Repertório para Fretless

    Autor Mensagem
    Rafael do Baixo
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Rafael do Baixo


    Fala galera,já toco fretless tem uns 2-3 anos,sempre gostei de tocar músicas que eram feitas pro baixo fretted,mas toco algumas coisas compostas pro fretless,de artistas tipo Jaco,Michael Manring,Alain Caron,Bass Extremes entre outros poucos artistas que gravaram com fretless que eu conheço,tudo dentro desse estilo Jazz e Fusion e um pouco de metal (Cynic e Death).

    Mas tô achando que meu repertório próprio pro instrumento é bem limitado e preso,não tem muita diversidade,é só um pouco de metal,Jazz e Fusion,não acho que consigo explorar bem o instrumento tocando apenas esses estilos.

    Então gostaria de pedir pra vocês algumas dicas de músicas e de artistas que já compuseram para o fretless,seja o estilo que for,pra que eu possa ouvir e tocar algumas coisas diferentes,ampliando assim meu vocabulário e repertório no instrumento.

    Se puderem postar vídeos,partituras ou nome de álbuns eu agradeço.

    GuilhermeBaixista
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Se vc curtir música brasileira te indicaria Arthur Maia, Yuri Popoff, Nico Assumpção (o cd de 1981), Ney Conceição (álbum Jaquedú - com Robertinho Silva), etc

    O Miller, apesar de ser reconhecido mundialmente por seus slaps, tem coisas maravilhossas de fretless tb ( meu preferido depois de Arthur)

    Abç !

    Prepara uns lances massa aí pro Festival !!!rsrsrs

    ClaudioBass
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Rafael do Baixo

    Se tiver oportunidade, pegue o CD "Luz Negra - Leny Andrade Interpreta Nelson Cavaquinho". Nesse CD as faixas são com Jorge Helder e Nico Assumpção, excelentes músicas pra se tocar com Fretless.

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    GuilhermeBaixista

    Prepara uns lances massa aí pro Festival !!!rsrsrs


    Pode deixar cara!!!

    Valeu pelas dicas!!!!

    ClaudioBass

    Meu pai tem esse cd da Leny Andrade,já peguei ele pra ouvir.

    Valeu pela dica cara!!!

    GuilhermeBaixista
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Rafael do Baixo
    ClaudioBass

    Minha filha quebrou meu mp3 e passei um bom tempo ouvindo só a MPB FM e reparei uma coisa...praticamente de 60 a 70 % das gravações clássicas dos grandes artistas é fretless....linhas maravilhosas do Nico, Jamil Joanes, Jorge Helder, Arthur, e Cia.

    Sou apaixonado por fretless e fiquei impressionado ao constatar quantas músicas são no fretless e a gente nem repara e muita das vezes temos o fretless como um segundo instrumento, ou uma alternativa para ocasiões pontuais.

    No meu caso, anseio um dia ter "envergadura moral" para adotá-lo com instrumento principal....é uma responsa feroz, ele não te permite estar num dia ruim...hehehe

    Abç !

    ZeeG
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: ZeeG
    · votar


    Untill it sleeps do Metallica.

    video

    bnnunes
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    nothing else matters do metallica tmbm eh num fretless...so num lembro c eh eletrico ou eh baxiolao...
    abraços...

    ClaudioBass
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    GuilhermeBaixista
    No meu caso, anseio um dia ter "envergadura moral" para adotá-lo com instrumento principal....

    Gostei do "envergadura moral"... :-) Fretless é gostoso demais de tocar, e depois que você entra na pegada certa do fretless e toma gosto, acaba criando resistência a voltar a tocar em baixo com trastes.

    Meu instrumento principal é um Acústico 3/4, seguido de um Upright também 3/4. Quando se trata de elétrico, meu principal é um Squier Precison JP Fretless (que eu mesmo transformei). O Fender JB-83 está guardado há muito tempo, uma vez na vida e outra na morte é que eu tiro ele do case pra ver se está tudo ok!

    Honestamente, eu não gosto e não me sinto nada a vontade quando tenho que tocar em um instrumento com trastes. Só não vendi o Fender por questões históricas e sentimentais.

    Rafael do Baixo

    Vários CDs do Gonzaguinha também são gravados com Fretless.

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    zegotinha
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Hey you - Pink Floyd ( música linda por sinal )

    denismonteiro
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    o uso de fretless vai muito do tipo de banda.... se é uma banda de covers, depende da banda "coverizada", pra som próprio dá pra adotar como instrumento principal, vai da "moral" do baixista (e do tipo do som tbm...)

    tenho um fretless totalmente encostado... sempre penso em vender mas creio que financeiramente não vai valer a pena... aí o coitado do baixo fica lá pegando poeira e oxidando as cordas....

    zegotinha

    Hey you - Pink Floyd ( música linda por sinal )


    linda? maravilhosa!!!

    VeEh
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Rafael do Baixo
    Todo o cd "Levitar" do Criculadô de Fulô foi gravado com um fretless.

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    ZeeG
    bnnunes
    ClaudioBass
    zegotinha
    VeEh

    Valeu pelas dicas galera!!!!

    \o/

    jkdias
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    pra dar um gás no topico:




    jholanda
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    ClaudioBass

    beleza de disco. eu nao conhecia!

    ClaudioBass
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    jholanda

    Legal, já que você gostou desse, então procure por: "Leny Andrade - Embraceable". Nesse CD ela interpreta 12 standards de Jazz como Autum Leaves, Misty, Night And Day, Stella By Starlight e outros. Neste trabalho, o Nico Assumpção e o Jota Moraes fizeram um arranjo maravilhoso pra Autum Leaves, numa mistura de Bossa com Samba. Esse CD é daqueles pra se ouvir até furar!

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    Will Piasecki
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    denismonteiro

    tenho um fretless totalmente encostado... sempre penso em vender mas creio que financeiramente não vai valer a pena... aí o coitado do baixo fica lá pegando poeira e oxidando as cordas....

    Quer negociar?

    jholanda
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Legal, já que você gostou desse, então procure por: "Leny Andrade - Embraceable".

    o dif[icil vai ser achar? s[o en contrei na amazon! pode?

    ClaudioBass
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    jholanda

    Esse CD não foi lançado no Brasil... por aqui é difícil de achar sim. Tem algum e-mail de contato contigo?

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    GugaBass
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: GugaBass
    · votar


    Rafael do Baixo


    Eu gosto muito do Steve Bailey suas linhas são bem feitas e o trb que ele exerceencima do fretless eu acho fenomenal... e sem falar que ele desenvolveu algumas tecnicas tambem. Se eu não me engano ele foi colega de Jaco.









    Will Piasecki
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    jkdias

    Q arregaço de som!!

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    GugaBass

    O Steve Bailey é uma das minhas maiores influências,sou extremamente influenciado pelo seu estilo de tocar,uso muito esse lance de acordes e harmônicos que ele faz,abrindo várias vozes em cima de um acorde.


    Valeu pelas dicas galera!!! \o/

    jholanda
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Tem algum e-mail de contato contigo?


    tenho sim. o usuario eh o mesmo e o provedor eh solar.com.br

    []

    jholanda

    GugaBass
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Rafael do Baixo

    Velho possa cre!! E o som que ele tira é fantástico, eu reparei que o timbre desse Fender para o Warwick que ele tocando estão bem parecidos, quase identicos ao som do aria pro que ele usa também!

    Abç!!

    Saito
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    To doente pq to sem tempo de brincar com meu fretless...
    2 cd's muito bons de se tocar com fretless são os 2 de Maria Rita (Maria Rita - Primeiro e Maria Rita - Segundo)
    Flw

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Repertório para Fretless