Dicas para se tocar em Power Trio?

Autor Mensagem
Fabio Warken Luz
Veterano
# ago/11
· votar


GuiEntwistle

Me desculpem acabei me equivocando!

O Baixista é Noel Redding!

Danilo S.A.
Veterano
# ago/11
· votar


Olá! sou novo por aqui e como musico tb, toco baixo e canto a apenas 1 ano, qdo formei um power trio tocando Rock anos 50 e 60.
O batera e o Guitarrista que tocam comigo já são músicos há 20 anos e dizem que eu canto muito bem e tenho um bom ouvido para musica! O problema é que eu comecei aprender baixo sozinho a 1 ano atrás.
Ainda estou muito cru, porém estudando bastante... já decorei os desenhos dos modos gregos porém não sei aplicar nas musicas ainda.
Um batera que tocou apenas 1 dia comigo disse que eu tenho que manter sempre a base (a nota tônica) enquanto o guitarra estiver solando... isso é verdade?
Ele disse isso porque a musica "Travellin' Band" do Creedence tem um solo de baixo junto com o de guitarra... só que na banda original existe uma guitarrinha fazendo base... no meu caso não. Isso é super chato ter que ficar fazendo 1-4-5 o tempo todo!!
Obs. os solos que eu faço são todos copiados dos originais! Não tenho a menor noção das notas que estou tocando.
Alguém tem alguma dica aí para me ajudar?

TerraSkilll
Veterano
# ago/11
· votar


Danilo S.A.
Um batera que tocou apenas 1 dia comigo disse que eu tenho que manter sempre a base (a nota tônica) enquanto o guitarra estiver solando... isso é verdade?
Não. Faça isso somente se a música original for assim e seu objetivo seja executá-la de forma idêntica. Caso contrário, acho válido usar um pouco da sua criatividade para adicionar variedade à música.

Só me esclarece:
Obs. os solos que eu faço são todos copiados dos originais! Não tenho a menor noção das notas que estou tocando.
Você toca baixo há 1 ano e não sabe as notas que está tocando, como assim?
Ainda estou muito cru, porém estudando bastante... já decorei os desenhos dos modos gregos porém não sei aplicar nas musicas ainda.
E o que você estudou antes dos modos gregos?

Alguém tem alguma dica aí para me ajudar?
Estude.

Abraço.

Marcelo Bico
Veterano
# ago/11
· votar


Danilo S.A.
Bicho, normalmente em power trio quando tem solo de guitarra o baixo tem que ficar segurando na cabeça da nota, sim. Se for fazer linhas no baixo com notas altas, o som fica "sem chão".

A hora prá voce fazer uma linha variada no baixo é durante a música, quando tá rolando estrofe. Se todo mundo solar ao mesmo tempo vira zona.

Anti-Heroi
Veterano
# ago/11
· votar


Danilo S.A.
Dá pra segurar um groove. Não que eu seja autoridade no assunto, mas depois que comecei a pesquisar mais passei a entender melhor.

Perceba que lá pelo segundo minuto do vídeo há um solo de guitarra e o Geddy Lee segura com um fraseado:
http://www.youtube.com/watch?v=U7DFsBcVMDA

Danilo S.A.
Veterano
# ago/11
· votar


TerraSkilll

Eu disse "solos que faço" mas na verdade não chegam a ser solos... até porque eu nem sei fazer... se vc ouvir o solo de Travellin' band do Creedence vai entender o que quero dizer com "solos que faço". http://www.4shared.com/audio/yUIKMdL4/CCR_-_Travelin_Band.html
Você toca baixo há 1 ano e não sabe as notas que está tocando, como assim?
Como eu disse anteriormente, os caras que tocam comigo são experientes. Eu tive que aprender tudo muito rápido, então dentro desse "1 ano" eu só me dediquei através de tabs e o resto de ouvido mesmo! Só agora estou investindo em aprender e entender o que já estou tocando. Eu já tinha uma noção de divisão musical, pois já estudei o Bona. Sei onde ficam as notas no braço do Baixo e decorei OS DESENHOS dos modos gregos. Na hora que estou tocando pra valer mesmo com a banda, acaba ficando tudo de ouvido pq é muito rápido! Eu tenho que cantar e tocar... não dá tempo de pensar em qual nota é aquela e qual desenho que estou usando entende?

Marcelo Bico
Entendi o Recado. Uma musica que eu toco exatamente igual a original e que faz o que vc disse é "Burnning Love" do Elvis
http://www.4shared.com/audio/tQJQba2_/Elvis_Presley_-_Burning_Love.htm l

Anti Heroi
No vídeo que vc colocou o Baixo fica fazendo o tema da musica enquanto o guitarra sola entendi. Legal! Gostei!
Obrigado a todos pelas dicas!

FCLBass
Veterano
# ago/11
· votar


Danilo S.A.
Ficar na "cabeça da nota" não é uma regra, mas certamente deixa o guitarrista com mais segurança pra solar. Mas nada que em ensaios não se combine. Eu prefiro usar a dinâmica e entender que é a hora do guitarrista. Se vou fazer uma melodia paralela, groovin ou ficar na "cabeça das notas", isso deve ser movido pela música, ou seja, não deve haver exageros (como já havia informado nesse tópico) e acabar poluindo a música a deixando sem sentido.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas para se tocar em Power Trio?