Dúvida sobre pizzicato e fraseado

    Autor Mensagem
    panco
    Veterano
    # jun/09


    Fala feras :D

    Sabado fomos fazer uma gravação e me decepcionei: tive que tocar com palheta. O cara do estúdio alegou que meu pizzicato parecia que estava se enroscando na corda, não entendi muito bem o que ele quis dizer mas fiquei com a impressão que fosse algo com a sincronização das notas..em uma semicolchei, ao invés de tocar ta-ta-ta-ta estar tocando ta-tata-ta ou algo assim.

    Alguém já passou por essa dificuldade? O metronomo foi o melhor amigo para ajudar a corrigir essa postura? Vamos gravar outra música daqui 2 semanas e gostaria de grava-la com pizzicato por preferência do que usar uma palheta.

    A outra dúvida, é a seguinte: temos uma base que em determinado momento, faz Bm-D (Tom Bm). Eu bolei uma frase para a parte do Bm e acabei usando o mesmo fraseado no momento que a guitarra base mande uma base em D e o som ficou legal. Minha duvida é pq posso fazer isso? O certo não seria tocar as notas de D no momento da base em D?

    Valeu

    Abraco

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    panco

    O lance é você estudar com o metrônomo mesmo cara,não tem como fugir disso.

    Um tipo de estudo que eu faço até hoje ao pegar algum exercício,é colocar o metrônomo em 55-60bpm e cair dentro do exercício,depois de ficar tocando nesse andamento por algum tempo,eu subo o metrônomo pra 70-80bpm,e depois de alguns minutos eu volto o metrônomo pra 55-60bpm.

    Você pode perceber que quando você voltar o metrônomo ao andamento inicial,você vai estar tocando com mais desenvoltura e precisão do que antes.

    Uma coisa importante pra se estudar com o metrônomo,é se lembrar de sempre iniciar os estudos em um andamento bem baixo,entre 50 e 60 bpm,e ir subindo aos poucos,é algo bem chato,mas que traz resultados.


    A outra dúvida, é a seguinte: temos uma base que em determinado momento, faz Bm-D (Tom Bm). Eu bolei uma frase para a parte do Bm e acabei usando o mesmo fraseado no momento que a guitarra base mande uma base em D e o som ficou legal. Minha duvida é pq posso fazer isso? O certo não seria tocar as notas de D no momento da base em D?

    Sem me aprofundar muito no assunto,você pode fazer isso pois o acorde de Bm é o relativo menor do acorde de D,sendo assim ambos possuem as mesmas notas em sua formação.

    Usa a busca,que tem dezenas de tópicos explicando e ensinando harmonia aqui no fórum,lá você vai conseguir compreender melhor o assunto.

    panco
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Rafael do Baixo
    Puts, tinha uma epoca que eu estava fazendo isso com o metronomo. Eu estudava bastante escalas cromaticas, mas dei uma desencanada..mas fiquei bem frustrado em ter que gravar com palheta

    Blz, vou dar uma procurada no forum.

    Valeu pela forca :D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre pizzicato e fraseado