Comprei um Fender MIM '94, agora vou restaura-lo!

    Autor Mensagem
    Nilo Dantas
    Veterano
    # jul/11


    Pessoal,

    Ontem entrei numa loja de instrumentos aqui no interior da Bahia sem muita pretensão, só para olhar mesmo. O naipe dos instrumentos diz que o top deles é Michael. Eis que no fundo da loja um baixo preto chama atenção. Era um Fender MIM meio detonado. Logo pensei que fosse falso, mas nada dizia isso ao avaliar. Ao mandar o serial para a Fender, verifiquei que foi fabricado em 2/1995, estava quase todo original e custando R$ 800! Voltei na loja e fechei em R$ 700.

    O problema? O baixo não foi nem um pouco bem cuidado ao longo dos anos. Com arranhões onde eu nunca imaginei serem possíveis e duas lascas que atravessaram a madeira. Quase todo o hardware está oxidado. O escudo foi trocado por uma fórmica cortada no mesmo tamanho, é aquilo que usa para forrar móveis! Parafusos de móveis também oxidados. Cordas "recém-trocadas", mas tarraxas velhas. Bem, o bom é que funciona e ainda tem um bom timbre, é o que importa.

    Agora, o que fazer para restaura-lo? Já de cara vou trocar ponte, tarraxas, potenciometros, knobs. Agora, na lasca eu acho que terei de mandar alguém consertar, soda é que não há nenhum luthier próximo, então tudo o que eu puder fazer só farei e levarei apenas para arrumar a pintura e regular.

    Abaixo umas fotos:

    http://imageshack.us/g/38/dsc00364ic.jpg/

    vinibassplayer
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    caramba!!
    um fender por 700????
    mas do jeito q tá né?!
    vai gastar um "pouco" nele...
    antes de começar a mexer, leva pra avaliar o q fazer e por quanto vai sair pra ver se compensa..

    nas lascas do corpo parece q tirou pate da madeira. vai ter q ser um trabalho d mestre pra voltar isso ao normal.
    se tá tudo enferrujado e tá atrapalhando o som, eu trocaria a parte elétrica toda e todo o hardware.
    no final ia sobrar só as madeiras, q eu ia lixar tudo e pintar de novo ou só envernizar e deixar na cor natural.

    deixaria ele fretless...

    por enquanto eu faria só isso...
    flw!!
    abçs

    Nilo Dantas
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Cara, vou fazer +- isso. Trocar quase todo o hardware (claro, vou importar todas as peças) e arrumar a pintura. Parte elétrica é ridiculamente simples de refazer, 2 pots + 1 capacitor + jack. Captadores a principio estão bons, ainda não abri para ver. Já vou encomendar ponte + pickguard + pots + tarraxas + cordas. A pintura que será chata...

    Demolisher
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Nilo Dantas
    Cara, vou fazer +- isso. Trocar quase todo o hardware
    Só faz isso se as peças estiverem ruins, cara. A moda da galera é relicar instrumentos, e o seu já veio relicado, hehehehe...
    No máximo, dá uma lixada com lixa fina só pra puxar brilho...
    Olha aqui:

    Nilo Dantas
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Então, irei trocar: escudo (é uma fórmica cortada no tamanho, está bizarro!), ponte (totalmente oxidada), tarrachas (oxidadas e bem arranhadas, com engrenagens já ruim), nut (quebrado e emendado com cola), pots e jack (eu tenho 2 CTS 500k + jack switchcraft) e claro as cordas que não estão muito velhas, mas também né...

    Achei umas coisas para comprar aqui mesmo no ML, mas a maioria vou mandar descer dos EUA mesmo. Comprei o escudo no ML por R$ 50 e vou trocar os pots e jack assim que chegar. Depois vamos para a ponte e tarrachas.

    Nilo Dantas
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Nilo Dantas
    · votar


    Prontinho, baixo arrumado todinho. Basicamente ficou só corpo e braço mesmo, o resto não prestava MESMO, tudo enferrujado ao extremo ou quebrado! Ainda falta a regulagem do luthier (as cordas estão altas e não tenho chave que encaixe no tensor para regular) e será feito nesta sexta viajando 200km para leva-lo. Ah, também está aí a caixa 1x12 com Selenium 12PW5 que fizemos para casar com o GK MB200. Enfim, umas fotos do marido tocando:


    http://img12.imageshack.us/img12/2820/setcordas.jpg
    http://img716.imageshack.us/img716/7490/setbaixo.jpg
    http://img823.imageshack.us/img823/412/playingw.jpg
    http://img833.imageshack.us/img833/8421/pbassdz.jpg
    http://img32.imageshack.us/img32/5963/dsc0037dd.jpg
    http://img43.imageshack.us/img43/8618/dsc0025bd.jpg

    daniel.damin
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Nilo Dantas

    Essa tua Vintage é a Paradise né??? Sabe que é rara?


    Ah, parabéns pelo baixo, ficou mto bom!!!

    Nilo Dantas
    Veterano
    # dez/11
    · votar



    Essa tua Vintage é a Paradise né??? Sabe que é rara?


    Ah, parabéns pelo baixo, ficou mto bom!!!


    Rara? Porque? Comprei ela em abril +-, direto na loja na Santa Ifigênia numa viagem pra SP. Ainda vou arrumar ela também.

    Buja
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    que teleca bacana cara...curti pra caramba....
    pq nao poe um escudo espelhado personalizado nela hein? É so um palpite, de um cara que ta rasgando de inveja kkkkkk

    Nilo Dantas
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Buja

    que teleca bacana cara...curti pra caramba....
    pq nao poe um escudo espelhado personalizado nela hein? É so um palpite, de um cara que ta rasgando de inveja kkkkkk


    Espelhado não curto não. A tele só tem mais a fazer blindar, trocar o nut, colocar string retainer e regular. Coisa básica que farei essa semana (exceto o nut que estou esperando chegar).

    daniel.damin
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Nilo Dantas

    Cara...

    Essa guita não vem mais pro Brasil, segundo informações da Habro (importadora oficial).

    Ah quem diga que não é mais fabricada.

    Quando eu comprei minha Vintage v100 gold top, eu queria essa paradise, mas como não tinha mais...

    Buja
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Nilo Dantas
    realmente uma teleca muito bonita. Se tivesse a mesma experiencia e um amigo nos states tambem montaria uma star dessa forma, comprando corpo e hardware do ebay

    Nilo Dantas
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    daniel.damin
    Putz, sabia disso não cara. Tem a fonte disso? É uma puta guitarra, muito bonita e bem acabada. Somente 2 peças de mogno (meio pesada), muito gostosa de tocar. Particularmente a teleca ficou muito bem acabada também, nível de Fender Custom Shop mesmo (alias, foi a inspiração).

    Buja
    Eu mandei algumas peças para um redirecionador de encomendas nos EUA e o resto foi eBay mesmo (tem um tópico meu sobre ela). Gastei R$ 1400 aprox. com a tele, ainda faltam coisas pequenas, mas já está muito superior à maioria dos intrumentos vendidos no Brasil, inclusive mexicanos.

    daniel.damin
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Nilo Dantas

    Tem a fonte disso?

    Informações da Habro que recebi por e-mail.

    FCLBass
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Nilo Dantas
    Parabéns! O baixo ficou show. Vc trocou o captador. Qual marca? Pelo que pude ver foi Basslines, certo?

    joao b.
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: joao b.
    · votar


    Nilo Dantas

    Bom trabalho!


    E, tem um belo quarteto aí na parede heim!

    Nilo Dantas
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Parabéns! O baixo ficou show. Vc trocou o captador. Qual marca? Pelo que pude ver foi Basslines, certo?

    O captador foi um SPB-3 Quarter Pound SD. Particularmente o som não percebi MUITA diferença, mas também blindei o baixo no mesmo dia, logo o silêncio chamou muito mais a atenção. Se eu tiver paciência faço um teste dos dois captadores, mas mexer no star ground é um porre!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Comprei um Fender MIM '94, agora vou restaura-lo!