Como acompanhar outro instrumento - Baixista por acidente \o/

Autor Mensagem
Pão Quente
Veterano
# ago/11 · Editado por: Pão Quente


Entrei numa igreja perto do meu bairro e vi um pessoal tocando, tinha Teclado, Guitarra e Baixo, eles tocavam bem. Dai eu falei para uma mulher do meu lado (sem saber que ela era a mulher do pastor) eles tocam bem né? sabe que eu tambem toco? ai ela perguntou o que eu tocava, eu falei teclado, guitarra e violão.
No final do culto ela chamou a banda e folou, esse daqui toca, Guitarra, Teclado e BAIXO.
Eu não falei nada, mas na hora o baixista perguntou se eu não queria tocar lá, hehe, demorou menos de um segundo para eu falar SIM, aí eu falei que era iniciante (poxa, se eu toco guitarra sei fazer alguma coisa no baixo né?).
O baixita falou que vai me ensinar as musicas. Fiquei feliz \o/


Dai vem aminha dúvida, como acompanhar o teclado e a guitarra?
se eles fizerem um acorde de C, G ou outros. O que eu toco?
A tonica? a tonicar terça e quinta?
E outra, quantas notas? em um tempo 4/4 quantas notas eu toco?

abrigadão. \o/

JL_Marcondes
Veterano
# ago/11
· votar


Cara.. pra qm seria um mero inciante, achei sua pergunta meio.. epa! Pera.. agora que to lendo direito.. vc acha que toca baixo baseado no q toca guitarra? Desculpa.. vc não deixou claro..
Mas enfim.. o lance é, eu tb vim da guitarra pro baixo (na verdade mal posso dizer isso pq qndo eu "tocava guitarra" eu 'male-má' "arranhava a guitarra", mas enfim)... e tipo.. são mundos distintos! Tocar baixo não é essa matemática q vc está tentando apregar.. é claro, isso funciona dentro de um contexto mas não em uma música inteira..
Não vou me prolongar mto mas respondendo um pouco de suas dúvidas e dando dicas: Qnto à notas, eu vou entender "batidas por compasso" - Simples, tente acompanhar o bumbo! Quanto as notas que vc vai tocar em cada batida, foque primeiramente em tocar a nota que td mundo ta tocando, ou dar a "nota na cabeça".. tipo.. o tom da música está em A(Lá), daí vc tem uma intro de 2 compassos, de 2 notas por compasso, |A E| |F#m D|, tipo.. faça o "feijão com arroz", toque cada nota da cifra no seu tempo e acompanhando oq o bumbo faz.. esse é o básico de se tocar numa igreja..
Bem, como eu falei, esse seria o "Básico".. fora isso, estude a música (e o instrumento, suas técnicas etc), veja oq o baixo pede na música, estude as modulações que geralmente todos tocam juntos.. etc etc.. vá explorando, criando linhas.. e tome cuidado com esse lance de "Ahh.. vou fazer um baixo invertido, colocando esta escala, pararí pororó" pq vc tem grandes possibilidades de fazer um baião no meio da música ou um blues! E tipo, isso daria certo se vc tivesse tocando Cassiane ou Elvis (época gospel)! Hehhe..

Cara, eu comecei tocando na igreja (e ainda toco heheh) e foi ela uma das grandes escolas que tive.. então fala aí o "repertório" da igreja, suas dúvidas, ou o nível de conhecimento do instrumento (que não ficou claro), que agente vai te ajudando...

[]'s

Pão Quente
Veterano
# ago/11 · Editado por: Pão Quente
· votar


JL_Marcondes
vc acha que toca baixo baseado no q toca guitarra
Sim, até ja aposentei minha palheta, peguei o começo da sweet child o' mine para baixo na guita, eu sei q tocar no baixo vai ser diferente, ele tem cordas grossas, o espaço entre elas é maior enfim, eu aprendi essa parte para não passar vergonha na hora que pedirem para eu tocar rsrs.

Na parte que a guitarra base faz os acordes A, C & D eu toquei as tonicas e ficou bom. :P

eu aprendi a dedilhar como no baixo, pq eu aprendi umas musicas de baixo e tocava na guitarra, hehe, ja tenhos os calos ai fica tudo bem, e eu tbm toco violão sem palheta.

Obrigado pelas dicas, hehe

dibass
Veterano
# ago/11
· votar


Pão Quente
tenta tirar a linha de baixo de músicas bem comuns. Facilmente vc vai entender a aplicação do baixo.
Mais fácil e prático que um monte de explicação.

Pão Quente
Veterano
# ago/11
· votar


dibass
me indica uma musica? *--*

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


poxa, se eu toco guitarra sei fazer alguma coisa no baixo né?
NAOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
baixo nao é uma guitarra disfarcada =(

fora isso, estude a música (e o instrumento, suas técnicas etc)

isso sim é o melhor a se fazer, mas pra quem nao tem experiencia no baixo e precisa se virar, a ideia é essa cara. Para as primeiras musicas, toque somente a tonica, toca vez q o acorde mudar. (o baixo vai ficar meio morto e repetitivo).
Depois com uma praticazinha legal, vc comeca a fazer um power chords (tonica, quinta, oitava), ou arrisca tb um tonica, terca, quinta (mas ai tem q estudar um pouquinho da musica tb ne).
E lembre-se tb: no baixo as vezes o silencio soa melhor q muitas notas num compasso. Vez por outra, quando achar conveniente, deixe a batera e a guitarra tocando por 1 ou 2 compassos, faz uma boa diferenca pro ouvinte perceber a influencia do baixo

E estude as tecnicas, com o tempo vc vai querer sair um pouquinho do pizzicato, vai dar uma slapinha de vez em quando, um tapping as vezes, entao vai estudando q tu consegue

o/

Pão Quente
Veterano
# ago/11
· votar


Buja
valew pela resposta :3

Jonh Master
Veterano
# ago/11 · Editado por: Jonh Master
· votar


.........

Pão Quente
Veterano
# ago/11
· votar


dibass
Acho q eu ja sei, o baixo e bateria trabalham em equipe fazem o esqueleto da música, elem do baixo dar um pesso na musica :3

Pão Quente
Veterano
# ago/11 · Editado por: Pão Quente
· votar


Edit: duplicado

rocknroll1234
Veterano
# ago/11
· votar


Pão Quente
cara,tocar baixo é mais simples que tocar guitarra,já que o baixo raramente usa acordes,e a afinação é a mesma(só que uma itava abaixo).

a unica coisa diferente que deves aprender é como fazer slap(um som maneiro que dá pra fazer com o baixo).

Pão Quente
Veterano
# ago/11 · Editado por: Pão Quente
· votar


rocknroll1234
apesar de eu ja saber isso, obrigadopela resposta

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


tocar baixo é mais simples que tocar guitarra
¬¬

AndersonMatos
Veterano
# ago/11
· votar


tocar baixo é mais simples que tocar guitarra

Olha o preconceito...

JL_Marcondes
Veterano
# ago/11
· votar


rocknroll1234
cara,tocar baixo é mais simples que tocar guitarra,já que o baixo raramente usa acordes,e a afinação é a mesma(só que uma itava abaixo).

a unica coisa diferente que deves aprender é como fazer slap(um som maneiro que dá pra fazer com o baixo).


WTHELL! (calma.. calma.. calma..)

Tá, e vc aprendeu isso onde? Com qm? Um músico ou instrumentista que se prese sabe que qualquer instrumento tem a sua característica e dificuldade.. não existe essa de "X" instrumento é mais fácil, baixo é uma "qze guitarra", etc etc..

Contra-Baixo é um instrumento e Guitarra é outro! Se for assim (do jeito que vc está falando), guitarra perto de um alaúde é cavaquinho!

Mas enfim.. novamente! Baixo é Baixo! Guitarra é Guitarra! São mundos diferentes (embora as grandes semelhanças) que fazem parte do mesmo universo chamado música!

Slap não é isso q vc falou... caso vc não saiba dá para fazer slap em guitarra também (batalha de Victor Wooten e o irmão!).. Slap é uma técnica, assim como o Tapping/Two Hands, Pizzicato.. entre outras.. como bends e arpejos tb não são exclusivos da guitarra, seguramente ocorre também no mundo do baixo! Enfim.. Piano não teclado! Baixo não é guitarra! Embora exista o ditado "qm não tem cão caça como gato", se vc qzer aprender um instrumento e se dedicar a ele, estude ESTE instrumento sem se basear em outros.. Se vc já sabe guitarra, ótimo! Eu tenho uma tia chamada Jertrudes (tipo?! Q q tem a ver?! Deu pra entender?!)!!!

É claro que, uma vez aprendendo um instrumento, vc deve então ter aprendido um pouco sobre música, e tb sendo este instrumento do mesmo tipo (sopro, cordas, percussão, etc) do instrumento anterior, vc terá mais "facilidade" para aprender.. ou melhor, não será tão aprender o novo instrumento.. mas nunca pense que pq vc sabe um instrumento, vc consegue tocar tds os outros!

Se vc não for apenas um troll querendo zuar.. está mto desinformado!

Pão Quente
Veterano
# ago/11
· votar


JL_Marcondes
Boa Marcondes, falou bem +1 pra ti

JL_Marcondes
Veterano
# ago/11
· votar


Pão Quente
Cara, uma outra dica pra vc se desenvolver bem.. tipo, aki agente já tem dado algumas dicas, fora isso, o lance de estudar música e o instrumento em sí.. oks.. mas se desenvolva tb nas músicas que vc toca na igreja... tipo, DreamTheater me ajuda na questão de habilidade apenas, pq difícilmente eu vou conseguir colocar uma escala progressiva no meio de uma música da Aline Barros (depois dessa vai ter nego qrndo me enxer e vai qrer colocar Erotonomia dentro de "Sou uma florzinha de Jesus" mas td bem)... oq eu qro dizer é o seguinte: Qual o repertório da igreja? Oq eles tem tocado? Estude essas músicas, tira a linha do baixo, se for algo mto técnico tente acomponhar com bumbo com as tônicas.. mescle a caixa com a oitava.. e por aí vai.. (*)
Uma coisa que eu sempre fiz, e me fez crescer bastante.. dica de um batera q tipo, não eramos amigos, nem inimigos, enfim.. ele era marrento demais mas é o seguinte... ele da maneira dele me disse para "não copiar" oq os caras faziam, mas me desenvolver na música... como q eu "aprendi" a fazer isso? Eu estava uma música assim: Primeiramente eu tirava a música, só as tonicas.. depois eu tirava a linha do baixo (seguindo exatamente oq o cara fazia).. depois na terceira vez eu já tocava livre.. qndo era na hora do louvor, aquelas "marcas registradas" que o baixo fazia na música, eu aplicava, e outras "firulas" eu botava por minha conta.. e não importa qntas vezes repetiria verso ou refrão, eu já havia aprendido a música, não precisava me prender a cifra..

Tipo, fikdik de como estudar pra tocar na igreja.. dica de qm já teve que se virar nos 30 nos domingos sem ensaio, sabendo q música ia tocar aos 45 do segundo tempo ehhehe...

[]'s

obs: se qzer depois dicas de boas músicas para estudo (gringas e nacionais, gospel e secular) só falar...

(*) O Slap surgiu daí.. reza lenda que um cara (vulgo Larry Graham, ou Louis Johnson, ou não.. enfim..) tava num ensaio pans, daí cadê o baterista? "Ahh.. dexa comigo!" e desceu a mão no baixo pra marcar a "caixa" e o "bumbo" da música...

Pão Quente
Veterano
# ago/11 · Editado por: Pão Quente
· votar


JL_Marcondes
abrigado, ja estou tirando umas linhas de baixo, ^^
mais ainda nao peguei o repertorio das musicas

JJJ
Veterano
# ago/11 · Editado por: JJJ
· votar


Gostei do "baixista por acidente" !

Eu também "estou" baixista por acidente. Embora já tocasse baixo nas minhas gravações caseiras.

Então vou te dizer o que EU estou fazendo. Não é o melhor conselho - já que eu também não sou exatamente um baixista - mas como estamos no mesmo "barco"...

Na maior parte do tempo, eu tenho feito baixos simples, como o colega acima falou, usando as notas base dos acordes nos tempos padrões, sem muita firula.

Lá e cá uma quinta.

Vez ou outra (aproveitando a manha de guitarrista) jogo uma floreada (que seria um "solinho" se fosse guitarra) usando alguma escala que caia bem na hora.

Não tenho ficado fissurado com essa coisa de "tocar junto com o bumbo" 100% das vezes. Acho isso meio "mecânico" demais.

Um slapzinho aqui e ali, quando cai bem.

E pronto... um baixista por acidente! rsrsrs

Pão Quente
Veterano
# ago/11
· votar


JJJ
hehehe, gostei :D

tem uma coisa que eu não mecionei no lá em cima no tópico,
eles não me quiseram como guitarrista não pq eu toco mal mais sim pq ja tem 4 \o/

JL_Marcondes
Veterano
# ago/11
· votar


JJJ
Então cara.. o lance de 100% seguir o bumbo realmente é furada.. se vai ter algo mecanico, chato, quadrado demais... mas tb não seguir pior ainda aushusah.. mas eu entendi oq vc quis.. qndo eu falei seguir o bumbo, a caixa, era mais para casar "bateria" + "baixo" (que precisa casar).. não pode ficar só nisso.. e aproveitando.. desabafo: a pior coisa que tem é vc qrer acompanhar um bom que não se define!

eles não me quiseram como guitarrista não pq eu toco mal mais sim pq ja tem 4 \o/
sei sei.. uhumm.. ¬¬ (usahusahuhsa brinks)

Buja
Veterano
# ago/11 · Editado por: Buja
· votar


Pão Quente
bicho...eu aprendi a tocar baixo antes da guitarra
vc vai ver q dinamica baixo te da quando pegar na guitarra de novo
Sem falar q vc pega uma nocao muito boa da escala, e meio que por falta de oitavas no baixo (hehe) vc comeca a usar bastante a parte aguda da escala, te dando um conhecimento bem maior da escala quando pegar na guitarra.
O baixo por ser um pouco swing tb, te ajuda a parar de solar tanto na guitarra e sentir um pouco mais de felling tb, quebras de tempo e transicao de notas.
O baixo te faz escutar a guitarra e a batera ao mesmo tempo, te tornando meio q um maestro da musica. Ele que faz a ligacao da guitarra com a batera, mantem o pulso da musica e da base pro vocal em algumas horas, quando ele nao consegue atingir timbres muito graves.
Resumindo, cara, baixo te abre a mente pra caramba, entao aproveita essa oportunidade e estuda camarada.
Quem sabe vc tb nao se apaixona pelo mundos dos graves !!!!!!!!!

Pão Quente
Veterano
# ago/11
· votar


Buja
entao aproveita essa oportunidade e estuda camarada.
Quem sabe vc tb nao se apaixona pelo mundos dos graves !!!!!!!!!


Eu ja tava querendo tocar baixo faz tempo, quando fui comprar minha guitarra fiquei olhando para os baixos o vendedor até perguntou se eu não queria um baixo, eu falei, não não
errr, mais eu tbm gosto da guitarra :D

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


Pão Quente
isso ae...comigo foi o oposto....cheguei pra comprar o baixo e fiquei olhando pra grande variedade de guitarras, e gente testando guitarras pela loja toda
o cara me falou pra olhar as guitarras tb...eu disse....é mas tb gosto de baixo kkkk
nao deu outra....8 anos depois estava voltando na loja pra comprar guitarra.....e resultado:
hoje tenho 2 guitarras e so tenho um baixo, e o proximo instrumento vai ser guitarra de novo kkkk

Pão Quente
Veterano
# ago/11
· votar


Buja
hoje tenho 2 guitarras e so tenho um baixo, e o proximo instrumento vai ser guitarra de novo kkkk

Cansou do Bass?
heauheauhae

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


Pão Quente
de jeito nenhum velho
mas o bass é pro meus momentos mais calmos...
a guitarra é pro "mode metalero from hell on" kkkkk

cynide
Veterano
# ago/11
· votar


Pão Quente
Você ja pegou em um baixo antes???
a alguns anos me aconteceu isso, eu tocava guitarra e achava que quando fosse pro baixo ia tirar algo fácil fácil, mas ñ consegui de primeira... a dinâmica e o modo de tocar eh totalmente diferente, qualquer dedilhado em mais de uma corda vai ser sofrivel! se vc ñ pegou ainda em um, esta com sérios problemas!! ensaiar com a guitarra pra depois tocar nele ñ dá muito certo.

cynide
Veterano
# ago/11
· votar


ahh, e uma opinião minha a respeito de qual instrumento eh mais fácil de tocar, baixo ou guitarra:
o baixo eh mais "fácil" de tocar uma musica da forma básica das básicas, apenas por que com a tônica e alguma habilidade minima você já tira uma musica, já na guitarra a suposta forma minima de tocar é com acordes, considerados mais difíceis por alguns. agora se você quiser explorar toda potencialidade do seu instrumento, pode tocar o quão difícil desejar, a partir daqui ñ faz nenhum sentido comparar baixistas e guitarristas.. ou bateristas, difícil ñ é o instrumento em si, mas a música que se toca!

Pão Quente
Veterano
# ago/11 · Editado por: Pão Quente
· votar


cynide
Sim ja peguei em um bass, e vi mesmo q é muito diferente, mas to treinando :D
É vero o q tu falo, não da para aprender bass na guita :/

Edit: Aliás, fui nun show ontem e vi como o baixista é meio esquecido :/, ele tentava se mostrar fazendo uns slaps, hehe ^^, no fim do show muita gente pedindo autografo para o vocalisa, guitarrista, baterista, mas para o baixista não eram muitas pessoas, eu pensei puts :/, fui lá e conversei com ele :D

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


Pão Quente
heheh isso rola as vezes...o vocal entao...sempre vangloriado
mas ja vi baixista fazer coisa q eu nem percebia q tinha guitarra ou batera na musica, esses sim, vale a pena falar.....cara...me fala onde é um proximo show...vale a pena ver um bis desse hehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como acompanhar outro instrumento - Baixista por acidente \o/