Em busca do timbre do Geddy Lee

    Autor Mensagem
    GuiEntwistle
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: GuiEntwistle


    Bem, pode ser inútil apredejem ou não né :X
    quero descobrir como ele tira o timbre dele, pesquisei e achei isso, mas não sei se dá certo, me ajudem aí, vamos colaborar
    esse tópico pode ser repetitivo, não tenho certeza, mas é mais uma coletanea de informaçoes

    -ele queria imitar o som de palheta com os dedos
    -ele deixa as unhas grandes
    -ele usa um drive e deixa uns médios e agudos bem saturado(pode ser o X da questão, o mais importante aheauhe)
    -ele parece usar a mesma técnica de outros baixistas, empurrando as cordas pra baixo
    -ele usa/usava um rickenbacker, mas usa também usava o jazz bass, em albuns como moving pictures ele alteraza, em músicas como tom sawyer é o jazz bass, o resto não sei muito
    -a posição das mãos é importante também, mas falar não tem como, apenas nos videos dos solos dele

    agora vem para os maiores fãs dele, as minhas perguntas
    -ele usa flatwound ou roundwound?
    --ele usa cordas 0,35 ou 0,40?

    achei num tópico um post feito pelo zuconta

    Som do Geddy Lee para o Jazz Bass: Pre-Amp Avalon U5 DI, duas saidas: uma pra um Palmer speaker simulator, a outra pra outro pré SansAmp RBI. O grau de distorcao que ele deseja é obtido através da mixagem entre os dois sinais. Um compressor Urei 1176 esmaga tudo no sinal que vai pra mesa. Ele nao usa mais amplificadores no palco, escuta o retorno do baixo no monitor in ear e em algumas caixas com falantes de 15' no palco pra dar um pouco de peso. Muito importante e quase sempre esquecido, cordas Rotosound extra light gauge


    tem tambem uma entrevista
    http://3.bp.blogspot.com/_RfjwxMkaI5s/SbzqG4bd2jI/AAAAAAAAHIY/dyko8C1I 1g0/s1600-h/2.jpg

    bem, é isso, saibam que isso é mais uma coletânea/tutorial de informações

    JL_Marcondes
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Existem mts fatores que influenciam no timbre.. de equipamentos à maneira de tocar, até o próprio baixo.. vc pode fazer a busca que qzer.. digamos que possívelmente chegará a algo similiar, mas difícilmente ao timbre exato.. afinal, não é só um timbre! São varios.. ao passar do tempo ele trocou de baixo, de equipamento, etc etc.. somente tendo o set que ele usa (sim, não um set igual, mas O Set que ele usa)..

    Minha opnião é que esse lance de "timbre" agente amadurece com o tempo.. prefiro me preocupar em aprender como o cara toca, dq como ele timbra pra tocar..

    (Não estou apedrejando.. nem criticando.. mas dando minha opnião.. afinal, o baixo no Rush é bem cheio de efeitos e pra cada música - não literalmente - temos algo novo/difirente...
    )

    []'s

    GuiEntwistle
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    JL_Marcondes

    até a correia influencia, acho que li uma vez xD

    louis
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    até a correia influencia, acho que li uma vez xD
    kkkkkkk

    GuiEntwistle
    cara, vc tem que definir qual timbre vc esta buscando, pq o cara ja trocou muito de equipamento nesses anos todos de estrada. Ele ja tocou com fender, rickenbacker, wal, steinberger..... e sempre usou alguma saturaçao junto e uma pegada firme, que é bem tipica dele.
    Dos timbres dele, curto o mais atual, com o jazzbass, que vc pode ouvir mto bem no DVD Rush in Rio, que vem daquele post do zuconta que vc citou.
    Mas esse lance de desvendar timbres de caras famosos é legal pra vc se orientar, nao pra copiar. É legal para te ajudar a achar seu proprio timbre, aquele que mais combina com a sua pegada e com as linhas de baixo que vc compoe

    JL_Marcondes
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    louis
    [2]

    Destaque para o lance de "a achar seu proprio timbre"

    []'s

    (e sim, reza a lenda que correia influencia.. mas seria mto pouco.. mto pouco mesmo.. praticamente imperceptível..)

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    oque é flatwound e roundwound?

    GuiEntwistle
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    rhoadsvsvai
    http://www.portalmusica.com.br/guia-de-cordas-para-baixo-quais-os-tipo s-e-as-melhores-cordas/
    explicando melhor, roundwound tem as "serrinhas", as cordas comuns de baixo e flat é lisa como as E, B, G da guitarra

    GuiEntwistle
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: GuiEntwistle
    · votar


    JL_Marcondes
    louis
    então, quero achar meu timbre me baseando em outros baixistas ok u_u
    ahueauhea, é sério

    é mesmo



    sérissimo


    :)

    JL_Marcondes
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    JL_Marcondes
    Minha opnião é que esse lance de "timbre" agente amadurece com o tempo.. prefiro me preocupar em aprender como o cara toca, dq como ele timbra pra tocar..

    louis
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    JL_Marcondes

    Minha opnião é que esse lance de "timbre" agente amadurece com o tempo.. prefiro me preocupar em aprender como o cara toca, dq como ele timbra pra tocar..

    Depende tbm ne, cara. Nao adianta tbm tocar pra caralho e nao ser bem ouvido.
    Ja imaginou tocar uma linha do Larry King com um baixo Hofner?

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    GuiEntwistle
    Vou dar minhas opiniões do ponto de vista de um fã de Rush que conhece um pouco do jeito de tocar o Geddy Lee.

    -ele queria imitar o som de palheta com os dedos
    Acho que não tem muito a ver esta informação. Som de palheta é muito mais definido, tipo como o de Roundabout (Yes).

    -ele deixa as unhas grandes
    Não tanto, mas deixa iguais as da mão direita de um guitarrista (só uma pontinha pra dar uma "salgada" no timbre").

    -ele usa um drive e deixa uns médios e agudos bem saturado(pode ser o X da questão, o mais importante aheauhe)
    Sim. Procura um bootleg da turnê do álbum Counterparts no U2B. Lá mostra a essência do som de baixo moderno do Geddy.

    -ele parece usar a mesma técnica de outros baixistas, empurrando as cordas pra baixo
    Os movimentos que normalmente se faz com palheta ele faz com os dedos (principalmente o médio) indo de baixo pra cima e de cima pra aixo, igual a um violonista fazendo batidas saca?

    -ele usa/usava um rickenbacker, mas usa também usava o jazz bass, em albuns como moving pictures ele alteraza, em músicas como tom sawyer é o jazz bass, o resto não sei muito
    Ele usou o Rick até o Signals (1982), depois usou os Steinberger no Grace Under Pressure (1984) e os Wal no Power Windows (1985), Hold Your Fire (1987) e Roll the Bones (1991). Voltou a usar os JB exclusivamente no Counterparts (1993).

    O Moving Pictures (1981) foi uma época de transição da fase mais Prog para a fase tecladeira, e foi nesta época que ele começou a largar o Rick pra usar outros baixos. Ninguém sabe direito (nem o próprio) qual baixo foi usado pra cada música do álbum. O certo é que, no clipe de Tom Sawyer é o JB e no de Limelight é o Rick.

    -a posição das mãos é importante também, mas falar não tem como, apenas nos videos dos solos dele
    Acredito que sim. Noto que em levadas mais "constantes" ele vai variando a posição da mão direita, atacando ora mais perto da ponte ora mais perto do braço.

    GuiEntwistle
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    erico.ascencao
    Sim. Procura um bootleg da turnê do álbum Counterparts no U2B. Lá mostra a essência do som de baixo moderno do Geddy.
    não entendi essa parte, pode mandar por PM o link pra isso?

    JL_Marcondes
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    louis
    Depende tbm ne, cara. Nao adianta tbm tocar pra caralho e nao ser bem ouvido.
    Ja imaginou tocar uma linha do Larry King com um baixo Hofner?

    Depende do q vc entende de "tocar pra carvalho".. pra mim se avalia o conjunto, e não habilidades específicas.. jamais vou falar "Nossa que grande baixista!" prum cara que tem habilidade X (tipo, tocar mto rapido) mas não tiver técnica, teoria musical, etc etc.. no máximo vou falar "É, ele é bem rápido, mas..".
    Tem mta molecada aplicando a "lei do esforço", e isso é legal até certo ponto.. a partir do momento que vc encasqueta com só uma coisa (por exemplo, focar só em ter "O Timbre") vc deixa de crescer nas outras, e daí meu amigo.. vc vai ser um "tinbreiro" de primeira, mas não vai tocar tão bem assim!

    Mas td estudo é valido.. td qnto é informação que se adquirir fará parte do seu crescimento.. sempre investindo em saber "o pq" das coisas e não indo atraz apenas do resultado..

    []'s

    louis
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    JL_Marcondes
    sim, sim....
    Tocar pra caralho nao me refiro necessariamente a velocidade.
    O estudo da musica em si eh realmente o mais importante, mas saber timbrar eh importante tbm.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    louis
    É como eu falei.. é um conjunto... por exemplo eu, comecei com um condor xb25a.. e qual o baixo que eu tenho hj? O mesmo! Td pq eu aprendi com o tempo a tirar o som do baixo.. consigo varios timbres com mto pouco, só mudando o jeito de tocar, utilizando dos controles do bass (que são bem modestos) ou do amp em q eu tiver... e eu fui aprendendo a timbrar qndo estudava uma musica, uma técnica etc etc... tipo, digamos que timbre agente pode aprender em cada estudo.. um estudo específico sobre timbre, acho que seria importante só depois de ter aprendido mtas outras coisas... na minha humilde opinião ehhehe...

    []'s

    louis
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: louis
    · votar


    JL_Marcondes
    concordo, mas vejo que é muito comum baixista que toca bem se estrepar ao vivo, pq deixa o timbre do baixo na mao de tecnico de som que nao tem la mta boa vontade.....
    Entao é importante entender de timbre, até mesmo pra saber o que vc que tirar do set que vc estiver tocando.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    louis
    Eu já toquei mto com técnico de som, e na verdade foi aí onde aprendi a timbrar legal com equip.. em casa eu fazia minha parte tals (tiro mta coisa de ouvido, então eu ia aprendendo a regular o baixo pra chegar no som mais próximo da música), daí recebia dicas na hora de tocar.. tipo, fechou o ciclo heheheh...

    Por isso, como eu disse um estudo específico sobre timbre, acho que seria importante só depois de ter aprendido mtas outras coisas...

    []'s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Em busca do timbre do Geddy Lee