coisas que irritam um baixista

Autor Mensagem
JL_Marcondes
Veterano
# dez/11
· votar


Nimrod
Aff.. Aff.. Aff... Garanto que você não estava vivo quando o Cliff estava! Então acho que você não deve falar assim, e sem falar que não se deve comparar músicos desta maneira, enfim.. O Trujillo toca muito sim, e deve ser respeitado (independente se a pessoa gosta ou não do estilo dele) assim como Cliff foi.. falar mal das linhas do Metallica é falar mal dele, afinal quem mais influenciou a banda foi ele! O Trujillo era baixista do Ozzy, Infectious Grooves, Black Label Society.. enfim.. ouvi os trabalhos do cara para poder jugar..

Realmente, ta aí uma coisa que irrita, não só à baixistas mas músicos em geral.. manolo falando mal de X músico, simplesmente, por falar... Eu não gosto do Billy Sheehan, mas respeito o cara como instrumentista.. não curto o estilo, não sou fã do trabalho dele, mas, o cara toca muito e é sim um bom instrumentista, apesar, dele não agradar o meu gosto..

Gosto de tocar ska punk onde tenho mobilidade pelas escala, onde escutam o baixo. Pra que chamar um baixista se você nem sabe a função do mesmo ?
Não entendi sua frase.. ela simplesmente não tem nexo.. falou de um estilo, de "escala", de "escutar o baixo", "função do baixista"..
Enfim.. é nessas horas que percebo que youtube & google podem ajudar e atrapalhar o desenvolvimento de algumas pessoas!

guizimm
Veterano
# dez/11
· votar


JL_Marcondes
Gosto de tocar ska punk onde tenho mobilidade pelas escala, onde escutam o baixo. Pra que chamar um baixista se você nem sabe a função do mesmo ?
Não entendi sua frase..

n eh dificil de entender

JL_Marcondes
Veterano
# dez/11
· votar


guizimm
Então traduz, please...

Musk_aru
Veterano
# dez/11
· votar


JL_Marcondes

Pelo que eu entendi ele ta dizendo que o estilo que gosta de tocar da pra ouvir o som do baixo, a outra eu não soube interpretar

guizimm
Veterano
# dez/11
· votar


JL_Marcondes
ele quer tocar musicas onde o baixo seja mais evidente e onde ele possa ter mais mobilidade no braço em vez de fica marcando compasso no baixo dos acordes

Musk_aru
Veterano
# dez/11
· votar


guizimm

Odeio musicas que o baixo só ta pra enfeitar mesmo , que nem da pra escutar.

Nimrod
Veterano
# dez/11
· votar


JL_Marcondes
Não falei que não gostava da postura, caráter e outros aspectos do Trujillo.Não gosto do trabalho dele como músico. Simples. Sim, o Cliff era um monstro, e, na minha opinião ( que está sendo atacada ) eu gostava muito mais dele do que do Trujillo. Nunca falei que não gosto de Metallica, apenas que as composições das linhas de baixos, que, na minha opinião, são bem fracas, comparadas a outros estilos de música.
Não gosto de Calypso (ou sei lá como se escreve isso) mas preciso admitir que o Chimbinha é um bom músico, mesmo não usando 100% do que ele sabe nas músicas da sua banda.

E à respeito ao seu comentário um tanto quanto ofensivo: sou auto-didata sim, e tenho orgulho. O youtube me ajudou muito, os tutoriais me ajudaram muito e minha frase não está errada. Faça o seguinte, se quiser lógico, vá perguntar para um leigo de música oque ele acha do baixista do metallica, do megadeth, de bandas de metal. A característica do gênero é ter duas guitarras gritantes, onde o baixo se esconde. Já fui chamado para tocar em bandas como estas e sair no meio do ensaio pois " a, você não sabe a música mas não tem problema ninguém escuta o baixo" é lógico que tem problema, para que você quer um baixista ?
Pesquise bandas como Reel Big Fish, Less Than Jake, Goldfinger. Escute as linhas de baixo e entenderá oque eu disse à respeito das escalas.
Poxa, para você que é um super intelectual desse fórum, não entender nada do que eu disse é preocupante...

Musk_aru
Veterano
# dez/11 · Editado por: Musk_aru
· votar


Nimrod

Eu entendi o que voce quis dizer agora, também odeio bandas que tem 2 guitarras que fazem o baixo simplesmente desaparecer , se fosse assim nem precisava. Pelos solos que eu já vi do Robert , eu achei bem fraco mesmo (mas acho bom baixista) só ver um video de um solo do John Entwistle comparado com um do Robert que verá uma diferença monstruosa. Mas não quer dizer que ele seja musico ruim (sei que voce não acha isso) Também gostaria que esses baixistas tivessem mais presença de palco , que o baixo aparecesse mais.

Nimrod
Veterano
# dez/11
· votar


Musk_aru
Haha, esse é o ponto ! Mas a presença de palco são outros quinhentos... É que nem blink-182. Minha banda preferida. O Mark Hoppus (baixista) não é muito melhor que o Trujillo não, ele não faz nada de especial. Mas a presença de palco e o estilo dele são complementos (:

Musk_aru
Veterano
# dez/11
· votar


Nimrod

Entendo esse ponto por isso gosto de um baixista que pra mim ele é equilibrado nisso , acho baixista bom (não que sola igual um louco , mas sabe improvisar na hora) que tem também presença de palco , que é o Rodrigo Tavares , claro que tem um monte de gente que vai dizer que ele toca na Fresno e dai ele é emo e mimimimi , mas eu não acho que pode desmerecer ele como musico.

Nimrod
Veterano
# dez/11
· votar


Musk_aru
Cara, eu ví um vídeo bem pequeno dele testando o baixo novo no Murilo Luthier, ele não pareceu ser ruim não. E F*da-se o estilo musical cara, se o cara é bom, ele é bom !

Deco_ufrj
Veterano
# dez/11
· votar


Eu acho que independente do estilo da banda, o baixo pode fcar escondido ou não... depende muito mais dos musicos (da banda) do que do estilo musical... falar que prefere tocar determinado estilo pq o baixo fica mais aparente, na minha opnião, é mostrar que não tem criatividade ou que é limitado musicalmente...

a proposito, eu toco gutarra, mas acho que uma boa linha de baixo é fundamental, e gosto muito quando o baixista tem pedais/pedaleira, que sabe realmente usar o instrumento...

Musk_aru
Veterano
# dez/11 · Editado por: Musk_aru
· votar


Nimrod

Pois é mas o pessoal já tem um pré-conceito que por causa que a banda é emocore(apesar de estar mudando já) , ser um baixista genérico,pessoal confunde gosto com qualidade, eu não gosto de Marina Lima , mas o baixista dela toca muito. Mas só pra confirmar , baixista bom que tem linha de baixo ruim não da em nada.

JL_Marcondes
Veterano
# dez/11
· votar


Nimrod
mas preciso admitir que o Chimbinha é um bom músico, mesmo não usando 100% do que ele sabe nas músicas da sua banda.
"Admitir que o Chumbinha é um bom músico" é uma frase que eu vejo a joelma dizendo.. mas tudo bem...

Pesquise bandas como Reel Big Fish, Less Than Jake, Goldfinger. Escute as linhas de baixo e entenderá oque eu disse à respeito das escalas.
Agora eu acho que comecei a entender o que você disse, mas enfim... eu já conheço todas essas bandas.. eu curto SkaCore e afins, gosto sim das "escalas" como você diz, na verdade, o que mais me atrai nesse estilo são as linhas de baixo, se bem que tem hora que se torna cansativo pois nego msotrar que não tem muita criatividade e, venhamos e convenhamos, não precisa muito pra tocar ou criar essas linhas (lembrando que eu não to comparando com ninguém nem nenhum estilo, estou dando a minha opinião)....

Poxa, para você que é um super intelectual desse fórum, não entender nada do que eu disse é preocupante...
Ser chamado de "super intelectual desse fórum" é o mesmo que receber o troféu "mamãe me acha bonito" como o Rodrigo Tavarez em "melhor baixista do ano".... dispenso! E se eu não entendi é pq vc não "falou em letra de forma", não sou obrigado a interpretar algo que você está pensando.. assim como não obrigo ninguém à entender minhas frases sarcasticas ;)

Tipo.. eu não to defendendo o Trujillo simplesmente.. eu conheço o trabalho do cara e, não sou fã mas respeito.. até certo ponto prefiro ele que o Shehaan, isso, pq considero ele muito melhor que o Trujillo, mas o que ele toca não me agrada, mas ainda assim respeito o cara! Não tenho nada contra o Tavarez, não to dizendo que ele é um músico ruim, mas o que eu já vi dele não me convence, tem muito músico por aí melhor que ele que deveria ser mais reconhecido.. ou não, tem certas coisas que agente prefere nem se envolver.. enfim..

Uma coisa que eu acho sem nexo é um discurso sobre o trujillo, depois das linhas "fracas" do metallica, e depois da "monstruosidade" do Cliff.. quando, "tais linhas fracas" do metallica e o trujillo estar hj no metallica é herança do Cliff (se conhece o trabalho e histórico da banda e também viu o documentario da escolha do trujillo vai entender perfeitamente).. sem falar em "chimbinha, bom músico" na mesma frase, e no final dizer que reconhece que X baixista é bom mesmo que não goste da banda.. enfim...

No mais.. espero que ninguém leve nada para o pessoal.. estamos num fórum, acho que certas discussões são até saudáveis.. enfim...

[]'s à todos e se eu não nos trombarmos mais.. Feliz Metal (e natal também) pra todo mundO!!!

ari_bass
Veterano
# dez/11
· votar


Bom dia :)
bem.. dedos machucados isso e bastante ruim :/
por que voces estao comentando sobre o metalica ??o assunto ja desando

Felipe do ContBaix
Veterano
# dez/11
· votar


É meso ari_bass, rsrs
Dedos machucados é ruim demais para tocar, lembro q fiz um corte no dedo indicador direito, toquei pouco, mas foi ruim...

BrUnOsOtO
Veterano
# dez/11
· votar


ari_bass

ainda mais hematomas no dedinho D:

JL_Marcondes
Veterano
# dez/11
· votar


Cordas muito, muiiiito velhas e vc sem grana aushuhsauhus...

Felipe do ContBaix
Veterano
# dez/11
· votar


o tópico é: coisas que irritam um baixista
Mas qual é a coisa que mais irrita mesmo?
Meu voto é : Uma pessoas chega na sua casa, vê o baixo e fala : Guitarra legal, ela é grandinha né?

Albino Neto
Veterano
# dez/11
· votar


oq me deixa mais irritado é a guitarra alta e o carinha ainda usa as cordas mais graves pra fazer base ai cobre a base do baixo completamente!!!!!!!!!

Alex guitar man
Veterano
# dez/11
· votar


um idiota chega nas tarrachas e começa gira dizendo o que é isso?

Musk_aru
Veterano
# dez/11
· votar


Alguem achar "estranho" uma guitarra de 4 cordas.

luiz hEN ri que
Veterano
# jan/12
· votar


No começo o que acabava comigo, eram os dedos queimando quando tocavam as cordas. Depois criaram calos e parou. Outra coisa é quando tem bastante musicas ensaiando, e tocando, em pouco tempo. O dedo indicador fica com uma bolha de sangue na ponta.

luiz hEN ri que
Veterano
# jan/12
· votar


Parece que o único que dá credito para um baixista, são os próprios baixistas. Um baixista pode ser bom o tanto que for, mas se não tiver alguém que sabe ouvir, a "glória" vai para o guitarrista. A não ser se o baixista usa franjinha, ai ele ganha crédito.

Alexandre.M
Veterano
# jan/12
· votar


quando um fdp ignorante vai na sua casa e vê o seu baixo e fala:
nossa vc toca GUITARRA deixa eu tocar um pouco
aí é foda

Musk_aru
Veterano
# jan/12
· votar


luiz hEN ri que

Acho que você esta generalizando e confundindo as coisas , geralmente esses que tem franjinha como já foi falado acima eles apenas tocam baixo , não são baixistas , tocar baixo qualquer um pode , só fazer uma base e deu.

guizimm
Veterano
# jan/12
· votar


alguém que sabe ouvir
e quem não sabe,os surdos?

MeGustaCookie
Veterano
# jan/12
· votar


Coisa que mais me irrita mesmo é quando um guitarrista pega o baixo, toca alguma linha bem besta do Rage Against the Machine, que todo mundo conhece, e banda inteira fica olhando pra você com cara de "Se fodeu". Eu entendo um pouco de guitarra então quando fazem isso eu pego aquele troço e toco um Back in Black da vida pra num levar o desaforo pra casa, mas era humilhante quando eu tava começando.....
Outra coisa é guitarrista fazendo linhas famosas de baixo..... e o White Stripes é claro, que não possui baixo mas usou uma guitarra com um pedal de oitava pro maior sucesso deles, para simular um.... Num mais fácil adimitir que precisa de um baixista? Ainda bem que aquilo acabou.

MeGustaCookie
Veterano
# jan/12
· votar


E desculpa retomar o assunto, mas comentar qualquer coisa sobre o Trujillo comparando-o com o Cliff é desconhecer pesquisa e música, não só teoria, mas conhecer a função do baixista em si.
O Trujillo faz coisas incríveis ao vivo. Durante "For Whom the Bell Tolls", na hora dos versos, com aqueles acordes de quinta na guitarra, ele improvisa o fundo o tempo todo, um fundo relativamente complexo, mas feito na medida certa pra ficar discreto, cumprindo bem sua função. O mesmo ocorre em "Creeping Death", durante o refrão. O Trujillo faz quase um "contraponto", na medida do possível dentro do estilo do Metallica, se destacando melódicamente nas partes onde falta guitarra.
Além disso, ele passou dois anos e meio tocando dia sim dia não músicas como All Nightmare Long, Blackened, Fight Fire with Fire e Battery com uma precisão incrível, acertando cada nota no tempo certo e usando apenas dois dedos, coisa que na só tinha visto o Steve Harris fazer dentro de estilos mais "convecionais" de heavy metal. (Existem caras de Metal Progressivo que fazem coisas absurdas com os dedos, claro). Sei que velocidade num é tudo, mas nesse caso, também importa.
O Cliff mal pode ser ouvido nas gravações originais, principalmente no Ride the Lightning. Mas analisando material com o baixo mais alto ou mesmo as linhas isoladas, eu noto que o Cliff, por usar três dedos em músicas sem quiálteras ou "gallops", como Fight Fire with Fire, acabava embolando a linha, tocando 12 notas (quiálteras de colcheias) em um compasso onde as guitarras tocam 16 notas (semicolcheias). Se ele tocasse as notas na metade do tempo, ou seja, 9 por compasso, ficaria perfeito, e é o que ocorre em muitas bandas de Death Metal. Se ele conseguisse as semicolcheias, também seria perfeito, mas ficar no meio termo num dá, e acaba embolando sua própria linha. Detalhes assim dificilmente são notados com o baixo tão pouco destacado, mas ocorrem bastante. Outra coisa que noto é a falta de precisão ao tocar cada nota separadamente, coisa que as pessoas geralmente culpam a má qualidade de gravação, mas também é culpa do baixista. A Intro de Master of Puppets denota isso, a mudança de notas é muito rápida, e embora as mudanças ocorram na velocidade certa, não há muita clareza nem distinção entre as notas.
Não estou desmerecendo o Cliff. O cara, principalmente ao vivo, era inacreditável, e os solos dele eram algo fora desse mundo.
Mas daí até chamar o Trujillo de Índio...são outros quinhentos.
Eles são perfeitamente equivalentes, na minha opinião.
Não quero gerar discussão, só dando meu parecer.

BrUnOsOtO
Veterano
# jan/12 · Editado por: BrUnOsOtO
· votar


O Trujilo é um macaco quando toca baixo, véi. No solo da intro na For whom the bell tolls na cidade do méxico, eu, só de ouvir, teria certeza que era puro tapping numa parte, até eu ver que não era nada mais que pizzi's de três dedos. Eu olhei e pensei "perdi..."
Eu diria que o Trujilo humilha nesses tipos de solo, enquanto o Cliff abençoa os ouvidos com os harmônicos. Anesthesia (pulling teeth) e For whom the bell tolls são prova disso, sendo que demorou mil anos pra eu perceber que a intro da for whom the bell tolls era quase tudo harmônico no baixo, fiquei de queixo caído quando notei, me senti uma lesma. '-'


MeGustaCookie

o Cliff, por usar três dedos em músicas sem quiálteras ou "gallops", como Fight Fire with Fire, acabava embolando a linha, tocando 12 notas (quiálteras de colcheias) em um compasso onde as guitarras tocam 16 notas (semicolcheias).

Caralho cara, eu sofro desse mesmo mal rs. Me embolo na Cry of the banshee. Pra conseguir 16 notas com pizzi' de três dedos, ou com galopadas sem parar ( A m i a M i a m I a m i ) ou indo e voltando ( A m i m A m i m )

O Cliff mal pode ser ouvido nas gravações originais

Verdade, mas para um tempo pra ver as coisa linda que ele fez na Call of Ktulu *---*
Deixou história no Metallica ):

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a coisas que irritam um baixista