Opiniões - 3 vídeos de Savatage no Baixo.

    Autor Mensagem
    rkoppe
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: rkoppe


    Olá galera.

    Estou a pouco tempo no fórum e toco baixo há 8 meses. Nossa banda é um tributo ao Savatage e eu gravei 3 vídeos ae pra vcs verem, de 3 musicas de nosso setlist. Eu uso um Washburn XB400 Bantam ativo de 4 cordas e uma Zoom B2.1u. Pra tocar em estúdio, o patch q eu mais uso simula um Bassman, beem pouquinho drive e um pouco de reverb. Nesses vídeos ae eu to com o baixo direto no ampli, sem a pedaleira. Como sabem, esse baixo usa 2 soapbar ativos, que deixa o som bem encorpado, bom pra metal mesmo. O patch q eu uso abre mais os médios e agudos, deixando o timbre um pouco menos 'violento'. O que vcs acham desse timbre? E sobre minha mão esquerda, o que acham? Na direita eu toco facim com 3 dedos, apoiando o dedão no captador ou nas cordas de cima, pra abafar qdo necessário e eu consigo migrar da ponte pro braço com mta facilidade, dependendo da pegada necessária. Só que na mão esquerda dizem q o certo é manter a mão certinha no braço do baixo e manter o teu braço perpendicular ao braço do baixo. Eu não consigo tocar assim, todo duro. O que acham? Aki estão os vídeos:

    PS: O baixo é animal na música do terceiro vídeo!


    Jesus Saves


    He carves his stone


    Awaken


    Comentem!

    Abraços.

    Raphael

    Fredilson
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    só vi o primeiro vídeo, odeio metal...

    Enfim, eu n tenho muita experiencia pra falar, mas pelo oq eu vi você só usa acho 3 dedos da mão esquerda (o que é normal no inicio, mas se for o caso tente usar os 4 pra não viciar tocar só com os 3...)... a velocidade você parece tá pegando legal, mas por algum motivo achei sua mão meio dura no braço do instrumento, como se tivesse fazendo esforço e tal... n sei... :P

    É isso... pro tempo q você toca acho que tá legal mesmo se essas minhas impressões não forem apenas impressões e sim fatos reais :P

    vefer
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    rkoppe
    Seja bem vindo meu irmão. Cara, eu acho que vc tem é que sentar bala que os dedos vão achando o lugar deles com o tempo e vc vai relaxando e tocando cada vez melhor... Isso é natural e é o que aconteceu com esses feras que vc vai conhecer aqui no fórum. Maneiro mesmo é vc curtir o seu som e " viajar" na música. O timbre, eu não saquei legal não, mas o som tá encorpado e as notas estão constantes, sem muita variação de altura (pelo menos aos meus ouvidos aqui). Seja bem vindo.

    rkoppe
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Fredilson

    Enfim, eu n tenho muita experiencia pra falar, mas pelo oq eu vi você só usa acho 3 dedos da mão esquerda (o que é normal no inicio, mas se for o caso tente usar os 4 pra não viciar tocar só com os 3...).

    Na real eu uso o mindinho com facilidade, mas só qdo é necessário, pois ainda não desenvolvi mta força nesse dedo. Nessa primeira música, há uma escala cromatica no final em q eu uso o mindinho.

    Valeu!

    Wrvieira
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    rkoppe

    Bem vindo, cara! Eu não sou baixista (na verdade, sou vocal), mas Savatage, principalmente Zak Stevens, é uma das minhas maiores influências. Eu também já tive um Sava cover, então não podia deixar de escutar.

    Tecnicamente, não posso palpitar, mas sobre o timbre eu curti sim. Achei que tá bem cheio, encorpado, tipo Johnny Lee Middleton, cai bem para um metal. \m/ hehehe

    hyuuga_adam
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    rkoppe
    eu nao vou me bestalhar em falar da sua tecnica n pq, primero que eh sua e segundo que vc toca soh a pouco menos tempo que eu ^^

    mas enfim, o timbre do baixo tava meio ruim de escutar, mas tava bom... gostei... pras musicas q eu gosto de ouvir eu diria que faltava um pouco de agudo.. mas nao tocamos os mesmos stilos...

    eu tb soh vi o primeiro video.. num gostei mto dessa banda n... e a desenvoltura com os dedos eh soh praticar... flws

    rkoppe
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Valeu galera.

    Eu vou filmar e postar aki um novo vídeo já utilizando a pedaleira com simulação do Bassman. É interessante até pra quem não conhece a B2.1u ver como dá pra timbrar direitinho com ela, do jeitinho que vc quer.

    Wrvieira
    Tecnicamente, não posso palpitar, mas sobre o timbre eu curti sim. Achei que tá bem cheio, encorpado, tipo Johnny Lee Middleton, cai bem para um metal. \m/ hehehe

    Sim! Isso basicamente por causa da característica do meu baixo, madeira, captação, etc. Eu dei mta sorte com esse baixo. Ele é de 1993, segundo o serial, e tá inteiro como novo, parte elétrica perfeita, etc. Paguei o mesmo preço de baixos novos com garantia que eu testei na loja, mas nenhum chegou aos pés desse.


    hyuuga_adam
    mas enfim, o timbre do baixo tava meio ruim de escutar, mas tava bom... gostei... pras musicas q eu gosto de ouvir eu diria que faltava um pouco de agudo.. mas nao tocamos os mesmos stilos...

    Olha o terceiro vídeo. Nesse eu dei um pouco mais de volume no baixo e baixei o volume da música, ae dá pra ouvir melhor, fora q o baixo dessa música é mto bom de tocar hehe. Eu tenho esse problema de morar em apto, não posso colocar o volume no talo, senão dá terremoto huahahuah

    Abraços!

    ClaudioBass
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    rkoppe

    Pra quem está tocando há 8 meses, tá bem legal... o problema que identifiquei é que você faz muitos deslocamentos com a mão esquerda. Pra corrigir isso, estude harpejos e escalas onde você trabalhe somente com os dedos sem o deslocamento lateral da mão. Procure trabalhar com a mão esquerda o mais perpendicular possível ao braço, tua pegada tá muito diagonal, o que te leva a fazer esses deslocamentos.

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    rkoppe
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    ClaudioBass

    Pra quem está tocando há 8 meses, tá bem legal...

    Obrigado!

    o problema que identifiquei é que você faz muitos deslocamentos com a mão esquerda. Pra corrigir isso, estude harpejos e escalas onde você trabalhe somente com os dedos sem o deslocamento lateral da mão. Procure trabalhar com a mão esquerda o mais perpendicular possível ao braço, tua pegada tá muito diagonal, o que te leva a fazer esses deslocamentos.


    sim sim. Foi isso q eu imaginei, q o certo seria manter o a mão mais perpendicular ao braço, para deixar os dedos uniformemente sobre a escala. Sobre o deslocamento da mão, eu sei que posso tocar as mesmas notas em lugares mais adequados da escala, ou seja, 'mais perto de onde eu estava'. Mas, deve ter dado pra notar, eu gosto muito de slides rapidos, e do efeito visual que o slide dá. Eu estou estudando as escalas e arpejos. Na prática, não tenho dificuldade de executar nada do que eu tenho estudado, mesmo em velocidade. O problema é a teoria mesmo. Eu entendo a teoria, mas depois esqueço :D Acho que é uma questão de tempo e repetição.

    Obrigado pelas dicas e abraços!

    hyuuga_adam
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    rkoppe
    Acho que é uma questão de tempo e repetição

    com certeza... xD

    Muniz DH
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    opa...

    tb não curto metal, mas quando o pessoal falou que era metal, pensei que fosse naquela linha de angra e tal... não conhecia essa banda, mas me lembrou bastante D.R.I, só que bem mais lento né...

    mas, ao que interessa, vi apenas metade do primeiro e o terceiro video.. mas vou dizer o que achei, por favor se eu falar besteira aqui, me corrijam, hehe

    achei que tem hora que vc se inclina muito sobre o braço do baixo, no começo é até um pouco normal, pra olhar as notas, mas se vc passar muito tempo assim, pode te dar dores nas coisas e etc.
    na terceira musica, a introdução vc toca nas 4 primeiras casas, e vc poderia usar os 4 dedos, quando vc toca o C#, tenta usar o dedo mínimo, ao invés do anelar, até pq, pra vc não precisar deslocar tanto a mão, sem necessidade, é bom que assim vc tb ja vai treinando e fortalecendo ele. Toma cuidado pra não viciar a tocar tanto com 3 dedos apenas (mão esquerda) pq depois pra perder o vicio, é um custo...
    Procura tocar com a mão mais perpendicular, no começo dói bastante o pulso, mas não passe do seu limite, quando doer, faz uma pausa, depois volta a treinar.

    na primeira música quase não da pra ouvir o timbre, mas na terceira gostei bastante, ficou bem legal..

    é isso... (eu acho) heeheh

    vlw

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Opiniões - 3 vídeos de Savatage no Baixo.