Captadores Fender Custom Shop '60 num Shelter Jazz Bass

Autor Mensagem
Igor de Melo
Veterano
# jan/05


Tenho um Shelter Jazz Bass '75 e comprei captadores Fender Custom Shop '60. pedi um Luthier para instalá-los porém o som dos 2 captadores juntos ficou fraquinho, embora o som individual de cada um estivesse legal.
o que poderia ser? potenciômetros? aterramento? captadores ruins (acho 1/2 difícil!!) me ajudem aí...

Gui
Veterano
# jan/05
· votar


hum...erro do luthier talvez...

Igor de Melo
Veterano
# jan/05
· votar


Existe algum tipo de Ligação da fiação diferente para Captadores Passivos (jazz bass)? o Luthier me disse q instalou da maneira q viu no manual dos Captadores.

clubdome
Veterano
# jan/05
· votar


Gui
Também acho.
Algum erro na ligação dos potenciômetros, um captador deve esta roubando volume do outro reduzindo o ganho de cada um.

Gui
Veterano
# jan/05
· votar


Igor de Melo
qlqr lutier q se prese não precisa ler manual pra instalar um captador!!!

Igor de Melo
Veterano
# jan/05
· votar


mas e se mesmo com a ligação certa estiver acontecendo a perda de som? o que poderia ser?

o Luthier me disse que a distância entre os captadores estava provocando isso. mas como eu sei, todo (corpo) Jazz Bass tem as mesmas medidas. o meu Shelter é cópia idêntica ao Fender '75 (sem as placas metálicas lógico).
alguém que entenda de eletrônica pode me explicar que ligação é a ideal?

Gui
Veterano
# jan/05
· votar


Igor de Melo
bom..essa explicação do luthier foi bem enrolona...v com o joãozitorossi q ele tem esses caps no squier dele...

a ligação não pode estar certa, simplesmente isso!!!

Igor de Melo
Veterano
# jan/05
· votar


existe diferença de um potenciômetro de 250k "A" para um de 250k "B" ???

Gui
Veterano
# jan/05
· votar


Igor de Melo
não!

Igor de Melo
Veterano
# jan/05
· votar


Valeu! acho q esse luthier que eu fui não se garante, vou em outro...

Leandro Silva
Veterano
# jan/05
· votar


Gui

qlqr lutier q se prese não precisa ler manual pra instalar um captador!!!

hahaha ! falou tudo cara !

se o luthier fala isso pra mim eu simplesmente volto lá e peço a grana de volta, nem espero ele terminar de falar =D

clubdome
Veterano
# jan/05
· votar


Infelizmente esta cheio de gente despreparada se dizendo luthier, como em todo seguimento de mercado existem os picaretas.
Seguir o manual de intruções foi a confição, se entregou como mais um despreparado.

joaozitorossi
Veterano
# jan/05
· votar


Igor de Melo
ligação errada...eu tenho esses captadores num squier jazz e o som sai perfeito em todos.....além disso a explicação do luthier foi realmente nada a ver! manda ele instalar direito se não ficar direito pega o dinheiro de volta e instala num luthier decente! flw aew

Rapaz_Direito
Veterano
# jan/05
· votar


cara depois q vc resolver o pro do seu slheter posta ai como ficou.. eu to afim d fazer o mesmo com um shelter

paulinhomp3
Veterano
# jan/05
· votar


Igor de Melo

Oque pode estar havendo em seu baixo talvez seja uma certa incopatibilidade entre os captadores e os knobs( potenciometros) , talvez voce tenha que troca-los por fender original , conversse com alguem mais experiente ou va alguma loja de eletronica, se eu nao me engano em baixo do potenciometro tem a potencia dele e ai soh tentar saber se eh igual a do fender, blzs?
abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/05
· votar


O que aconteceu foi um problema de cancelamento de fase. Retorne ao luthier e peça para ele refazer as ligações.
Abç

Igor de Melo
Veterano
# jan/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ouvi falar nesse fenômeno de inversão de fase, acho q o problema é esse. pode ser que um dos fios esteja no terminal errado. quando resolver o problema vou postar aqui dizendo como ficou.

Half
Veterano
# jan/05
· votar


Acho que antes de mais nada, você deveria ter procurado um captador Fender 75 (não sei o nome do modelo ao certo, provavelmente seja o Original 75 ou custom 75, sei lá) já que você comprou um Shelter cópia do 75... Quer dizer, partindo do princípio de que você curte os Fender da década de 70, é de se esperar que você queira um som mais Fender anos 70 no seu shelter! E tem uma diferença bastante grande dos captadores que você comprou para os 75...

joaozitorossi
Veterano
# jan/05
· votar


Half
pelo q sei naum existe o captador 75...apenas o custom 60 e o normal (q vem nos baixos fender d hoje)

Igor de Melo
Veterano
# jan/05
· votar


Half

Cara, Já resolvi o problema. era apenas um fio que estava invertido, o som do baixo tah Perfeito! muito bom! os graves principalmente.
esses captadores também têm agudos melhores. Toquei em um Fender Tradicional (aquele que tem os Knobs iguais aos da Fender Stratocaster)
e gostei bem mais do meu.
faltam apenas algumas regulagens de altura de cordas.

Half
Veterano
# jan/05
· votar



Half

Cara, Já resolvi o problema. era apenas um fio que estava invertido, o som do baixo tah Perfeito! muito bom! os graves principalmente.
esses captadores também têm agudos melhores. Toquei em um Fender Tradicional (aquele que tem os Knobs iguais aos da Fender Stratocaster)
e gostei bem mais do meu.
faltam apenas algumas regulagens de altura de cordas.


Que bom cara! =) Fico feliz por você e por mim, já que comprei um captador desses pra colocar na ponte do meu precision! Abraços!!!

P.S.: Até a pouco tempo pelo menos existia sim um modelo 75, ou 74, sei lá... Pelo que eu me lembre, era um pouco + difícil de achar!!! Talvez não fabriquem +...

Doug_bass27
Veterano
# jun/08
· votar


Então, sou novo qui no forum.... coloquei os caps fender custom 60 no meu SX SJB75c ... tipo, esperava muito mais dos caps. Achei o timbre igual, apenas com um pouco menos de ganho e um "brilhozinho" a mais.... não sei se tem algo de errado, mas achei q a diferença foi tão pouca q não vale a pena gastar 500 conto nesses caps p colocar no SX.... o timbre em si não mudou... nada q uma boa regulagem de brilho no amp não resolva.

Maurício_Expressão
Veterano
# jun/08
· votar


Doug_bass27

Pode ser questão de gosto. Eu por minha vez troquei os pick-ups originais de meu Fender Jazz Bass Southern Cross por esses Fender Custon Shop 60 e o som do baixo mudou da água para o vinho. Não tem comparação. Como já tinha outros 2 Jazz Bass, era uma tortura usar esse SC. Um som de merd... em comparação com os outros 2.
Hoje o som dos 3 Jazz Bass são extremamente equivalentes.
Som roncado de Fender Jazz Bass anos 70, exatamente como gosto.
Foi a melhor coisa que fiz !!!

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# jun/08
· votar


Maurício_Expressão

mas são baixos diferentes... o seu SC deve ser escala escura e madeiras puxando pro grave... diferente do sx... as pessoas que trocam caps no sx, esperam tirar um grave melhor e um som mais definido, acredito que a decepção seja justamente por não conseguir isso a ponto de justificar a troca...

Doug_bass27
Veterano
# jun/08
· votar


Bem nessa, o meu braço é em maple... ai ele puxa mais p/ agudos .... não q os caps sejam ruins, mas p mim ele não fez a diferença q eu esperava.... depende do bass tb q coloca, ja vi muita gente dizendo ai q fica animal, q muda bastante, mas ai existem outros componentes que contribuem p essa diferença....

Mas valeu pelo esclarecimento!

mum
Veterano
# jun/08
· votar


No site da Seymour Ducan, se nao me engano, cita com qual madeira cada captador trabalha melhor.

Luizclaudiobarboza
Veterano
# jun/08 · Editado por: Luizclaudiobarboza
· votar


Doug_bass27
Achei o timbre igual, apenas com um pouco menos de ganho e um "brilhozinho" a mais....
cara eu coloquei um kit de captador "original" da Fender no meu, e uma das principais mudancas foi exatamente o ganho, que melhorou muito.
sera que foi bem instalado ?
se nao me engano o custom tem um ganho um pouco maior que o original

custom:
http://www.fender.com/products//search.php?partno=0992101000
Custom '60s Jazz Bass Bridge Pickup:
DC Resistance: 7.4K
Inductance: 3.25Henries

Custom '60s Jazz Bass Neck Pickup:
DC Resistance: 7.1K
Inductance: 3.18Henries

original:
http://www.fender.com/products//search.php?partno=0992123000
Bridge
DC Resistance 7.5K
Inductance 3.35 Henries
Original Jazz Bass Neck
DC Resisitance 7.25K
Inductance 3.2 Henries

agora que nao vale pagar 500 pilas, nao vale mesmo, e melhor um kit mais barato.
o meu custou 99 doletas por isso acho que valeu muito a pena

Maurício_Expressão
Veterano
# jun/08
· votar


AnDerSon_BoLLo
Será???? A diferença no timbre, sustein, ganho, nossa, em tudo... é muito gritante.
Difícil acreditar que trocando um pick-up de um baixo de "baixo custo" por um Fender e ainda por cima Custon Shop a diferença não seja gritante...
Mesmo com o baixo tendo escala em maple (um dos meus jazz bass é escala clara e envernizada).
Um colega trocou os caps dele, de um Shelter idêntico ao deste tópico, por Fender original e o som melhorou muito. Ele usa esse baixo nas gig's e deixa os baixos melhores só para gravação (como eu tb faço).
De qualquer forma é chato gastar R$ 500,00 (que ao meu ver está bem barato para Custon Shop) e o baixo ficar igual. Não tem sentido.

Só um alerta: quando fiz um review informando que troquei os pick-ups recebi 2 e-mails de pessoas querendo comprar a embalagem dos pick-ups.

Perguntei por que queriam. Um não respondeu e outro disse que era para colecionar....

Ah! Também percebi que tem 2 tipos de embalgem de pick-up Custon Shop 60. Uma mais colorida e outra mais sóbria. Mas lá fora, uma custa US$ 130,00 e outra US$ 210,00.

Na dúvida eu comprei a mais cara...

Doug_bass27
Veterano
# jun/08
· votar


Luizclaudiobarboza

Então, quanto ao volume de saída ele é menor q do SX... mas quanto isso nem esquento, pois achava o cap do SX com saida muito alta p/ um instrumento que remete mais a estilo vintage. Quanto a instalação fiz como mandava o diagrama. So que veio uma placa de metal com fio soldado (acho q é ums sistema de aterramento) que no diagrama não explicava como instalar. Se é so um sistema de aterramento mesmo, acho q não vai interferir no resultado final do timbre certo? Além disso, li sobre pessoas q instalaram apenas utilizando o diagrama e deu tudo certo.

O meu é da embalagem que tem um jazz bass vermelho na frente...

Bom sei la! hehe so é foda gastar quase o preço do baixo p não ter uma diferença mais significativa... numa dessa se alguem me der uma dica de como fazer, posso postar o som antes e depois aqui, ai vc´s podem dar a opinião de vc´s .... sei la ja mostrei p pessoas q dizem q é melhor, outros que dizem q é p vender eles e comprar em cerveja, outro q disseram ter uma diferença muitíssimo pequena... hehe

Maurício_Expressão

Poizé, eu tb esperava uma mudança mais significativa! Até mesmo pq SX é um baixo muito barato, com o preço dos caps dava p pegar mais um hehe. Ja havia lido sobre "custom 60 em um SX" e me empolguei e comprei. Quanto a derrepente ele ser "falsificado" acho que não, pois comprei na hendrix em SP. So se for muito azar mesmo isso ter acontecido... Tipo, gravei um antes e depois direto no pc passando pelo BDI 21 so por causa do direct box.... a mesma regulagem, musica gravei tb depois de instalado os fender 60. So que assim, quando se tira as cordas do baixo (peo menos aconteceu muitas vezes comigo) no colocar devolta elas voltam com um brilho a mais, q logo logo se perde novamente, voltando ao som que estava antes. Então depois ouvindo notei um "brilho" a mais, mas na hora percebi que poderia ser apenas por causa das cordas. 2 semanas depois, esperando perder um pouco do brilho, gravei dinovo, e ficou mais parecido ainda com os caps do SX.... foda né? hehe ...

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# jun/08
· votar


Doug_bass27

É vei... ferrou...
Se não curtiu, tira e vende no ML, tem muita gente que vai querer pagar...

Maurício_Expressão

Tem casos e casos...
Já ouvi gente que falou que trocou os caps do Sx por custom, e ficou com um slap parecidão com o do miller e que a falta de grave acabou mais... assim como já ouvi gente falando que a mudança foi pouca, que só definia mais um pouco... soh sei que dos sons que vi ateh hj de sx's modificados nenhum ficou divino pra pagar 500 por um par de caps...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Captadores Fender Custom Shop '60 num Shelter Jazz Bass