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WormKrash Veterano |
# jan/04
o nome ja sei.. E7 é um mi com setima e um A9 é um lá com nona. sem açucar...
como é que funciona isso? ja vi em um monte de lugar.. qd tocava de improviso na ingreja, e tinha mt E7, eu levava como o E na 7a casa da 3a corda, mas sei q nao tem a ver (em nada). seria algo como fazer um acorde com a setima, respectivamente? mas o A9, com a nona ia ficar meio grotesto, nao?
se alguem puder explicar e por uns desenhos de acordes pra tirar essa duvida, agradeço
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jrcintra Veterano |
# jan/04
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Bom , daih jah vai entra em uma area q c chama campo harmonico.. tem mta coisa falando sobre isso no forum.. usa a busca... mais basicamente , seria uma tetrade(tonica terca kinta e setima) no caso , um MI MAIOR COM SETIMA...
as setimas sao usadas em acordes menores
como no violao/guitarra.. no baixo porem , vc faz uma melodia usando essa tetrade... enquanto o violao toca tal acorde(E7)
A9 seria um lah com nona... que seria nada mais nada menos que a OITAVA DA SEGUNDA.. que chamamos de nona..
sem enrolacao , acordes com nona , sao acordes com a segunda oitavada que seguiria o mesmo exemplo que dei acima
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jrcintra Veterano |
# jan/04
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kra , isso sao intervalos..
uma tetrade nda mais eh do q um acorde.. eh a tonica.. a terca.. a quinta.. e a setima(exemplo)
no baixo eh a mesma coisa soh q tocamos essas notas uma de cada vez.. e no violao/guitarra tocamos ao mesmo tempo(acorde)
acordes com setima...nona...sexta...
OBS: acordes com nona sao mto usados em MPB
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pagode alto astral Veterano |
# jan/04
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depois da oitava vem a nona(segunda) , decima primeira (quarta) e decima terceira(sexta)
esses são os mais usados em acordes
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HyperioN Veterano |
# jan/04
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Mas tipo, em notas como E7, que é muito usada, como eu diferenciaria, ou como saberia saber se o E, é menor ou maior, se a sétima é menor ou mair? Porque no caso o e poderia ser menor, e a sétima menor... ex.
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jrcintra Veterano |
# jan/04
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E7 nao seria uma nota e sim um acorde..
tipo... eh o q eu t falei kra.. dae ja vai entra num longo assunto q eh harmonia...
tem mmmmmmmmmmmta coisa falando sobre isso aqui no forum.. eh soh da uma pesquisada na busca =)
inclusive no forum de guita tem mta coisa falando tb
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WormKrash Veterano |
# jan/04
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soh deixa eu concluir entao.. E7 = Mi menor, certo? daí fecha com o pensamento aqui..
um A9 pode ser assim?
D|--9-
A|--7-
E|--5-
putz, isso nao é um Sus4? caralho, to precisando de teoria
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Raviolleiro Veterano |
# nov/07
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eu sei que o tópico é velho, mas só pra constar... As 7º's são usadas em acordes maiores também. Pode ser acorde X7M, X7( a sétima naturalmente é menor: vide intervalos ), e Xm7( ou seja, acorde menor( terça menor ) com sétima. ) Quando você faz uma tétrade e quer adicionar uma 9º, 13º, 11º vc geralmente substitui o 5º grau pela 9º, que é a repetição do segundo grau. Ou você adiciona a nona na tétrade já formada. E é claro, na tríade. Mas, lembrando que os acordes com sétima não são menores. Podem ser, mas não existe tal regra. Até!
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Basshero Veterano |
# nov/07
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Raviolleiro Ótima ressuscitada cara!! Em casos como esse é sempre bom desenterrar um tópico
Quando você faz uma tétrade e quer adicionar uma 9º, 13º, 11º vc geralmente substitui o 5º grau pela 9º, que é a repetição do segundo grau.
Não sabia dessa...pq nesses casos se exclui a quinta para tocar outro intervalo?
Abçs
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WormKrash Veterano |
# nov/07
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bons tempos dessas dúvidas... boa ressucitada mesmo! tava mesmo me perguntando agora o que eram os meio-diminutos :-)
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Basshero Veterano |
# nov/07
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WormKrash Acho que nessa posso te ajudar... Acordes meio diminutos são acordes com 3º e 5º bemol
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kochh Veterano |
# nov/07
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WormKrash Os acordes meio diminutos tem 3m e 5dim e a 7m.
A diferença em relação aos diminutos é que os diminutos tem 3m, 5d e 7d.
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kochh Veterano |
# nov/07
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WormKrash Os acordes meio diminutos tem 3m e 5dim e a 7m.
A diferença em relação aos diminutos é que os diminutos tem 3m, 5d e 7d.
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Basshero Veterano |
# nov/07
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kochh Otima observação...é bom ressaltar que a 7ºd é o mesmo que uma 7º bb(dobrado bemol).
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WormKrash Veterano |
# dez/07
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kochh Basshero
por isso que a galera desse forum é demais :-D
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Edson Sousa Veterano |
# dez/07
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E7
arpejo com corda solta:
G-------------------1--4------------------------- D-------------0--2------------------------------- A----------2------------------------------------- E----0--4----------------------------------------
A9
arpejo com corda solta:
G-----------4--------------------------------- D--------2------------------------------------ A--0--4--------------------------------------- E---------------------------------------------
Se for cifra em rel book (livro de jazz), cifragem americana
A9 = A7(9) A C# E G B
Abração
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Edson Sousa Veterano |
# dez/07
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Além dos arpejos, na improvisação vc pode usar as escalas de cada acorde.
E7 = mixolídia - E F# G# A B C# D E
A9 = maior - A B C# D E F# G# A
ou pentatônica maior em ambas.
Penta maior de E = E F# G# B C# Penta maior de A = A B C# E F#
abraço
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