Banda de Metal com dois baixos oque acham, dicas etc

    Autor Mensagem
    chr19
    Veterano
    # abr/08


    Galera to montando uma banda de Heavy Metal com formação de dois baixos, bateria e linha vocal. puts cansei de procurar guitarrista e ñ encontrar, preciso de dicas.

    eu toco baixo de 4 cordas, tenho um Washburn xb920 e um Jazz bass + set de pedais com distorção e fuzz.

    vou usar distorção e o outro baixo sem distorção, farei um pouco a linha de uma guitarra com riffs e acordes com 5ª, penso em adquirir um outro 4 cordas e utilizar afinação tenor o que acham?
    ou mesmo diminuir o calibre de minhas cordas para soar um pouco mais agudo, uso 040.
    me falaram que isso é loucura dois baixos porque o som vai ficar embolado etc. mas os baixistas são estudiosos, e reverzarão no solo. de me uma luz galera...

    a o outro baixista utiliza um de 5 cordas, usaremos fretless tambem.

    vefer
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    chr19
    Cara, pra metal deve dar certo sim... Depois, o som vocês acabam achando conforme a necessidade. Nunca vi ninguém tocando assim, mas grava o ensaio e põe pra gente sentir qual é! Abç.

    LucasLermen
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Po... se vai dar certo ou não, só vcs ensaiando mesmo...
    Se gravar algo, disponibiliza ae... Fiquei curioso =]

    Jiroumaru
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    É uma idéia bem louca mesmo, acho que vale a pena experimentar. Talvez o som de vocês fique um pouco que nem Pantera que só tinha uma guitarra e o baixo às vezes segurava a onda sozinho durante os solos do Dimebag.

    NESCAU
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    já toquei numa banda assim, se souber arranjar as musicas, funciona. Nós na época nao sabíamos. Mas hoje quando nos reunimos até que sai alguma coisa legal, só que o guitarrista mudou-se entao fazemos ela com tres baixos bateria e voz. Mas ensaiamos uma vez a cada 3 anos. Só pra descontrair mesmo...

    I.Nosferatu
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    chr19

    Conheço bandas assim, dois baixos, um distorção e outro normal, fica bom, nem precisa usar acordes como no da guita, adicionando a 5ª o som do baixo já da uma base distorcida legal, agora voces terão que ter criatividade nas frases de cada um e ocasionalmente um ou outro deixar a base pra tocar um solo na guita, mas pra metal vira sim...

    vefer
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    só que o guitarrista mudou-se entao fazemos ela com tres baixos bateria e voz.
    Depois o maluco sou eu.... RSRSRSRS...

    chr19
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Galera legal, assim vcs me empolgam mesmo, mas digo em função de equipamentos, vcs acham que devo mudar algo, temos bons instrumentos, mas digo em relação a afinação tenor, ou calibre da corda...

    denismonteiro
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    !!!
    doidera!
    mas acho que ficaria legal se um dos baixos ser de 6 cordas!
    e o outro de 4 ou 5, pra um ficar no agudo outro no grave pesadão!

    Ch4p0L1N
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    eu acho que o um dos baixos só vai atrapalhar, a menos q vcs inventem um estilo diferentão com solos de baixo e coisas do tipo

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    chr19

    O ideal é que um baixista use um baixo tenor ou um baixo piccolo (um piccolo é melhor),assim esse baixista é quem vai fazer riffs e solos (usando distorções etc),enquanto o outro vai se encarregar das bases,mas nada impede que os papéis se invertam ou se revezem.

    Eu quero montar uma banda de metal com 2 baixistas,um baterista e um tecladista apenas,venho montando uns arranjos de alguns clássicos do metal,que eu achei bem interessantes pra essa formação,usando um baixo de 6 cordas e baixo de 5 cordas,ambos em afinação normal.

    Recomendo que você ouça o cd do Markus Grosskopf's Bassinvaders,chamado "Hellbassbeaters",um cd de metal feito sem guitarras,o resultado é bem legal até.

    Procure ouvir também o cd "Metal" do Brian Bromberg,onde ele usa um baixo piccolo executando solos velozes e bem guitarrísticos,muita gente acha que é um solo de guitarra,mas os solos são todos de baixo mesmo,um baixo fazendo a base e outro solando.

    chr19
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Rafael do Baixo
    Não queria perder as caracteristicas de baixo e adquilir um picolo fora de cogitação, será mais estudo pra mim, e to me dedicando ao baixo-elétrico tradicional, talvez mudar a afinação até rola. mas valeu pelas dicas, com certeza vou pesquisar bem. e que efeitos vcs acham que precisarei?

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    chr19

    Bom cara se você não pretende adquirir um baixo piccolo (que é a mesma coisa que um baixo normal,mas tem escala curta e afinação uma 8ª acima),mas pretende ter um baixo tenor,então te recomendo que use um baixo tenor afinado uma 4ª acima (D-G-C-F) ou caso seja de 5 cordas (A-D-G-C-F ou D-G-C-F-Bb),pois assim você terá um alcance maior pra solos e poderá fazer acordes usando uma tessitura similar a de uma guitarra,o que poderá te ajudar em alguns casos.

    e que efeitos vcs acham que precisarei?

    O básico pra quem quer tocar metal,ainda mais fazendo algumas linhas e solos da guitarra,é usar uma distorção,um pedal de wah-wah e um reverb pra poder deixar o som distorcido com mais profundidade e mais orgânico.Mas dependendo do tipo de metal é legal usar um flanger e um fuzz também.

    Kllaw
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    eu ia falar do bassinvaders, mas já fizeram isso xD
    acho que vale apenadar uma ouvida, ficou bem legal, na minha opinião (eu ñ toco baixo ^^'). Te uams musicas que eu ñ gostei mto do vocal, mas a maioria é legal..

    É a unica banda de metal que eu conheço que ñ tme guitarra e dois baixos ^^

    TugaBass
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: TugaBass
    · votar


    chr19
    Sinceramente não vejo grande vantagem em ter dois baixos na banda a tocar ao mesmo tempo... vai ficar uma banda pouco versátil... e muito grave! E se cruzarem tons graves próximos, vão provocar muitas dissonâncias desagradaveis. Se fosse fusion, jazz, funk ou mesmo funky, até talvez resultasse... mas metal? Não sei!?!?! De certo que vai sair algo interessante mas pouco agudo na expressão! Vai sempre fazer falta a guitarra.

    Abraço.

    hyuuga_adam
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    eu ja tinha pensado em fazer um banda com dois baixos tb... mas acabou que nao deu certo pq de baixista soh tinha eu nas proximidades =P...

    mas enfim... o tugabass falo uma coisa interessante... o som "tradicional" do metal eh agudo o suficiente para que faça a necessidade de uma guitarra... nao seria uma ideia ruim ter 2 baixos... desde que tenha uma guitarra (ou duas, sei la)... mas se for pra nao ter guitarra, sinceramente, acho melhor repensar...

    mesmo que um baixo esteja muito agudo, mas muito mesmo, nao se compara ao som de uma guitarra bem distorcida... (claro, na minha opiniao)...

    bom, sobre seus equipamentos eu nao vou dizer nada, pq nao conheço muito sobre...

    chr19
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Mas Tugabass e hyuuga_adam[b][/b]

    aí que penso em ser o diferencial, ainda mais com as dicas que a galera andou me dando, acho que experimentar pode ser uma grande sacada ,se ficar grave tudo bem a intenção é essa, acreditdo que não podemos achar: ah essa não é a praia do metal, enquanto há um oceano de possibilidades para se criar...

    TugaBass
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: TugaBass
    · votar


    chr19
    ah essa não é a praia do metal, enquanto há um oceano de possibilidades para se criar... Nisso eu concordo plenamente!

    Apenas penso que como disseste que é uma banda Metal definido, vai ficar muito grave, mas como eu disse: De certo que vai sair algo interessante mas pouco agudo na expressão! Não quis dizer que seria algo de mau e inconsebivel... Estava bem longe disso! Falei apenas em relação ao estilo de música! Acho que se pode sempre exprimentar e ver o resultado.

    Abraço

    chr19
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    ok cara, sem desnetedimentos, sua opinião tambem esta sendo estudada pelos componentes, afinal estamos aqui para crescimento musical. abç a ti tambem...

    TugaBass
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    chr19
    Com certeza que não há desentendimento algum nem nunca pensaría tal coisa!!!! :-)

    Abraço.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    chr19

    Cara, para de ficar pensando, voces tem os baixos certo, agora descolem um pedal como o Metalzone (por causa dos controles de tonalidade), ou um bom para distorção (sem muito grave) e um equalizer e vai testando o que fica melhor (tanto em distorção como os lances de afinação e cordas), mas como disse antes nem pense em bases com 5ª, a corda do baixo já produz harmonicos suficientes para uma base distorcida, exceto nas bases mais arpeggiadas, o pedal já tira um pouco dos graves naturalmente, mas pra solos, ainda acho que é bom ter uma guita disponivel e um dos dois assumirem por instantes...

    Porém, esse lance vai funcionar legal se voces investirem em musica propria, pra tocar cover, vai soar meio estranho obviamente pela falta da(s) guitarra(s)... dai é melhor continuar na busca pelo guitarrista mesmo...

    Dpaulo
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    O pessoal basicamente só tratou de timbre.
    A grande questão é se os baixistas são bons o suficiente para este projeto. Se forem músicos meia boca, esquece, vai ficar chato e redundante.

    Kllaw
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    não sei, mas ahco que o pessoal que tá flando que vai ficar meio estranho não chegou a ouvir bassinvaders... eu sempre achei que ficaria muito estranho e quando ouvi me surpeendi, fica bem diferente, mas não estranho. Mas é só minha opinião.

    ZeeG
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Nessas horas eh o timbre q conta msm, um tem q ter fuzz, drive, synth, phaser, chorus e o outro pode ser limpo, se for soh timbrar no eq pra um nao atropelar o outro na mix vai ficar sem graça, ai q soh tenha 1 msm.

    chr19
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Dpaulo

    bom são baixistas estudiosos, bons são outra história. rsrsrsrsrs


    a galera citou muito o bassinvaders, agente se baseou um pouco nele, mas queremos um som mais arrastado, tipo Heavy metal Tradicional, nada de power metal, melodico etc, o bom e velho Heavy metal

    Kllaw
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    dai fica mais dificil pois a referencia é um pouco mais distante, mas eu acho que dá pra ter uma ideia.. como o pessoal falou os pedais ficaira bom, até pra adicionar váriedade entre as musicas, e de um baixo por outro.

    Boa sorte!, se vocês gravarem algo postem pra ouvirmos!

    DotCom
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    chr19
    Se ficar bem feito, vai ser bom. Senão, não. Simples assim.

    Como você mesmo disse, "há um oceano de possibilidades".

    Quem acreditaria no Apocalyptica quando eles falaram que iam tocar um som pesado com violoncelos? Distorção em instrumentos "de orquestra" ???

    Mas tem que fazer um bom trabalho pra ficar interessante, senão a galera só vai ouvir porque "ahh uma banda de metal com 2 baixos", aí ouve, vê que é uma merda e não ouve mais.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Banda de Metal com dois baixos oque acham, dicas etc