Dúvidas sobre dois modelos da Condor

    Autor Mensagem
    CGomes
    Veterano
    # dez/08


    Olá pessoal.
    Sou novato no fórum e nem isso na música.
    Estou querendo comprar um baixo barato e como dizem honesto para começar.
    Vi uma boa indicação para o Condor BX 12A que estou tendo dificuldade de encontrar. Nos sites tem, mas ligando para as lojas não.

    Pergunto:
    O Condor XB-25A é tão bom quanto, vale a pena?

    Este tem numa loja aqui perto R$ 650,00.

    Condor BX 12A 4 cordas
    Condor XB-25A 5 cordas
    Valeu

    THE BASSMAN
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Poxa...eu iria no xb 25 a , sem pensar 2 vezes, ja tive um e gostava bastante do baixo, é muito mais bacana ( versatilidade, equalização) q o bx 12.

    Schafe
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    é uma boa sim, mas nunca compre seu primeiro instrumento sem o auxilio de um amigo músico, é bem facil de faze porcaria!

    eduardo jorge
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    meu caro te dou um conselho, pega um baixo com corpo de ash ou alder(vc vê no site do fabricante) e braço de maple, que são boas madeiras, com madeiras ruins o instrumento não soa legal nem com muita resa. nesse preço uma grande pedida é o sx sjb 75. valeu!

    leobozzo
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    que são boas madeiras

    com madeiras ruins o instrumento não soa legal nem com muita resa

    epa! que madeira é boa e que madeira é ruim? cara isso é opinião pessoal...vc já sabe o timbre que vc gosta

    alé disso o cara nem começou ainda e nem sabe o tipo de timbre que ele gosta mais ou menos...

    no mais o Condor citado é melhor pra praticar tapping por exemplo... depois se ele quiser aprender nao vai ficar frustrado com o SX...

    ps. eu tenho um SX

    eduardo jorge
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    leobozzo

    se vc analisar um baixo fender jazz bass que é um baixo cobiçado no mundo inteiro há décadas vc vai ver um projeto simples de construção se comparado com outros baixos modernos, captação passiva na maioria deles, tarraxas tradicionais, ponte super simples, controles de volumes e tom e só. este é o maior sucesso comercial de um contrabaixo em todos os tempos. madeiras usadas no bass, corpo: ash ou alder, braço: maple. se quase todas as empresas fabricam instrumentos semelhantes é porque o projeto copiado é um sucesso. este instrumento deveria ser comercializado mais barato pela sua simplicidade porém um fender é caro por ser bom e ter um nome no mercado. com a escassez de madeiras devido ao aterrorizante desmatamento que se espalha mundo afora, determinadas madeiras mais cobiçadas estão ficando cada vez mais raras e os fabricantes buscam madeiras que substituam as outras, já estão usando até ebonol e luthite(não são madeiras) em virtude da escassez. estou dando a dica do sx(tenho inúmeros contrabaixos mas não tenho um desse) pois já testei e aprovei o custo benefício deste instrumento que é feito com as mesmas madeiras do fender(obviamente de um corte menos nobre, pois existem vários cortes da mesma madeira, uma mais refinada e outras mais simples). os captadores captam a vibração que a madeira proporciona, portanto uma madeira melhor ressoa melhor. portanto, após 20 anos com um contrabaixo na mão me dou ao direito de orientar uma pessoa com menos experiência. valeu.

    eduardo jorge
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    leobozzo

    só complementando, é óbvio que o sx não é um excelente instrumento, a captação não é lá essas coisas pois tem muito ruído e o acabamento é razoável. determinadas coisas podem ser trocadas no bass, já o corpo e o braço.... porém a questão aqui é o custo x benefício e o valor do baixo é na faixa de R$600,00. se for pra um baixo de R$ 900,00 eu já iria direto em um yamaha bb 414, este é bem melhor que o sx mesmo. valeu

    DaNaDo
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    se vc analisar um baixo fender jazz bass que é um baixo cobiçado no mundo inteiro há décadas vc vai ver um projeto simples de construção se comparado com outros baixos modernos, captação passiva na maioria deles, tarraxas tradicionais, ponte super simples, controles de volumes e tom e só. este é o maior sucesso comercial de um contrabaixo em todos os tempos. madeiras usadas no bass, corpo: ash ou alder, braço: maple. se quase todas as empresas fabricam instrumentos semelhantes é porque o projeto copiado é um sucesso. este instrumento deveria ser comercializado mais barato pela sua simplicidade porém um fender é caro por ser bom e ter um nome no mercado. com a escassez de madeiras devido ao aterrorizante desmatamento que se espalha mundo afora, determinadas madeiras mais cobiçadas estão ficando cada vez mais raras e os fabricantes buscam madeiras que substituam as outras, já estão usando até ebonol e luthite(não são madeiras) em virtude da escassez. estou dando a dica do sx(tenho inúmeros contrabaixos mas não tenho um desse) pois já testei e aprovei o custo benefício deste instrumento que é feito com as mesmas madeiras do fender(obviamente de um corte menos nobre, pois existem vários cortes da mesma madeira, uma mais refinada e outras mais simples). os captadores captam a vibração que a madeira proporciona, portanto uma madeira melhor ressoa melhor. portanto, após 20 anos com um contrabaixo na mão me dou ao direito de orientar uma pessoa com menos experiência. valeu.

    Eu também acho meio subjetiva essa opinião de melhor ou pior, digo que tudo depende; depende do gosto e ouvido de cada um,
    claro que o cara é iniciante e não tem um padrão, a gente pode apontar o minimo aceitável, e um instrumento que muito provavelmente ele não vá se arrepender depois de saber um pouquinho...

    Mais isso não quer dizer que esse é melhor que aquele, só quer dizer que uma maioria o prefere intão torna esse caso mais facil de ser solucionado por conta que geralmente a gente faz parte dessa maioria saca ?

    THE BASSMAN
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Bom, eu aj tive fender jazz bass 1976, tenho hj um fender precision, um jazz bass southern cross, um Sx modificado, ....ja tive esse xb 25 e confirmo o que disse, o xb 25 pra mim é ainda melhor do que o Sx.
    só pq o o xb é basswood, nao tem Absolutamente nada a ver, esse negocio de melhor ou pior é viagem....diferentes é a palavra correta. A condor tem feito um excelente trabalho. ( falando em instrumentos dessa faixa de preço....jaja vem alguem aqui falar de circuito, acabamento...comparando com instrumentos muito mais caros)

    mum
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    quanto preconceito contra o basswood... te contar viu! hehehehe.

    mum
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    como o glaucao disse bem, nao tem esse lance de melhor ou pior, sao diferentes... depende do que vc procura!

    eduardo jorge
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    interessante e sem polemizar, todos vcs que gostam de basswood no corpo do bass possuem instrumentos em ash ou alder, não estou dizendo que basswood é ruim, só que vcs que gostam de basswood têm instrumentos com as madeiras que eu falei que soam melhor. outra coisa não critiquei a condor, eles fazem um trabalho legal, agora o lance é pegar o que for melhor pelo preço que se pode pagar.galera vamos ajudar quem não conhece. valeu e feliz natal a todos.

    mum
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    eduardo jorge
    Concordo com você, normalmente a formula que da certo sempre foi alder/ash + maple/rosewood. Mas basswood é uma madeira que quando usada sob condições não adversas nao deixa nada a desejar... ja vi guitarra FENDER de basswood que nao deixava nada a desejar às de alder. sei la, tem uma série de fatores envolvidos.. tem toda a qualidade envolvida em cima da madeira e tal.

    Agora, voltando a ajudar nosso coleguinha ai, sei la... tanto o condor quanto o SX são bons instrumentos para quem ta começando.. eu tenho um SX e recomendo, acho mais bonito e tal, particularmente acho os condors feios. Os sx eu acho que ainda servem para um futuro upgrade. Mas, não se deixe levar pela beleza, feche os olhos, sinta o som, o conforto, e leve aquele que mais te agradar.

    CGomes
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Valeu pelas dicas.
    Complementando, realmente não sei nada de musica.
    Timbre, pegada, madeira, leio muito aqui, mas na pratica não tenho idéia.
    Meu vizinho deixou comigo um Condor BC4000 só para sentir o instrumento e brincando já percebi que tenho que procurar um professor para começar direito.

    Vou comprar baixo, caixa, cabo, capa e calculo gastar uns mil e poucos reais, fora as aulas.

    A minha idéia é a seguinte:
    Ter instrumento razoável, que não seja caro e pensando numa futura revenda.
    Se der certo futuramente vendo e adquiro equipamento melhor;
    Se não, vendo e lamento não servir para musica.

    Obrigado pessoal.

    leobozzo
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    eduardo jorge

    eu falei so sobre o tipo de madeira do corpo mas tenho um Washburn XB126 que tem o corpo em Basswood e te digo mesmo... gosto muito do som dele, é um timbre mais moderno e é um baixo muito mais versátil...

    a mimha escolha em comprar um SX foi de ter esse timbre VINTAGE, que é um clássico mas não é o melhor, talvez sim o mais copiado (até por ser barato ou vc vê muitas cópias de Music man por aí? hehe)

    quando falei do condor ser melhor pra iniciante, digo pq se eu tivesse começado com o SX ficaria frustrado com o numero menor de casas e por ele ter ação meio alta (mesmo regulando) e o SX pra tapping é limitado...

    CGomes
    agora se for pra passar pouco tempo com o baixo compre um que te permita aprender as técnicas se sofrer pra isso, tem q ser um baixo confortável e com som legal de preferencia

    depois vc compra o de timbre q vc já sabe que quer...

    Gui
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    eduardo jorge
    será que sou o único a não gostar dos JB nem dos PB??

    gosto é que nem braço..tem gente que tem, tem gente que não tem...e tem gente que não tem nenhum!!!!

    o baixo que mais gosto é de basswood (SR885 da ibanez)..

    alder/ash são madeiras legais..mas nem só elas fazem um bom som!

    THE BASSMAN
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: THE BASSMAN
    · votar


    Gui

    será que sou o único a não gostar dos JB nem dos PB??

    Burn in hell !!! herege !!!

    uahuahuah

    eduardo jorge
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    leobozzo
    Gui
    THE BASSMAN

    galera, parece até que sou um entusiasta dos fender, mas isso não é verdade, dentre os meus baixos só tenho um modelo jazz bass que é o squier vintage modified e ele está bem longe de ser meu melhor instrumento, porém, o que defendo aqui, é a questão custo x benefício (muitas vezes a pessoa não tem tanto pra gastar e para errar, daí se faz necessário acertar de primeira) que o bass proporciona e que um instrumento bem construído(projeto bem concebido, parabéns leo fender) e com madeiras boas, tanto vc pode fazer um up nele como se for revendê-lo terá mais facilidade pois o bass tem melhor aceitação de mercado (é muito bom quando nós queremos vender algo e alguém quer comprar não é ? também testei o condor jazz bass e achei a sonoridade muito boa) com a tocabilidade básica pra vc fazer um som sem comprometimento de nada, ele não tem nenhuma novidade é verdade, porém não compromete o teu som... meus baixos são quase todos ativos e aí é já é outra coisa, os caps têm de ser bons e o circuito também que se não for fu#!¨&. nesta linha de instrumentos baratos me surpreendi com o yamaha bb, é muito som para aquele preço, este bota estes outros todos no chinelo(criei outra polêmica agora). valeu.

    daniel_guitar
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Gui
    concerteza ñ existe madeira ruim (aglomerado e compensado ñ podem ser considerados madeira mesmo) oq existe e madeira bem cortada, escolhida e cuidada

    leobozzo
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    eduardo jorge

    vc falou de quem indica um modelo (condor) mas tem outro (sx)... só que o caso aqui é indicar um baixo pra APRENDER A TOCAR e não pra ter o timbre especifico, fazer upgrade, vender logo em seguida etc...

    no mais teu jazzbass Squier vintage tem o corpo de Agathis, logo não tem o timbre roncado caracteristico dos fender's ;-)

    e vc continua falando em, ash/alder = boas madeiras :D

    alder/ash são madeiras legais..mas nem só elas fazem um bom som!

    Jonhp
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    CGomes...

    Nao comece desanimado cara, baixo nao e que nem guitarra, e como um amigo aqui que e baixista diz, "SINTA O SOM", e mais ou menos o que e ser baixista. Literalmente viage... aproveite o instrumento que esta ai vá dedilhando as cordas soltas mesmo e va sentindo o timbre, depois procure o sx, xb25 e 24, bx12 e vai testando... um deles com certeza vai te agradar. Eu sem saber pedi na net o SX SJB, pedi com base num fender que meu primeiro professor tinha, e eu era louco com o timbre daquele baixo.. e te falo cada centavo pago, valeu a pena e pagaria novamente, eu consegui o timbre q eu queria com um custo muito bom, eu testei i xb24 e te falo.. um baixo muito bom, achei o som dele mais seco, mas nao dispensaria nunca, se quer um 5 cordas vai de xb25 ativo que vc nao vai se arrepender.

    abraços ai e espero que encontre o timbre que procura.
    e nao desiste cara...

    abraços

    eduardo jorge
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    leobozzo

    vc conhece o squier vintage modified jazz bass? acredito que não, o corpo dele não é em agathis e sim soft maple, ele é um instrumento muito bom, com excelente acabamento, pesquisa aqui no forum com a galera que saca e tem credibilidade ok?

    ps.vc ainda está curtindo a banda calipso? parabensssssss.

    leobozzo
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    eduardo jorge

    realmente nao conheço esse baixo, só falei das madeiras, já que vc tem demonstrado tamanha defesa de alder/ash e no entanto tem um baixo de soft maple..

    teu baixo deve ser dos antigo pq hoje só vendem no Brasil com corpo em Aghatis (os novos), sem contar que fender é alder ou ash, no fim das contas da na mesma...

    se bem q se agente pensar que instrumentos da mesma fabrica com as mesmas madeiras as vezes tem timbres diferentes...

    Quanto à banda calypso eu nunca gostei não, mas tmbm não tenho preconceito contra que curte... cada um cada um

    se vc leu (talvez) um post que fiz, sobre Companhia do calypso, em que fiz uma pergunta sobre canto era só uma dúvida sobre tecnica de canto... aqui no nordeste esse tipo de musica toca em toda parte vc ouve mesmo sem querer ouvir :P

    vo parar por aqui pra não mudar o assunto do tópico....

    abraço

    Gui
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    eduardo jorge
    o corpo desse squier é de agathis mesmo.
    o que dá a diferença...são os caps criados pra dar esse tipo de som nessa madeira..só isso!

    mum
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Gui
    acho que o precision VM que é em agathis... o jazz bass é soft maple!

    eduardo jorge
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    http://www.squierguitars.com/products/search.php?partno=0326702521

    CGomes
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Blz comecei comprando uma caixa amplificada Meteoro Thor cb30.

    Quanto ao baixo esta difícil.

    Primeiro queria o BX 12A, mas por telefone não achava em lugar nenhum.
    Neste sábado sai atrás do XB-25A, também não achei.
    Encontrei um CB500 por 700 e pouco, mas era o único parecia surrado e não gostei da cor.
    Me disseram que em janeiro chegam novos instrumento.
    Vou dar mais uma ou duas semanas e corro atrás.
    Valeu

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas sobre dois modelos da Condor