Transformar Passivo/Ativo ou um Equalizer?

    Autor Mensagem
    tiagomoraisc
    Veterano
    # fev/11


    Bom dia pessoal,

    Numa conversa com um colega, estava comentando sobre o interesse que tenho em passar um baixo passivo para ativo, para poder aproveitar de técnicas que são melhores em baixos ativos (slap por exemplo).

    Comentei sobre passar o circuito passivo para ativo, estava vendo alguns esquemas na internet sobre isso.

    Aí ele me disse que é melhor utilizar um Equalizer (Por exemplo o que a Beringer tem, um amarelo) porquê assim não meche no circuito, e também pode ser necessário cortar a madeira do instrumento pra achar espaço para a bateria.

    O que vocês acham ??

    rodsom
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    tiagomoraisc
    primeiro, qual seu baixo?

    Salbass
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Cara,

    Eu compraria um Equalizer, mas um da Boss.

    Outra coisa, não sei qual é o seu baixo, mas eu prefeiro um totalmente passivo, mas isso é questão de gosto pessoal de timbre, falo com propiedade, pois tenho baixos passivos, passivos com circuito ativo e baixo totalmente ativo.
    Isso que dizem que Baixo ativo é melhor para determinada técnica é balela, o que realmente manda é o seu dedo!

    Flw

    FCLBass
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    tiagomoraisc
    "... técnicas que são melhores em baixos ativos."
    Isso não existe! Tocabilidade não pode ser confundida com timbre.

    Existem vários tipos de baixo e circuitos. Informe qual o seu baixo pra que agente tente dar uma opinião se vale a pena ou precisa colocar um circuito ativo.

    tiagomoraisc
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: tiagomoraisc
    · votar


    Eu tenho hoje um Yamaha RBX 375 ( 5 cordas Ativo )
    Mas, estava pensando em comprar um Squier Fender ( 4 cordas e Passivo ) dúvida entre um Precision Bass e Jazz Bass. Um desse mesmo. Gostaria muito d um Fender, mas pra mim está caro. O squier é mais em conta. Não são a mesma coisa, mas é um que se assimila bem.

    Então pensei numa opção como essa do tópico para tentar deixar o timbre mais forte, mais estalado, enfim, chegar num bacana.

    Porque eu tocava em um Yamaha RBX 170 (4 cordas, passivo) e o timbre dele é meio "oco".
    Aí caso eu consiga mesmo um novo baixo, tentaria adequar o timbre dele ao que eu acho bonito. Mas será que num baixo da Squier seria preciso mesmo?
    Na internet eu já vi vários vídeos de gente que toca neles, mas nunca se sabe se tem pedal ou não.
    Já toquei em um só que faz tempo, e não lembro direito, foi quando estava começando.

    DotCom
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Numa conversa com um colega, estava comentando sobre o interesse que tenho em passar um baixo passivo para ativo, para poder aproveitar de técnicas que são melhores em baixos ativos (slap por exemplo).
    Uma coisa não tem NADA a ver com a outra... Baixo ativo NÃO é melhor (nem pior) pra slap.

    Eu tenho hoje um Yamaha RBX 375 ( 5 cordas Ativo )
    Mas, estava pensando em comprar um Squier Fender ( 4 cordas e Passivo ) dúvida entre um Precision Bass e Jazz Bass. Um desse mesmo. Gostaria muito d um Fender, mas pra mim está caro. O squier é mais em conta. Não são a mesma coisa, mas é um que se assimila bem.

    Se quiser um JB, melhor pegar o SX. Tem mais "som de fender" que o Squier California.
    Porém, se o Squier que você quer pegar é o Classic Vibe ou o Vintage Modified, melhor o Squier que o SX.

    tiagomoraisc
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Se quiser um JB, melhor pegar o SX. Tem mais "som de fender" que o Squier California.
    Porém, se o Squier que você quer pegar é o Classic Vibe ou o Vintage Modified, melhor o Squier que o SX.


    Gostaria de agradecer a dica!
    Estou pensando em um Classic Vibe anos 60 (Aquele Branco)
    Ou o Vintage Modified cor natural. Um preto e natural. Gostei muito, som legal e aparência tmb.

    E com relação a dúvida do uso do Beringer Bass Equalizer? Esse melhora bem mesmo o som do instrumento?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    tiagomoraisc
    Se vc quer um equalizer, compre um da Groovin que é melhor que esse da Behringer.
    Quanto a "melhorar", não é bem isso, o que ele faz é "extender" a equalização do instrumento.
    Baixo ativo NÃO é melhor (nem pior) pra slap.
    Abç

    tiagomoraisc
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Baixo ativo NÃO é melhor (nem pior) pra slap.

    Tinha dito isso do melhor, mas me referindo as experiências que tive com baixos passivos. Pelo que pude perceber, quando os instrumentos são ativos parece que têm o som mais alto, e mais fácil de perceber. Muita gente que conheço também me disse algo assim.

    Aí pensei que um passivo, com o auxílio de um dispositivo de equalização. Que poderia dar uma ênfase maior ao som do instrumento.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    tiagomoraisc
    Essa é uma falsa impressão. "Slap" é apenas uma técnica como outra qualquer.
    Na verdade tenho a impressão de que vc está esquecendo o fundamental: Um amp bom e potente, que é isso que o nosso instrumento precisa.
    O equalizador é um pedal essencial para o baixo, por uma série de razões e usos (inclusive isso a que vc se refere), bem como o compressor.
    Abç

    tiagomoraisc
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Gostaria de agradecer a ajuda. Pude perceber que tenho muita coisa para aprender!

    Só gostaria de completar que, bati na tecla de um bom instrumento e um acessório, porque as vezes toco em lugares onde não sei qual será o tipo do amp, assim justifica o uso do conjunto citado.

    DotCom
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Estou pensando em um Classic Vibe anos 60 (Aquele Branco)
    Belo instrumento.

    E com relação a dúvida do uso do Beringer Bass Equalizer? Esse melhora bem mesmo o som do instrumento?
    Pode melhorar, pode piorar, pode deixar a mesma coisa... Vai da habilidade do usuário.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    tiagomoraisc
    Cara, eu tenho banda a anos, e sempre uso o MEU amplificador (cabeçote e caixa). Raramente uso o "da casa" pois, vía-de-regra, são ruins ou já bem "detonados" (raramente encontrei algo legal nos lugares que toquei, exceto em shows grandes, como na Lona Cultural), portanto, um equalizador e um compressor, é fundamental ter.
    JAMAIS peça amp emprestado dos outros, nem NUNCA empreste o seu, e procure se certificar antes qual o amp oferecido pela casa (se for algo com menos de 150WRMS, leve o seu).
    Abç

    tiagomoraisc
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    DotCom
    Cara obrigado pela sinceridade, vou ficar atento com isso. Vejo se consigo um emprestado antes pra ver como é.

    No momento estou tocando num Bass V Amp da Beringer mesmo, muito bom.

    Mauricio Luiz Bertola

    A dica do amp é muito boa, no fim de semana passado percebi isso em uma banda de um amigo meu, o cara tem um amp sensacional, o som dele ficou incrível, tava tocando num Ibanez 4 cordas ativo. Vou ir juntando e já ir pensando nisso. É uma boa mesmo. E vejo que nisso você tem de sobra experiência em.... rsrs
    vlw

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Transformar Passivo/Ativo ou um Equalizer?