixo, então imagino que deve estar bem desregulado, apesar de que eu afino ele sempre que pego pra tocar.

    Mas sobre a parte do Direct Box... mesmo com interaface é necessário passar o baixo por um direct box para mandar este sinal para a interface? Da Behringer, qual seria o melhor equipamento indicado para esta função?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas para gravação de baixo!