Opiniões sobre o madeiramento do baixo que estou fazendo

    Autor Mensagem
    WormKrash
    Veterano
    # set/06


    Fui ao luthier hoje, conhecer o trabalho dele e tudo mais, e ficou a seguinte receita:

    Corpo:
    miolo de mogno
    shape de marfim arana (disse ser bem melhor que o marfim convencional, e achei muito bonito também)
    tiras (lâminas) de itaúba (gostei da cor escura dela, bem como acabamento apenas)

    braço:
    marfim arana
    tiras de itaúba

    escala:
    itaúba
    26 trastes Gotoh (ou 24, ainda estou decidindo)


    o braço será aparafusado, já que um inteiriço iria encarecer muito o custo e o luthier com quem vou fazer também não tem ferramentas pra trabalhar com um bloco inteiro de madeira para esculpir um inteiriço.

    considerem a escolha das madeiras também baseadas na questão de peso por ser um baixo de 6 cordas com 19mm espaçamento.

    o acabemento será como o do Tobias Signature:
    http://mi-images.instrumentexchange.com/images/photos/a_6632022105033_ 13.jpg

    valor total: R$600,00 (apenas madeiras)

    trastes Gotoh vão sair em torno de R$60,00
    Toda parte elétrica já tenho (EMG)
    Tarraxas Gotoh compro à parte (ainda não encontrei para baixo de 6)
    ponte estou em dúvida total se pego monorail ou procuro uma de 19mm

    FBassist
    Veterano
    # set/06
    · votar


    WormKrash
    hum, acho que os trastes não precisam ser Gotoh, trastes não alteram no timbre do baixo... Dunlop não sai mais barato??

    WormKrash
    Veterano
    # set/06
    · votar


    FBassist

    tive que trocar de trastes 3 vezes em menos de 2 anos, desculpe, mas já aprendi a dar valor para aquelas pecinhas de lata ;)

    Gotoh e Dunlop são excelentes marcas, mas o Gotoh é em forma de pirâmide, testei em outro baixo e gostei muito. ele também comentou que Gotoh é um pouco mais resistente.

    theguitarbass
    Veterano
    # set/06
    · votar


    hum, acho que os trastes não precisam ser Gotoh, trastes não alteram no timbre do baixo... Dunlop não sai mais barato??

    cara agora qto ao madeiramento pod ficar d boa prq alem d ser bom nao eh pesado pra se tocar!!! meu pai eh marceneiro ai nos ja fizemos uma guitarra pra um cara la perto d casa e ela ficou da hora com esse tipo d madeiramento

    WormKrash
    Veterano
    # set/06
    · votar


    theguitarbass

    o luthier me passou bastante confiança, parecia realmente conhecer bem as madeiras, foi me dizendo como era o sustain, se proporcionava um grave, se era pesada, etc. essa madeira foi sugestão dele já em relação ao peso do braço. ele comentou que vai ficar equilibrado com o peso do braço, nem muito leve nem muito pesado. depois em cima do marfim arana ele vai fazer aquela pintura como a do tobias que pus o link.

    postei perguntando isso mais pra ver se alguém diz "ah, essa madeira não fica legal assim, assim e assim", ou qualquer coisa que possa não dar certo, mais para descargo de consciência. até porque como vai ser todo ativo o som vai vir muito mais da elétrica do que da madeira. só queria ouvir algumas segundas opiniões.

    Alain Caron
    Veterano
    # set/06
    · votar


    WormKrash

    Velho, eu não usaria itaúba na escala. Não é uma madeira muito dura e estável com é importante pra escala. Se vc fosse meu cliente, eu sugeriria os bons e velhos jacarandá ou ébano, e numa maneira de economizar um pouco, o ipê, que é fácil de encontrar e excelente pra escala.

    WormKrash
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Alain Caron


    acho muito importante tua colocação, porque eu considero 3 pontos nessa questão: resistência, som e estética.
    o ipê depois de pronto fica com varios veios na madeira, não? Pode até ser frescura, mas eu acho horrível escala assim, ia de itaúba também porque depois de pronta e trabalhada ela fica com quase nenhum, próximo ao ébano com um acabamento.
    a princípio seria ébano, mas como quero uma escala bem "generosa" ele não conseguiu peças de ébano nesse tamanho. jacarandá nem comentamos, mas ele não tinha em mãos também.

    Alain Caron
    Veterano
    # set/06
    · votar


    WormKrash

    Cara, esses rajados no ipê depende da peça. Já usei alguns que pareciam jacarandá (na cor, claro). Pode acreditar. Em compensação outros estavam mais claros e outros rajados. Isso acontece também com a itaúba, que às vezes é bem amarelada.

    Escala de ébano pra baixo é complicado mesmo de encontrar, mas jacarandá é fácil. Peça pro seu luthier falar com outros luthiers. Sempre alguém tem. É o que faço quando preciso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Opiniões sobre o madeiramento do baixo que estou fazendo