Captador para fretless...

Autor Mensagem
Andre Passos
Veterano
# ago/04


Queria a opiniao de quem sabe...qual o melhor captador passivo para eu por no meu tagima fretless, tava entre bartolini e emg, é jazz bass...vlw

Pedro Wood
Veterano
# ago/04
· votar


Andre Passos, é tudo questão de gosto. Para baixos fretless, que para mim precisam de um som gordo, grave e com pouca definição, eu prefiro humbuckers passivos. Quanto às duas marcas que você citou resta saber qual modelo você escolheria delas pois ambas têm muitos modelos diferentes com sonoridades distintas.

Magno Vilhena
Veterano
# ago/04
· votar


Cara, não faz isso não...

marcioazzarini
Veterano
# ago/04
· votar


Andre Passos
A captaçao do Tagima pra fretless fica muito legal, mas como o Pedro Wood disse,
é tudo questão de gosto

Andre Passos
Veterano
# ago/04
· votar


Magno Vilhena, pq naum fazer isso? Tu acha que nao vale a pena pq?
Pedro Wood, tava pensando em colocar ou bartolliniMOD.9ST ou emg JHZ, nao tenho certeza, se voce tiver algum captador jazz bass bom, passivo que tu tem em mente, pode ajudar...

Pedro Wood
Veterano
# ago/04
· votar


Andre Passos, que eu saiba não existe esse modelo EMG JHZ, visto que todos os HZ são humbuckers. Quanto aos Bartolini eu não sei ao certo mas se forem aqueles modelos replacement de jazz bass a saída deles é muito fraquinha para o meu gosto. Bom, que tipo de som especialmente você espera obter e qual é o seu baixo exatamente?

jrcintra
Veterano
# ago/04
· votar


Pedro Wood
tem sim modelo JHZ kra...
http://www.emgpickups.com/displayproducts.asp?section=Bass&categoryid= 31&catalogid=179

"
JHZ Set
The JHZ Set uses a stacked design with ceramic magnets and a laminated steel core for increased output and lower noise. Included is one long (bridge) pickup and one short (neck) pickup and both can be used as a direct replacement for all Fender-style instruments. All HZ Pickups have EMG's exclusive 5-wire quik-connect output allowing any number of wiring combinations, and are fully shielded for a minimum of noise. String grounding is recommended to further decrease noise.
"

=)

Tomcat
Veterano
# ago/04
· votar


Pedro Wood
"...que eu saiba não existe esse modelo EMG JHZ, visto que todos os HZ são humbuckers"

Putz! Nada a ver...
Tu tá desinformado hein?! A EMG fabrica esses capts faz um tempasso!!!
Tem quase 2 anos q meu professor tem esses captz passivos e são excelentes, tem um timbre mto bonito e não chiam!!

Andre Passos
Brother, mete os JazzBass série HZ da EMG mesmo, vai ficar foda!!!

Pedro Wood
Veterano
# ago/04
· votar


jrcintra, valeu a dica! Eu havia procurado no site deles antes de te responder e não havia encontrado mas achava mesmo super natural que eles lançassem esses modelos stacked passivos depois do sucesso dos humbuckers.

Tomcat, pois é, vai ver que eu não entendo nada de EMG, né? Depois você me dá umas aulas. Quanto ao lançamento desses modelos single HZ isso aconteceu esse ano, possivelmente na NAMM 2004 de janeiro, pois eu tenho o catálogo e a tabela da EMG de 2003 e eles não constam lá portanto o seu professor certamente não tem esses JHZ a dois anos. De qualquer maneira vou perguntar a eles e te conto quando foi o lançamento.

Tomcat
Veterano
# ago/04
· votar


Pedro Wood
Comecei ter aula com ele em março de 2003 e já tinha esses capts, e na época ele disse q já tinha botado faz um tempo.
Mas vô perguntar a ele direito.

Andre Passos
Veterano
# ago/04
· votar


Pedro Wood, cara naum sou experiente em fretless, mas o som que eu curto dele e do tipo do Arthur Maia quando gravou com Djavan.
Tomcat, EMG sempre e perfeito mesmo, vo entao procurar ai na praça pra tentar achar, qualquer coisa fala com seu professor se ele lembra onde ele comprou, pq nao acha assim facil..brigadu a tds

Pedro Wood
Veterano
# ago/04
· votar


Tomcat, confirmei com o pessoal da EMG que esses modelos single-coil passivos para baixo foram lançados na NAMM 2004, em janeiro desse ano, e como consta no site deles não são single-coils propriamente mas sim stacked, agora se o seu professor tem um par de EMG JHZ passivos desde antes do lançamento então ele realmente conseguiu uma façanha. Tem certeza que os captadores não são J ativos como os que quase todo mundo tem?

Andre Passos, você não pode basear um som de fretless numa gravação do Artur Maia primeiramente porque é uma gravação repleta de efeitos e edições e não o som do instrumento propriamente e também porque se você der um pedaço de pau com uns arames amarrados para o Artur Maia ele vai fazer o maior sonzão.

joaozitorossi
Veterano
# ago/04
· votar


Andre Passos
Tu jah deu uma olhada no "fender custom 60"? Eu tenho no meu squier, som bem vintage...se tu quiser um som estilo jaco eles são ideais, mas conseguem otos timbres bem bonitos tb...preço 550

Magno Vilhena
Veterano
# ago/04
· votar


Tomcat
Então tu vai dizer pro cara que trabalha com EMG que ele tá desinformado? Cara, essa foi a melhor! :)

Andre Passos
Se eu fosse você me informaria melhor e ouviria umas coisas por aí de fretless antes de gastar dinheiro porque pelo visto você não sabe legal o que tá querendo, certo? Por isso falei aquela parada antes. Pesquise legal com o seu ouvido que é ele que importa.

joaozitorossi
Jaco é foda, é Jaco, tem um som foda de Jaco mas o som de fretless dele não era bem um som de fretless na concepção fretless do lance, daquela coisa meio som de baixo acústico, grave, e posso apostar que esses captadores não vão dar o som que o cara está querendo, embora ache que ele mesmo não saiba legal o que quer.

Tomcat
Veterano
# ago/04 · Editado por: Tomcat
· votar


Pedro Wood
"...confirmei com o pessoal da EMG que esses modelos single-coil passivos para baixo foram lançados na NAMM 2004, em janeiro desse ano, e como consta no site deles não são single-coils propriamente mas sim stacked,"

Confirmei mais uma vez, ele(meu prof) disse q desde Julho de 2003 ele tem em seu baixo os capts emg hz Jset. Se eles são stacked ou não, não interessa! O negócio é q vc entendeu mto bem o q falei, os capts são modelos JazzBass, obviamente tem o "formato" single-coil, e vc não é burro e acredito q vc entendeu o q quiz dizer!!

Magno Vilhena
"Então tu vai dizer pro cara que trabalha com EMG que ele tá desinformado? Cara, essa foi a melhor!"

Idaí??
Quem trabalha na EMG?? O pedro? hauhauahuahuahua fala sério...
Prefiro confiar na palavra do meu professor q já tem reconhecimento no mercado profissional musical do q em alguém q nem conheço, eu hein...

Dark Avenger
Veterano
# ago/04
· votar


Pedro Wood
Cara vc eh o CORVO!! tenho quase certeza.....falta so ter um Wood scorpion....sua opinião eh exatamente igual a do cara(se vc ja disse q era o CORVO foi mal pq eu num vi).

Pedro Wood
Veterano
# ago/04
· votar


Tomcat, então tá. Se você está dizendo, para que discutir?

Magno Vilhena, eu concordo totalmente com você quanto ao som do Jaco Pastorius. Apesar de ele tocar com um baixo fretless (orque ele tirou os trastes com alicate) o som dele nada tinha de fretless nessa concepção, muito pelo contrário.

Dark Avenger, o que me trouxe aqui pela primeira vez foi exatamente essa confusão. O CORVO, que também se chama Pedro, me mandou um e-mail certa vez por conta de uma confusão com alguém que disse que ele era o cara da Wood mas na época eu estava bastante enrolado e nem pude dar atenção ao ocorrido, até porque não achei importante, mas cheguei a responder um e-mail de alguém perguntando isso. Na verdade o Pedro trabalhou na AZEWI e com o Zé Eduardo, meu ex-sócio, com importações de Schaller, EMG e DiMarzio além de vinho, couro e etc mas nunca trabalhou na Wood desde que esta virou empresa em 1997. Eu sim trabalho na Wood e tenho, por motivos óbvios, um Scorpion, um Scorpion Plus, um Master e uma guitarra Pro Series e o Scorpion Plus é o baixo que eu estou usando no momento nas gravações, por isso falaram que trabalho COM a EMG (não NA EMG) exatamente nessa área de importações. Grande parte do que o Pedro sabia em matéria de sonoridade ele aprendeu no meu pré-curso de "Sonoridade em Instrumentos Musicais Elétricos" (ainda sendo montado), embora já soubesse bastante coisas do tempo em que ajudava o Zé, e eu peguei alguns toques dele na área de importações quando a gente começou a trabalhar com isso mas não somos realmente a mesma pessoa até porque ele adora uma encrenca e eu não, ele é feio e eu sou bonito e por aí vai. A gente se conhece bem mas não estavamos tendo muito contato ultimamente por conta de lances de trabalho e hoje ele mora numa terra sem sol que só tem mulher feia enquanto eu moro no Rio, mas se ele acha que Londres é melhor do que Niterói, fazer o quê?

Magno Vilhena
Veterano
# ago/04
· votar


Pedro Wood
Se você é mais bonito que o CORVO ou não isso não importa mas falar mal de Niterói na minha frente é comprar barulho!

Tomcat
Cara, tu é muito mané!

marcioazzarini
Veterano
# ago/04
· votar


Tomcat
Vai dizer q vc não sabia que Pedro Wood queria dizer Pedro DA Wood??? hehehe
Acho q vc chutou um pouco longe agora.. hehe

Andre Passos
Veterano
# ago/04
· votar


Nada contra ninguem aqui mas eu sei exatamente(mesmo sendo inexperiente) do som que quero no fretless, tenho o problema de morar no interior de Goias e aqui nao e realmente facil de testar sons de captadores, na verdade nem vende esses captadores, coloquei o topico exatamente pra ver a opiniao da galera sobre esses captadores, claru que nao vou sair comprando soh por essas opinioes.Na verdade queria mesmo e a opiniao de quem jah testou, ou ouviu.

Pedro Wood, realmente o Arthur Maia e assim, ele tira som de tudo mesmo, mas tava dizendo do som de seu baixo porque o dele tambem é jazz bass e as vezes que o vi em shows(televisao)e no jo soares (e nao eram gravacoes),axei legal pra caramba, mas nao baseio meu gosto em som de ninguem, é por issu que nao consigo descreve-lo, claro que vou ter que testar os captadores, mas queria opiniao mesmo, de boa, ate mesmo pq vc e um cara que manja.

joaozitorossi, vo ate olhar esse modelo tb valew pela dica, mas axo que esses nao vao ser uma boa escolha, sei lah, mas valew mesmo.

Andre Passos
Veterano
# ago/04
· votar


Alias Pedro Wood, voce tem um scorpion plus neh??poh, tem jeito de voce me falar como ele eh, se vale a pena mesmo??To muito interessado em comprar um, soh juntar uma grana mes, e a diferença de tampo afeta muito o som??Muito obrigado...

HignocliuS
Veterano
# ago/04
· votar


Falando em fretless... To vendo de comprar um Tagima B4 Top Wood novo fretless, só que com captação da Tagima, que depois eu planejo trocar por um par de Bartolines.

Tampo: Tiger Maple ou Loro
Corpo: Mogno com rebaixo traseiro
Braço: Pau marfim
Escala: Jacarandá

O braço e a escala são feitos exatamente com as madeiras que eu procurava. Agora, será que esse corpo em mogno é "sólido" o suficiente pra me dar um timbre bom pra captação passiva? O que é esse tampo?

marcioazzarini
Veterano
# ago/04
· votar


HignocliuS
Tampo é uma camada finíssima de madeira "colada" por cima do corpo. É só pra deixar mais bonito.

isaiasgs
Veterano
# ago/04
· votar


Pedro Wood
Poxa, kra!! q honra falar com alguém q trabalha na wood mesmo.

Eu tenho uma questão a ser comentada por vc.
Um colega aqui da cidade comprou um Wood muito antigo na mão de um baixista de uma banda de forró grande q estava passando por aqui, então o kra tava precisando de din$ e vendeu bem barato.

Mas o wood é bem antigo. O kra disse q foi um protótipo da wood e q não tem muitos fabricados.
O modelo do corpo é um pouco diferente, em vez de duas pontas na parte de baixo do corpo como no desenho do modelo atual, o dele tem apenas uma ponta bem no meio, onde fica o ganchinho da correia.
A captação é Schaller e tem dois captores largos.
A mão é igual aos woods atuais, inclusive a logo.
Quando ele comprou o antigo dono disse q o baixo tinha cerca de 15 anos(isso a 3 anos atrás), mas estranho pq pelo q me parece a wood é uma empresa relativamente nova.

Outra questão é o peso, o corpo é feito de uma madeira muito pesada mesmo diferente do wood scorpion q toquei uma vez em stúdio e gostei muito.

Espero apenas q comente algo sobre esse modelo e configurações, se conhecê-lo, ou se ele foi alterado pq nunca ouvi falar em wood com schaller , apenas com EMG.

Abraço

Alain Caron
Veterano
# ago/04
· votar


marcioazzarini

O tampo não é simplesmente uma lâmina pra deixar o instrumento mais bonito, embora alguns façam isso. Pelo que parece, o tampo que querem dizer (que é o que a Wood usa) é mais espesso é contribui enormemente para o som do instrumento como um todo e devem ter em torno de 1 cm.

Andre Passos
Apesar da pergunta ser pro Pedro Wood, vou tentar responder e se falar besteira ele me corrige depois:
O tampo afeta o som depende da madeira e da construção. Por exemplo, um corpo de cedro com um tampo de imbuia dá uma boa incrementada, deixando mais pesado o som médio do cedro. Um corpo inteiro de imbuia deixaria o instrumento muito pesado.
Resumindo, o tampo é uma possibilidade compensar (ou equilibrar) alguns detalhes de som. Além, é claro, que vc pode usar uma madeira bem bonita e cara, pois a quantidade é menor.

Pedro Wood
Veterano
# ago/04
· votar


Magno Vilhena, eu gosto de Niterói. Tenho muitos amigos lá, inclusive o médico que você cita eventualmente e que mora em Pendotiba. Ele ensaiava no meu antigo estúdio com uma banda de progressivo com um Alembic.

Andre Passos, se o seu Tagima é aquele modelo similar ao Fender do Jaco Pastorius esse Custom 60 que o joaozitorossi sugeriu seria uma boa opção, embora um pouco cara para um simples experimento. O EMG JHZ apesar de ser provavelmente um excelente captador deve ter uma sonoridade um pouco mais brilhante por ser de cerâmica com núcleo de aço, além de ser um stacked (single-coil com duas bobinas, uma em cima e outra embaixo para cancelar os ruídos) mas como não testei esse modelo ainda (nunca mais falto à NAMM!) estou baseando seu som pelo som dos humbuckers HZ e pelos HZ S1 de guitarra. Eu gosto de som gordo e encorpado para os modelos fretless e não creio que nenhum desses vá te dar esse som mas dentro do que você quer creio que um single vintage de Alnico V é o que você procura. Dentro dessa linha um captador mais barato seria o modelo JB da Schaller, que também é de Alnico V e deve custar bem mais barato do que qualquer Fender. Quanto a eu te falar se o Scorpion Plus vale à pena ou não convenhamos que seria um pouco anti-ético emitir qualquer opinião nesse sentido mas o que posso te dizer dos tampos é que o Roxinho e a Imbuia puxam o som um pouco mais para o grave e aveludado e o Pau-marfim um pouco mais para o brilhante e agressivo.

marcioazzarini, eu devo discordar de você pois o tampo pode mudar bastante a sonoridade do instrumento. No caso do HignocliuS o tampo de Tiger Maple deve puxar mais para o som do Pau-marfim e o Loro, que deve ser Lorofaia, um pouco mais para o médio embora eu tenha muito pouca ou quase nenhuma experiência com essa madeira~pois acho-a feia e nunca tive vontade de experimentar.

isaiasgs, esse shape é dos baixos Wood antigos da década de 90, antes de a Wood se tornar uma empresa. A Wood já usou Bartolini e já usou Schaller, sendo que os baixos com captação Schaller usavam um pré desenvolvido pela própria Wood. Talvez esse baixo seja desses, mas é muito estranho o fato de ele ter a logomarca igual às atuais pois esta logo é dos tempos da Wood empresa. Os antigos tinham a logo de latão. Depois me mande um e-mail para pedro_wood@yahoo.com.br me descrevendo melhor esse baixo para que eu possa te dizer se ele foi mexido ou não. Diga se ele tem pré, se é inteiriço ou parafusado e o acabamento e eu te falo de que época o instrumento é exatamente.

Dark Avenger, eu esqueci um detalhe: antigamente, nos primórdios da internet, CORVO era eu e o blog TECNOMUSICA era meu mas depois de uma discussão envolvendo outros luthiers eu resolvi parar com ele (também porque andava bastante ocupado) e o Pedro assumiu daí para frente, o que deve ter causado ainda mais confusão para muita gente. Agora que o Pedro foi embora trabalhar em Londres o TECNOMUSICA parou mesmo.

Pedro Wood
Veterano
# ago/04
· votar


Alain Caron, a madeira de um tampo com esta espessura que você citou influirá mais na sonoridade total do que a madeira do próprio corpo, mas esta também terá sua influência. Um corpo inteiro de Imbuia faria o som do instrumento ficar velado demais, quase sem som pois o excesso de peso e densidade da madeira fará com que o instrumento vibre pouco e por consequência tenha menos som.

Dark Avenger
Veterano
# ago/04
· votar


Pedro Wood
Ah ta....mal ai a confusão hehehe

Magno Vilhena
Veterano
# ago/04
· votar


Pedro Wood
Não brinca que tu conhece o cara! Já foi na casa dele ver os baixos? Esse Alembic foi o primeiro ou segundo baixo do cara!

Andre Passos
Veterano
# ago/04
· votar


Pedro Wood
A tah blz...vo pesquisar mais,qualquer coisa nem compro captador nada, e futuramente troco, mas vamos ver, vlw pela opiniao, e qdo vc souber desses JHZ me fala ai como e que sao.Obrigado tb pela descriçao dos tampos, mas acho que se eu for comprar ano que vem(tomara)eu terei que ir ai no rio testar neh, vale muito mais a pena.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Captador para fretless...