E7, A9, to perdido

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    WormKrash
    Veterano
    # jan/04


    o nome ja sei.. E7 é um mi com setima e um A9 é um lá com nona. sem açucar...

    como é que funciona isso? ja vi em um monte de lugar.. qd tocava de improviso na ingreja, e tinha mt E7, eu levava como o E na 7a casa da 3a corda, mas sei q nao tem a ver (em nada). seria algo como fazer um acorde com a setima, respectivamente? mas o A9, com a nona ia ficar meio grotesto, nao?
    se alguem puder explicar e por uns desenhos de acordes pra tirar essa duvida, agradeço

    jrcintra
    Veterano
    # jan/04
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    Bom , daih jah vai entra em uma area q c chama campo harmonico.. tem mta coisa falando sobre isso no forum.. usa a busca... mais basicamente , seria uma tetrade(tonica terca kinta e setima) no caso , um MI MAIOR COM SETIMA...
    as setimas sao usadas em acordes menores
    como no violao/guitarra.. no baixo porem , vc faz uma melodia usando essa tetrade... enquanto o violao toca tal acorde(E7)
    A9 seria um lah com nona... que seria nada mais nada menos que a OITAVA DA SEGUNDA.. que chamamos de nona..
    sem enrolacao , acordes com nona , sao acordes com a segunda oitavada que seguiria o mesmo exemplo que dei acima

    jrcintra
    Veterano
    # jan/04
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    kra , isso sao intervalos..
    uma tetrade nda mais eh do q um acorde.. eh a tonica.. a terca.. a quinta.. e a setima(exemplo)
    no baixo eh a mesma coisa soh q tocamos essas notas uma de cada vez.. e no violao/guitarra tocamos ao mesmo tempo(acorde)
    acordes com setima...nona...sexta...

    OBS: acordes com nona sao mto usados em MPB

    pagode alto astral
    Veterano
    # jan/04
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    depois da oitava vem a nona(segunda) , decima primeira (quarta) e decima terceira(sexta)

    esses são os mais usados em acordes

    HyperioN
    Veterano
    # jan/04
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    Mas tipo, em notas como E7, que é muito usada, como eu diferenciaria, ou como saberia saber se o E, é menor ou maior, se a sétima é menor ou mair? Porque no caso o e poderia ser menor, e a sétima menor... ex.

    jrcintra
    Veterano
    # jan/04
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    E7 nao seria uma nota e sim um acorde..
    tipo... eh o q eu t falei kra.. dae ja vai entra num longo assunto q eh harmonia...
    tem mmmmmmmmmmmta coisa falando sobre isso aqui no forum.. eh soh da uma pesquisada na busca =)
    inclusive no forum de guita tem mta coisa falando tb

    WormKrash
    Veterano
    # jan/04
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    soh deixa eu concluir entao.. E7 = Mi menor, certo? daí fecha com o pensamento aqui..

    um A9 pode ser assim?

    D|--9-
    A|--7-
    E|--5-

    putz, isso nao é um Sus4? caralho, to precisando de teoria

    Raviolleiro
    Veterano
    # nov/07
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    eu sei que o tópico é velho, mas só pra constar... As 7º's são usadas em acordes maiores também.
    Pode ser acorde X7M, X7( a sétima naturalmente é menor: vide intervalos ), e Xm7( ou seja, acorde menor( terça menor ) com sétima. )
    Quando você faz uma tétrade e quer adicionar uma 9º, 13º, 11º vc geralmente substitui o 5º grau pela 9º, que é a repetição do segundo grau.
    Ou você adiciona a nona na tétrade já formada.
    E é claro, na tríade.
    Mas, lembrando que os acordes com sétima não são menores. Podem ser, mas não existe tal regra.
    Até!

    Basshero
    Veterano
    # nov/07
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    Raviolleiro
    Ótima ressuscitada cara!!
    Em casos como esse é sempre bom desenterrar um tópico

    Quando você faz uma tétrade e quer adicionar uma 9º, 13º, 11º vc geralmente substitui o 5º grau pela 9º, que é a repetição do segundo grau.

    Não sabia dessa...pq nesses casos se exclui a quinta para tocar outro intervalo?

    Abçs

    WormKrash
    Veterano
    # nov/07
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    bons tempos dessas dúvidas... boa ressucitada mesmo! tava mesmo me perguntando agora o que eram os meio-diminutos :-)

    Basshero
    Veterano
    # nov/07
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    WormKrash
    Acho que nessa posso te ajudar...
    Acordes meio diminutos são acordes com 3º e 5º bemol

    kochh
    Veterano
    # nov/07
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    WormKrash
    Os acordes meio diminutos tem 3m e 5dim e a 7m.

    A diferença em relação aos diminutos é que os diminutos tem 3m, 5d e 7d.

    kochh
    Veterano
    # nov/07
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    WormKrash
    Os acordes meio diminutos tem 3m e 5dim e a 7m.

    A diferença em relação aos diminutos é que os diminutos tem 3m, 5d e 7d.

    Basshero
    Veterano
    # nov/07
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    kochh
    Otima observação...é bom ressaltar que a 7ºd é o mesmo que uma 7º bb(dobrado bemol).

    WormKrash
    Veterano
    # dez/07
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    kochh
    Basshero

    por isso que a galera desse forum é demais :-D

    Edson Sousa
    Veterano
    # dez/07
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    E7

    arpejo com corda solta:


    G-------------------1--4-------------------------
    D-------------0--2-------------------------------
    A----------2-------------------------------------
    E----0--4----------------------------------------



    A9

    arpejo com corda solta:



    G-----------4---------------------------------
    D--------2------------------------------------
    A--0--4---------------------------------------
    E---------------------------------------------



    Se for cifra em rel book (livro de jazz), cifragem americana

    A9 = A7(9) A C# E G B

    Abração

    Edson Sousa
    Veterano
    # dez/07
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    Além dos arpejos, na improvisação vc pode usar as escalas de cada acorde.

    E7 = mixolídia - E F# G# A B C# D E

    A9 = maior - A B C# D E F# G# A

    ou pentatônica maior em ambas.

    Penta maior de E = E F# G# B C#
    Penta maior de A = A B C# E F#

    abraço

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