Duvida especifica de pizzicato

    Autor Mensagem
    power_ranger
    Veterano
    # set/12 · Editado por: power_ranger


    entao galera, toco a algum tempo já, um bx 12, porem nos ultimos meses resolvi aprender a tocar com os dedos e o que acontece é o seguinte:
    quando eu toco na mizona, ela da umas trastejadas (trastejada feia, nao aquelas que definem timbre)... ela ta perto demais dos trastes, mas será que pode ser meu jeito de tocar que ta influenciando isso?
    Eu toco apoiando o dedo na corda superior... até que toco legal as outras cordas... ae quando chega na mizona ela trasteja muito, a corda bate muito nos trastes... ae dá aquele tom de corda frouxa...
    Isso acontece principalmente quando toco mais rapido...
    será que preciso regular altura, ou é questão de acostumar...
    nos ensaios eu toco com a palheta por causa disso... vlw ajuda ae galera

    kiki
    Moderador
    # set/12
    · votar


    power_ranger
    será que preciso regular altura, ou é questão de acostumar...
    as duas coisas

    a altura da corda tem que ser regulada em função da pegada do músico. quando mais forte o jeito de tocar, mais alta tem que estar a corda.

    a mizona sempre vai trastejar mais mesmo, ela é mais grossa, vibra mais.

    provavelmente como voce ainda nao acostumou com o pizzicato, é normal que esteja tocando mais forte por uma falta de controle.
    mas pode ser que com o tempo voce perceba que prefere tocar forte mesmo, o que vai exigir uma regulagem da ação das cordas.

    recomendo voce continuar treinando ate acostumar mais, e ver se consegue controlar esse trastejamento tocando mais leve (afinal, com palheta da certo, então nao ta totalmente desregulado).
    enquanto isso veja se aprende como regula altura das cordas, ou pesquisa o preço de uma regulagem em luthier. vale a pena, deixa o baixo redondinho pro seu gosto.

    power_ranger
    Veterano
    # set/12 · Editado por: power_ranger
    · votar


    kiki

    valeu a atenção cara
    então, eu to aprendendo ainda, acho que pelo fato de apoiar o dedo nas cordas superiores eu meio que limito a força, ae quando chega na mizona como nao tem esse ''limitador'' dá no que dá
    e com palheta o som sai legal sim, tanto que é minha valvula de escape em ensaios hauhau... mas quero aprender com os dedos mesmo
    as vezes praticando vejo que se eu tocar mais perto da ponte o problema some, mas o som nao fica tão encorpado quanto tocar mais no meio...
    enfim, vou levar sua ideia de tentar me acostumar mais com a força do ataque sim amigo, ae se eu nao ver diferença com o tempo vou ver se consigo uma regulagem pra ele... até mesmo porque o baixo realmente estava a MUITO tempo parado..

    mas se alguem ja se teve o mesmo problema e conseguiu dar 1 jeito, ou não, ou tem dicas ai... podem postar... abraços

    vinibassplayer
    Veterano
    # set/12
    · votar


    eu toco mais perto da ponte, onde a corda é mais firme, pq tenho pegada mto forte. e gosto das cordas bem baixas.

    kiki
    Moderador
    # set/12
    · votar


    power_ranger
    então, eu to aprendendo ainda, acho que pelo fato de apoiar o dedo nas cordas superiores eu meio que limito a força, ae quando chega na mizona como nao tem esse ''limitador'' dá no que dá

    isso é treino, vai treinando de boa que uma hora voce pega a manha.

    eu acostumei muito a tocar a mizona apoiando o dedao no cap (eu tenho um precision), e no fim é como se os dedos parassem no dedão ou no captador.

    as vezes praticando vejo que se eu tocar mais perto da ponte o problema some, mas o som nao fica tão encorpado quanto tocar mais no meio...
    eu usava muito esse recurso pra tocar violao e guitarra, achava mais facil pela corda movimentar menos.
    mas tem o contra do som sair mais estalado, com menos graves.
    quanto mais perto do braço mais gordo o som.

    o legal é usar isso como recurso de timbre, nao de facilitar a tocar. tem que conseguir controlar o pizzicato e/ou a palheta em qualquer lugar da corda.

    power_ranger
    Veterano
    # set/12
    · votar


    kiki

    vou continuar no pizzicato com ele, até acostumar bem, mas quando tiver oportunidade vou regular a altura... ate mesmo pq depois da 4 casa nao pega tanto nos trastes... e vc disse que tem 1 precision... show de bola cara... eu toquei com 1 squier num ensaio e tive 1 pegada mais ''firme'' em comparação ao bx 12

    na guita eu sempre palheto no meio dos caps (porisso minha facilidade de tocar 1 bass com palheta)...

    e sobre o timbre dos ataques na mais perto da ponte no bass, eu acho que fica legal pra trechos mais rapidos... e tocar no meio quando for mais devagar pra ficar mais marcado o grave!

    vlw pela força, amigo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida especifica de pizzicato