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Persona Veterano |
# mar/09
Alguém já fez um teste com um Baixo Southern Cross e um Baixo Stratosonic Giannini modelo AE08B? Caso elas existam, alguém saberia me dizer as diferenças sonoras de um intrumento para outro? O Southern Cross é um instrumento de melhor qualidade que o Stratosonic AE08B (em níveis sonoros), ou este último por ser um intrumento "mais vintage" possui um sonoridade melhor, mais anos 70???
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Maurício_Expressão Veterano |
# mar/09
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Tenho esses 2 baixos Meu Giannini Stratosonic AE08B creme é de 1976. O Fender Southern Cross azul Moonburst é de 1995. Comprarando a construção, acabamento e detalhes construtivos. Podemos dar uma nota 8 para o Fender Southern Cross e 4 para o Giannini. O acabamento do Fender SC é idêntico ao meu baixo Fender American Standart (topo de linha) de 1983. Só braço é mais grosso que o Fender Americano e o baixo é bem mais pesado.
Já o braço do Giannini Stratosonic é mais fino (tanto na largura, quanto na espessura), os trastes são de melhor qualidade que o Fender SC e é bem mais confortável e rápido. Além disso é o mais leve dos 3 baixos citados.
Como é mais estreito, slap é melhor no SC do que no AE08B.
Os comandos do SC funcionam de forma linear e bem definida. Idêntico ao Fender Americano. Já os knobs dos AE08B não são lineares e você só pode usar aberto ou fechado.
A qualidade dos hardwares dos 2 baixos é muito ruim. Mas acho a do Fender SC pior ainda que a do AE08B. As tarraxas blindadas originais do AE08B são frágeis, mas seguram a afinação e tem melhor progressividade que o SC.
A ponte do SC é muito ruim. O diâmetro dos carrinhos são muito grandes e totalmente fora do padrão Fender Americano. Mas o distanciamento das cordas é o mesmo do Padrão americano, o que já não acontece com o AE08B.
Quanto ao som: Ai não tem comparação. O AE08B é muiiiiiiiito melhor que o SC. Se o som do Fender Jazz Bass Americano Top de linha de 1983 for nota 10. O do Giannini é 8 e o do SC é 3.
Esse baixo AE08B dos anos 70 é lendário e famoso por causa do som. É muiiiiito bom. Timbre roncado. Lembra muito os Fender dos anos 70. Só as cordas 1 e 2 (Sol e Ré) são mais brilhantes e agudas que o Fender Americano.
O AE08B é um baixo bem frágil pois o braço é extremamente fino. É um baixo muito raro e foi fabricado de 1974 a 1977 apenas.
Os outros Giannini Stratosonic AE08B de 1980 em diante não tem nada a haver com o dos anos 70 e tem som bem pior que os do SC. Alías é um baixo bem tosco. Com métodos de fabricação bem mais grosseiros.
Portanto fique atento: Existem 2 Giannini Stratosonic AE08B. De 1974 a 1977 e de 1980 em diante. Apesar do mesmo nome e mesma sigla AE08B são baixos totalmente diferentes. Um é surpreendente e outro é ruim de doer...
Se você quiser usar o Fender Southern Cross para uso profissional o ideal é trocar os pick-ups, a ponte e as tarraxas por modelos Fender. Ai o baixo SC passa a ser quase tão bom quanto o Stratosonic.
O problema é que uma ponte boa Fender deve custar uns 600. Uma boa tarraxa uns 400 e pick-ups Fender Custon shop (os que coloquei no meu SC) mais 600.
O baixo SC custa em média R$ 1.200. R$ 1.200 + R$ 600 + R$ 400 + R$ 600 = R$ 2.800.
Com essa grana você quase compra um Geedy Lee usado...
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DotCom Veterano |
# mar/09
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Maurício_Expressão Pra você ver como são as coisas... Toquei num Giannin AE08B também, mas o som dele era comparável ao Washburn Lyon JB que eu tinha... Fraco fraco...
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DaNaDo Veterano |
# mar/09
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Pra você ver como são as coisas... Toquei num Giannin AE08B também, mas o som dele era comparável ao Washburn Lyon JB que eu tinha... Fraco fraco...
Para você ver como era os padrões ou os "não-padrões" seguidos pela Giannini; segundo uma pesquisa que o Maurício fez, os únicos e inoxidáveis AE08B são os que tem tarraxas com trava, e a saída da corda MI é torta parece que exatamente nesses anos em que ele foi fabricado assim a captação era japonesa...
Tem um video no youtube de um cara tocando em um desses, e o timbre era até legal; ( e não era da mesma época do AE08B do Maurício )
Eu tenho um Southern Cross, concordo com o Maurício, o acabamento é legal; mais os captadores originais ao meu ver deixam á desejar, principalmente se a intenção é um timbre mais "vintage" pois os meus eram cerâmicos sem polos aparentes que foram trocados por um par de 62 Reissue que deu a sonoridade que eu esperava
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Maurício_Expressão Veterano |
# mar/09
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No meu 1995 eu troquei os pick-ups por Fender Custon Shop 60's. Restaurei o braço, tirando empenamento, nivelando trastes, revisando tirante e mandei refazer a inscrição Jazz Bass (o dono anterior retirou o "Made in Brazil" e saiu um pedaço do Jazz Bass...). Além disso mandei blindar e aterrar.
Melhorou muito o som. Porém devido à limitação da ponte, a ação está muito mais alta do que normalmente eu gosto.
Agora está bem usável.
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