o que é um groove

Autor Mensagem
Leo Limabass
Veterano
# ago/11
· votar


pra mim, o groove é nada mais que o encaixe perfeito entre baixo e bateria, que dá importante sustentaçao na musica.

Boca de mutamba
Membro Novato
# ago/21
· votar


Groove é sua assinatura, sua levada poética, é passar sua emoção, para ass cordas que de alguma maneira , tocará o ouvinte

Boca de mutamba
Membro Novato
# ago/21
· votar


Sua maneira própria de swingar, eu penso assim, posso estar errado

marcioazzarini
Veterano
# set/21
· votar


A palavra GROOVE no meio baixístico sofreu uma pequena mudança de significado com o passar do tempo, e hj pode representar duas coisas...

Inicialmente quando vc falava em groove, estava se referindo à estrutura rítimica que o baixista estava usando, aplicando ghost notes, dando bastante suingue a seja la o que ee estivesse tocando... Exemplo: Jaco Pastorius tinha um groove incrível (referindo-se ao suingado que ele tinha, e aplicava em suas músicas)... Puta groove daquele baterista... Tudo isso referindo à forma de tocar

Atualmente Groove também refere-se a um trecho de uma linha de baixo... Eu não concordo muito com essa utilização... kkkkk... Exemplo: vou tirar aquele primeiro groove da música nova do Jota Quest... Não entendi direito aquele groove da música ta...

Então, dependendo do contexto que a gente ta usando, GROOVE pode ter esses dois significados atualmente.

Espero ter ajudado!

Abraços

fernando tecladista
Veterano
# set/21 · Editado por: fernando tecladista
· votar


o que é um groove
levadinha, desenho

marcioazzarini
Atualmente Groove também refere-se a um trecho de uma linha de baixo... Eu não concordo muito com essa utilização... kkkkk... Exemplo: vou tirar aquele primeiro groove da música nova do Jota Quest... Não entendi direito aquele groove da música ta...

eu nunca ouvi chamar dessa forma
geralmente pelo seus exemplos sempre ouvi sempre chamando de trecho, ou se referi a groove pq por ex a primeira parte tinha um 'desenho" o refrão outro desenho, então ouvi chamar o desenho de groove
se por ex a harmonia tem alguma passagem do estilo C C/B C/Bb Am Am/G# C/G
ja vi chamarem essa caida de glichê

mas musico gosta de chamar umas coisas por outras coisas
eu que tenho formação de piano e tal sempre ouvi o termo dinâmica como intensidade de volume
mas ja vi chamarem meio no sentido das variações no desenvolver da música
uma música muito reta tendo pouca dinâmica, e varias parte A A' B B' C, volta A'... como tendo muita dinâmica

como ja tive briga em ensaio pq um se referia as "convenções' como dinâmica" e eu entendo como volume
- precisa acertar "as dinâmica daquele trecho"
e eu láentão destacando mais os pianissimos, meio forte, fortissimo, pianissimo,
e o cara "meu acerta essas dinamica" e eu ainda mais pianissimo, fortissimo... depois de quase se pegar pelo pescoço
alguem comentou que eram as convenções, que na verdade a versão que eu conhecia as conveções eram diferentes da dele

Lelo Mig
Membro
# out/21
· votar


Groove, prá mim, sempre foi uma "sensação"... um tempero feito com "alternância de ritmo/cadência + alternância da dinâmica", o que resulta num "swingue", num balanço e quebra a rigidez da música, deixando-a com mais "malemolência".

Em alguns estilos "mais duros" como o rock, "groovar" em demasia pode descaracterizar a canção, já alguns outros, como funk e dance music, a falta de groove deixa a música sem swingue.

marcioazzarini
Veterano
# out/21
· votar


eu nunca ouvi chamar dessa forma

No meio baixsístico isso é como hj em dia... Por isso falei as duas formas a que a palavra se refere hj em dia... Muita gente fala "não consegui tirar o groove ali da introdução", referindo-se à uma frase, ou trecho...

Quando comecei a tocar, la pela metade dos anos 90, groove era referente à levada, mais associado a uma característica rítimica, como vc quis dizer mesmo, porém atualmente é usado para as duas situações que falei.

Lelo Mig
Pra mim também, é isso... O swingue, a levada, balanço, construção ritmica, porém hj usam para definir um trecho de uma linha de baixo, o q acho errado, mas ja ouvi até gente grande do meio se referindo a frases como "groove"... kkk

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a o que é um groove