A Procura de um Baixo

Autor Mensagem
NoAlarms
Veterano
# dez/09


Fala, pessoal.

Tudo tranquilo? Sei que vocês devem ver milhares de tópicos como esse, mas como acredito que, na maioria das vezes, cada situação seja bem individual, decidi criar o meu tópico também.

Toco guitarra, mas atualmente estou apaixonado por contra-baixos. Já decidi que vou comprar um pra mim, basta agora escolher qual.

Queria um baixo bem versátil, onde eu pudesse tocar uns rock clássicos (Jimi Hendrix, Cream, Beatles) mas também tivesse um som encorpado e aveludado pra se tocar um Paul McCartney.

Como é meu primeiro baixo, pretendo gastar algo em torno dos R$500,00.

Alguma dica?

Abraços!

NoAlarms
Veterano
# dez/09
· votar


Escuto falar muito a respeito do SX SJB75. Sei que o preço é um pouco mais salgado, mas vale a pena o investimento ?

Abraços!

Frank Patricio
Veterano
# dez/09
· votar


Olha cara... Fica complicado querer um que tenha um som do Cream e do Hendrix mas aveludado a ponto do Paul McCartney. Acho que voce pode fazer isso de uma seguinte forma. Pra tocar o Beatles deixa só o Capitador de cima funcionando ou só com um pouco do de baixo vai a gosto.

Quanto ao baixo a comprar. nao é muito a minha area. Porem meu baixista gosta muito dos baixos da SX. porem estao em torno de 700 reais. ele conseguiu na paraíba por 650 reais.

Eu ja toquei nele e realmente é muitooo bom mesmo.

Ta aqui o Link:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-115935885-baixo-shelter-sx-jazz -bass-sjb-75c-classico-na-jacmusic-_JM

Se voce achar muita coisa pra o seu primeiro baixo eu posso perguntar pra ele.

Abraços, Frank Patricio.

Frank Patricio
Veterano
# dez/09
· votar


NoAlarms

Olha cara. como eu disse não posso te dar certeza porque nao sou da Area. mas meu baixista disse que até famoso vai continuar com os SXs entao deve ser muito bom mesmo.

E quanto a mim, eu ja toquei e pelo SOM, pelo SOM, Eu posso te garantir que é muito melhor doque outros baixos da Condor que eu ja havia tocado.

Posso estar falando besteira tbm... mas....

Acho que voce deve pegar mais uns baixos ai que podem te recomendar e testar na loja na hora. oque te agradar mais.

Porem esse SX é DEUS mesmo :) Eu iria nele.


Abraços, Frank Patricio!

NoAlarms
Veterano
# dez/09
· votar


Frank Patricio

Muito obrigado, cara! Vou tentar achar em alguma loja por aqui. Agradeço sua ajuda :)

DotCom
Veterano
# dez/09
· votar


acredito que, na maioria das vezes, cada situação seja bem individual
É não... 90% dos tópicos sobre "qual baixo comprar" são muito parecidos com o seu. Tanto que todo mundo deu exatamente a mesma resposta que deu aos outros tópicos...

Queria um baixo bem versátil
Todo mundo pergunta a mesma coisa também... Mas como você deve ter preguiça de olhar os outros tópicos (ou não teria aberto MAIS UM IGUAL), vou dizer o que digo a todos os outros: Quem tem que ser versátil é o músico. O instrumento é só uma ferramenta. Quem vai torná-la adequada é a habilidade de quem a utiliza.

Como é meu primeiro baixo, pretendo gastar algo em torno dos R$500,00.
Até a faixa de preços é parecida... Enfim, você pode esperar o tópico render um pouco mais (não vai render muito pois o povo já tá cansado de responder tópicos assim), mas vai continuar tendo a mesma resposta de sempre: SX, SX, SX....
E se você chegar lá e não gostar dele? Vai ter que testar outros baixos.

NoAlarms
Veterano
# dez/09
· votar


DotCom

Muito obrigado pela resposta! Concordo contigo em relação a necessidade da versatilidade do músico, mas discordo quando você ignora o fato de certos instrumentos serem mais apropriados para certas finalidades (apesar de entender o seu ponto de vista).

No mais, agradeço. Como falei aí em cima, vou testar esse SX.

É legal ele ser no estilo "jazz bass" pois passei 6 meses com um Jazz Bass da Fender, então vai dar pra dar uma comparada legal (apesar de não esperar que ele supere esse primeiro. Óbvio!).

DotCom
Veterano
# dez/09
· votar


apesar de não esperar que ele supere esse primeiro. Óbvio!
Decerto que não. Mas certamente vai te surpreender. É muito som pra um instrumento que custa tão pouco...

mas discordo quando você ignora o fato de certos instrumentos serem mais apropriados para certas finalidades
Sim, o instrumento tem sua importância. Mas o ponto que eu quero passar é que não se deve dar importância demais ao mesmo, já que o principal é o instrumentista.

Jfactor
Veterano
# dez/09
· votar


NoAlarms


Cara, o mais legal é vc testar os basses.
Procure uma loja que tenha e ligue em vários amps.
O sjb 75 é um baixo bem versátil, mas vc deve testá-lo em todos os aspectos, timbres, ergonomia, acabamento, etc....

Bons Graves

Gui
Veterano
# dez/09
· votar


NoAlarms
sem alarmes, man!
vai se apaixonar pelo instrumento!=D

Escuto falar muito a respeito do SX SJB75. Sei que o preço é um pouco mais salgado, mas vale a pena o investimento ?

VALE CADA CENTAVO!!

_BLACKMORE_
Veterano
# dez/09
· votar


NoAlarms

eu tb estou na procura ... e olha ... é difícil encontrar um baixo que me agrade o tanto que um SX deste me agradou ... eu tenho uma guitarra Les Paul SX . da primeira leva q veio ao brasil .. e não tenho do que reclamar ... a do bass por pura falta de grana eu ainda nao comprei ... mas vontade e oportunidade ainda vão se encontrar tenho certeza!

peter.forc
Veterano
# dez/09 · Editado por: peter.forc
· votar


NoAlarms e _BLACKMORE_
Sinceramente, creio que vcs. deveriam tb. ver com mais atenção alguns outros modelos, além do SX JB.

É fato que, entre os clones do Jazz Bass ele possua uma relação custo/benefício bastante boa, mas, exatamente por ser um clone do JB tb. carrega certas características técnicas (ergonomia, por exemplo) que talvez não sejam apreciadas por todos...

Aliás, será comum vc. ver alguns comentários aqui no FCC depreciativos sobre os Fender, por serem instrumentos ditos "antiquados", mas este mesmo pessoal acaba depois enaltecendo os clones de Fender da vida (SX entre eles)...

Sei lá, mas, de repente, vc. gosta mais de uma configuração com humbuckers (os Fender JB e os SX são single) ou com braços mais finos e anatômicos, ou mesmo com circuito ativo (os Fender e os SX em questão são passivos). Há tb. outros modelos com corpos mais anatômicos e que talvez deixe a posição de vcs. mais confortável ao tocar. Há ainda baixos com mais predominância de graves...
Há grande variedade de modelos e, com certeza, vale a pena experimentá-los antes. Para quem está começando, é muito legal já começar com um instrumento cujo som, o desempenho em geral, lhe seja ao menos agradável.

Espero ter sido útil. Abraço.

DotCom
Veterano
# dez/09
· votar


Aliás, será comum vc. ver alguns comentários aqui no FCC depreciativos sobre os Fender, por serem instrumentos ditos "antiquados", mas este mesmo pessoal acaba depois enaltecendo os clones de Fender da vida (SX entre eles)...

Sim, pois na faixa de 4000 reais (preço dos fender), existem outras ótimas opções. Já na faixa de 700...

Sei lá, mas, de repente, vc. gosta mais de uma configuração com humbuckers (os Fender JB e os SX são single) ou com braços mais finos e anatômicos, ou mesmo com circuito ativo (os Fender e os SX em questão são passivos). Há tb. outros modelos com corpos mais anatômicos e que talvez deixe a posição de vcs. mais confortável ao tocar. Há ainda baixos com mais predominância de graves...
Há grande variedade de modelos e, com certeza, vale a pena experimentá-los antes.

Certamente, é o melhor a fazer. Mas como o pessoal vem praticamente pedindo algo como "esse é o caminho", nem faço menção contra todo mundo dizer um só modelo. Principalmente porque esse modelo ainda é vendido (ao contrário do Cort GB 75, que em épocas atrás todo mundo sugeria, só que ninguém encontrava pra comprar)

NoAlarms
Veterano
# dez/09
· votar


Obrigado à todos!

:)

197873
Veterano
# dez/09
· votar


NoAlarms

Eu tô vendendo meu basscollection 4 cordas, bem bacana. Dê uma pesquisada sobre ele na net e, se te agradar, podemos conversar. O meu é preto e está abaixo do preço de mercado.
Valeu.

Victor_ch
Veterano
# dez/09
· votar


aeee galera, vo aproveitar esse topico pra fazer uma pergunta tambem, pra nao ter que abrir outro....eu sei que já tem milhares de outros topicos assim, mas nao vi nenhum que pudesse me ajudar especificamente com essa minha duvida...

eu estou querendo um novo bass (ja toco a algum tempo) e to querendo gastar em torno de 800~1000 reais (pode ser um pouco pra mais ou um pouco pra menos) e eu estou querendo especificamente um modelo precision... e pelos topicos que eu li os melhores precision nessa faixa de preço sao os: squier e o condor P master... porem sempre tem alguem que fala, "com o preço do squier vc compra um baixo bem melhor"

entao eu queria saber, entre esses dois, qual o melhor (em relação ao acabamento e qualidade) e se tem algum outro nessa faixa de preço que seja bem melhor (modelo precision ou precision special)

eu testei um squier aqui na minha cidade e gostei bastante, mas ainda nao achei um condor pra testar.. conto com a ajuda de voces

valeu ae pessoal

Anti
Veterano
# dez/09
· votar


Victor_ch
Eu tenho um squier standard precision bass especial

O timbre e o visual me agradam mto, som gordo tipico de pbass, é um baixo bem leve, mais leve que mta guitarra, o braço é confortavel, na pegada do jazz bass que é mais fino, ferragens rasoáveis, captador bacana, ou seja, não precisa de fazer nenhum upgrade

apenas dois pontos que não me agradaram
- neck dive (o braço mergulha qndo vc tira a mão dele, pra mim nao chega ser um grande problema)
- as cordas que vem no baixo (não gosto dos jogos de corda da fender, a tensão delas deixa a corda "dura" desconfortavel para tocar) mas isso é só comprar um jogo de cordas novas que resolve

somando os prós e contras, eu nao me arrependo em nada de ter investido meu dinheiro nele, o squier supriu todas as minhas necessidades, achei o valor que paguei na epoca bastante justo (1050,00 começo de 2008)

DotCom
Veterano
# dez/09
· votar


Victor_ch
Gostou do squier? Então pega... Depois mande para uma regulagem no luthier que ele volta macio macio.

Victor_ch
Veterano
# dez/09 · Editado por: Victor_ch
· votar


DotCom
eu gostei do squier, mas ainda nao testei o condor pra comparar :P
e tambem queria saber quais as outras opções de precision que existem..

Anti
gostei bastante do squier california, nao cheguei a testar o special, mas tambem simpatizei mto com o timbre dele, pelos videos que eu vi

peter.forc
Veterano
# dez/09 · Editado por: peter.forc
· votar


Victor_ch
Há algumas diferenças entre os vários modelos Precision da Squier para as quais vc. deve estar atento:

1. os modelos Squier PB Standard, Vintage Modified, Affinity, etc. são realmente cópias do Fender PB em dimensões, tanto do corpo quanto do braço. Ou seja, possuem aquele braço um pouco mais largo e de "pegada" bastante diferente, por exemplo, dos Jazz Bass...

2. já os Precision da série Special possuem o braço do JB ! Além disso, tb. possuem o captador JB da ponte. Se vc. gosta do visual do PB e do sonzão do captador spliter dele, mas prefere um instrumento um pouco mais ergonômico e confortável, além de apreciar a maior versatilidade que a dupla captação (PB e JB) proporciona, este Special pode ser uma boa opção. Aliás, aquele modelo Squier Pete Wentz PB tb. possui o braço do JB (além de um visual bastante diferenciado...). Vale a pena tb. dar uma olhada nele, se o preço estiver razoável.

É claro que isto é uma opinião pessoal minha, subjetiva, mas fica aí a dica.

Quanto ao Condor PB, infelizmente não posso opinar, pois ainda não tive oportunidade de testar / tocar um, mas a Condor não tem feito porcaria, não... Acredito ser tb. uma opção bastante válida.

Abraço.

Victor_ch
Veterano
# dez/09
· votar


valeu aee galera, só mais uma pergunta... existe alguma diferença (de timbre) entre o condor P master e o condor P master Vintage... eu toquei e um vintage e gostei do som (porem acho ele feio) e um amigo me disse que ele soa melhor que o standart, só que nas minhas pesquisas eu vi que a UNICA diferença entre eles eh a escala que no standart é de rosewood e no vintage é de maple eu acho
valeu ae pessoal

Victor_ch
Veterano
# dez/09
· votar


pertubando mais uma vez aqui.. alguem saberia dizer se tem algum precision bass com um custo beneficio melhor do que esses que eu falei? (na faixa dos 1000).. valeu pessoal

peter.forc
Veterano
# dez/09
· votar


Mas vc. consegue encontrar esses Condor e os Squier (ao menos os modelos mais baratos) dentro desta faixa... Basta procurar (com paciência) nos sites e nas grandes lojas.
Talvez valha a pena vc. tb. procurar no mercado de usados.

De qq. forma, se sua preferência for apenas pela captação do PB (o "spliter" no meio de corpo) e não necessariamente por um "clone" do Fender Precision, aí a variedade de modelos realmente aumenta, com muitos instrumentos de mais baixo custo... Washburn, Eagle, Shelter, etc etc etc...

Victor_ch
Veterano
# dez/09
· votar


é, no caso pra mim eu queria mesmo um clone do P-bass
eu achei um squier vintage modified por 1300, enquanto o squier california ta de 1000... tenho que pesar se vale mais a pena pegar o california e fazer alguns upgrades ou se eu pego logo o vintage modified

DotCom
Veterano
# dez/09
· votar


Victor_ch
O VM é muito mais negócio, considerando esses preços.

Anti
Veterano
# dez/09
· votar


olha, na minha opinião o squier california nao vale 1000 reais e fazer up grade nesse baixo nao é uma boa investida tb, junta mais uma graninha e compra o vintage modified ou o standard.. sobra os condors nao saberia opinar, mas se o som te agrada, compre

TFHG
Veterano
# dez/09
· votar


Clone de JazzBass que possuo e foi aprovado com louvor:

Cort GB JB


Braço confortável, bem acabado, boas ferragens e eletrica/captação muito boa (nesse não vejo necessidade de up grade como fiz no BX12). Não tem a "piscina" no local do cap do braço, o que permite o uso sem escudo. Instrumento muito bom, bem feito, bonito, confortável e barato! Coisa de R$ 750,00

No que peguei não foi necessário alinhar trastes ou coisa assim. Apenas regular para uma ação baixa!

Até agora não tenho nenhuma queixa para fazer dele. A captação dele - Might Myte AlNiCo, se comparada com a original do meu BX12 (que agora está com Fender '62) é MUITO superior, tanto em qualidade, peso e nível de ruídos!

Dê uma olhada nesse bass que pode ser uma ótima opção!

Victor_ch
Veterano
# dez/09
· votar


valeu ai a ajuda pessoal... tentei pesquisar mais sobre o condor, mas tem tanta pouca coisa dele na net.. só achei um review, mas na epoca ele custava 700 conto e valia a pena, hj ele ta 900, acho que perdeu o custo benefico

Victor_ch
Veterano
# dez/09
· votar


valeu ai a ajuda pessoal... tentei pesquisar mais sobre o condor, mas tem tanta pouca coisa dele na net.. só achei um review, mas na epoca ele custava 700 conto e valia a pena, hj ele ta 900, acho que perdeu o custo benefico

DotCom
Veterano
# dez/09
· votar


Victor_ch
900 do condor contra 1000 do squier california? O Condor ainda dá de pau...

O Cort GB JB também parece bom. Nunca toquei, mas fora o curbow, nunca vi a cort dar mancada. E todo mundo que comprou, gostou.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A Procura de um Baixo