Estudo de caso: Banda incompleta - usar backing track? Pedais para essa situação nova, etc

    Autor Mensagem
    gualtersouza
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: gualtersouza


    Olá pessoal

    Esse é um estudo de caso que gostaria de colher opiniões, idéias, brincadeiras e piadas dos colegas do forum.

    Gostaria de ver opiniões dos colegas sobre a seguinte situação: somos bateria, baixo, guitarra, 2 sopros, vocal principal e 2 backing vocals.
    Por motivos diversos, teremos de tocar sem guitarra e bateria e eu sou o baixista. Sentiram o drama? O repertório já é nosso conhecido e não é muito grande. Divideremos o palco com uma outra banda. Vamos tocar ao vivo numa confraternização.

    Uma das idéias é gravar uma base de teclado com ritmo e tocar em cima disso. Alguém já fez isso? Prós e contras?
    A outra seria, tendo já a base de teclado e ritmo pronta, gravar em cima dela o baixo, para quando fossemos tocar ao vivo, eu faria a guitarra (toco guitarra também).

    Caso não seja possível obter uma boa gravação do baixo sobre a backing track, me ocorreu de usar um delay com o baixo para dar um enchimento maior no som, já que a bateria é eletrônica e o som fica bastante artificial com ela...

    Qualquer idéia é bem vinda. Abç

    Del-Rei
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Sem guitarra nem batera....? Putz.

    Acho a idéia de tu tocar guitarra e samplear o baixo a.... menor pior.

    De qualquer forma, se não for queimar o filme da banda, acho válido.
    Diversão é sempre uma boa!!!

    Um aceno de longe!!!

    engtmir
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    gualtersouza
    Cara, a idéia que posso te dar é: Venha a Brasília, minha bada (composta só por mim :p) tem só o guitarrista.... Triste cara, o froyds é que tenho um brother que toca bateria comigo de quando em quando, mas só guita e batera.. e vocês faltando somente a guita e bateria... é até irônico hehehe

    Já vi um carinha tocando sobre bases gravadas (no caso dele era MPB, então eram bases de violão) e sinceramente eu não gostei muito.... Não sei se o sistema de som do barzinho q era ruim, mas o fato é que ficou vazio, bem sem graça... E como no seu caso tá faltando logo a bateria... poutz.. não sei se ia ficar legal somente o teclado preenchendo... Mas faça os testes e venha correndo nos contar!!

    Boa sorte para vocês!!!

    Abraços

    gualtersouza
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Del-Rei

    Salve, Del-Rei. A questão é o som artificial da bateria. Isso é a morte para quem toca contrabaixo. Fica muito pasteurizado. Mas vamos ver isso durante os próximos ensaios.


    engtmir
    Salve. Sua situação é a oposta. Pelo menos não há muita divergência dentro da sua, hehe. Já vi isso de bases gravadas para MPB acontecendo em bar. Se é do tipo "banquinho+violão" até que dá, mas fazer o pessoal pensar em dançar exige algo mais. Mas a situação está posta. Vamos ver o que conseguiremos. Depois eu conto a saga.

    Grato pelas idéias. Abç

    gualtersouza
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Del-Rei
    engtmir
    Salve colegas. Fizemos o primeiro ensaio sem guitarra e bateria. A BT está bem legal, e acho que vai dar para seguir, pois há como inserir ambos via software.
    Agora surgiu um outro problema. Gostaria de usar um fone para ouvir o baixo com mais clareza (já que além da bt, temos 3 sopros e 3 vocais). Alguém saberia indicar um fone que pudesse ser ligado na mesa ou na saída do amp para ser usado tanto em ensaios quanto ao vivo? Isso funciona?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Estudo de caso: Banda incompleta - usar backing track? Pedais para essa situação nova, etc