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Anti-Heroi Veterano |
# ago/11
A minha banda está passando por mudanças e pelo jeito ficaremos como um power trio. Qual as principais diferenças para um baixista na hora de tocar em um power trio? Como que posso preencher melhor o som sem o auxílio de outro instrumento? Valeu!
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Los Paul Veterano |
# ago/11
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Faltou dizer como era a formação antiga, e qual dos 2 vai cantar. Aí fica mais facil ter uma ideia.
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GuiEntwistle Veterano |
# ago/11
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vira um cream :) (+ideiamaiscliche)
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FCLBass Veterano |
# ago/11
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Anti-Heroi Minha primeira banda foi um power trio. Isso foi há 14 anos... Deixo algumas dicas: 1 - Efeitos são legais e até recomendo o uso, mas tome cuidado com os exageros. Um oitavador, drive, distorção, flanger são legais, mas não exagere; 2 - Faça melodias mais elaboradas na hora do solo de guitarra, mas sem comprometer o solo da guitarra. Eu já atrapalhei muito a vida de guitarrista da banda; 3 - Faça convenções de baixo e guitarra (quem sabe batera tb). Todo o power trio faz isso e eu particularmente gosto muito. Vide Dr. Sin; 4 - Faça solos de baixo. tb sem exageros. Não precisa mostrar tudo o que sabe em apenas um solo.
Tem muito mais coisas, mas eu destaco essas como sendo as mais importantes na minha opinião.
Espero ter ajudado.
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Anti-Heroi Veterano |
# ago/11 · Editado por: Anti-Heroi
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Los Paul Pra ser beeeem sincero não é um power trio "de verdade". A sonoridade é de um power trio. Mas o vocal vai deixar de tocar violão pra se dedicar exclusivamente à voz. Com isso ganharemos qualidade no vocal, mas abrir-se-ão 'buracos' no som a serem 'tapados'.
Formação antiga: violão base + voz, guitarra, baixo e batera. Formação atual: guitarra, voz, baixo e batera.
GuiEntwistle Pois é, comecei a procurar mais músicas deles, do Grand Funk Railroad, do The Police, Rush e mais uma pancada de outros Power trios. Mas como assim 'virar um Cream'? Como fazer um som ao estilo 'Cream'?
FCLBass Estava pensando em comprar um pedal de Chorus. Porém, quando escuto as minhas músicas favoritas dessas bandas o som do baixo é limpo. Aí fico com dúvida se adianta mesmo ou vou só deixar encostado no canto. Como assim 'convenções'? Você se refere à dobra de baixo+guitarra?
Na opinião de vocês essa tal base mais complexa teria o que? Mais notas, intervalos diferentes? Será ainda mais importante 'fugir' só do I,III e V?
Um muito OBRIGADO a todos que já me deram as dicas, mas surgiram algumas dúvidas, como podem observar. Se puderem me ajudar em mais esses tópicos agradecerei. Abraço
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JL_Marcondes Veterano |
# ago/11
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Qndo fui escolher o terno do meu casamento aprendi com minha mãe a seguinte frase: "O simples é mais!" Mto efeito, mto isso, mto aquilo não "tapa" buracos.. só traz poluição sonora...
2 exemplos distintos de Guitarra+Baixo+Bateria: GreenDay (mais antigo) e John Petrucci(Suspended Animation).. som limpo, simples e bem trabalhado em um.. instrumental totalmente preenchido, harmonioso, e limpo!
;)
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FCLBass Veterano |
# ago/11
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Anti-Heroi Convensões tb são dobras entre guitarra e baixo.
JL_Marcondes O som do Dave Larue não é tão limpo assim. No youtube ele fala um pouco do setup dele e tem coisa pra caramba. Eu não chamaria de limpo, mas sim de muito bem equilibrado. Assista um exemplo nesse vídeo.
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JL_Marcondes Veterano |
# ago/11
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FCLBass Cara aqui não consigo ver nenhum vídeo.. mas vc está certo.. digamos que eu me "expressei mal".. eu não quis dizer zero efeito.. mas enfim, ele dá só um toquinho de "sazon".. só pra dar um saborzin.. de resto o baixo não é aquela poluição sonora que encontramos por aí...
[]'s
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FCLBass Veterano |
# ago/11
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JL_Marcondes Concordo.
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GuiEntwistle Veterano |
# ago/11
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então não é bem um power trio, é só um power trio instrumental né? então não é classificado power trio :(
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Anti-Heroi Veterano |
# ago/11
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GuiEntwistle O que importa é que tem um violão a menos na música e eu preciso de dicas de como fazer para preencher o espaço deixado pelo mesmo!
FCLBass JL_Marcondes Obrigado pelas dicas e pela objetividade.
Abraço
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daniels07 Veterano |
# ago/11
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Que estilo de música vocês tocam? Depende muito!
Cara, dá uma tirada em músicas do The Police... Power Trio muito bom com um baixo bem simples (em sua maioria). Dá para aprender muito.
Já tive uma banda power trio e garanto que não é tudo isso que você está pensando. Não é tão difícil quanto você ta imaginando.
Uma boa é pegar um monte de banda power trio e dar uma analisada no baixo e ver o que te agrada mais. Obviamente, depende do estilo que vocês tocam.
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Lasanha Veterano |
# ago/11
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O segredo é preencher bastante o som sem ser óbvio simplesmente seguindo o guitarrista...
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Anti-Heroi Veterano |
# ago/11
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daniels07 É um som progressivo com influências de Rush, Yes, Pink Floyd.
Pois é! The Police é animal, poucas notas, muito groove. Pirei quando ouvi!
Pior que das bandas que eu citei eu curto as linhas do Floyd mesmo que eles usem teclados para preencher algumas músicas.
Lasanha Ter uma linha própria, né? Como no Rush, certo? Entendo.
Valeu, gente
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daniels07 Veterano |
# ago/11
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Anti-Heroi Não entendo muito de progressivo. Já escutei algumas vezes, mas nunca parei para ouvir o baixo.
Antes de sair compondo, tenta fazer uns covers de bandas power trio pra pegar o jeito e para entender a linha do cara.
Qualquer coisa só manda recado =)
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GuiEntwistle Veterano |
# ago/11
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na hora do solo só o baixo e a batera enche o som, sei lá se serviu pra alguma coisa
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GuiEntwistle Veterano |
# ago/11
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ah, e ele usa uns acordes nessa musica :)
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Anti-Heroi Veterano |
# ago/11
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GuiEntwistle Acho que entendi qual a sua ideia de 'virar um cream'. Valeu pela dica!
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Los Paul Veterano |
# ago/11
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Alguem percebeu no video que até o baixo dele fuma? Se espelha no cream, que vcs vão longe. Na sonoridade, não nas drogas...
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Pão Quente Veterano |
# ago/11
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Los Paul éeu reparei, reparei tbm q o baixo dele é um SG, muito da hora :]
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Excelion Veterano |
# ago/11
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Primeiramente tem que aprender a tocar alto com o contra-baixo.
Bem alto mesmo. Jack Bruce no Cream é um ótimo exemplo.
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Fabio Warken Luz Veterano |
# ago/11
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Acredito que Jimi hendrix tambem é um bom exemplo!!!!
Mitch Mitchells é o baixista!
Abraços
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GuiEntwistle Veterano |
# ago/11
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Mitch Mitchells não é o batera? o_o
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louis Veterano |
# ago/11
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Anti-Heroi, usar acordes mais frequentemente no baixo ajuda. Guitarra com delay, principalmente nos solos tbm ajuda a encher o som. De efeito pro baixo, recomendaria as saturacoes (drive, distorcao, fuzz) mas com pedais que tenham o recurso MIX ou BLEND para que vc possa tem um som limpo e um som saturado ao mesmo tempo. Pro batera, fazer mais alternacias entre os pratos. Com ja foi dito, tudo sem exageros.
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Anti-Heroi Veterano |
# ago/11 · Editado por: Anti-Heroi
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louis Obrigado pela dica! Mas porque você prefere saturação à modulação?
Sobre efeitos: Estava em dúvida entre um Chorus ou um BDI. Mas acho que ficarei com o BDI mesmo. Depois que fiz uma apresentação com o baixo ligado numa DI eu pirei no timbre que o bichinho ficou. Mas só pra ter certeza testarei o Chorus. Já vi gente que ama e gente que odeia o BDI. Qual será tem mais versatilidade?
Opinem aí, galera. Sei que som/timbre é algo muito pessoal, mas estou interessado em saber as preferências de vocês para eu tentar achar o meu som.
Abraços
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GuiEntwistle Veterano |
# ago/11
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http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/267693/ dá uma olhada nesse tópico que eu fiz pode tirar dicas de equipamentos aí
ah, e pode comprar o BDI, eu não comprei o meu ainda, mas é muito bom o chorus vc pode deixar pra dps
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Anti-Heroi Veterano |
# ago/11
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GuiEntwistle Putz!!!! -ele queria imitar o som de palheta com os dedos Eu também quero! -ele deixa as unhas grandes Vou pensar nisso. -ele usa um drive e deixa uns médios e agudos bem saturado Por isso eu penso em comprar o BDI.
Só que na verdade não me espelho no timbre do Geddy Lee, mas sim do Chris Squire. É claro que eu não quero (e nem con$igo) ter o mesmo timbre dele, mas é o som de referência. Só que tocar com palheta, pra mim, não rola, por questão de costume mesmo.
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GuiEntwistle Veterano |
# ago/11
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cara, se baseie em bandas como The Who, Rush, Yes, The Police, Cream, não só nos baixistas dessas bandas como na música deles o the police é diferente entre os outros que eu citei, se você não pretende o som deles, use pra treinar músicas de power trio recomendo roxanne, é muito fácil pra qualquer instrumento na minha opinião
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GuiEntwistle Veterano |
# ago/11
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ah, o drive do BDI é bem levinho mesmo, já vi gente falando que é bom pra tocar músicas como do Rush, dá pra fazer uns sons muito legais
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louis Veterano |
# ago/11
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Anti-Heroi Prefiro as saturaçoes pq é mais facil achar esse controle de blend em pedais de overdrive/distortion. Alem do que, o chiadinho distorcido que fica no fundo, dá a sensaçao de que tem uma guitarra a mais tocando. E isso funciona bem tanto em solos de guitarra quanto nos de baixo. Vc pode inclusive balacear o som limpo e o som sujo direitinho e deixar o volume geral do pedal um pouco mais alto e so aciona-lo nas horas que os "buracos" da musica ficam mais evidentes. Assim, fica parecendo que entrou uma guitarra a mais nesses momentos da musica. Assista a alguns videos ao vivo do The Who que vc vai entender o q eu to falando. As modulaçoes basicamente so vao dar um colorido diferente ao baixo, mas nao necessariamente vai encher o som.
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