::DICAS PARA CUIDADR DE SEU BAIXO::

    Autor Mensagem
    Nando Bass
    Veterano
    # jun/04


    bom, agora q ja tenho meu bass (Tagima B-5) em mãos, resolvi abrir esse forum para sanar duvidas sobre, como guardar o baixo (no suporte, na bag deitado e etc), como fazer o danado do aterramento, como manter o bass novinho, em fim, todas as dicas para podermos cuidadar bem d nossas armas...

    espero q o pessoal coopere...

    Nando Bass
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    vamos la pessoal, postem as dicas...

    canibol
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    bom.... a melhor dica q posso te dar e a seguinte: muito cuidado quando for passar algum produto de limpeza em seu baixo pra nao zuar a pintura e manchar, na duvida nao passe, e melhor optar mesmo por um lustra moveis convencional e kaol nas ferragerns.. no mais e nao deixar largado em qq lugar..principalmente ao alcance de criancas e animais e cuidado com umidade e calor.. isso e o basico!!

    marcioazzarini
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Nando Bass
    E muito cuidado ao guardar o seu baixo: se vc não tiver um hard-case, é interessante vc guardar o baixo no bag de pé, o mais paralelo possível com a parede, pois assim vc diminui o peso contra o braço. Nunca solte as cordas para guardar o baixo, guarde-o sempre afinado, para evitar q o braço empene.

    Mais dicas em:
    http://www.basspoint.cjb.net/det_coluna.asp?coluna=Diversos&codigo=15

    Abraços! e boa sorte com o novo bass! ;]

    Expressão
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Nando Bass
    Eu tenho um baixo que comprei em 1976 e ele parece que tem uns 6 meses de uso. Outro baixo de 1983, tem gente que acha que acabei de comprar. O próprio luthier que cuida de meus instrumentos admite que meu baixo mais velho está mais conservado que a guitarra 2001 dele. Sou bem criterioso com meus baixos e amplis. Vou dizer o que faço:
    1) Uso flanela nova sempre nos cases de meus baixos. Acabo de ensaiar ou tocar e passo flanela nas cordas, no braço, tarracha e corpo. A idéia é retirar suor e gordura.
    2) Guardo os baixos sempre em case (nunca em bag), em pé (perpendicular ao solo) com o corpo para baixo e o headstock para cima) e sempre afinados. Uso sacos de silica-gel de 50g nos cases, e coloco entre as cordas e os caps.
    3) Nunca, mas nunca mesmo uso lustra-móvies, poliflor, kaol ou esse tipo de coisa nos meus instrumentos. Sei de instrumentos que ficaram com o verniz esbranquiçado e quebradiço devido uso de lustra-móveis.
    4) Uso polidor Fender na madeira a cada 4 ou 5 meses apenas. Tenho 7 instrumentos e um frasco de 250 ml dá para mais de 1 ano e custa R$ 18,00. E apenas flanela nas partes metálicas.
    5) Evito emprestar instrumento.
    6) Nunca deixo instrumento ao sol no carro. Mesmo dentro de case. Já deixei um case Térmico que ficou torto após 3 horas no carro ao sol (sem o baixo dentro que estava usando). Se vou a um restaurante almoçar no verão, levo o case com o baixo para dentro do restaurante, pois apenas 1 hora ao sol pode ser suficiente para que se crie uma camada de umidade sobre o instrumento (como se fosse um suor).
    7) Nunca deixe o baixo sobre o sofá. Sua tia gorda de 120 kg vai sentar exatamente sobre o braço e vai trincar na parte de trás do nut. Na região de intersecção do headstock com o final do tensor. Essas trincas condenam o instrumento.
    8) Não deixe o instrumento direto recebendo sol. Lógico que você pode tocar num lual na praia ao meio dia. Mas ir pra trás da moita com a loira escultural deixando o instrumento por 3 horas recebendo sol do meio dia direto é pura marcação de bobeira.

    Antes ser chato e ter instrumento usável que ser descuidado e ter instrumento desfinado e de braço fudido.

    Canabres
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Meu baixo deu uma trincada no headstock...quase não se nota...vai até o meio dele...não chega perto do braço...eu não sabia se chorava ou batia no meu amigo...adivinha...ele estava tocando aqui..e eu no pc..ai ele perguntou.."Onde eu coloco?" ai eu disse coloca na cama de cima (beliche)..q eu ja cuido dele..pois costumos limpar ele sempre depois que eu toco...so estava deletando e-mails idiotas...e ele fez a seguinte cagada...subiu na cama que fica em baixo e levantou o baixo pra colocar na cama de cima..o que aconteceu ? ele bateu o headstock no této...ai eu peguei pra ver e estava la a merda...

    Então..queria saber se isso pode influenciar muito o som...tenho pouco tempo de baixo e não consigo identificar se mudou o som..(Eu veja afinação com um afinador digital..pois nunca sei se esta desafinado..tem que ser muito brusca a mudança pra eu notar)...

    Me ajudem..estou preocupado e chateado pra caralho...

    Poh..podia colocar Canabis mesmo ? hauhauha..em outro forum não dava

    Nando Bass
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Expressão
    isso nao é ser chato, é ser cuidadoso, ter amor ao seu instrumento e a sua grana... agora me diz uma coisa, oq q éheadstock... rssss

    ozzy_celso
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Nando Bass
    a parte d cima onde termina o braço aonde c localizam as tarrachas...

    ozzy_celso
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    explicando melhor...apartir d onde terminam as casas e os trastes do braço e onde estão localizadas as tarrachas...

    Expressão
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Canabres
    Leva num luthier. So vendo e analisando pode ser dar um laudo se esta trinca está ou não em região critica do instrumento. Tomara que não esteja.
    Boa sorte.

    Nando Bass
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    ozzy_celso
    ond mais ou menos o headstock se encontra com o braço do baixo, qual altura mais ou menos? no meu Tagima B-5 pode-se ver a junçao braço headstock na altura do segundo trasto (é assim mesmo q escre?)...

    marcioazzarini
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Nando Bass
    headstock é onde ficam as tarrachas!

    Henrique Rocha
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Dica nº 1: NUNCA deixe seu baixo no carro. Márcio, vc sabe do que estou falando...

    Nando Bass
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    o heardstock e inteiriço com o braço? tipow q o do meu Tagima B-5 naum é, da para ver a jnçao na altura do segundo trast...

    Ettore
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    sempre passe cotonetes nos captadores para garantir um som legal , e passe uma flanela nas cordas após tocar

    thiagato77
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    caramba...acho q vcs me matariam se me vissem fazendo um show, agredindo meu baixo, mas esse aqui é barato e é temporário, os de casa eu cuido assim....

    Nando Bass
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    tipow, eu sempre passo a flanela nas cordas dpois q uso o baixo mais na ta adiantando nada, ta ficando muita sujeira, alguem sabe d algum produto para limpeza das cordas?

    outra coisa, tipo q mau bass nao fez nem 1 mes ainda, eu nao tenho cubo e estudava ocm ele conectado no PC... hoje eu estava na sala assistindo um DVD (Renascer Praiser), derrepent eu olhei para o aparelho e para o som ond o aparelho d DVD estava ligado e pensei, sera q da para eu ligar o baixo na entrada d mic do DVD? dai vc`s nem acreditaum, o som q o bixo disparou, muito bom mesmo, nem to mais com preça d comprar cubo... meu aparelho d som dispara 330 W d potencia, muito loco mesmo, o som nao distorcia... gostei muito...

    marcioazzarini
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Nando Bass
    Cara... cuidado com isso, pois a impedância do baixo é diferente da impedância de um microfone, e vc pode estar correndo o risco de queimar a entrada de microfone de seu DVD.

    slapboombass
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    marcioazzarini
    se o bass dele for ativo dai tem muita chance de quimar aentrada mas se for passivo é dificil acontecer algo!!!!

    Melgaco
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    alguem sabe como abrir a parte de tras da tarracha do baixo?

    TugaBass
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: TugaBass
    · votar


    Melgaco
    alguem sabe como abrir a parte de tras da tarracha do baixo?

    Reactivar tópico antigo...!?!

    OK! Lá vai: Se a tarracha for belindada, esquece! Não dá para abrir porque depois não fecha! Se tiver parafusos é só desapertá-los... mas cuidado com todo o seu mecanismo!

    Qual é o problema? Está presa ou empenada?

    Se está empenada, esquece! Se está meio presa, põe-lhe um pouco de óleo fino (para máquinas de precisão) com uma almotolía (não sei se é assim que se chama no Brasil) e vai-a rodando para a lubrificar e entrar no mecanismo das rodas dentadas!

    Abraços.

    Dark_bass
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Nando Bass
    hoje eu estava na sala assistindo um DVD (Renascer Praiser), derrepent eu olhei para o aparelho e para o som ond o aparelho d DVD estava ligado e pensei, sera q da para eu ligar o baixo na entrada d mic do DVD? dai vc`s nem acreditaum, o som q o bixo disparou, muito bom mesmo, nem to mais com preça d comprar cubo...


    O.o
    Acho que vou fazer isso! O meu é passivo. Acho que não deve ter problema ne?

    Melgaco
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Poxa. vejam bem, a minha duvida em abrir a parte de trás da tarracha é justamente porque, ja tive muitos problemas com tarrachas quebrarem. Eu estou falando das tarrachas blindadas mesmo. Acho que essas tarrachas deveriam ter um meio de abri-las, pois uma vez consegui abrir tres quebradas e fiz uma boa com a tres. rs... Pois o que geralmente acontece é que uma pecinha interna que não sei o nome lúi, ai não roda mais. Meu baixo é um washburn xb600 e todas as tarrachas originais. uma delas quebrou um dos lados daquela parte de cima onde se coloca e enrrola a cordas... se tivesse como abrir eu iria comprar uma tarracha nova e trocar so esta parte e continuaria com todas as tarrachas originais. Mas como não da vou ter que trocar a tarracha todas e ja não vai mais ser as seis originais. Obrigado a ajuda, a duvida era essa... Abraço!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a ::DICAS PARA CUIDADR DE SEU BAIXO::