duvida específica sobre regulagem de tensores

    Autor Mensagem
    WormKrash
    Veterano
    # jul/08


    Meu instrumento não está empenado, na verdade está com a escala reta demais, e preciso aumentar o relief entre 1 e 1.5mm para ficar com a regulagem que considero confortável. Sendo assim, preciso que o braço trabalhe a favor da força que as cordas exercem sobre ele, e não contra, que é a correção de empenamento mais comum de ser necessária.
    O detalhe é que os dois tensores já estão soltos, sinto que giram livremente no sentido anti-horário (que é onde precisaria que eles exercessem força), e eles fazem pressão apenas se eu girar no sentido horário (apertar, e deixar a escala "mais reta ainda"), que é o que não quero. Qual seria a indicação mais aconselhável para "empenar" meu instrumento nessas condições? Ele já está assim há uns 5 dias.

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # jul/08
    · votar


    WormKrash

    use um jogo de cordas mais pesadas por um tempo!

    DotCom
    Veterano
    # jul/08
    · votar



    use um jogo de cordas mais pesadas por um tempo!


    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    WormKrash
    Deixe as cordas mais apertadas por uns dias.
    Abç

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # jul/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Deixe as cordas mais apertadas por uns dias.
    Abç


    he he he
    pode crer
    isso ai sai mais barato!!!
    afina em F

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # jul/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Deixe as cordas mais apertadas por uns dias.
    Abç


    he he he
    pode crer
    isso ai sai mais barato!!!
    afina em F

    WormKrash
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    pessoal, primeiramente obrigado pelas respostas.

    eu aumentei a tensão das cordas alguns dias e melhorou um pouco. isso aconteceu provavelmente porque troquei de 0.45 para 0.40, e francamente não tenho nenhuma vontade de voltar para 0.45.

    preciso tomar algum cuidado, ou coisa do tipo pelo fato do meu instrumento estar apresentando isso, ou é normal essa "folga" para soltar o tensor? Fiquei bem preocupado, até por achar que poderia estar acontecendo algo errado no braço.

    Obrigado!

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # jul/08
    · votar


    WormKrash

    como o.40 eh mais pesado q 0.45?

    rcardo_lemos
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    japaubatuba
    Vc entendeu errado o post dele

    WormKrash
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    japaubatuba

    na verdade me expressei mal. quis dizer que troquei de tensão, por isso o braço empenou contra a força das cordas, então tentei aumentar a tensão da 0.40 por dois dias pra ele voltar um pouco o braço (aumentei a tensão). minha duvida maior é se tenho que me preocupar com alguma coisa em relação a isso pela conservação do instrumento... não ia querer ter que mandar descolar a escala para ter que fazer algum reparo por alguma falta de cuidado meu.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    WormKrash
    Cara, eu não curto 0.40. Só uso 0.45.
    Mas agora está explicado o porque da convexidade do braço.
    Abç

    WormKrash
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    depois de quase 3 dias com as o Mi afinado em Sol (e as outras 5 cordas nas respectivas afinações), o relief voltou pro ponto certo, e desde ontem estou tocando sem problemas (nem toquei na ponte e a regulagem está bem do meu jeito). Apertei os tensores até sentir que começaram a "empurrar" a madeira e parei ali, já que tinha soltado eles completamente. Está correto isso, ou deveria ter algum outro cuidado com a posição deles?

    mais uma vez, muito obrigado!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    WormKrash
    Em princípio está certo, se houver alguma alteração de uma apertadinha de leve.
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a duvida específica sobre regulagem de tensores