Washburn xb-500 x SX sjb75

    Autor Mensagem
    Morks
    Veterano
    # nov/08


    Bom galera, tou começando meus estudos de baixo. Aí vem aquela velha dúvida do baixo para iniciante. No caso:

    - Washburn Bantam XB-500, usado, R$700,00 de um amigo
    - SX sjb75c TOR, novo, R$678,00 na playtech

    Como nunca toquei em nenhum dos dois, e provavelmente o único que eu teria acesso pra isso seria o xb500, achei melhor perguntar a a opinião do fórum. Qual vocês recomendam?
    Tendo em vista que eu pretendo me manter MUITO tempo com o escolhido, e, provavelmente, ele logo verá upgrades.
    Além disso, se puderem sugerir upgrades , eu agradeço =]

    Muito obrigado pela ajuda o/

    chr19
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    cara são baixos distintos:
    o Washburn tem 5 cordas bom baixo, adoro o graves dos washurns
    mas o Sx é um JAzz bass que na minha opinião muito mais versátil, acho que depende de ti, são bons baixos eu ficaria com o SX já que é zerado e sou suspeito porque adoro os JAzz bass, apesar de ser proprietário de um Washburn xb920.
    daí sugiro que você analize se a 5 corda será util pra ti

    THE BASSMAN
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Verdade...so vc poderia dizer, ja tive os dois, ainda tenho o Sx ams o wash ja foi. são tão diferentes em pegada, sonoridade, visual, peso....quer dizer tudo, q não tem nem como comparar......
    Como é para ficar muito tempo, talvez o de 5 cordas seja mais interessante...assim vc estaria bem servido pra tudo.

    Brunno Elias
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Morks
    Eu acho que para quem está começando, a quinta corda até atrapalha, pois o braço eh mais grosso, dificulta a pegada.
    Eu tive um Ibanez gsr 205 (5 cordas), no meu primeiro ano de música e sentia dificuldade.

    Um tempo depois eu comprei um ESP de 4 cordas, muito mais confortável.

    THE BASSMAN
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: THE BASSMAN
    · votar


    Brunno Elias
    Eu acho que para quem está começando, a quinta corda até atrapalha, pois o braço eh mais grosso, dificulta a pegada.

    Não acredito nisso, pode ter sido uma dificuldade pessoal sua, mas dai a generalizar....
    eu comecei tocar baixo de 4 cordas pq na epoca nem se falava em 5 cordas, 20 anos depois fui para um de 5 cordas e estranhei um pouco, mas em 2 semanas estava adaptado....inclusive achei q no de 5, as cordas mais próximas umas das outras, facilitava e muito a digitação, dando mais agilidade.

    Hj se fosse começar ...5 cordas no ato.

    Ever Oliver
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Morks

    Xb 500,sem dúvida! É um baixo muito mais versatil que o Sx e tem um timbre bem mais bonito.Alem de que nao fui com a cara do timbre do SX.Achei sem sal..ronca demais e nao tem um som muito definido,alem da falta de agudos.

    THE BASSMAN
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Ever Oliver

    Falta de agudos no Sx?? cara, não sei onde vc ouviu, ou em q situação testou, ams se vc falasse uma falta de grave ainda eu entenderia, mas o agudo no sx é quase incontrolável, medio-agudo é o forte dele.

    DotCom
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Falta de agudos no SX? Acho que você não abriu o pot de tone... ou as cordas estavam marrons de tanta ferrugem.

    Morks
    Enfim, eu toquei num XB-500 e gostei bastante do som.
    Como você pode testar, toque um pouco no washburn, e se gostar, leva ele. Como você tá começando, talvez não vá ter um ouvido muito crítico pra som, então tome o conforto como um critério primordial (meu primeiro critério é esse)
    Não que o SX seja ruim (pelo contrário, eu ainda quero ter um), mas se você já "se encontrar" no Washburn, pra que dar tiro no escuro?

    makumbator
    Moderador
    # nov/08
    · votar


    Morks

    Tenho um XB-600(ou seja, de 6 cordas), comprado novo em 1996. Gosto muito do baixo, boa madeira, boa construção. Resistiu muito bem aos anos de uso intenso. Nunca tive problemas com ele. Uso-o diariamente desde a compra.

    O meu tem muitos upgrades(hardware Gotoh e pré Bartolini de 2 bandas e troca de fiação), mas mesmo quando na configuração original, eu gostava bastante dele. Tinha(e ainda tem, mesmo com as mudanças) um grave poderoso. Eu achava o pré original do meu um pouquinho ruidoso quando abria 100% o agudo, e por isso mudei-o, mas nada excessivamente exagerado.

    Acho que o fato de ter a quinta corda não vai atrapalhar em nada(ao contrário), até porque, essa série Bantam tem a distância entre elas bem pequena. O meu de 6 cordas parece um de 5 de outras marcas devido à distância das cordas. Apenas para o slap(em que um espaçamento maior de cordas é melhor) que me exigiu maior adaptação, mas nada demais.


    Mas o melhor de tudo é vc testar esse 500 com calma, analisando o estado físico dele e sua sonoridade. Se possível, teste o SX em uma loja(mesmo que não vá comprar nela). É uma boa procurar análises de usuários dos dois modelos na internet, bem como demonstrações em you tube e similares.

    Ever Oliver
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    THE BASSMAN

    Tem certeza? Nao foi isso que senti mesmo nao..hehe

    Testei um de um amigo,e a impressao q tive foi essa...

    THE BASSMAN
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Ever Oliver

    Cara certeza absoluta...pode ver q não fui so eu q falei....acho q o Sx tem ate agudo demais...e essa opinião é de muitos proprietários , que tentam dom upgrades, conseguir mais graves com ele!

    Mas nada como o proprio ouvido do comprador..cada um tem uma percepção....vai saber.

    Ever Oliver
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Ever Oliver
    · votar


    THE BASSMAN

    Bom...entao so pode ter algum problema com os caps do baixo dele..so pode ser isso!

    EDITANDO: Vi alguns vídeos no You Tube de testes do Sx e me impressionei realmente.Quase nada a ver com o timbre q ouvi quando testei.

    THE BASSMAN
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Ever Oliver

    Maravilha, as vezes cordas muito velhas, pot de tone fechado...neh..sei lá!! mas legal q vc ouviu, a maioria dos q gravaram timbres lá do Sx sao aqui do forum e de um outro, e do orkut, das comus do Sx,

    leobozzo
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Só pra complementar....

    tenho um XB126 bartan, já toquei num BX600 e tenho um SX SJB75

    o washburn é mais versátil sim... captação ativa e graves poderosos deixam ele mais varsátil, desde muito agudo a extremamente grave.... se for pra comprar só um compre ele

    O SX te agudos muito fortes e um timbre que É mais vintage, remete aos instrumentos antigos, ou seja é pra quem quer ESSE som....

    tenha os dois e terá baixos baratos muito diferentes e que te servirão pra quase tudo

    Brunno Elias
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    THE BASSMAN

    É pode ser!
    Eu sentia mta dificuldade em usar slap em baixo de 5 cordas..
    Mas vale a pena comprar um sim...alias...sinto falta do meu q eu vendi!

    THE BASSMAN
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Ah isso é verdade...pra slap, e no inicio ainda, os de 4 cordas facilitam a execução;
    Eu tb to sem um de 5 no momento, pq nao to usando, mas to querendo comprar. acho q viciei nas 5 cordas..e eu que não gostava mesmo a uns 2 anos atras...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Washburn xb-500 x SX sjb75