Dúvida - Pizzicato 3 dedos + metrônomo

    Autor Mensagem
    Knob
    Veterano
    # mai/12


    Olá pessoal, estou treinando a técnica de pizzicato com 3 dedos, acredito que a uns 2 meses.

    Atualmente, estou conseguindo fazer semicolcheias a 130 BPM com o metrônomo.

    Agora estou com dificuldade, pois se eu tento aumentar, perco a contagem. Se tento tocar mais rápido só que sem o metrônomo, não sei se estou fazendo certo. Alguém tem alguma dica para esta fase de treinamento?

    Outra dúvida, eu costumo contar batendo o dedo mais forte a cada 4 batidas , desse jeito:

    'A' M I A 'M' I A M 'I' A M I 'A' M I A

    Nisso formou um compasso, e as aspas indicam quando eu bato mais forte. Alguém sabe um jeito mais eficiênte pra contar, que faça se perder menos?

    valeu!

    dibass
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Knob
    O bom é que todas as notas tenham a mesma intensidade e qualidade de som. Penso que você deve tornar isso não algo que deva necessariamente contar o que está fazendo, mas deixar mecânico, a ponto de você não precisar contar os compassos. O lance é você começar bem devagar, ainda que consiga fazer rápido, e dar qualidade a cada nota tocada. Mais vale a precisão do que a velocidade. Aí depois aos poucos vai aumentando a velocidade.

    Sugestão: por que você já não tenta o pizzicato com 4 dedos? ..sei lá, é uma viagem só. Dominando este você fará tranquilamente o com os 3 dedos. A menos foi assim que consegui. Abraço.

    Buja
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Knob
    Sou da mesma opiniao que o dibass cara. Eu tentaria primeiro o pizzicato de 4 dedos, que formam um compasso, e fazia 4 exercicios, cada um colocando o inicio do tempo em um dedo diferente.
    Assim:
    I - Indicador
    M - Medio
    A - Anular
    m - mindinho

    I M A m
    I M A m
    I M A m
    I M A m


    Acho que dominando isso, voce terá independencia nos dedos, facilidade em colocar a batida forte no dedo que quiser, e a cavalgada de 3 dedos será mole pra fazer depois.

    Matheus Ultra
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: Matheus Ultra
    · votar


    Cara, eu sou um cara com uma coordenação motora bem ruinzinha, então só custumo usar 2 dedos =/
    Mas acho que a tecnica seria a prática constante, começando divagar para depois acelerar.

    E como falaram ai do uso de 4 dedos, me lembrei do baixista da Focus, que usa eles, e toca pra cacete. E ainda canta ao mesmo tempo!

    JL_Marcondes
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Essa dica do dibass é valida mesmo.. eu tb comecei assim.. mas esse lance de precisão, é tão verdade que hj eu treino utilizar somente 2 dedos, assim como Dave LaRue e Steve Harris... pois existe diferença até no timbre da a intensão em cada dedo (no caso de um pizzicato com 4 dedos é fácil perceber)...

    vinibassplayer
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    invés de fazer 3 dedos como "cavalgada", A-M-I A-M-I A-M-I, eu faço "indo e voltando" A M I M A M I M A M I. Depois é só encaixar nos compassos da músicas (q é o mais difícil). procuro praticar qualquer música assim, principalmente iron maiden.

    Buja
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    vinibassplayer
    Interessante cara, mas tenho que dizer que é complicadissimo tocar assim.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida - Pizzicato 3 dedos + metrônomo