Limiter Groovin - Vale a pena ?

    Autor Mensagem
    bass01
    Veterano
    # abr/09


    Galera estou com um equalizador da groovin gostaria de saber se vale a pena compradr um bass limiter tbm da groovin. O equalizador deu uma boa melhorada no som do baixo,será que o limiter vai ajudar a malhorar ainda mais ?

    bass01
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    up

    Schafe
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    se tu souber usar qualquer coisa vai ajudar

    DotCom
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Depende... O limiter não altera o som, não do jeito que qualquer outro efeito faria.

    O limiter serve para "segurar" os picos de volume do seu som. Por exemplo, se você faz o pizzicato e sai para um slap, geralmente o slap fica mais alto que o pizzicato. Você pode usar o limiter para deixar o som mais nivelado.

    marciobass
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    Também tenho essa dúvida... Será que o limiter ajuda mesmo pra quem não toca slap/pop?

    Dingwall
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    cara não vejo função deste pedal, como de disse o Grande Arthur Maia: Compressor e Limiter é sua pegada...

    mjcmello
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Dingwall

    Se fosse só isso não existiriam...


    marciobass

    É importante primeiro aprender a tocar, ou seja, ter a "pegada". Depois você vai colocando os efeitos que gosta e/ou necessita. Isso pra não correr o risco de ficar com a sua técnica "mascarada" pelos efeitos. Um dia vc vai ter que tocar sem eles e vai sair aquela bosta...

    Hoje em dia, no baixo, na maioria das vezes eu não uso efeito algum. Mas adoro o som do compressor, tanto no contrabaixo quanto na guitarra.

    Agora, respondendo à sua pergunta, minha opinião (vou repetir: minha opinião) é que mesmo pra quem não toca slap ele tem função sim. Quando vc toca uma nota, primeiro vem o "atack", depois o "sustain" e depois o "decay". O "atack" costuma ser bem mais alto que o "sustain". Se vc diminuir o volume do amp por causa do volume alto no "atack", acaba perdendo um pouco de sustain. O limiter dá uma suavizada nesta diferença diminuindo o volume do "atack" deixando quase no nível do "sustain".

    É um pedal absolutamente necessário? Não. Mas pra quem gosta, essa "suavizada" no som é muito legal.

    marciobass
    Membro Novato
    # mar/14 · Editado por: marciobass
    · votar


    Mjcmello
    Valeu pelas dicas! Tô montando meu set de pedais e já comprei o Bdi 21 pra dar uma timbrada, porque gosto de um drive leve pra dar peso nos metais melódicos que toco. Agora tô querendo comprar um equalizer pra fazer uns ajustes nas freqüências, mas tava em dúvida quanto a comprar um limiter também. Acho que vou tentar controlar a intensidade da pegada mesmo e qualquer coisa, se sentir necessidade, mas pra frente pego um limiter. Acredito que com uma boa equalização também o som saia mais definido e a gente não precise forçar tanto na pegada, né?

    Pé de chinelo
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Se tem uma coisa que é feia numa banda, é o baixista tocando mto alto e querendo aparecer mais que os outros instrumentos.....

    se isso acontece com vc e sua banda, um limiter pode ser a salvação

    mjcmello
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    marciobass
    Bdi 21 pra dar uma timbrada

    Tem muitos baixistas que preferem o ADI 21, mas experimentei e gostei do GDI21.

    mjcmello
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    marciobass

    Acrescentando, o próprio driver já dá uma compressão no som do baixo.

    De repente aí o limiter já não te faça muita diferença.

    Ismah
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: Ismah
    · votar


    Pé de chinelo

    Operador de som mandou um abraço.

    bass01

    Cara o limiter se assemelha, mas atua diferente do compressor.

    O Limiter estabelece um limite de sinal, e evita o clip, assim, "protege" seu amp (tal e qual se faz num PA). Se seu amp for valvulado, esqueça a compressão da válvula, e o drive dinâmico quando vc senta a mão.

    No som a vantagem dele contra o compressor, é que ele deixa a dinâmica. Abaixo do nível de limite ele não atua em nada, ficando livre. Ele só passa atuar acima do nível pré estabelecido, fazendo um corte obtuso (GERALMENTE)... Enquanto o compressor tem um ângulo de corte arredondado, e tende a nivelar o som.

    Um compressor com o rate no máximo (∞:1), attack em 0ms, knee em 0, release no máximo, e o treshold passa a ser o teto (limite de sinal) dá uma ideia bem clara do que o limiter faria... Pode ser a saída para vc testar o que ele causa

    Achei essa explicação no FCBR, e ficou menos técnica que a minha rs

    Os pedais de compressor e limiter trabalham de forma diferente. E por serem efeitos que não são bem efeitos (quero dizer, não alteram o som de uma forma tão óbvia quanto um drive ou um chorus, por exemplo), acabam gerando algumas confusões sobre o que faz cada um.

    Outra confusão é porque nos compressores mais caros, existem vários parâmetros que podem ser alterados, e eles realmente podem ser usados como limiters. Já os efeitos em pedal são bastante "capados" e várias regulagens não podem ser feitas. Com isso, os pedais (pelo menos os boss e mxr, que são os mais comuns) podem ser categorizados adequadamente.

    Compressor: Atua como um controle de volume automático, tentando manter o volume do seu instrumento sempre no mesmo nível. Se você tocar forte demais, ele abaixa. Se tocar fraco, ele aumenta.

    Limiter: Funciona também como controle de volume, porém ele só abaixa. Se você tocar muito forte, ele abaixa. Se você tocar fraco, ele não atua.
    Existe um parâmetro chamado RATIO (nos compressores em pedal, normalmente esse parâmetro é omitito) em que você regula o quanto você quer que o limiter "segure" o volume. Normalmente vai de 2:1 até infinito:1.

    Com o Ratio em 2:1, imagine que você regule para o limiter atuar no "volume 5" (uma certa amplitude do sinal).
    Se num instante da música você dá um slap e o seu volume fosse chegar ao 7. Com isso, ele passaria em 2 do volume que você definiu. Como o ratio é 2:1, seu volume final será 6.

    Usando o limiter no infinito:1, temos o que se chama de "hard limiter".
    Com ele, o seu volume máximo será 5, independente do quão alto o sinal venha antes de passar pelo limiter. Essa configuração é bastante usada em PAs para proteger amplificadores e caixas.


    Se quiser ler ainda mais sobre http://www.musitec.com.br/colunas/materia.asp?codArea=2

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Limiter Groovin - Vale a pena ?