Com qual baixo eu COMEÇO?

    Autor Mensagem
    Peladoo
    Veterano
    # nov/08


    Amigos, meu problema é como o de qualquer um que quer começar nessa arte. Sempre fui apaixonado por música e decidi APRENDER esse magnífico instrumento que é o baixo. Porém gosto muito de sons acústicos então preferi COMEÇARr pelo baixolão(son desplugado, comodismo e praticidade).Só que ouvi rumores de que além do baixolão é preciso uma série de aparatos para dar suporte (é verdade???), e convenhamos, um baixolão é bastante caro a ainda ter que comprar acessórios, não compensa pra quem ta COMEÇANDO.
    Eis a pergunta:
    Comprar um baixolão logo de cara(investimento bem alto) ou COMEÇAR com um baixo convencional???Qual o mais recomendável???
    Por favor ajudem esse pobre iniciante.

    FCLBass
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Peladoo
    Vou falar sobre minha "trajetória". Comecei com um JB da Golden e uma caixa de guitarra da Cignus (veja só). Tudo era barato. A "vantagem" foi quando eu arrumei a primeira banda. Eu já ia pros ensaios com o baixo e a caixa e na hora de tocar era só levar o instrumento. Acredito que o baixo elétrico "normal" é mais flexível se pensarmos em banda, estilo musical, etc... Só fui comprar meu baixolão 6 anos depois de apresndizado e hoje, 98% das músicas que toco são com o baixo normal. Quanto aos aparatos que vc citou, eu só recomendo duas coisas:
    # Um ati-feedback (tampa para o furo do baixolão - custa R$ 10 ou R$ 15);
    # Um limiter só para não exceder os picos de frequência.

    Eu uso somente isso e o som fica muito bom. Agora, vc pode incrementar mais coisas no elétrico, mas eu uso somente compressor, limiter, chorus, distorção e equalizador. Não sinto falta de mais nada para o som que faço com o elétrico e com o baixolão.

    Ressalto que essa é a minha opinião e com certeza tem gente aqui do fórum que vai concordar e/ou discordar, mas cada um tem sua idéia e é nessa riqueza de informações que trabalhamos.

    Gui
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Peladoo
    começar com o eletrico!

    o baixolão limita algumas tecnicas e tem som desplugado muito baixo!

    e baixolão não é tão caro assim..

    LucasGuitarMaster
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Elétrico é mais comum, e a maioria das musicas é tocada nele. Aconselho voce a começar no eletrico mesmo..quanto as marcas e modelos, acho que qualquer um vai dar no mesmo, porque pra ser sincero, o som do baixo eletrico varia muuuuito poucoo de um muito bom pra um regular.

    guitarclub
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    o som do baixo eletrico varia muuuuito poucoo de um muito bom pra um regular.

    então porque tem gente q usam Fender, Music-Man, etc, se podem gastar bem menos comprando um regular que é quase a mesma coisa q vc falou???....


    desculpe, mas vc falou abobrinha. som de baixo bom é melhor que som de regular, senão nao teriam essas classificaçoes (bom, regular, ruim, etc).

    Gui
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    LucasGuitarMaster
    tinha que ser guitarrista pra falar uma merda dessa..

    então porque tem gente q usam Fender, Music-Man, etc, se podem gastar bem menos comprando um regular que é quase a mesma coisa q vc falou???....


    desculpe, mas vc falou abobrinha. som de baixo bom é melhor que som de regular, senão nao teriam essas classificaçoes (bom, regular, ruim, etc).
    (2)

    Jonhp
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Olha, eu sou iniciante, toh treinando sempre que tenho tempo e me desenvolvendo, eu curto 100% instrumentos eletricos, compra um baixo eletrico que garanto que você vai ficar mais satisfeito, eu garanto, eu olhei baixolão e te falo.. nao tem o brilho do baixo eletrico (NADA CONTRA MAS EU SENTI ISSO), sobre o baixo, eu comprei um SX JB e nao troco mais, timbre loucooo, versatil.. bom ate, mas procura cara, tipo tem groovin com som de primeira estilo music man, tem tagima b4 que o som tbm e louco, e tipo mais um som mais seco, eu tbm olhei um condor e gostei pacas.

    Boa sorte ai... Qualquer coisa pergunta que a galera aqui e show!

    Abraços

    Joao Paulo

    Fredilson
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Cara,

    eu vou falar justamente o contrario de todo mundo. Eu hoje começaria com um baixolão por esses motivos:

    - acaba saindo mais barato vc comprar o baixolão pq n vai ter q comprar caixa logo de cara.
    - para estudar, é muito mais prático, você pega e toca, diferente do eletrico q vc pega, pluga, liga caixa, equaliza e toca.
    - o baixolão é um instrumento "mais duro", então acontece a mesma coisa q acontece com a guitarra, o cara q passa um tempo longo aprendendo violão qnd pega a guitarra que sente o braço fino e a corda baixa o quão mais fácil é..


    a desvantagem pra mim é que se você quiser ter banda, não vai ser tão legal quanto se vc tivesse um baixo eletrico... mas pra qm só quer aprender o instrumento, pelomenos no inicio, acho mais vantagem o baixolão... dai depois que você estiver c uma graninha a mais já pega um eletrico e uma caixa e vai estudar o eletrico também...

    é isso ;]

    FindanS
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Se tiver com muita grana, pega logo um Fender.

    Jonhp
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Olha, o Fredilson falou certim cara, mas eu nao tenho caixa ainda, (falta de grana) e treino com meu baixo todos os dias... o baixo tem som, soh q e baxinho, so o som da madeira, da pra treinar di boa, pra quem tah começando acho que nao tem nada a ver.

    eduardo jorge
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    SE VC TIVER INTERESSE EM TOCAR EM UMA BANDA COM O BAIXOLÃO NÃO FICA TÃO LEGAL, POIS ELE LIMITA UM POUCO AS SONORIDADES. O BAIXOLÃO PRA ESTUDO SEM CAIXA DÁ LEGAL, JÁ O ELÉTRICO TEM QUE TER CAIXA, MESMO QUE SÓ PARA ESTUDO, POIS O ESTUDO ESTÁ LIGADO DIRETAMENTE COM A SONORIDADE QUE ESTAMOS OUVINDO, POIS COM O BAIXO DESPLUGADO NÃO É POSSÍVEL PERCEBER CERTAS NUANCES DA EXECUÇÃO COMO ABAFAMENTO, NOTAS FANTASMAS, ATAQUE DA MÃO NAS CORDAS, TOCAR COM A UNHA, LIMPEZA NO SOM E AINDA ACOSTUMAR O OUVIDO ÁS NOTAS, SEM CONTAR QUE CORRIGIR UM ERRO NO INÍCIO É INÚMERAS VEZES MAIS FÁCIL DO QUE CORRIGÍ-LO NO FUTURO. VALEU!

    geraldo x15
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Peladoo

    Elétrico, mais versátil e caso você vá tocar com uma banda, o que é muito provável de acontecer, você não vai ter que fazer uma segunda correria atrás de amp, bx eletrico...

    Quanto a marca, eu mecomendo um Jazz bass "BB"* Eagle.

    *Bom & Barato

    Diego L Ferraz
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Acho muito mais aconselhável um elétrico.

    Não pense no amplificador como uma coisa extremamente necessária no início, se você tiver grana beleza, se não tiver improvisa. Quando eu comecei a tocar eu não tinha caixa, então plugava o baixo no PC ou no aparelho de som, e pra ensaiar, ia no estúdio.

    Em relação à marca e modelo do baixo, concordo plenamente com o Johnp. O Shelter SX JB, em minha opinião, é o melhor custo-benefício que você vai encontrar.

    Quando eu comecei, optei por um Ibanez GSR 200 (o Ibanez mais barato do mercado, ao lado do GSR 180). Não se iluda pela marca, essa série GSR da Ibanez é como se fosse uma Squier da Fender. Eu o escolhi porque não entendia, e foi o modelo barato que mais me agradou.

    Espero ter ajudado!

    GrauT
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Eu penso mais ou menos como o pelado... eu curto mais som acustico, não tenho como comprar amp agora.

    E um outro fator pra mim, é q eu gostaria de tocar em qualquer lugar... tipo, de vez em qdo aqui junta uma galera, vai pra beira da praia e talz,,, vinho, violão...... e agora eu quero um baixolão pra completar rsrs. Sem amp, tocando junto com um violão.. na beira da praia..
    eh mais ou menos essa minha ideia principal.... o som do baixolão eh tão baixo (sem amp) a ponto de não ser escutado se tocado do lado de um violão? =/

    Ou ainda sim eh melhor comprar um eletrico... aprender a tocar. e só depois comprar um baixolão? Eu num sei nada nada nada de baixos... o q vcs acham?

    DotCom
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    GrauT
    Baixolão (principalmente os mais baratos) é bem baixo, talvez se você tocar com palheta batendo forte você seja ouvido...

    Mas numa roda de violão (2 violões e umas 3 pessoas cantando, geralmente é até mais gente cantando junto), o som vai ser "engolido"...

    bnnunes
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    GrauT

    realmente cara, nao espere se ouvir numa rodinha na beira da praia com um baixolao...
    abraços...

    Bozo_O_Palhaco_Traquino
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Peladoo

    Sjb75 SX

    E zé finim!

    GrauT
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    :( mas então esquecendo a coisa da praia... só pra aprender, ainda sim eh melhor um baixo eletrico? :/ pq tpw.. pelo levantamento por cima fica assim:

    Baixo (do custo beneficio "bom") = 500 reais
    Amplificador pra baixo = 300 reais


    se for um baixolão.. encontrei modelos de 550 reais... ou seja, economizaria coisa de 250 reais... :/ ó duvida cruel hehehehe

    DotCom
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Economiza 250 reais mas não se ouve.
    O baixolão é legal pra treinar em casa, e pra tocar PLUGGED unpluggeds, heheh, se você entende.
    Vai ter uma sonoridade diferente do baixo elétrico, o visual do baixolão, mas tem que tocar plugado num ampli, senão ninguém te ouve.

    GrauT
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    entendi sim heheheheh

    http://www.musicalgrellmann.com.br/loja/produto-54103-7150-baixolao_sh elter_sbss2014_sunsplash_4_cordas_eletrico_ativo__preto

    http://www.musicalgrellmann.com.br/loja/produto-54103-3682-baixolao_ta gima_memphis_ab90_4_cordas_eletrico_ativo__preto

    http://www.musicalgrellmann.com.br/loja/produto-54103-7299-contra_baix o_shelter_topaz_300_4_cordas_ativo__natural

    qual desses 3 vcs indicariam? ou nenhum dos 3? hehe

    Valeu galera!! Muito obrigado mesmo pela ajuda =]

    DotCom
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Nenhum dos 3.

    Por essa faixa de preços, eu iria de Condor BX-12 mesmo. (Sim, é passivo. Em instrumentos baratos, circuito ativo só serve pra dar problema)

    rafael-baixo
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Nenhum dos 3.

    Em instrumentos baratos, circuito ativo só serve pra dar problema)
    Concordo...

    Eu iria de SX SJB75 ou BX-12

    eduardo jorge
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Galera, baixo elétrico barato na faixa de R$ 550,00 desconheço que exista um melhor que o SX, ele é bem construído, usa boas madeiras e tem um acabamento legal. baixo ativo só se tiver captação e circuito bons senão o som fica uma m*#!=";"#@. valeu.

    DotCom
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    eduardo jorge
    na outra mão de timbre (O SX tem aquele som clássico, o cort é bem moderno) , o Cort Action Bass é uma boa opção nessa faixa de preços (se bem que nunca mais encontrei pra vender)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Com qual baixo eu COMEÇO?